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    Compra: Focus 1.0 125 Ecoboost vs Astra 1.0 105 Ecoflex

    Boas. Se a vida não der muitas voltas, dentro de alguns meses irei trocar de viatura, mas sem pressa porque se trata de um capricho.

    Eu tenho um KIA Ceed 1.4 90cv oferecido pela empresa e desde então a minha mulher anda com o C4 II e-HDI Exclusive de 2011. Eu nem preciso de trocar de carro mas ganhei tanto ódio ao C4 que já nem consigo entrar dentro dele e ao fim de semana até opto por passear no Ceed apesar deste ser uma versão base completamente despida de equipamentos como CC, espelho anti-encandeamento, etc.

    O que mais detesto no C4 é:
    - suspensão traseira tão seca que evito circular em estradas de paralelo e ando a fazer slaloms nos buracos só para não ficar vermelho de raiva com as pancadas que se sentem, especialmente com o meu filho a bordo. É que as pancadas chegam a ser violentas se não se tiver cuidado. Também não ajuda a jante de 17" mas o problema não reside só aí, a suspensão é mesmo má;
    - posição de condução impossível de ajustar. Ou fico com as pernas encolhidas, ou fico com os braços esticados e as costas afastadas do banco (já outros users se queixaram do mesmo aqui no fórum);
    - caixa pilotada que já não consigo suportar, especialmente em cidade;
    - volante demasiado grande e direcção demasiado pesada, especialmente em cidade.

    Apesar de tudo, continuo a achar o C4 o segmento C mais bonito por fora e por dentro mas isso não compensa o resto. Daí pensar trocar de carro e como a minha esposa só precisa da viatura para ir trabalhar e ir buscar a criança à creche (20 kms urbanos por dia, se tanto), a escolha recai num veículo a gasolina. Gostava de ter um SUV mas esses são mais gastadores a gasolina, a prestações saem prejudicadas com o peso do carro e o preço já é mais puxado. Assim, a primeira preocupação foi o consumo e isso já foi um belo filtro pois, das leituras que fiz, julgo que os motores mais indicados para o nosso dia-a-dia + passeios + férias sejam o ecoboost 1.0 e o ecoflex 1.0. Para além de serem os mais poupados, parecem ser também bastante refinados o que permite tirar algum prazer da condução e isso é muito importante.

    O que mais valorizo num carro é o conforto da suspensão e dos bancos, os sistemas de segurança, a insonorização (muito mesmo), a estética interior e o prazer da condução.

    A partir daí, faço a seguinte leitura dos veículos que são equipados por esses motores:

    FOCUS (já testei um 1.5 TDCI mas foi um teste curto)
    - Interior esteticamente pouco apelativo.
    - Apesar de ser uma escolha muitíssimo racional, fala-se que está em fim de vida e não queria comprar e pouco tempo depois já existir um novo modelo de raiz (que não seja um mero facelift), com tecnologias mais actuais.
    - Dúvidas quanto aos consumos em cidade. Há alguns users aqui no fórum com este motor as parece-me que todos fazem muita estrada.
    - Não encontro informação sobre o prazo da garantia.
    - Deve sair mais barato que o ASTRA.

    ASTRA
    - Só vem com jante de 17" e algumas reviews parecem indiciar que tem um pisar algo seco.
    - Ainda não estive dentro de um parar avaliar o aspecto interior mas pelas fotos não me deixa fascinado como deixou o C4 em 2011.
    - A OPEL aponta para consumos inferiores ao Ecoboost mas permaneço com dúvidas quanto aos consumos em cidade.
    - Caixa de 5 velocidades. Tenho receio que exija muito trabalho de caixa em diversos contextos e que ponha em causa a questão da insonorização e dos consumos em auto-estrada.
    - Muito bem equipada ao nível de tecnologias de segurança.
    - Motor ainda mais recente que o ecoboost o que levanta a questão da fiabilidade.
    - Leio muitos comentários que OPEL é FIAT e trás imensos problemas.
    - Tenho um amigo com um ASTRA mais antigo e paga uma fortuna sempre que vai à OPEL para manutenção programada ou correctiva. Na Citroen não estou habituado a isso.
    - Não encontro informação sobre o prazo da garantia.
    - Deve ficar mais caro que o FOCUS.

    Agradeço qualquer input, seja sugestão, correcção ou relato. Obrigado.


    1. Que tipo de carros gostas? Familiar Compacto embora goste também de SUV tipo MX-5, etc.
    2. Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? Segmento C
    3. Que marcas e modelos gostas e equacionas? Focus 1.0 125 Ecoboost e Astra 1.0 105 Ecoflex
    4. Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? O meu filho de 15 meses, todos os dias. Raramente irei transportar outros passageiros atrás. Talvez só em contexto de férias.
    5. Precisarás de levar carga com frequência? Não, só nas férias.
    6. Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Entre 5.000 a 10.000 kms. Não prevejo que se altere nos próximos anos.
    7. Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Quase só urbano, todos os dias. Só sairá da cidade para ir uma a duas vezes por ano ao Algarve e ocasionais passeios ao fim-de-semana.
    8. Os consumos terão grande importância? Sim, daí estar indeciso somente entre os dois modelos disponíveis com os motores que aparentam ser mais poupados.
    9. A potência do motor terá grande importância? Não, desde que o motor seja honesto, não tenha fosso entre velocidades e não seja amorfo em baixas.
    10. Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não.
    11. Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? Valor máximo 22.000€ mas sempre interessado em garantir o mínimo preço para uma escolha racional.
    12. Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Novo.

    #2
    Por se tratar de um produto bem mais recente iria para o astra. O focus já tem 5 anos de mercado, vai ser substituído para o ano.

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      #3
      entre os dois prefiro o focus e ficas bem servido o motor tem mais que provas dadas, já levou um facelift ficou melhor de resto, mesmo que esteja em final de geração isso é ao menos, é a escolha mais racional...

      Comentário


        #4
        Qualquer um dos dois deverá ser uma excelente proposta.

        O astra tem ganho vários comparativos com os seus concorrentes diretos.

        Em relação aos motores, pelo que tenho lido o 1.0 da ford é difícil de bater: bom em todos os regimes, consumos comedidos q.b., suficientemente refinado.
        O 1.0 da Opel dá-se menos bem em altos regimes, sendo dos melhores (senão o melhor dos 3 cil turbo) em baixos regimes. É sim referência em consumos, batendo neste campo o Ford.


        Edit: alguns comparativos disponiveis na internet

        http://www.manchestereveningnews.co....ra-vs-10222591
        http://www.autoexpress.co.uk/vauxhal...eon-ford-focus
        http://www.autocar.co.uk/car-news/ne...eon-comparison

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          #5
          Adoro estas verdades nuas, cruas, simples e directas: "OPEL é FIAT e traz imensos problemas" - ponto final. Enfim, só mesmo rindo destas coisas!

          Uma das coisas que se lêem sobre o novo Astra é que tem um dos melhores chassis do segmento - actualmente! Vão-te dizer que o do Focus também é muito bom, mas isto há 5 anos atrás, em que muita coisa evolui. Se dás tanta importância ao comportamento do chassis e conforto, aconselho-te a experimentar um Astra com o sistema opcional que na antiga geração acho que se chamava Flexride, não sei se agora também se chama assim.
          Editado pela última vez por LinoMarques; 02 August 2016, 13:54.

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            #6
            Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
            Adoro estas verdades nuas, cruas, simples e directas: "OPEL é FIAT e traz imensos problemas" - ponto final. Enfim, só mesmo rindo destas coisas!

            Uma das coisas que se lêem sobre o novo Astra é que tem um dos melhores chassis do segmento - actualmente! Vão-te dizer que o do Focus também é muito bom, mas isto há 5 anos atrás, em que muita coisa evolui. Se dás tanta importância ao comportamento do chassis e conforto, aconselho-te a experimentar um Astra com o sistema opcional que na antiga geração acho que se chamava Flexride, não sei se agora também se chama assim.
            "- Leio muitos comentários que OPEL é FIAT e trás imensos problemas." - Não é uma opinião minha, mas se há fumo... É como assumir que VW é bom porque é campeão de vendas e muita gente fala bem. Eu, pessoalmnte não gosto, mas acredito que a fama seja merecida, para o bem e para o mal. E como não tenho experiência com essa marca é que levantei a lebre (dos outros) para que alguém pudesse ajudar a confirmar ou a desmentir com relatos próprios.

            Vou ver investigar o que é isso do Flexride para ver se se adequa ao que pretendo. Entretanto tenho estado atento às restantes opiniões e agradeço a participação.

            Comentário


              #7
              Li ali algures que gostavas de ter um SUV e tal. Olha, não perdes nada... vai experimentar o 2008... os motores a gasolina até são evoluidos e nem gastam tanto assim. Claro que isto do gastar muito ou pouco depende de cada um e de quantos kms espera fazer anualmente.

              O carro tem uma ergonomia interessante... sobre o pisar dele não me posso pronunciar. Assim como não me posso pronunciar muito sobre esses 2 que tens em mente. Iria para o Focus por estar mais testado o motor EB... e por gosto pessoal... portanto factores algo subjectivos.

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                #8
                tens o 2008, o captur e se conseguires esticar um pouco o Seat Ateca 1.0 TSI.

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                  #9
                  O Astra está interessante os interiores parecem melhores que os do Focus, por outro lado o Focus deve ser bem mais barato que o Astra... acho que ia pelo preço se custar menos uns 2K..

                  Se calhar tambem podes dar uma vista de olhos no Ceed 1.0T, já que andas num kia e não te queixas.

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                    #10
                    Originalmente Colocado por Croccifixio Ver Post
                    "- Leio muitos comentários que OPEL é FIAT e trás imensos problemas." - Não é uma opinião minha, mas se há fumo... É como assumir que VW é bom porque é campeão de vendas e muita gente fala bem. Eu, pessoalmnte não gosto, mas acredito que a fama seja merecida, para o bem e para o mal. E como não tenho experiência com essa marca é que levantei a lebre (dos outros) para que alguém pudesse ajudar a confirmar ou a desmentir com relatos próprios.

                    Vou ver investigar o que é isso do Flexride para ver se se adequa ao que pretendo. Entretanto tenho estado atento às restantes opiniões e agradeço a participação.



                    Curiosamente, o que a Opel tem da Fiat é o que dá menos problemas, sendo que, os periféricos Opel é são de pior qualidade em comparação com a Fiat..



                    E este 1.0 da Opel e os seus periféricos nada têm a ver com a Fiat, alias, da Fiat só mesmo os blocos diesel.

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                      #11
                      Originalmente Colocado por zebster Ver Post
                      tens o 2008, o captur e se conseguires esticar um pouco o Seat Ateca 1.0 TSI.
                      Acrescento o Ford Ecosport, 21.000 euros

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                        #12
                        Não é esse que é importado da América Latina?

                        Comentário


                          #13
                          Acho que vou ter de passar na Opel para fazer um test-drive. Começa a parecer a melhor opção, pese embora a condução possa não ser tão agradável, mas tenho de fazer o teste e ouvir os valores da boca do vendedor para comparar com o Focus.

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                            #14
                            Eu estava com a mesma dúvida e após conduzir o Focus, acho que é mesmo o que vou escolher. Adorei a sensação que o carro me deu.

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                              #15
                              Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
                              Não é esse que é importado da América Latina?
                              Julgo que sim, ia bem para o tópico dos carros mais feios...



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                                #16
                                Originalmente Colocado por LuisNabais Ver Post
                                Eu estava com a mesma dúvida e após conduzir o Focus, acho que é mesmo o que vou escolher. Adorei a sensação que o carro me deu.
                                Mas experimentaste também o astra?
                                Eu ainda não testei o astra e gostava de ter algum feedback/comparativo, especialmente dos motores.


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                                  #17
                                  Também ando para trocar de carro e irá ser, em princípio uma carrinha do segmento C mas, a gasóleo (infelizmente). Eu diria que hoje em dia o comportamento dinâmico dos Segmento C estão bastante próximos (já explorei alguns no limite), portanto a escolher entre estes 2, talvez o Focus devido ao motor - 20cv fazem diferença.
                                  A minha escolha seria o Astra, pois não gosto do Focus, mas não por ser mau ou bom, é mesmo questão de gosto.
                                  Um reparo, referiram acima o FlexRide do Astra e devo dizer que esta opção já não se encontra disponível. Apenas existe a diferença da suspensão traseira ser Eixo de Torção ou Paralelogramo em Watt, consoante a motorização. A referida tem Eixo de Torção.

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                                    #18
                                    diz-me só uma coisa: já verificaste se a suspensão está com algum problema? é um carro francês (renault é sempre mais dura), com a suspensão sempre reconhecidamente mole e que ao passar em rasgos e buracos quase não se sente, é um simples 1600cc, deve haver alguma coisa mal, de certeza! eu tenho um 1400 da altura em que havia escudos e em 5 anos que o tenho nunca lhe mexi na suspensão e quase que não meti peças noutros lados e a suspensão continua muito porreira, macia e suave.

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                                      #19
                                      Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                      diz-me só uma coisa: já verificaste se a suspensão está com algum problema? é um carro francês (renault é sempre mais dura), com a suspensão sempre reconhecidamente mole e que ao passar em rasgos e buracos quase não se sente, é um simples 1600cc, deve haver alguma coisa mal, de certeza! eu tenho um 1400 da altura em que havia escudos e em 5 anos que o tenho nunca lhe mexi na suspensão e quase que não meti peças noutros lados e a suspensão continua muito porreira, macia e suave.
                                      Não há problema nenhum. É mesmo "feitio" do modelo. Há muitas outras pessoas a queixarem-de do mesmo por essa Internet fora.


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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Croccifixio Ver Post
                                        Mas experimentaste também o astra?
                                        Eu ainda não testei o astra e gostava de ter algum feedback/comparativo, especialmente dos motores.


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                                        Sou capaz de experimentar amanhã, depois digo alguma coisa.

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                                          #21
                                          O próximo Focus sai quando? Como não tenho pressa se calhar até esperava. O mal é que o C4 vai desvalorizando.


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                                            #22
                                            Obrigado.


                                            Sent from my iPhone using Tapatalk

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                                              #23
                                              Gosto bastante do Focus. Mas na tua posição não deixaria de experimentar o Astra, embora mais 20% da potência a favor do primeiro seja uma diferença gigante.

                                              Quanto aos SUV, mtas vezes são algo duros, pelo que não faz sentido nenhum fazer essa troca se fores para aumentar o conforto.

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                                                #24
                                                Experimentei hoje o Astra. Fiquei mesmo na dúvida... Adorei o carro... Achei-o mais moderno e bem conseguido que o Focus. O software da consola central é muito mais simples, muito mais rápido. Em termos de condução propriamente dita, a diferença não é grande. A suspensão é um pouco mais desportiva no Astra, mais rija, mas a sensação transmitida ao condutor é ela por ela. Mas o requinte do Astra é maior. Estou a ponderar ir buscar antes o Astra.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por LuisNabais Ver Post
                                                  Experimentei hoje o Astra. Fiquei mesmo na dúvida... Adorei o carro... Achei-o mais moderno e bem conseguido que o Focus. O software da consola central é muito mais simples, muito mais rápido. Em termos de condução propriamente dita, a diferença não é grande. A suspensão é um pouco mais desportiva no Astra, mais rija, mas a sensação transmitida ao condutor é ela por ela. Mas o requinte do Astra é maior. Estou a ponderar ir buscar antes o Astra.
                                                  E os motores, que diferenças notaste?


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                                                    #26
                                                    Boas Croccifixio,

                                                    Eu tenho o Focus 1.0 ecoboost há +- dois meses e em relação ao que colocaste como mais importante a minha opinião é a seguinte:

                                                    - Conforto: acho o muito confortavel, tanto para o condutor como para os passageiros, é muito facil arranjar posição de condução confortavel
                                                    - Segurança: os travões parecem me mais que suficientes, nunca os tive que usar a fundo (felizmente), como extra o meu veio com travagem activa em cidade e hill assist (não deixo o carro descair em subidas ou descidas)
                                                    - Insonorização: talvez o que tenho mais a destacar, o motor é super silencioso, às vezes parece que estou em start stop e o motor ainda está ligado
                                                    - Estetica interior: isto é muito relativo mas gosto muito, acho que esta bem conseguido,bastante simples, bom espaço de armazenamento, gosto também dos pormenores das luzes azuis na maioria dos controlos
                                                    - Prazer de condução: um dos melhores do segmento, o que destaco mais é a direção, é leve, responde muito bem e apesar de toda a electronica sentes bem o que estas a fazer

                                                    Consumos: ao fim de 2000 e tal kms, 60-65% de cidade, 35-40% autoestrada, 7.0L/100

                                                    Para já estou muito contente com o carro, acho que é muito bom value for money. Apesar de nao conhecer o Astra acho que também será uma boa opção, é uma questão de testares os dois.

                                                    Ps. uso regularmente o AC, diria que em 70 % do tempo está ligado
                                                    Editado pela última vez por PedroMendes304; 06 August 2016, 07:43.

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                                                      #27
                                                      Penso que por cerca de 20 000 € só dará para um Astra K de serviço, pelo menos quando comprei o meu Mokka, um Corsa E Cosmos com algum equipamento rondava esse valor.

                                                      O problema é que na Opel com a introdução do Karl e do Adam o Corsa deixou, de ser o modelo de entrada na marca, o que inflacionou o preço do Corsa e dos restantes modelos. Depois faz falta um SUV baseado no Corsa, no genero do 2008.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Croccifixio Ver Post
                                                        O próximo Focus sai quando? Como não tenho pressa se calhar até esperava. O mal é que o C4 vai desvalorizando.


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                                                        Para final de 2017, inícios de 2018.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Croccifixio Ver Post
                                                          E os motores, que diferenças notaste?


                                                          Sent from my iPhone using Tapatalk
                                                          Só conduzi o 1.6 de 110cv, a gasóleo. Esta semana que vem vou conduzir o 1.0 de 105cv, a gasolina. Mas achei mais capaz o de 110cv que o de 125cv da Ford. Já estou a dar algum desconto por isso causa do binário extra do carro a gasóleo. É que conduzi o Astra carrinha, com mais 3 pessoas dentro do carro, nem todas peso pluma, no Focus tinha o carro e as pessoas comigo eram mais leves.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Afinal não sou o unico a achar que o C4 não vale nada!!
                                                            Estou neste momento numa situação similar, tenho um C4 II de 2010 hdi que passou de fazer 100 km diarios para cerca de 10. Também estou a pensar trocar por um gasolina, para mim não faz sentido um carro destes fazer tão poucos km por dia, ou o filtro de particulas ou o bimassa ou os injectores estão já aí para me relembrar disso!!
                                                            O meu objectivo de troca é que é um bocado diferente, estou a pensar trocar por um auris hsd, já a pensar num orçamento idêntico.
                                                            Entre as duas opções que apresentas prefiro o focus, já experimentei os dois e acho que mesmo sendo duro, o focus consegue ser mais confortável.

                                                            Comentário

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