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[Ajuda/Opiniões] Reprogramação de Centralina em Ibiza 6J 1.4 TDI

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    [Ajuda/Opiniões] Reprogramação de Centralina em Ibiza 6J 1.4 TDI

    Boas. A situação é a seguinte:

    Tenho um Ibiza de 2009, 1.4 TDI, 80CV e tenho andado a pensar em mandar reprogramar a centralina. Não quero nada de muito extremo. Não ando propriamente a fazer corridas. Raramente passo dos 140 em autoestrada. O que procuro é mais velocidade no arranque, por exemplo ao passar em cruzamentos e entrar em rotundas, maior disponibilidade do motor nas subidas, melhores recuperações (por exemplo, ao fazer rotundas em terceira) e acima de tudo minimizar a perda de potência com o ar condicionado. Se ficar mais "espevitado" e divertido, melhor.

    Estou disposto a sacrificar alguma economia nos consumos ou fazer uma daquelas reprogramações em que é fortemente aconselhado passar a usar gasóleo premium. Obviamente se puder não o quero fazer, mas se for necessário consigo viver com isso. Quero é manter o mais possível a fiabilidade e a segurança.

    Após alguma pesquisa neste e noutros fóruns cheguei a duas conclusões: primeiro, o pessoal do tuning escreve tão mal que faz o Camões dar voltas no túmulo. A sério, nunca vi tamanha concentração de "k" e "x" na minha vida. Segundo, há quem ponha as mãos no fogo pelas reprogramações e diga que fez em todos os carros que teve sem nunca ter tido problemas, e há quem diga que esforça demasiado as peças e em pouco tempo dá cabo do turbo, dos colectores ou da embraiagem.

    O que me podem dizer sobre isso? Opiniões de quem tenha feito ou pelo menos saiba mais de mecânica que eu. Principalmente de quem tenha um carro igual. Notou-se a diferença? Tiveram problemas? Quais?

    E depois há a questão de onde fazer... Sou da zona de Lisboa e encontrei por aqui a Turbotec e a Almeida & Lamas. Ambas garantem 100Cv e têm uma excelente reputação. Na Almeida & Lamas não sei o preço mas na Turbotec está tabelado em 220€. Também há a PKE, que também tem uma boa reputação, mas neste caso podem fazer a reprogramação "padrão" que o deixa com 95Cv por 389€ ou a reprogramação "desportiva" que puxa aos 105Cv mas custa 509€ com a condicionante de ter de passar a utilizar combustível de qualidade superior. Neste último caso acho que pagar mais do dobro e ficar condicionado em termos de combustível não compensa os 5Cv a mais, portanto estou mais inclinado para a Turbotec.

    Já alguém fez com uma destas oficinas? Ficaram satisfeitos? Dão garantia?

    Obrigado por lerem.

    #2
    Faz uma repro para o 1.9TDI 160Cvs

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      #3
      Eu sou da opinião que quanto mais fumo deitar melhor.

      Sent from my Redmi Note 3 using Tapatalk

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        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        Faz uma repro para o 1.9TDI 160Cvs
        Realmente, fazer uma repro no 1.4tdi

        Comentário


          #5
          A Turbotec faz um bom trabalho por um preço razoável

          O teu pé direito é que irá determinar a fiabilidade, se andares sempre a dar calor...

          Ah! O gasóleo é o mais barato que encontrares.

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            #6
            Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
            Realmente, fazer uma repro no 1.4tdi
            Qual é o dilema!

            Fica com o motor melhor "afinado"... e com melhores prestações.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por blu Ver Post
              Qual é o dilema!

              Fica com o motor melhor "afinado"... e com melhores prestações.
              Belas teorias. Como dizem os ingleses, "there is no replacement for displacement"

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por blu Ver Post
                Qual é o dilema!

                Fica com o motor melhor "afinado"... e com melhores prestações.
                Se estivesse melhor afinado vinha assim de fabrica, ele vai é ficar com uma "traineira" a ***** fumo, que daqui a poucos km está no estaleiro...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                  Se estivesse melhor afinado vinha assim de fabrica, ele vai é ficar com uma "traineira" a ***** fumo, que daqui a poucos km está no estaleiro...
                  Tens noção daquilo que dizes.
                  Sabes que existem vários tipos de reprogramação, as ibizas que deitam muito fuma, são aquelas em que os donos pedem aos reprogramadores que assim seja.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por blu Ver Post
                    Tens noção daquilo que dizes.
                    Sabes que existem vários tipos de reprogramação, as ibizas que deitam muito fuma, são aquelas em que os donos pedem aos reprogramadores que assim seja.
                    Volto a frisar, se as reprogramaçãoes fossem melhores vinham assim de fabrica. Um carro tem que ser fiavel e essas reprogramações fazem exatamente o oposto.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                      Volto a frisar, se as reprogramaçãoes fossem melhores vinham assim de fabrica. Um carro tem que ser fiavel e essas reprogramações fazem exatamente o oposto.
                      Como voltaste a frisar e percebes carradas disto, vou dar como terminado a minha conversa contigo por aqui...deixando apenas estes dois exemplos;

                      O DPF e a EGR, também vêm de fábrica e olha, conforme está documentado em vários tópicos aqui no fórum, são super fiáveis...(ironia).

                      Comentário


                        #12
                        A DPF e a EGR são necessárias por causa ambientais, o que isso tem a ver? Todos nos sabemos que não são peças muito fiáveis, mas os construtores sao obrigados a utiliza-las. Agora reprogramar para dar mais potência claramente vai tirar fiabilidade de todos os componentes do motor a médio/longo prazo.
                        Mas tens razão numa coisa eu não percebo nada disso, alias eu detesto tudo o que seja do "acu" e azeiteiros.
                        Editado pela última vez por rafsantos; 08 August 2016, 01:23.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                          Volto a frisar, se as reprogramaçãoes fossem melhores vinham assim de fabrica. Um carro tem que ser fiavel e essas reprogramações fazem exatamente o oposto.
                          Exatamente. Quem mais do que o fabricante teria interesse em que o seu modelo fosse fiavel com pouca cilindrada e montes de cavalos? Ia vender que nem paezinhos quentes
                          Eu gosto mesmo é da publicidade das repros, anda mais e gasta menos

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
                            Exatamente. Quem mais do que o fabricante teria interesse em que o seu modelo fosse fiavel com pouca cilindrada e montes de cavalos? Ia vender que nem paezinhos quentes
                            O downsizing dos motores, com altas cavalagem, já é uma realidade, vives em que mundo!?


                            Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
                            Eu gosto mesmo é da publicidade das repros, anda mais e gasta menos
                            Já mandaste fazer alguma repro?
                            Tens alguma experiência nisso ou és do tipo de pessoa que sem provar já diz que não gosta da comida!!!

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                              Volto a frisar, se as reprogramaçãoes fossem melhores vinham assim de fabrica. Um carro tem que ser fiavel e essas reprogramações fazem exatamente o oposto.
                              Este motor (1.4TDi) foi vendido com 3 ou 4 potências diferentes... achas que mudaram o que "fisicamente"?
                              O 1.2CDTi da Opel/Fiat há desde 70cv's e 95cv's, salvo erro, acham que este último foi reforçado com titânio?

                              Nem tanto ao mar nem tanto à terra! Se o carro vem com 80cv's meter com 100cv's desde que tratado convenientemente vai aguentar... se as revisões e o pé direito foram maus, até de origem ele ia partir!

                              Eu tive um motor destes (75cv's) reprogramado durante 80k km's pelo menos, revisão a cada 10k com óleo com norma pedida pelo fabricante e não andava em corridas, não deitava fumo e andava mais que o 1.6HDi de 110cv's para comparação.
                              O motor aos dias de hoje tem 220k, sem babas e tudo de origem (turbo, maf, embraiagem, velas, etc, etc...).

                              Acho que se bem feita e bem usada a reprogramação não trará problema nenhum.

                              Comentário


                                #16
                                Tenho um 1.4TDi e um 1.9TDi, ambos reprogramados na Turbotec, com +100000kms após a reprogramação.

                                O 1.4TDi com +200000kms nunca levou nada além da manutenção normal(óleo, filtros, correias), o 1.9TDi lixou o volante bimassa, o que é normal, eventualmente a reprogramação tenha antecipado o desgaste, levou um kit monomassa e lá anda todo contente, nenhum deixa nuvens de fumo atrás.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                                  Este motor (1.4TDi) foi vendido com 3 ou 4 potências diferentes... achas que mudaram o que "fisicamente"?
                                  O 1.2CDTi da Opel/Fiat há desde 70cv's e 95cv's, salvo erro, acham que este último foi reforçado com titânio?

                                  Nem tanto ao mar nem tanto à terra! Se o carro vem com 80cv's meter com 100cv's desde que tratado convenientemente vai aguentar... se as revisões e o pé direito foram maus, até de origem ele ia partir!

                                  Eu tive um motor destes (75cv's) reprogramado durante 80k km's pelo menos, revisão a cada 10k com óleo com norma pedida pelo fabricante e não andava em corridas, não deitava fumo e andava mais que o 1.6HDi de 110cv's para comparação.
                                  O motor aos dias de hoje tem 220k, sem babas e tudo de origem (turbo, maf, embraiagem, velas, etc, etc...).

                                  Acho que se bem feita e bem usada a reprogramação não trará problema nenhum.
                                  Erbium, por certo, enquanto escrevias não te lembraste do 1.3 Multijet de 105cv lançado no Lancia Ypsilon sport Momo design, que peças terão usado nesse motor!!!

                                  Comentário


                                    #18
                                    Para os mais distraídos anda por aqui por casa um 1.4tdi com perto de 300000km. Sem repro's, nem sei como ele se tem aguentado assim
                                    Ah, e não parece um choco

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                                      #19
                                      90% dos Ibizas a diesel que vejo na estrada deitam mais fumo que uma central eléctrica a carvão, no entanto 0% dos Ibizas do fórum o fazem... A estatística é tramada.

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                                        #20
                                        Este ibiza 1.4tdi 6J tem filtro de particulas, logo não vai fazer fumo

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                                          #21
                                          Bimassa
                                          FAP

                                          Tudo o que uma repro gosta.

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                                            #22
                                            Vocês também estão a ser extremistas.
                                            O rapaz parece já estar minimamente informado dos riscos de uma repro. Pelo menos não é daqueles que aumenta 50% a potência e diz que o consumo reduziu quase 50%.
                                            Se não está satisfeito acho que faz bem.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Speedy Ver Post
                                              Vocês também estão a ser extremistas.
                                              O rapaz parece já estar minimamente informado dos riscos de uma repro. Pelo menos não é daqueles que aumenta 50% a potência e diz que o consumo reduziu quase 50%.
                                              Se não está satisfeito acho que faz bem.
                                              Se de origem já passam a vida na oficina com luzes e luzinhas.. faps é o "último grito" em carros recentes.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Eu deixava-me estar se vem assim de origem porque estar a mexer? Até acho um bom motor para fazer bons consumos

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                  Se de origem já passam a vida na oficina com luzes e luzinhas.. faps é o "último grito" em carros recentes.
                                                  Esse pormenor é que já não tinha noção.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por blu Ver Post
                                                    Erbium, por certo, enquanto escrevias não te lembraste do 1.3 Multijet de 105cv lançado no Lancia Ypsilon sport Momo design, que peças terão usado nesse motor!!!
                                                    Atenção 1.2Multijet
                                                    Se soubessem então o que a BMW faz no mesmo motor

                                                    Originalmente Colocado por PapaHet Ver Post
                                                    90% dos Ibizas a diesel que vejo na estrada deitam mais fumo que uma central eléctrica a carvão, no entanto 0% dos Ibizas do fórum o fazem... A estatística é tramada.
                                                    Não sei porque terras andas (ou se calhar sou eu) mas não vejo esses 90%! Mas ei fica tão fixe exagerar...

                                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                    Bimassa
                                                    FAP

                                                    Tudo o que uma repro gosta.
                                                    O meu não tem nada disso...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Estamos a falar de um carro que fiabilidade não é o ponto forte, e reprogramando claro que aumenta a chance de problemas e o nr de kms que as peças duram.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Falar em repros aqui no fórum é para esquecer completamente, aparecem logo as lógicas da batata e sem pensamento nenhum atrás delas.

                                                        Aqui em casa há um PD100 com uma repro COMPRADA NA INTERNET (esta parte é só para vos assustar), o mapa teoricamente tem 140cv (nem sequer a um banco de potência foi), mas pelo que eu já vi, se não tem está muito perto. Já tem quase 225k, 40k feitos com a repro em cima. Os consumos não aumentaram, se calhar até baixaram um bocado . Para já e desde sempre foi sempre só meter gota, óleo e filtros a horas, e sempre a andar. E o mapa vem com a EGR desativada de borla, além de eu já a ter desativado na sua maioria no Vagcom. Passou de 240NM para mais de 300, e a embraiagem nunca deu sinais de estar a ir à vida (também no momento que der leva logo com um monomassa G60).

                                                        Eu só não sei como funciona com a porcaria do FAP, mas de resto se não fores sempre a dar lenha e tratares bem do carro não deves ter problemas. Digo não deves porque mesmo os carros stock têm problemas, e aí quero ver qual a desculpa deste pessoal anti-repro

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Diesel + FAP + Bimassa + Cidade não é uma fórmula boa..

                                                          Agora imagina:
                                                          Diesel com repro (mais combustível = maiores emissões) + FAP + Cidade..

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                                            Diesel + FAP + Bimassa + Cidade não é uma fórmula boa..

                                                            Agora imagina:
                                                            Diesel com repro (mais combustível = maiores emissões) + FAP + Cidade..
                                                            O reprogramador tem esse fatores todos em conta e deixa o motor a funcionar dentro dos limites das emissões e outros...

                                                            Comentário

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