Boas. Se a vida não der muitas voltas, dentro de alguns meses irei trocar de viatura, mas sem pressa porque se trata de um capricho.
Eu tenho um KIA Ceed 1.4 90cv oferecido pela empresa e desde então a minha mulher anda com o C4 II e-HDI Exclusive de 2011. Eu nem preciso de trocar de carro mas ganhei tanto ódio ao C4 que já nem consigo entrar dentro dele e ao fim de semana até opto por passear no Ceed apesar deste ser uma versão base completamente despida de equipamentos como CC, espelho anti-encandeamento, etc.
O que mais detesto no C4 é:
- suspensão traseira tão seca que evito circular em estradas de paralelo e ando a fazer slaloms nos buracos só para não ficar vermelho de raiva com as pancadas que se sentem, especialmente com o meu filho a bordo. É que as pancadas chegam a ser violentas se não se tiver cuidado. Também não ajuda a jante de 17" mas o problema não reside só aí, a suspensão é mesmo má;
- posição de condução impossível de ajustar. Ou fico com as pernas encolhidas, ou fico com os braços esticados e as costas afastadas do banco (já outros users se queixaram do mesmo aqui no fórum);
- caixa pilotada que já não consigo suportar, especialmente em cidade;
- volante demasiado grande e direcção demasiado pesada, especialmente em cidade.
Apesar de tudo, continuo a achar o C4 o segmento C mais bonito por fora e por dentro mas isso não compensa o resto. Daí pensar trocar de carro e como a minha esposa só precisa da viatura para ir trabalhar e ir buscar a criança à creche (20 kms urbanos por dia, se tanto), a escolha recai num veículo a gasolina. Gostava de ter um SUV mas esses são mais gastadores a gasolina, a prestações saem prejudicadas com o peso do carro e o preço já é mais puxado. Assim, a primeira preocupação foi o consumo e isso já foi um belo filtro pois, das leituras que fiz, julgo que os motores mais indicados para o nosso dia-a-dia + passeios + férias sejam o ecoboost 1.0 e o ecoflex 1.0. Para além de serem os mais poupados, parecem ser também bastante refinados o que permite tirar algum prazer da condução e isso é muito importante.
O que mais valorizo num carro é o conforto da suspensão e dos bancos, os sistemas de segurança, a insonorização (muito mesmo), a estética interior e o prazer da condução.
A partir daí, faço a seguinte leitura dos veículos que são equipados por esses motores:
FOCUS (já testei um 1.5 TDCI mas foi um teste curto)
- Interior esteticamente pouco apelativo.
- Apesar de ser uma escolha muitíssimo racional, fala-se que está em fim de vida e não queria comprar e pouco tempo depois já existir um novo modelo de raiz (que não seja um mero facelift), com tecnologias mais actuais.
- Dúvidas quanto aos consumos em cidade. Há alguns users aqui no fórum com este motor as parece-me que todos fazem muita estrada.
- Não encontro informação sobre o prazo da garantia.
- Deve sair mais barato que o ASTRA.
ASTRA
- Só vem com jante de 17" e algumas reviews parecem indiciar que tem um pisar algo seco.
- Ainda não estive dentro de um parar avaliar o aspecto interior mas pelas fotos não me deixa fascinado como deixou o C4 em 2011.
- A OPEL aponta para consumos inferiores ao Ecoboost mas permaneço com dúvidas quanto aos consumos em cidade.
- Caixa de 5 velocidades. Tenho receio que exija muito trabalho de caixa em diversos contextos e que ponha em causa a questão da insonorização e dos consumos em auto-estrada.
- Muito bem equipada ao nível de tecnologias de segurança.
- Motor ainda mais recente que o ecoboost o que levanta a questão da fiabilidade.
- Leio muitos comentários que OPEL é FIAT e trás imensos problemas.
- Tenho um amigo com um ASTRA mais antigo e paga uma fortuna sempre que vai à OPEL para manutenção programada ou correctiva. Na Citroen não estou habituado a isso.
- Não encontro informação sobre o prazo da garantia.
- Deve ficar mais caro que o FOCUS.
Agradeço qualquer input, seja sugestão, correcção ou relato. Obrigado.
Eu tenho um KIA Ceed 1.4 90cv oferecido pela empresa e desde então a minha mulher anda com o C4 II e-HDI Exclusive de 2011. Eu nem preciso de trocar de carro mas ganhei tanto ódio ao C4 que já nem consigo entrar dentro dele e ao fim de semana até opto por passear no Ceed apesar deste ser uma versão base completamente despida de equipamentos como CC, espelho anti-encandeamento, etc.
O que mais detesto no C4 é:
- suspensão traseira tão seca que evito circular em estradas de paralelo e ando a fazer slaloms nos buracos só para não ficar vermelho de raiva com as pancadas que se sentem, especialmente com o meu filho a bordo. É que as pancadas chegam a ser violentas se não se tiver cuidado. Também não ajuda a jante de 17" mas o problema não reside só aí, a suspensão é mesmo má;
- posição de condução impossível de ajustar. Ou fico com as pernas encolhidas, ou fico com os braços esticados e as costas afastadas do banco (já outros users se queixaram do mesmo aqui no fórum);
- caixa pilotada que já não consigo suportar, especialmente em cidade;
- volante demasiado grande e direcção demasiado pesada, especialmente em cidade.
Apesar de tudo, continuo a achar o C4 o segmento C mais bonito por fora e por dentro mas isso não compensa o resto. Daí pensar trocar de carro e como a minha esposa só precisa da viatura para ir trabalhar e ir buscar a criança à creche (20 kms urbanos por dia, se tanto), a escolha recai num veículo a gasolina. Gostava de ter um SUV mas esses são mais gastadores a gasolina, a prestações saem prejudicadas com o peso do carro e o preço já é mais puxado. Assim, a primeira preocupação foi o consumo e isso já foi um belo filtro pois, das leituras que fiz, julgo que os motores mais indicados para o nosso dia-a-dia + passeios + férias sejam o ecoboost 1.0 e o ecoflex 1.0. Para além de serem os mais poupados, parecem ser também bastante refinados o que permite tirar algum prazer da condução e isso é muito importante.
O que mais valorizo num carro é o conforto da suspensão e dos bancos, os sistemas de segurança, a insonorização (muito mesmo), a estética interior e o prazer da condução.
A partir daí, faço a seguinte leitura dos veículos que são equipados por esses motores:
FOCUS (já testei um 1.5 TDCI mas foi um teste curto)
- Interior esteticamente pouco apelativo.
- Apesar de ser uma escolha muitíssimo racional, fala-se que está em fim de vida e não queria comprar e pouco tempo depois já existir um novo modelo de raiz (que não seja um mero facelift), com tecnologias mais actuais.
- Dúvidas quanto aos consumos em cidade. Há alguns users aqui no fórum com este motor as parece-me que todos fazem muita estrada.
- Não encontro informação sobre o prazo da garantia.
- Deve sair mais barato que o ASTRA.
ASTRA
- Só vem com jante de 17" e algumas reviews parecem indiciar que tem um pisar algo seco.
- Ainda não estive dentro de um parar avaliar o aspecto interior mas pelas fotos não me deixa fascinado como deixou o C4 em 2011.
- A OPEL aponta para consumos inferiores ao Ecoboost mas permaneço com dúvidas quanto aos consumos em cidade.
- Caixa de 5 velocidades. Tenho receio que exija muito trabalho de caixa em diversos contextos e que ponha em causa a questão da insonorização e dos consumos em auto-estrada.
- Muito bem equipada ao nível de tecnologias de segurança.
- Motor ainda mais recente que o ecoboost o que levanta a questão da fiabilidade.
- Leio muitos comentários que OPEL é FIAT e trás imensos problemas.
- Tenho um amigo com um ASTRA mais antigo e paga uma fortuna sempre que vai à OPEL para manutenção programada ou correctiva. Na Citroen não estou habituado a isso.
- Não encontro informação sobre o prazo da garantia.
- Deve ficar mais caro que o FOCUS.
Agradeço qualquer input, seja sugestão, correcção ou relato. Obrigado.
- Que tipo de carros gostas? Familiar Compacto embora goste também de SUV tipo MX-5, etc.
- Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Segmento C
- Que marcas e modelos gostas e equacionas? Focus 1.0 125 Ecoboost e Astra 1.0 105 Ecoflex
- Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? O meu filho de 15 meses, todos os dias. Raramente irei transportar outros passageiros atrás. Talvez só em contexto de férias.
- Precisarás de levar carga com frequência? Não, só nas férias.
- Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Entre 5.000 a 10.000 kms. Não prevejo que se altere nos próximos anos.
- Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Quase só urbano, todos os dias. Só sairá da cidade para ir uma a duas vezes por ano ao Algarve e ocasionais passeios ao fim-de-semana.
- Os consumos terão grande importância? Sim, daí estar indeciso somente entre os dois modelos disponíveis com os motores que aparentam ser mais poupados.
- A potência do motor terá grande importância? Não, desde que o motor seja honesto, não tenha fosso entre velocidades e não seja amorfo em baixas.
- Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não.
- Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Valor máximo 22.000€ mas sempre interessado em garantir o mínimo preço para uma escolha racional.
- Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo.
Comentário