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Erro P0101.....Limpar MAF...vale a pena?

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    Erro P0101.....Limpar MAF...vale a pena?

    Pois bem....o erro
    P0101 - Mass Air Flow Sensor Circuit Range/Performance

    apareceu para estes lados....o carro a subir não desenvolve...presumo que com 175 000 km seja a Maf a ir embora.

    Vale a pena gastar dinheiro num spray de limpeza...ou é dinheiro para o lixo....se sim será que uma Norauto tem isso?

    #2
    1º ver o estado do filtro de ar
    2º procurar por tubos rotos ou tampas mal encaixadas
    3º avaliar electronicamente os valores da maf
    4º limpar o(s) sensor(es) da maf
    5º comprar a peça se necessário
    Editado pela última vez por eblase; 14 August 2016, 01:41. Razão: + info

    Comentário


      #3
      OK...obrigado....

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
        1º ver o estado do filtro de ar
        2º procurar por tubos rotos ou tampas mal encaixadas
        3º avaliar electronicamente os valores da maf
        4º limpar o(s) sensor(es) da maf
        5º comprar a peça se necessário
        Boa dica eblase...

        O problema é que o ponto 3, por vezes, nem sempre é possível de verificar com ferramentas "caseiras".
        Para além disso é preciso conhecer minimadamente as ligações tipicas deste sensor e saber interpretar quando leituras erradas podem ser causadas por um sensor danificado, ou não, que é o que permite concluir se o sensor está ou não danificado.

        Nas situação em que o tipo de falha aparenta ser um elemento quente sujo, em algumas marcas de sensores, a limpeza não costuma dar grandes resultados. Mas normalmente tenta-se sempre, pois é algo que costuma ficar relativamente muito mais barato que um sensor novo.

        O produto ideal para a limpeza do elemento quente deverá ser um spray de limpeza de contactos elétricos, ou um que esteja rotulado como "limpeza de MAF". Atenção ao tentar isto, e deixar sempre secar na totalidade o liquido antes de ligar o sensor.

        Comentário


          #5
          Spray de limpeza de travões não dá?
          SE funcionar o erro continua no quadrante ou tem de ser eliminado?
          O torque completo dá para eliminar o erro da centralina?
          Editado pela última vez por combozip; 14 August 2016, 16:41.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por combozip Ver Post
            Spray de limpeza de travões não dá?
            SE funcionar o erro continua no quadrante ou tem de ser eliminado?
            O torque completo dá para eliminar o erro da centralina?
            Sim.
            Eliminado.
            Sim.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por combozip Ver Post
              Spray de limpeza de travões não dá?
              SE funcionar o erro continua no quadrante ou tem de ser eliminado?
              O torque completo dá para eliminar o erro da centralina?
              Spray de limpeza de travões, supostamente não é o melhor para isso. Existe sempre uma camada exterior que fica após se utilizar esse tipo de spray, que eventualmente pode influenciar a exposição do elemento quente ao ar que passa.

              Na prática, conheço algumas pessoas credíveis na área que costumam usar spray de limpeza de travões para este trabalho, e que normalmente obtêm resultados satisfatórios. Ou seja se calhar até poderás usar, mas se fores comprar um spray de prepósito para este efeito acho que o que faz mais sentido é comprar um com as melhores características para esta limpeza, ou seja, spray de contactos elétricos ou rotulado como "limpeza de MAF".

              Atenção que apenas faz sentido limpar, se o sensor apresentar sintomas de ter um elemento quente sujo. Normalmente traduz-se em perda de performance generalizada, tendo ou não, um código de avaria em memória. Em alguns sensores é possível visualmente confirmar se o elemento se encontra com sujidade ou não.
              Qualquer outro tipo de avaria do sensor, ou problema que na mesma possa originar o P0101, de forma alguma pode ser resolvido com uma limpeza.

              Comentário


                #8
                Aproveito para tentar esclarecer uma duvida: mas a maf nao tem um sistema de autolimpeza qd se desliga o motor? O que pode acontecer para ficar suja, a autolimpeza avaria

                Comentário


                  #9
                  Pode ser sujidade em excesso. Tipo andar com o filtro do ar até criar ratos ..

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Peperapido Ver Post
                    Aproveito para tentar esclarecer uma duvida: mas a maf nao tem um sistema de autolimpeza qd se desliga o motor? O que pode acontecer para ficar suja, a autolimpeza avaria
                    Sim, alguns têm um sistema pirolítico de auto-limpeza, e sim, este pode avariar.

                    Seja como for, a limpeza do elemento quente não pode ser pensada como uma manutenção. É mais uma tentativa de reparação que por vezes até resulta...
                    Em alguns casos a sujidade é algo que pode eventualmente influenciar a leitura, mas em muitos casos de MAF's com leituras incorretas, a sujidade não é o problema e logo uma limpeza não resolve o que quer que seja...
                    Existem também algumas MAF's onde o elemento quente é de difícil acesso, e a limpeza é praticamente impossível de realizar sem danificar o sensor.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                      Pode ser sujidade em excesso. Tipo andar com o filtro do ar até criar ratos ..
                      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
                      Sim, alguns têm um sistema pirolítico de auto-limpeza, e sim, este pode avariar.

                      Seja como for, a limpeza do elemento quente não pode ser pensada como uma manutenção. É mais uma tentativa de reparação que por vezes até resulta...
                      Em alguns casos a sujidade é algo que pode eventualmente influenciar a leitura, mas em muitos casos de MAF's com leituras incorretas, a sujidade não é o problema e logo uma limpeza não resolve o que quer que seja...
                      Existem também algumas MAF's onde o elemento quente é de difícil acesso, e a limpeza é praticamente impossível de realizar sem danificar o sensor.
                      Obrigado aos 2, sempre a aprender

                      Comentário


                        #12
                        Update:
                        A MAF estava boa, o problema era nos contactos da ficha do cabo que ligava à MAF que tinham algum verdete e assim criavam resistência elétrica enviando valores errados à Centralina......

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