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Barulho após cruzamento das rodas

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    Barulho após cruzamento das rodas

    Bons dias a todos,

    Como os pneus da frente já estavam a ficar comidos por fora e os de trás ainda estavam impecáveis fiz o cruzamento das rodas como manda o manual, ou seja, rodas de trás para a frente e as da frente cruzam para trás. Os pernos estavam bastante apertados e tive que andar a saltar em cima da chave para conseguir rodar alguns deles. Eu quando digo saltar é mesmo saltar com violência.

    Acontece que quando fui andar com o carro reparei que fazia um barulho tipo rolamento mas que não é contínuo. O barulho é parecido com o barulho da deslocação do ar quando vamos com as janelas da frente abertas a alguma velocidade, o chamado zumbido nos ouvidos, mas com um "som mecânico". Isto será o quê? Direção desalinhada? Rodas traseiras descalibradas e agora que passaram para a frente nota-se? Algum rolamento estragado por ter saltado de mais? Antes do cruzamento das rodas o carro parecia um tapete voador, zero barulhos.

    Obrigado desde já.

    #2
    Originalmente Colocado por TiagoJJ Ver Post
    Bons dias a todos,

    Como os pneus da frente já estavam a ficar comidos por fora e os de trás ainda estavam impecáveis fiz o cruzamento das rodas como manda o manual, ou seja, rodas de trás para a frente e as da frente cruzam para trás. Os pernos estavam bastante apertados e tive que andar a saltar em cima da chave para conseguir rodar alguns deles. Eu quando digo saltar é mesmo saltar com violência.

    Acontece que quando fui andar com o carro reparei que fazia um barulho tipo rolamento mas que não é contínuo. O barulho é parecido com o barulho da deslocação do ar quando vamos com as janelas da frente abertas a alguma velocidade, o chamado zumbido nos ouvidos, mas com um "som mecânico". Isto será o quê? Direção desalinhada? Rodas traseiras descalibradas e agora que passaram para a frente nota-se? Algum rolamento estragado por ter saltado de mais? Antes do cruzamento das rodas o carro parecia um tapete voador, zero barulhos.

    Obrigado desde já.
    O melhor teste que podes fazer é voltar a meter as rodas como estavam inicialmente para ver se volta a ser um tapete voador.

    Quanto mais cedo fizeres isso melhor para que os pneus não comecem a desgastar e fiquem diferentes da situação inicial.

    Dá um bocado de trabalho mas tiras isso a limpo.

    Se continuar a fazer barulho então logo pensas noutras causas.

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      #3
      Cheira-me a pneus prontos para a reciclagem.

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        #4
        Descoberto o mistério.

        Após uma pesquisa mais aprofundada dei com um fórum da Michelin em que falavam que os pneus unidirecionais não podiam cruzar. Nem sabia que existiam pneus e muito menos que eu os tinha. Fica aqui aa dica para quem possa um dia sofrer do mesmo mal. Os pneus unidirecionais têm uma seta a apontar o sentido da rotação ou dizem "this side out".

        Obrigado pela ajuda ;)

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por TiagoJJ Ver Post
          Descoberto o mistério.

          Após uma pesquisa mais aprofundada dei com um fórum da Michelin em que falavam que os pneus unidirecionais não podiam cruzar. Nem sabia que existiam pneus e muito menos que eu os tinha. Fica aqui aa dica para quem possa um dia sofrer do mesmo mal. Os pneus unidirecionais têm uma seta a apontar o sentido da rotação ou dizem "this side out".

          Obrigado pela ajuda ;)

          Quem é que cruzou os pneus...?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por TiagoJJ Ver Post
            ...Os pernos estavam bastante apertados e tive que andar a saltar em cima da chave para conseguir rodar alguns deles. Eu quando digo saltar é mesmo saltar com violência...

            ...
            típico, os gajos das casas de pneus gostam de apertar isso à bruta depois um gajo precisa de tirar uma roda até parte a chave, nesses casos uso um tubo extensor, nada de saltar na chave

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              #7
              lolololol tava mesmo a ver não se devem cruzar pneus nunca senão ficam sempre escamados devido ao sentido de rotação e depois de trocares as da frente pa trás não perdes nada por mandar calibrar as rodas ....

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por smokemachine27 Ver Post
                lolololol tava mesmo a ver não se devem cruzar pneus nunca senão ficam sempre escamados devido ao sentido de rotação e depois de trocares as da frente pa trás não perdes nada por mandar calibrar as rodas ....
                A roda não deixa de estar calibrada por passar da frente para trás ou vice-versa. Se estava boa continua boa.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                  A roda não deixa de estar calibrada por passar da frente para trás ou vice-versa. Se estava boa continua boa.
                  sempre que se faz um cruzamento os pneus são sempre novamente calibrados, por isso é que lhe aconteceu o que aconteceu, ele é que fez a troca em casa, não foi a casa de pneus...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                    sempre que se faz um cruzamento os pneus são sempre novamente calibrados, por isso é que lhe aconteceu o que aconteceu, ele é que fez a troca em casa, não foi a casa de pneus...
                    Como é que justificas essa necessidade de calibração no acto de cruzar os pneus?

                    A roda é retirada do carro e vai a uma máquina calibrar. O eixo para onde vai é indiferente, a calibração é sempre igual.

                    Ele diz que já descobriu o gato, é devido aos pneus serem unidireccionais.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por TiagoJJ Ver Post
                      Descoberto o mistério.

                      Após uma pesquisa mais aprofundada dei com um fórum da Michelin em que falavam que os pneus unidirecionais não podiam cruzar. Nem sabia que existiam pneus e muito menos que eu os tinha. Fica aqui aa dica para quem possa um dia sofrer do mesmo mal. Os pneus unidirecionais têm uma seta a apontar o sentido da rotação ou dizem "this side out".

                      Obrigado pela ajuda ;)
                      O "this side out" vai ficar sempre para fora com cruzamento ou sem cruzamento (desde que tenha sido inicialmente bem montado na jante).

                      O sentido de rotação é que se vai alterar caso faças cruzamento.

                      Eu para evitar esses problemas mantenho sempre o mesmo lado dos pneus. O que está atrás às direita passa para a frente à direita e a mesma coisa à esquerda.

                      Até é mais fácil porque só se levanta metade do carro de cada vez e evita o problema dos pneus unidireccionais.

                      Se continuas a pretender meter os de trás à frente e vice-versa só tens que manter os pneus do mesmo lado conforme expliquei.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                        O "this side out" vai ficar sempre para fora com cruzamento ou sem cruzamento (desde que tenha sido inicialmente bem montado na jante).

                        O sentido de rotação é que se vai alterar caso faças cruzamento.

                        Eu para evitar esses problemas mantenho sempre o mesmo lado dos pneus. O que está atrás às direita passa para a frente à direita e a mesma coisa à esquerda.

                        Até é mais fácil porque só se levanta metade do carro de cada vez e evita o problema dos pneus unidireccionais.

                        Se continuas a pretender meter os de trás à frente e vice-versa só tens que manter os pneus do mesmo lado conforme expliquei.
                        É como mandam os livros meu caro ;)

                        Comentário


                          #13
                          O problema foi mesmo colocar o da direita para a esquerda e vice versa. A mudança do sentido de rotação de um pneu é perigosa, normalmente os arames partem e as lonas rebentam.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por smokemachine27 Ver Post
                            É como mandam os livros meu caro ;)

                            Olha que não. O manual da Toyota diz para se cruzar os pneus, e pelas pesquisas de manuais que fui encontrando reparei que carros com tração dianteira cruzam as da frente ao passar para trás e carros com tração traseira cruzam as de trás ao passar para a frente.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                              O problema foi mesmo colocar o da direita para a esquerda e vice versa. A mudança do sentido de rotação de um pneu é perigosa, normalmente os arames partem e as lonas rebentam.
                              o problema neste caso é pq os pneus são unidireccionais , mais nada

                              quando os pneus traseiros são da mesma dimensão q os dianteiros , podemos SIM cruzar os pneus para eles aguentarem mais kms mas não se deve fazer de qualquer maneira , existe umas REGRAS a ter em conta

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