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    Golf 4 - Ar Condicionado

    Boas pessoal,

    Ora, como indica o título, problemas no A/C. O carro é um Golf de 2001 1.9TDI e o A/C deixou de funcionar. Aconteceu de um momento para o outro e eu sempre pensei que fosse falta de gás, pois ouvia o compressor a ligar (ou a atracar como dizem os mecânicos).
    E, contudo, continuo a ouvir o que me parece um relé a actuar, algo que sempre ouvi ao ligar o A/C. Presumo que seja o compressor a ser activado.
    Hoje fui carrega-lo e, após a conclusão do carregamento, nada de frio.
    O barulho ouve-se, as rotações alteram ligeiramente mas frio nicles.
    EDIT: As ventoínhas também ligam.

    O que poderá ser isto?

    #2
    Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
    Boas pessoal,

    Ora, como indica o título, problemas no A/C. O carro é um Golf de 2001 1.9TDI e o A/C deixou de funcionar. Aconteceu de um momento para o outro e eu sempre pensei que fosse falta de gás, pois ouvia o compressor a ligar (ou a atracar como dizem os mecânicos).
    E, contudo, continuo a ouvir o que me parece um relé a actuar, algo que sempre ouvi ao ligar o A/C. Presumo que seja o compressor a ser activado.
    Hoje fui carrega-lo e, após a conclusão do carregamento, nada de frio.
    O barulho ouve-se, as rotações alteram ligeiramente mas frio nicles.
    EDIT: As ventoínhas também ligam.

    O que poderá ser isto?
    Boas

    O barulho que dizes pode efetivamente ser apenas o relé e não a embraiagem do compressor do AC. Em princípio consegues confirmar se a embraiagem está a atracar, visualmente, observando se ela passa a rodar no momento em que ativas o AC.

    Se a polie não rodar, o problema pode ser a embraiagem (mais propriamente o solenoide da embraiagem), relé, ou no geral integridade da fiação. Descarta-se desde já (em principio) um problema de input (módulo do AC ou botão, computador de gestão de motor, sensor de pressão, etc...) pelo facto de ouvires "o que parece um relé" e a rotação do motor alterar. Com isso é possível concluir que o computador "quer" efetivamente ligar o compressor quando ligas o AC.

    Se a polie rodar, o próximo passo, inevitavelmente, será verificar as pressões no sistema com recurso a equipamento dedicado.

    Também existe a possibilidade de ser um problema da "porta de mistura". Se as pressões no sistema estiveram dentro da normalidade, será o mais lógico de verificar a seguir.

    Com isto, resta-me perguntar em que sítio recarregas-te o AC? O mais normal quando se fazem esse tipo de serviços, é pelo menos confirmar as pressões do sistema antes e após a recarga, para evitar uma recarga desnecessária.

    Comentário


      #3
      Tenho dois VAGs em mãos para resolver o mesmo problema. O compressor não atraca e não faz frio. Em ambos tinham a ventoinha maior pifada.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
        Boas

        O barulho que dizes pode efetivamente ser apenas o relé e não a embraiagem do compressor do AC. Em princípio consegues confirmar se a embraiagem está a atracar, visualmente, observando se ela passa a rodar no momento em que ativas o AC.

        Se a polie não rodar, o problema pode ser a embraiagem (mais propriamente o solenoide da embraiagem), relé, ou no geral integridade da fiação. Descarta-se desde já (em principio) um problema de input (módulo do AC ou botão, computador de gestão de motor, sensor de pressão, etc...) pelo facto de ouvires "o que parece um relé" e a rotação do motor alterar. Com isso é possível concluir que o computador "quer" efetivamente ligar o compressor quando ligas o AC.

        Se a polie rodar, o próximo passo, inevitavelmente, será verificar as pressões no sistema com recurso a equipamento dedicado.

        Também existe a possibilidade de ser um problema da "porta de mistura". Se as pressões no sistema estiveram dentro da normalidade, será o mais lógico de verificar a seguir.

        Com isto, resta-me perguntar em que sítio recarregas-te o AC? O mais normal quando se fazem esse tipo de serviços, é pelo menos confirmar as pressões do sistema antes e após a recarga, para evitar uma recarga desnecessária.
        Obrigado pela explicação. Vou verificar se a polie roda ou não.
        Bom, recarreguei o AC numa oficina Go Carmat, pois o mecânico onde vou não tem equipamento para efetuar carregamentos de AC. O rapaz pareceu-me que verificou as pressões, pelo menos disse-me que estava carregado com os 750g e que o sistema tinha pressão adequada. De notar que não me levou nada pois não ajudou a que a situação ficasse resolvida. Não pude, contudo, deixar lá o carro para uma verificação certa do que se passa, embora o rapaz tenha sugerido para o fazer. Pareceu-me ser sério no procedimento que efetuou.

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          #5
          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
          Tenho dois VAGs em mãos para resolver o mesmo problema. O compressor não atraca e não faz frio. Em ambos tinham a ventoinha maior pifada.
          Neste caso, ambas as ventoinhas arrancam quando se liga o A/C.
          Espero que não seja nada dispendioso...

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            #6
            Depois deixo aqui novidades quando voltarem. Para já, tenho duas ventoinhas para chegar e continuar a resolução

            Em ambos chega apenas 4~6V à embraiagem do compressor. Mesmo com a ventoinha desligada(está em curto-circuito), continua a não funcionar.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Depois deixo aqui novidades quando voltarem. Para já, tenho duas ventoinhas para chegar e continuar a resolução

              Em ambos chega apenas 4~6V à embraiagem do compressor. Mesmo com a ventoinha desligada(está em curto-circuito), continua a não funcionar.
              4 a 6 volt, com a ficha desligada?

              Com a ventoinha desligada, o mais provável é o software do modulo de AC não ativar a embraiagem do compressor. A integridade do circuito da ventoinha é normalmente monitorizado em VAG's. Se assim for deverá existir um código em memória a indicar isso.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                4 a 6 volt, com a ficha desligada?

                Com a ventoinha desligada, o mais provável é o software do modulo de AC não ativar a embraiagem do compressor. A integridade do circuito da ventoinha é normalmente monitorizado em VAG's. Se assim for deverá existir um código em memória a indicar isso.
                Não havia código algum Também estou virado para o módulo mas há que ver peça a peça conforme esquema.

                Desliguei a ficha do compressor e medi o que chega lá.

                Mas por razões óbvias, este problema do AC passou para segundo plano visto que a ventoinha grande não funciona e pode levar a sobreaquecimento do motor......

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                  Não havia código algum Também estou virado para o módulo mas há que ver peça a peça conforme esquema.

                  Desliguei a ficha do compressor e medi o que chega lá.

                  Mas por razões óbvias, este problema do AC passou para segundo plano visto que a ventoinha grande não funciona e pode levar a sobreaquecimento do motor......
                  Se foi com a ficha desligada, esses 4 a 6 volt devem ser um voltagem de enviesamento. Serve para verificar a integridade do solenoide da embraiagem. Não significa que o módulo esteja danificado.
                  Estou a falar de cor, pois não conheço esse sistema ao pormenor, mas ao ver essa voltagem num circuito de controlo computorizado é o mais lógico de se concluir.

                  Comentário


                    #10
                    O módulo do A/C tem controlo pelo VCDS?

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
                      O módulo do A/C tem controlo pelo VCDS?
                      Genericamente, é possível dizer que se consegue comunicar com o módulo de AC através do VCDS. Qual a finalidade que queres obter com isso?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                        Genericamente, é possível dizer que se consegue comunicar com o módulo de AC através do VCDS. Qual a finalidade que queres obter com isso?
                        De tentar verificar se existe algum erro e assim detectar o problema. Não irei para já tratar disso, pois vou de férias e ficava com alguma ideia concreta do que pudesse ser. Isto se, é possível, através de diagnóstico chegar ao problema.

                        Comentário


                          #13
                          Em ambos, tenho tudo limpo. Hoje lá troquei a ventoinha que faltava. Agora é ir escavando até achar o gato

                          Pelo menos já não sobreaquecem!!

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Em ambos, tenho tudo limpo. Hoje lá troquei a ventoinha que faltava. Agora é ir escavando até achar o gato

                            Pelo menos já não sobreaquecem!!
                            Já verificaste que o problema é a embraiagem que não atraca certo?

                            Uma possibilidade para obter uma indicação é fazer o bypass pela ferramenta de comunicação, e comandar o atracar do solenoide. A ferramente permite isso certo?
                            Se atracar, permite descartar logo à partida um problema de output (solenoide, fiação para o solenoide, e driver do módulo AC). Se não atracar mesmo assim, o problema é um dos 3 que indiquei antes...

                            Seja como for, é apenas uma hipótese, entre várias possíveis, para se conseguir obter indicações...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                              Já verificaste que o problema é a embraiagem que não atraca certo?

                              Uma possibilidade para obter uma indicação é fazer o bypass pela ferramenta de comunicação, e comandar o atracar do solenoide. A ferramente permite isso certo?
                              Se atracar, permite descartar logo à partida um problema de output (solenoide, fiação para o solenoide, e driver do módulo AC). Se não atracar mesmo assim, o problema é um dos 3 que indiquei antes...

                              Seja como for, é apenas uma hipótese, entre várias possíveis, para se conseguir obter indicações...
                              Não atraca e por isso não há frio. Não tem erros registados.

                              Já tentei essa hipóteses de ligar directamente durante um teste a ver se ia mas o resultado é zero. Como não tenho lá os charutos o tempo todo, vou fazendo pouco a pouco. Se achar de um, tenho o outro resolvido..

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                Não atraca e por isso não há frio. Não tem erros registados.

                                Já tentei essa hipóteses de ligar directamente durante um teste a ver se ia mas o resultado é zero. Como não tenho lá os charutos o tempo todo, vou fazendo pouco a pouco. Se achar de um, tenho o outro resolvido..
                                Se efetuando o bypass ele não atraca, tudo indica que é efetivamente um problema de output.
                                O mais comum nestes casos é o próprio solenoide da embraiagem que fica aberto, mas não é possível descartar logo à partida a fiação ou o próprio módulo sem confirmar primeiro.

                                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                ... Se achar de um, tenho o outro resolvido..
                                Isso não é garantido...
                                Por vezes as falhas são repetidas, e aparecem nos mesmo componentes, principalmente se estivermos a falar do mesmo construtor/modelo, mas nada garante que assim seja.
                                Mas sim, existe uma boa probabilidade de o problema ser o mesmo em ambos os carros, mas não passa de isso, de uma probabilidade.

                                Comentário

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