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Fiat Punto GO! 1.2 8v 60cv de 3 Portas 2002 SWAP de Motor

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    Fiat Punto GO! 1.2 8v 60cv de 3 Portas 2002 SWAP de Motor

    Boas Tardes Pessoal do Fórum AutoHoje,
    Este é o meu primeiro tópico/post no fórum.
    Como diz no título tenho um Punto MK2 1.2 8v mas não estou muito contente com o motor...já conta com 216000km.....já levou 3 juntas da cabeça (consequência de 1 tubo roto e de 2 relas "podres") e agora queimou outra vez por sobreaquecimento
    Posto isto estava a pensar em fazer um Swap de motor colocando o motor do Punto 1.2 16v HLX (80cv), assim ganharia mais potencia e fiabilidade, digo isto porque já tive um HLX 16V, nunca tive problemas e nota-se a diferença a nível de potencia, afinal de contas 20 cvs são 20cvs.

    A única dúvida que tenho é o que terei de colocar/subsitutir para fazer o Swap...
    Já me falar em codificar chaves, substituir cablagens, cabos de velas, bobines e reprogramar centralinas.....
    A caixa de velocidades, os apoios de motor e caixa, o alternador, o motor de arranque, a bomba de gasolina e a embraiagem/volante do motor serão iguais até porque já tive lado a lado um 1.2 8v e um 1.2 16v e confirmei.
    Quanto custará fazer a festa e o que precisará de levar?
    Agradecia que me conseguissem responder a estas questões.

    Cumprimentos ao Fórum e Conto com a vossa ajuda

    #2
    Cablagem, centralina e ver os apoios. A linha de escape acho que é diferente após colector. O resto dos acessórios(velas, bobines, ...) tem que ser do 80.

    Comentário


      #3
      Desde já obrigado Eblase pela resposta.
      Os apoios são iguais.
      Em relação a cablagem, a centralina tem de ser um eletricista a fazer certo?
      Se comprar por exemplo um Fiat Punto 16v completo sem documentos para peças e trocar as peças dum para o outro dará?

      Comentário


        #4
        Sim é só trocar peças....

        Mas há que legalizar a alteração..

        Comentário


          #5
          Quanto custará a legalizacao?

          Comentário


            #6
            se calhar se fores a pensar bem nos gastos dessa situação de trocar de motor e legalização, mais vale pensares em trocar de carro e esquecer esse...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por GTEngines Ver Post
              Quanto custará a legalizacao?
              Segundo creio isso implica uma inspecção extraordinária e mudança do livrete/DUA. Sai-te mais barato e dá menos chatices venderes o teu Punto e comprares um HLX em bom estado.

              Comentário


                #8
                Se a junta queimou 3 vezes foi porque não foi arranjada como deve de ser... Se tivesse €€ trocava, mas fazia as coisas com cabeça para sair bem feito.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por GTEngines Ver Post
                  ...tenho um Punto MK2 1.2 8v mas não estou muito contente com o motor...já conta com 216000km.....já levou 3 juntas da cabeça (consequência de 1 tubo roto e de 2 relas "podres") e agora queimou outra vez por sobreaquecimento ...
                  quando se troca uma rela devia trocar-se todas, por curiosidade isso levou 3 juntas no espaço de quanto tempo/kms? e agora sobreaqueceu já sabes porquê? se calhar o carro perdia líquido e tu atestavas o radiador com água da torneira?

                  Comentário


                    #10
                    Por acaso tinha a ideia que a legalização seria um processo simples pelo facto de o bloco ser o mesmo e não haver alteração de cilindrada...

                    Comentário


                      #11
                      Se cada vez que se muda um motor fosse preciso legalizá-lo, o pessoal não fazia mais nada na vida senão correr para os serviços do IMT.

                      Entre um 1.2 8v e um 1.2 16v gostava de ver quem é o expert que consegue distinguir a "olho nú" os 2 motores.

                      Isso é trocar e está a andar.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                        Se cada vez que se muda um motor fosse preciso legalizá-lo, o pessoal não fazia mais nada na vida senão correr para os serviços do IMT.

                        Entre um 1.2 8v e um 1.2 16v gostava de ver quem é o expert que consegue distinguir a "olho nú" os 2 motores.

                        Isso é trocar e está a andar.




                        Mal se nota.......
                        (é o Punto 176 mas serve de exemplo)

                        Comentário


                          #13
                          uiiiii eu esquecia este projecto tudo o que esta dentro do compartimento tem de ser trocado... aquilo é tudo diferente... até os tubos dos travoes....imagino que as tubagens da direccao assistida, AC se tiver tudo é diferente...

                          troca de carro para um desses...
                          Editado pela última vez por mok; 18 August 2016, 19:30.

                          Comentário


                            #14
                            Obrigado pelas respostas e ajudas.
                            Optei por fazer uma boa revisão ao motor....espero que seja desta que deixe de queimar juntas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                              Se cada vez que se muda um motor fosse preciso legalizá-lo, o pessoal não fazia mais nada na vida senão correr para os serviços do IMT.

                              Entre um 1.2 8v e um 1.2 16v gostava de ver quem é o expert que consegue distinguir a "olho nú" os 2 motores.

                              Isso é trocar e está a andar.
                              Deves estar a brincar com coisas sérias!!!

                              Como outro usa te disse, através de fotos, são motores totalmente diferentes a olho nu...existem pessoas que conhecem os modelos Fiat de olhos fechados.

                              Quer seja o 176 ou o 188, se souberes o que significa, as caixas dos filtros do ar nos 8 v são totalmente diferentes dos 16v. Abraço...

                              Comentário

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