Boas. A situação é a seguinte:
Tenho um Ibiza de 2009, 1.4 TDI, 80CV e tenho andado a pensar em mandar reprogramar a centralina. Não quero nada de muito extremo. Não ando propriamente a fazer corridas. Raramente passo dos 140 em autoestrada. O que procuro é mais velocidade no arranque, por exemplo ao passar em cruzamentos e entrar em rotundas, maior disponibilidade do motor nas subidas, melhores recuperações (por exemplo, ao fazer rotundas em terceira) e acima de tudo minimizar a perda de potência com o ar condicionado. Se ficar mais "espevitado" e divertido, melhor.
Estou disposto a sacrificar alguma economia nos consumos ou fazer uma daquelas reprogramações em que é fortemente aconselhado passar a usar gasóleo premium. Obviamente se puder não o quero fazer, mas se for necessário consigo viver com isso. Quero é manter o mais possível a fiabilidade e a segurança.
Após alguma pesquisa neste e noutros fóruns cheguei a duas conclusões: primeiro, o pessoal do tuning escreve tão mal que faz o Camões dar voltas no túmulo. A sério, nunca vi tamanha concentração de "k" e "x" na minha vida. Segundo, há quem ponha as mãos no fogo pelas reprogramações e diga que fez em todos os carros que teve sem nunca ter tido problemas, e há quem diga que esforça demasiado as peças e em pouco tempo dá cabo do turbo, dos colectores ou da embraiagem.
O que me podem dizer sobre isso? Opiniões de quem tenha feito ou pelo menos saiba mais de mecânica que eu. Principalmente de quem tenha um carro igual. Notou-se a diferença? Tiveram problemas? Quais?
E depois há a questão de onde fazer... Sou da zona de Lisboa e encontrei por aqui a Turbotec e a Almeida & Lamas. Ambas garantem 100Cv e têm uma excelente reputação. Na Almeida & Lamas não sei o preço mas na Turbotec está tabelado em 220€. Também há a PKE, que também tem uma boa reputação, mas neste caso podem fazer a reprogramação "padrão" que o deixa com 95Cv por 389€ ou a reprogramação "desportiva" que puxa aos 105Cv mas custa 509€ com a condicionante de ter de passar a utilizar combustível de qualidade superior. Neste último caso acho que pagar mais do dobro e ficar condicionado em termos de combustível não compensa os 5Cv a mais, portanto estou mais inclinado para a Turbotec.
Já alguém fez com uma destas oficinas? Ficaram satisfeitos? Dão garantia?
Obrigado por lerem.
Tenho um Ibiza de 2009, 1.4 TDI, 80CV e tenho andado a pensar em mandar reprogramar a centralina. Não quero nada de muito extremo. Não ando propriamente a fazer corridas. Raramente passo dos 140 em autoestrada. O que procuro é mais velocidade no arranque, por exemplo ao passar em cruzamentos e entrar em rotundas, maior disponibilidade do motor nas subidas, melhores recuperações (por exemplo, ao fazer rotundas em terceira) e acima de tudo minimizar a perda de potência com o ar condicionado. Se ficar mais "espevitado" e divertido, melhor.
Estou disposto a sacrificar alguma economia nos consumos ou fazer uma daquelas reprogramações em que é fortemente aconselhado passar a usar gasóleo premium. Obviamente se puder não o quero fazer, mas se for necessário consigo viver com isso. Quero é manter o mais possível a fiabilidade e a segurança.
Após alguma pesquisa neste e noutros fóruns cheguei a duas conclusões: primeiro, o pessoal do tuning escreve tão mal que faz o Camões dar voltas no túmulo. A sério, nunca vi tamanha concentração de "k" e "x" na minha vida. Segundo, há quem ponha as mãos no fogo pelas reprogramações e diga que fez em todos os carros que teve sem nunca ter tido problemas, e há quem diga que esforça demasiado as peças e em pouco tempo dá cabo do turbo, dos colectores ou da embraiagem.
O que me podem dizer sobre isso? Opiniões de quem tenha feito ou pelo menos saiba mais de mecânica que eu. Principalmente de quem tenha um carro igual. Notou-se a diferença? Tiveram problemas? Quais?
E depois há a questão de onde fazer... Sou da zona de Lisboa e encontrei por aqui a Turbotec e a Almeida & Lamas. Ambas garantem 100Cv e têm uma excelente reputação. Na Almeida & Lamas não sei o preço mas na Turbotec está tabelado em 220€. Também há a PKE, que também tem uma boa reputação, mas neste caso podem fazer a reprogramação "padrão" que o deixa com 95Cv por 389€ ou a reprogramação "desportiva" que puxa aos 105Cv mas custa 509€ com a condicionante de ter de passar a utilizar combustível de qualidade superior. Neste último caso acho que pagar mais do dobro e ficar condicionado em termos de combustível não compensa os 5Cv a mais, portanto estou mais inclinado para a Turbotec.
Já alguém fez com uma destas oficinas? Ficaram satisfeitos? Dão garantia?
Obrigado por lerem.
Comentário