Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroen C3 1.1CC - Poli da cambota roda, mas poli da arvore de cames nao

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroen C3 1.1CC - Poli da cambota roda, mas poli da arvore de cames nao

    Bom dia a todos, surgiu me um problema meio estranho no carro do meu pai e antes de ir começar a gastar dinheiro na reparação ou substituição do motor, gostaria de conseguir ter uma ideia do que poderá ser.

    Pelo relato do meu pai, o carro seguia em andamento e de repente ele sente uma especie se solavanco e o carro vai se abaixo.

    Chamou me para o ajudar. Ao tentar colocar o carro a trabalhar, percebi logo que algo de grave se passava... Ao acionar o motor de arranque o motor rodava sem qualquer compressão..

    Pensei logo.. na correia de distribuição partida.. mas não.. Abri a tampa e a correia está no logar e com a tensão que me parece correta.

    Fiz o teste básico de rodar a poli da cambota na esperança de ver o motor a rodar, mas não é isso que acontece.

    A poli da cambota roda, mas a poli da arvore de cames não.. por vezes parece que roda um pouquinho de nada, mas nao chega a rodar porque volta à posição que estava.. e estamos a falar de um mulimetro.

    O carro não tem qualquer tipo de compressão, o que me leva a crer que ou os pistons não estão a andar dentro dos cilindros ou que algumas valvulas ficaram abertas e que nao hà pressão.. mas logo nos quatro cilindros??

    Alguem com uma ideia do que poderá ser??

    Pelos sintomas, o motor deve estar todo descomandado de certeza, certo?

    Obrigado a todos

    #2
    O motor está descomandado de certeza absoluta. A cambota tem sempre de rodar com a árvore de cames e vice versa.

    Se está descomandado e rodou, deve ter válvulas empenadas/partidas, embolos danificados, camisas danificadas, etc... Só abrindo o motor se pode ter uma completa noção dos danos, mas não antevejo boas notícias.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por fapoc Ver Post
      O motor está descomandado de certeza absoluta. A cambota tem sempre de rodar com a árvore de cames e vice versa.

      Se está descomandado e rodou, deve ter válvulas empenadas/partidas, embolos danificados, camisas danificadas, etc... Só abrindo o motor se pode ter uma completa noção dos danos, mas não antevejo boas notícias.
      Subscrevo.

      Afinal a correia de distribuição sincroniza o movimento da cambota com as árvores de cames.

      Não terás visto a correia dos acessórios (alternador, direcção assistida, ..) ?

      Comentário


        #4
        Boas.. obrigado pelas respostas.. Não me enganei.. a correia de distribuição não está partida.. e é isso que me está a intrigar.. Poderá haver algum veio partido?

        E não ter compressão?.. é que se a poli da cambota roda.. as bielas e pistons mexem.. como é que não tem compressão?

        isto tá me a fazer uma confusão..

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por ssbbruno Ver Post
          Boas.. obrigado pelas respostas.. Não me enganei.. a correia de distribuição não está partida.. e é isso que me está a intrigar.. Poderá haver algum veio partido?

          E não ter compressão?.. é que se a poli da cambota roda.. as bielas e pistons mexem.. como é que não tem compressão?

          isto tá me a fazer uma confusão..
          Válvulas empenadas por exemplo.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
            Válvulas empenadas por exemplo.

            Sim, pensei nisso.. mas o a poli da cambota roda quase sem atrito nenhum.. mesmo com valvulas empenadas nao deveria ter alguma compressão, pouca que fosse?

            Comentário


              #7
              0.. se não fecham, não há compressão.

              Pode estar apenas fora de ponto! Confirmem isso primeiro e só depois podem medir a compressão. Se não tiver, podes espreitar com uma câmara o estado das válvulas antes de abrir a cabeça.

              Comentário


                #8
                Aparentemente a correia de distribuição passou vários dentes, o motor descomandou e as válvulas foram à vida. Se aparenta não ter compressão é porque não fechas as válvulas. Toda a distribuição deverá ser revista, isto pelo que dizes, já que só vendo mesmo e desmontando a cabeça do motor.

                Comentário


                  #9
                  Boas.. faz tudo sentido.. e tambem ja pensei nisso tudo.. mas se a correia tá lá.. com a tensão correta.. porque é que a poli da cambota roda e a da arvore de cames nao mexe.. o que é que se pode partir, sem ser a correia que possa provocar isto?

                  Obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Boas, quando dizes que a polie da cambota roda vês mesmo a polie da cambota da distribuição a rodar, ou a polie da cambota mas da correia do alternador?

                    Comentário


                      #11
                      A correia de distribuição tem os "dentes" todos?
                      A polie da cambota está ligada fisicamente à polie da árvore de cames pela correia de distribuição. Se uma mexe, a outra tem que mexer, mesmo que tenhas o motor "todo partido" por dentro. Ou então está a acontecer o que o joliveira33 perguntou...

                      Comentário


                        #12
                        É a poli da correia do alternador, mas tirei a tampa de cima ( a pequena em que se vê a correia de distribuição) e vê-se a poli da cambota a rodar.. Ja tirei uma vela e os pistons andam.. portanto a poli da cambota gira de certeza..

                        A correia podia estar partida, e assim fazia todo o sentido, mas nao está.. está com tensão normal..

                        fui agora pedir ao mecanico para ir la dar uma vista de olhos.. se ele conseguir passar la.. ja dou feedback..

                        Obrigado

                        Comentário


                          #13
                          Quando rodas a polie da cambota, a correia de distrubuição não roda também?

                          Comentário


                            #14
                            Pelo que descreve parece que a polie da distribuição por algum motivo ficou em vão e não roda juntamente com a cambota, mesmo que a correia tivesse dentes comidos estando esticada tinha tendência a rodar também.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                              Pelo que descreve parece que a polie da distribuição por algum motivo ficou em vão e não roda juntamente com a cambota, mesmo que a correia tivesse dentes comidos estando esticada tinha tendência a rodar também.
                              Mas o user diz que tirou uma vela e os pistões andam...

                              De qualquer forma, se as duas polies estão ligadas fisicamente pela correia, estão "solidárias", ou rodam as duas ou não roda nenhuma. Independentemente do que se passa no interior do motor.
                              Não estou a perceber nada...
                              Editado pela última vez por Atadinho; 10 August 2016, 18:40.

                              Comentário


                                #16
                                Nao roda.. faz um movimento de talvez um milimetro e nao roda mais

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ssbbruno Ver Post
                                  Nao roda.. faz um movimento de talvez um milimetro e nao roda mais
                                  Se a polie da cambota roda mas a correia não roda, ou a correia está partida ou não tem "dentes" na zona à volta da polie da cambota...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Foi isso mesmo.. foram alguns dentes da correia.. o mecanico confirmou.. Resultado pelo menos 4 valvulas na sucata e vamos o resto quando abrir..

                                    La vai ser uma pipa de massa..

                                    Obrigado a todos pela ajuda ;)

                                    Comentário


                                      #19
                                      Então a correia ficou sem alguns dentes, descomandou o motor e fez com que a árvore de cames tranca-se talvez devido ás válvulas empenadas.
                                      Assim só roda a cambota. Mas dava a volta completa? normalmente as válvulas não deixam fazer isso.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Boas.. Dava a volta completa.. o mecanico o que me disse foi que à partida só 4 valvulas tinham ido à vida.. Vamos ver quando abrir..

                                        A citroen aconselha a troca da correia aos 120 000 kms em caso de condução suave, que é o caso.. Esta tinha 95 000kms..

                                        Mas penso que já tinha mais de 4 anos.. Pode ter sido pela borracha estar ressequida..

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X