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Erro P0069 em Toyota Avensis 2.2

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    Erro P0069 em Toyota Avensis 2.2

    Boas
    Tenho uma Toyota Avensis 2.2 D-CAT de 177cv de 2006 e de um dia para o outro começou a acender a luz de motor.
    Fiz um diagnostico com a aplicação Torque Pro e dá-me o erro P0069 Manifold absolute pressure (MAP) sensor/barometric pressure (BARO) sensor correlation, causas provaveis MAP sensor, mechanical fault.
    Tentei encontrar esse sensor no carro, mas não há maneira de o encontrar / identificar no meio de tantos sensores / valvulas.
    Alguém pode me ajudar a localiza-lo ou dar uma ajuda em como despistar o erro ?
    O erro só aparece ao pôr o carro a trabalhar, uma vez acesso já não apaga. Se limpar o erro, quando ponho o carro a trabalhar, ele não acende e enquanto o carro estiver a trabalhar não volta a acender, só mesmo quando o desligo e volto a ligar (e não é sempre).
    Tenho lido sobre o erro e já troquei o filtro de ar porque podia ser uma das causas, agora queria identificar o sensor para ver se as ligações eletricas estão intactas, se o tubo não está roto ou obstruido, e em ultimo caso, se o sensor está bom.
    Como não é um carro muito vulgar, não existe muita informação online.

    Desde já os meus agradecimentos


    #2
    Originalmente Colocado por formigalx Ver Post
    Boas
    Tenho uma Toyota Avensis 2.2 D-CAT de 177cv de 2006 e de um dia para o outro começou a acender a luz de motor.
    Fiz um diagnostico com a aplicação Torque Pro e dá-me o erro P0069 Manifold absolute pressure (MAP) sensor/barometric pressure (BARO) sensor correlation, causas provaveis MAP sensor, mechanical fault.
    Tentei encontrar esse sensor no carro, mas não há maneira de o encontrar / identificar no meio de tantos sensores / valvulas.
    Alguém pode me ajudar a localiza-lo ou dar uma ajuda em como despistar o erro ?
    O erro só aparece ao pôr o carro a trabalhar, uma vez acesso já não apaga. Se limpar o erro, quando ponho o carro a trabalhar, ele não acende e enquanto o carro estiver a trabalhar não volta a acender, só mesmo quando o desligo e volto a ligar (e não é sempre).
    Tenho lido sobre o erro e já troquei o filtro de ar porque podia ser uma das causas, agora queria identificar o sensor para ver se as ligações eletricas estão intactas, se o tubo não está roto ou obstruido, e em ultimo caso, se o sensor está bom.
    Como não é um carro muito vulgar, não existe muita informação online.

    Desde já os meus agradecimentos

    Boas.

    Antes de mais, diagnóstico não é obter códigos em memória. Diagnóstico é o processo que leva a identificar, com base em informação plausível, a causa de algum problema.

    Esse código surge aquando de um teste de plausibilidade do valor do sensor (feito pelo computador), e é avaliado a cada inicio de ciclo de condução. Esse erro fica registado em memória quando existe uma diferença significativa entre o sensor MAP (com o motor desligado) e o sensor barométrico (pressão atmosférica).
    Com o sistema a funcionar dentro da normalidade, o sensor MAP (com o motor desligado) deverá indicar um valor igual ao do barométrico. Isto é justificado pelo facto do coletor de admissão, com o motor desligado, estar à pressão atmosférica. Por esse motivo, a causa desse erro, pode ter como origem um problema no circuito do sensor MAP ou no circuito do sensor barométrico. Por essa razão não te volta a registar esse erro, se o apagares e não desligares o carro, pois com o motor a trabalhar não é possível verificar essa plausibilidade.

    Antes de mais deves tentar perceber se é o sensor MAP ou o barométrico que está a dar um valor incorreto. Deve ser feito com a chave ligada, e com o motor desligado, para replicar as condições em que o erro é avaliado.
    A forma mais fácil de fazeres isso é através de uma ferramenta de comunicação. Eventualmente com o Torque Pro, consigas aceder ao PID de ambos (pressão no coletor e valor de pressão atmosférica).
    Dependendo do sitio onde te encontras (altitude sobretudo) tens um valor de pressão atmosférica de referencia. Facilmente o google te indica um site onde podes consultar a pressão atmosférica do momento.
    Isto não deve ser difícil de analisar, pois não aparenta ser um problema intermitente.

    Após perceberes qual o circuito danificado (MAP ou barométrico), ficas com as 3 causas prováveis. Sensor em si, fiação ou computador.

    Podes perceber pela forma como é analisado esse código, nesse sistema, que o filtro de ar e a integridade do coletor e das tubagens em nada influenciam. Em alguns sistemas, nomeadamente a gasolina, esse código pode surgir por essas razões, mas as condições em que isso acontecem nada têm a ver com o que acontece nesse sistema.

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