Olá comunidade. Decidi registar-me no forum pois este é o maior que conheço da especialidade em Portugal. Estou a pensar adquirir um novo veiculo e por isso vim tentar reunir opiniões de pessoas mais entendidas que eu na matéria.
Atualmente tenho um Renault clio 2 1.2 8v com 60cv de 2004. O meu primeiro carro, adquirido com ~80k km, chegou a pouco tempo aos 140k km. Acho o carro confortável, de fácil condução e com um baixo custo de manutenção. Acho-o perfeito para condução em cidade, com consumos abaixo dos 6. Desgosto que o carro a 100km/h já estar nas 3000 rpm, criando um esforço grande ao motor sempre que pretendo andar no auto estrada. O ruido vindo do motor neste nível de rotações também não é muito agradável. Desgosto igualmente de em algumas subidas necessitar de embalar para tentar chegar ao cimo sem perder tanta velocidade ou de efetuar várias reduções.
Procurava por isso um carro mais econômico (gasóleo talvez), um pouco mais potente que o meu atual, e com bons níveis de fiabilidade/custo de manutenção baixo. Estava a pensar num carro com motor com corrente de distribuição para assim evitar mais uma manutenção programada um pouco dispendiosa. Talvez um D4D, mas criei este tópico para poder ouvir mais opiniões.
Obrigado.
Atualmente tenho um Renault clio 2 1.2 8v com 60cv de 2004. O meu primeiro carro, adquirido com ~80k km, chegou a pouco tempo aos 140k km. Acho o carro confortável, de fácil condução e com um baixo custo de manutenção. Acho-o perfeito para condução em cidade, com consumos abaixo dos 6. Desgosto que o carro a 100km/h já estar nas 3000 rpm, criando um esforço grande ao motor sempre que pretendo andar no auto estrada. O ruido vindo do motor neste nível de rotações também não é muito agradável. Desgosto igualmente de em algumas subidas necessitar de embalar para tentar chegar ao cimo sem perder tanta velocidade ou de efetuar várias reduções.
Procurava por isso um carro mais econômico (gasóleo talvez), um pouco mais potente que o meu atual, e com bons níveis de fiabilidade/custo de manutenção baixo. Estava a pensar num carro com motor com corrente de distribuição para assim evitar mais uma manutenção programada um pouco dispendiosa. Talvez um D4D, mas criei este tópico para poder ouvir mais opiniões.
- Que tipo de carros gostas?
5 lugares - Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)?
B - Utilitário, C - Pequeno Familiar - Que marcas e modelos gostas e equacionas?
(exemplos)
Toyota Auris,
Renault Clio,
Renault Mégane - Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência?
+/- 2 vezes por mês - Precisarás de levar carga com frequência?
Não - Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos?
~18k km - Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas?
Cidade e nacionais. Alguns percursos sinuosos com muitas subidas. - Os consumos terão grande importância?
Sim - A potência do motor terá grande importância?
Sim/Não. Não quero um carro para chegar a velocidades elevadas, mas quero um carro para poder "dar a volta" a uma serra com 5 pessoas sem que este se esteja em grande esforço. - Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos?
Não. - Que orçamento tens, valor mínimo e máximo?
6000-10000€ - Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano?
Carro usado, com menos de 10 anos. Estava a pensar num carro abaixo da barreira psicológica dos 150k km
Obrigado.
Comentário