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Carrinhas polacas 3,5t em transporte internacional

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    Carrinhas polacas 3,5t em transporte internacional

    Não sei se mais alguém já reparou na proliferação de carrinhas polacas de 3.5t que fazem transporte internacional, todas têm zona de descanso em cima da cabina e vêm-se aos montes nas nossas estradas.

    Um exemplo:
    1_SZC_4463476_1_.jpg

    Faz-me muita confusão como é possível este tipo de transporte ser rentável em longas distâncias.

    Obviamente, as vantagens terão a ver com a inexistência de tacógrafo e de limitações de circulação que se aplicam a pesados, mas mesmo assim custa-me a perceber que valha a pena.
    Em volume, um semi-reboque leva facilmente 5x o que leva uma carrinha destas, em peso então deve ser cerca de 20x.

    Concerteza existe uma explicação lógica, se alguém souber agradeço que partilhe.

    #2
    Industria Automóvel recorre bastante a elas há já muitos anos... Em componentes pequenos e em situações de "just in time" em que a fabrica produz na 2ª feira na Alemanha e a peça é montada na 5ª em Portugal compensa.

    Eu cheguei a vender peças para Autoeuropa Sharan que vinham da Polónia nessa carrinhas há já alguns anos.

    Sei tb que há tb carrinha desta da Roménia que vêm buscar peças para montar em Renaults Dacia na Roménia...

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      #3
      Funcionam também como rede de transportes para emigrantes, à semelhança da função que desempenhava a do acidente em França, embora aí seja mais da Ucrânia e Bulgária. Em termos de preços, falaram-me em 0,80 € o kg para o que queria trazer.

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        #4
        basicamente em serviços de entregas expresso são a melhor opção tal e qual como já foi referido, por isso é que te está a fazer confusão, naturalmente nas outras situações que não requerem tempos curtos de entrega é mais rentável ir um semi-reboque, há que avaliar cada situação...

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          #5
          O que escreveram faz sentido e vai de encontro ao que eu também achava mas existem alguns pontos que ainda geram interrogações.

          Por exemplo, estas carrinhas têm invariavelmente apenas um motorista que por muito escravo que seja não pode conduzir 24/24, e da Alemanha para Portugal duvido que seja muito mais rápido que um camião com 2 motoristas.
          Outra questão tem a ver com serem maioritariamente de matrícula polaca, mesmo se o comércio PL<->PT não seja o mais significativo.

          Costumo ver bastantes em áreas de descanso, ou mesmo em parques de hipermercados (onde ficam a dormir), não aparentam nada a filosofia de transporte expresso...

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            #6
            Vou vendo bastantes tambem. Mas estou mais inclinado que apenas servem como pombo correio entre fornecedores/clientes e bases transportadoras para os paises deles

            Aqui pela minha zona, ja vejo a mesma carrinha a 3 semanas consecutivas e sempre em terras diferentes e em sitios com grandes industrias.

            Numa dessas terriolas, costumava ver sempre 3 a 4 camioes da Patinter por semana e à algum tempo que deixaram de se ver.

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              #7
              Originalmente Colocado por Ribeiros Ver Post
              Vou vendo bastantes tambem. Mas estou mais inclinado que apenas servem como pombo correio entre fornecedores/clientes e bases transportadoras para os paises deles

              Aqui pela minha zona, ja vejo a mesma carrinha a 3 semanas consecutivas e sempre em terras diferentes e em sitios com grandes industrias.

              Numa dessas terriolas, costumava ver sempre 3 a 4 camioes da Patinter por semana e à algum tempo que deixaram de se ver.
              Não tinha pensado nessa hipótese e faz muito sentido, de qualquer forma levanta questões de concorrência e relativamente às condições de trabalho desses motoristas que passam a vida nas carrinhas.

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                #8
                Aqui também as há. Há um transportador aqui perto que tem algumas a fazer seguido incluíndo fins de semana, a Inglaterra, penso que transportam medicamentos urgentes expresso. Provavelmente também devem levar outro tipo de mercadorias.

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                  #9
                  Tanto quanto sei, a principal razão deles utilizarem este tipo de carrinhas, tem a ver com questões fiscais (impostos) e seguros.
                  Apenas alguns países de leste utilizam em quantidade estas carrinhas no transporte internacional.

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                    #10
                    Já há muito tempo que me questiono sobre isso. Na N14, passo por muitas.

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