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Encher pneus - Soluções

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    Encher pneus - Soluções

    Ora bem, eu não sei se mais gente partilha desta opinião comigo, mas por vezes há postos de abastecimento em que o local onde se enche os pneus não parece ser dos melhores, isto é, não sei até que ponto é que as afinações daqueles compressores estão correctas e aquilo dá muito pouco feedback em relação ao facto do pneu estar ou não cheio - isto pelo menos em relação aos que têm os manómetros analógicos.

    Aliado a isto, há ainda o facto de que o procedimento mais correcto para encher os pneus deve ser com os mesmos ainda frios. Ora, eu tenho interesse em comprar uma bomba simples - desde que tenha manómetro a indicar a pressão - para eu poder encher os meus pneus à vontade sem grandes preocupações.

    Aqui alguém tem uma? Devo optar por uma a pedal ou eléctrica? Ou simplesmente devo deixar de ser esquisito e continuar a ir às bombas?

    Opiniões aceitam-se.

    #2
    deixa de ser esquisito e vai as bombas, agora andar de bomba manual\eléctrica está bem está, é ir a bomba e em 5m e está feito...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
      deixa de ser esquisito e vai as bombas, agora andar de bomba manual\eléctrica está bem está, é ir a bomba e em 5m e está feito...
      A questão é que faço isso, tanto com carro pessoal como da empresa, mas sinceramente fico sempre na duvida sequer se enchi alguma coisa. Da última vez, vazei um pouco os pneus, enfiei aquilo (com a pressão correcta) e... Nem ai nem ui, aquilo não apita, não ouço ar a ir para os pneus, nada. Ou seja, não tenho feedback algum se os pneus têm pressão a mais ou a menos sequer.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post
        Ora bem, eu não sei se mais gente partilha desta opinião comigo, mas por vezes há postos de abastecimento em que o local onde se enche os pneus não parece ser dos melhores, isto é, não sei até que ponto é que as afinações daqueles compressores estão correctas e aquilo dá muito pouco feedback em relação ao facto do pneu estar ou não cheio - isto pelo menos em relação aos que têm os manómetros analógicos.

        Aliado a isto, há ainda o facto de que o procedimento mais correcto para encher os pneus deve ser com os mesmos ainda frios. Ora, eu tenho interesse em comprar uma bomba simples - desde que tenha manómetro a indicar a pressão - para eu poder encher os meus pneus à vontade sem grandes preocupações.

        Aqui alguém tem uma? Devo optar por uma a pedal ou eléctrica? Ou simplesmente devo deixar de ser esquisito e continuar a ir às bombas?

        Opiniões aceitam-se.
        boas,

        compra um medidor de pressão de pneus na norauto tem por 2€ ou 3€ ou qq assim e quando encheres confirmas que a máquina está a dar valores reais.

        se nao estiver correcto faz queixa q eles são obrigados a ter isso correcto ou não têm, não podem andar a enganar o pessoal

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          #5
          Já não me lembro da ultima vez que verifiquei a pressão dos pneus numa bomba de gasolina, só sei que quando caía nessa, só ficava era com menos ar nos pneus, que aquelas porcarias estavam todas maradas.
          Tenho uma bomba de ligar ao isqueiro, e não quero outra coisa, e comigo a pressão dos pneus mantêm-se durante Meses.

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            #6
            Sim, também é outra ideia. Dessa forma sempre fico com noção se preciso ou não de encher os pneus e quando o fizer posso confirmar que está correcto. Talvez faça isso mesmo, obrigado.

            PEDROM, essas bombas de ligar ao isqueiro têm alguma desvantagem? Demoram muito a encher ou é o tempo normal?

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              #7
              Já rebentei cm uma válvula numa dessas bombas, cm já tinha compressor comprei daquelas pistolas de meter ar no leclerc.

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                #8
                As bombas de isqueiro são uns mini compressores algo barulhentos, aliás como todos os compressores, e aconselho-te um modelo com alguma qualidade, senão vais deitar dinheiro fora.
                Quanto ao tempo de atestamento, um minuto ou menos costuma ser o normal.

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                  #9
                  O desconhecimento é elevado por aqui.
                  Os sistemas de ar para os pneus nas areas de serviço, por preciosismo da legislação, têm que ser aferidos legalmente anualmente.
                  No entanto preferem confiar num manómetro de 4 € produzido em série na Ásia e nunca foi calibrado qto mais aferido, pensem um pouco.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                    O desconhecimento é elevado por aqui.
                    Os sistemas de ar para os pneus nas areas de serviço, por preciosismo da legislação, têm que ser aferidos legalmente anualmente.
                    No entanto preferem confiar num manómetro de 4 € produzido em série na Ásia e nunca foi calibrado qto mais aferido, pensem um pouco.
                    O ideal é ter um aparelho de 2 ou 3€ para conferir que de facto está a funcionar bem, nada de cenas digitais, algo analógico que tem menos tendencia a avariar e descalibrar etc..
                    isto porque 1 ano sob uso intensivo aberto a todas as pessoas sem qq tipo de controlo é uma eternidade, já cheguei a ver um furado e outro com remendos.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por mok Ver Post
                      O ideal é ter um aparelho de 2 ou 3€ para conferir que de facto está a funcionar bem, nada de cenas digitais, algo analógico que tem menos tendencia a avariar e descalibrar etc..
                      isto porque 1 ano sob uso intensivo aberto a todas as pessoas sem qq tipo de controlo é uma eternidade, já cheguei a ver um furado e outro com remendos.
                      sinceramente , tu tens confiança numa "coisa" de 2 / 3 euros ?

                      eu tenho este faz muitos anos , é profissional eu sei mas não é uma fortuna e podes ligar no compressor das bombas de gasolina ( para quem não tem compressor em casa ), basta colocar a ponta de uma vàlvula ( depois de retirar a peça q està dentro da valvula )

                      quando não estou para ligar o meu compressor , encho num posto de gasolina ( mais q o devido ) e controlo em casa com isto :

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                        O desconhecimento é elevado por aqui.
                        Os sistemas de ar para os pneus nas areas de serviço, por preciosismo da legislação, têm que ser aferidos legalmente anualmente.
                        No entanto preferem confiar num manómetro de 4 € produzido em série na Ásia e nunca foi calibrado qto mais aferido, pensem um pouco.
                        Resumidamente é isto.

                        Por curiosidade aqui há tempos comparei um compressor do Lidl com um medidor da Michelin e um da ARB. A diferença era inferior a 0,1 bar. Pena que o compressor tenha morrido ao repôr a pressão no 2º pneu do jipe, no meio do Erg Chegaga

                        Comentário


                          #13
                          Os compressores de isqueiro são uns aparelhos frágeis, e nem pensar em encher um pneu completo com eles, não podem trabalhar muito tempo seguido, senão aquecem e estouram, mas servem perfeitamente para repor a pressão dos pneus duas ou três vezes por ano.
                          Quanto a dizerem que os manómetros da bombas de gasolina é que são bons, são, (quando ainda são novos) e a peça que vai à válvula para encher muita da vezes já nem vedante tem, e é mais o ar que vem por fora, do pneu inclusive.

                          Comentário


                            #14
                            ao menos não se pode dizer que é um tópico de encher chouriços

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ANTONIO850 Ver Post
                              sinceramente , tu tens confiança numa "coisa" de 2 / 3 euros ?

                              eu tenho este faz muitos anos , é profissional eu sei mas não é uma fortuna e podes ligar no compressor das bombas de gasolina ( para quem não tem compressor em casa ), basta colocar a ponta de uma vàlvula ( depois de retirar a peça q està dentro da valvula )

                              quando não estou para ligar o meu compressor , encho num posto de gasolina ( mais q o devido ) e controlo em casa com isto :

                              Para falharem a bomba e o aparelho de 3€ ao mesmo tempo é preciso muito azar... até agora bateu sempre certo um com o outro excepto qdo a mangueira estava furada.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                O desconhecimento é elevado por aqui.
                                Os sistemas de ar para os pneus nas areas de serviço, por preciosismo da legislação, têm que ser aferidos legalmente anualmente.
                                No entanto preferem confiar num manómetro de 4 € produzido em série na Ásia e nunca foi calibrado qto mais aferido, pensem um pouco.
                                Precisamente...
                                Já trabalhei num posto de combustíveis que apanhou uma multa "jeitosa" por faltar o selo da aferição no manómetro de pressão dos pneus... São aferidos todos os anos por uma entidade independente, assim como os "contadores" das bombas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                  O ideal é ter um aparelho de 2 ou 3€ para conferir que de facto está a funcionar bem, nada de cenas digitais, algo analógico que tem menos tendencia a avariar e descalibrar etc..
                                  isto porque 1 ano sob uso intensivo aberto a todas as pessoas sem qq tipo de controlo é uma eternidade, já cheguei a ver um furado e outro com remendos.
                                  O que dizes n faz sentido.
                                  Um aparelho analógico é sempre mais falível de descalibração q um digital.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                    O desconhecimento é elevado por aqui.
                                    Os sistemas de ar para os pneus nas areas de serviço, por preciosismo da legislação, têm que ser aferidos legalmente anualmente.
                                    No entanto preferem confiar num manómetro de 4 € produzido em série na Ásia e nunca foi calibrado qto mais aferido, pensem um pouco.
                                    A questão é que quando eu vou às bombas, não existe qualquer feedback sonoro a indicar que o pneu chegou à pressão indicada. Ora, de seguida a isto, lá decido eu tirar algum ar ao pneu a ver se de seguida ouço esse tal som (ou quanto muito, se ouço o ar a passar na mangueira) e continuo sem ouvir nada. Quer dizer, vazei um pouco o pneu e nada de encher.

                                    E não tinha pneus com pressão a mais, pois na vez anterior, meti na mesma bomba com a devida pressão. Duvido que 5.000km/1 mês depois depois continue com a mesma pressão.

                                    Isto pelo menos falando em bombas da Galp em que é tudo analógico.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Mmp88 Ver Post
                                      A questão é que quando eu vou às bombas, não existe qualquer feedback sonoro a indicar que o pneu chegou à pressão indicada. Ora, de seguida a isto, lá decido eu tirar algum ar ao pneu a ver se de seguida ouço esse tal som (ou quanto muito, se ouço o ar a passar na mangueira) e continuo sem ouvir nada. Quer dizer, vazei um pouco o pneu e nada de encher.

                                      E não tinha pneus com pressão a mais, pois na vez anterior, meti na mesma bomba com a devida pressão. Duvido que 5.000km/1 mês depois depois continue com a mesma pressão.

                                      Isto pelo menos falando em bombas da Galp em que é tudo analógico.
                                      Atenção a uma coisa, pelo menos a mim já aconteceu em diversas bombas. Quando escolhes a pressão no aparelho, depois tens de confirmar no OK. Houve uma vez que andei com os pneus quase vazios 2 dias a pala disso. Fui falar com o funcionário, que me perguntou se carreguei no OK. Fiquei com cara de urso a olhar para ele. Aí sim, já encheu. Depois disso, tem funcionado sempre direitinho.
                                      Alias: Estando a pressão do pneu direita, a própria máquina esvazia um pouco o pneu, depois enche, e dá um aviso sonoro em como está OK.

                                      Comentário


                                        #20
                                        A solução é tão simples. Como já foi dito encham os pneus com cerca de 0.5 a mais do que querem e depois a frio ajustem as pressão. Tenho um analógico que comprei na norauto há uns anos por 20€.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                          Atenção a uma coisa, pelo menos a mim já aconteceu em diversas bombas. Quando escolhes a pressão no aparelho, depois tens de confirmar no OK. Houve uma vez que andei com os pneus quase vazios 2 dias a pala disso. Fui falar com o funcionário, que me perguntou se carreguei no OK. Fiquei com cara de urso a olhar para ele. Aí sim, já encheu. Depois disso, tem funcionado sempre direitinho.
                                          Alias: Estando a pressão do pneu direita, a própria máquina esvazia um pouco o pneu, depois enche, e dá um aviso sonoro em como está OK.
                                          Mas se calhar referes-te às bombas em que os manómetros são digitais, nessas sim, as mesmas tiram ar caso tenha a mais e depois dá aviso. Nas analógicas (que é as que tenho disponíveis em várias zonas) não existe sequer "ok", apenas a ampulheta para definir a pressão e nada mais.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já sei quais são! Com uma rodinha, em que defines a pressão que queres, certo? Epá, então esquece o que disse. Essas por aqui foram todas substituidas pelas digitais.

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                                              #23
                                              É muito boa ideia confiar nos manometros das bombas de gasolina que passam dias e noites ao sol e à chuva, levam porrada dos utilizadores e não acredito que sejam calibrados uma vez por ano.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                É muito boa ideia confiar nos manometros das bombas de gasolina que passam dias e noites ao sol e à chuva, levam porrada dos utilizadores e não acredito que sejam calibrados uma vez por ano.
                                                E é de confiar num aparelho nunca aferido vindo da China que custa menos de 5€ ?!

                                                Já aqui deram exemplos que são de facto aferidos, o dizer estar ao sol/chuva influencia máquinas digitais todas xpto preparadas para isso mesmo é pura especulação.
                                                O que leva "porrada" são as mangueiras e válvulas que quando estão com fugas se trocam facilmente.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                  E é de confiar num aparelho nunca aferido vindo da China que custa menos de 5€ ?!

                                                  Já aqui deram exemplos que são de facto aferidos, o dizer estar ao sol/chuva influencia máquinas digitais todas xpto preparadas para isso mesmo é pura especulação.
                                                  O que leva "porrada" são as mangueiras e válvulas que quando estão com fugas se trocam facilmente.
                                                  Não leste o que escrevi. Eu tenho um medidor analógico que custou 20€ na norauto com um aspecto bem robusto e profissional.

                                                  99% dos manometros das bombas estão com leituras erradas, quer seja das mangueiras, da ponteira ou da própria maquina. Já comprovei isso várias vezes. De dizer a fazer que são calibrados vai uma grande volta.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por darkwings Ver Post
                                                    Atenção a uma coisa, pelo menos a mim já aconteceu em diversas bombas. Quando escolhes a pressão no aparelho, depois tens de confirmar no OK. Houve uma vez que andei com os pneus quase vazios 2 dias a pala disso. Fui falar com o funcionário, que me perguntou se carreguei no OK. Fiquei com cara de urso a olhar para ele. Aí sim, já encheu. Depois disso, tem funcionado sempre direitinho.
                                                    Alias: Estando a pressão do pneu direita, a própria máquina esvazia um pouco o pneu, depois enche, e dá um aviso sonoro em como está OK.
                                                    nunca vi esse ok para a proxima vou estar atento

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                      Não leste o que escrevi. Eu tenho um medidor analógico que custou 20€ na norauto com um aspecto bem robusto e profissional.

                                                      99% dos manometros das bombas estão com leituras erradas, quer seja das mangueiras, da ponteira ou da própria maquina. Já comprovei isso várias vezes. De dizer a fazer que são calibrados vai uma grande volta.
                                                      Nesses analógicos bem construídos acredito mais, mas também já os apanhei com erros, especialmente nas pistolas de compressores.

                                                      Agora dizer que 99% das bombas têm leituras erradas acho exagerado.
                                                      Especialmente tendo em conta a quantidade de estações de serviços low cost que abriram ultimamente com máquinas novas.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por PePa Ver Post
                                                        Nesses analógicos bem construídos acredito mais, mas também já os apanhei com erros, especialmente nas pistolas de compressores.

                                                        Agora dizer que 99% das bombas têm leituras erradas acho exagerado.
                                                        Especialmente tendo em conta a quantidade de estações de serviços low cost que abriram ultimamente com máquinas novas.
                                                        Qualquer maquina que esteja exposta aos elementos atmosféricos vai sofrer mais. Se acreditas que é feita alguma manutenção nessas máquinas então és muito crédulo.
                                                        Durante ANOS fui à mesma bomba e a mangueira estava sempre estragada e dava sempre menos 0.5 a 1 bar.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Ainda recentemente vi várias bombas na zona de Lisboa desligadas, porque não passaram na inspecção.

                                                          Portanto, pelo menos 1 vez por ano tem de ser calibradas para passar nos testes.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por bals Ver Post
                                                            Qualquer maquina que esteja exposta aos elementos atmosféricos vai sofrer mais. Se acreditas que é feita alguma manutenção nessas máquinas então és muito crédulo.
                                                            Durante ANOS fui à mesma bomba e a mangueira estava sempre estragada e dava sempre menos 0.5 a 1 bar.
                                                            Durantes anos foste à mesma e logo achas que 99% delas estão nas couves.

                                                            Haverá de tudo, algumas com manutenção outras sem, não é questão de credulidade.
                                                            Se eu olhar para a máquina e mangueira e vir que está tudo "nas couves" obviamente que não me fio naquilo.
                                                            Se eu olhas para a máquina, vir que tem bom aspecto, não ouvir fugas na mangueira e válvula, não vejo razão para desconfiar que vou andar com os bares e psi's todos afanados.

                                                            Comentário

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