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Honda ek3 1.5 problema muito estranho na refrigeração

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    Honda ek3 1.5 problema muito estranho na refrigeração

    Bom dia malta,
    Vou tentar resumir tudo de uma maneira clara para que fiquem dentro do quadro da situação. Tenho um Civic 1.5 ils vtec com 268.000 km. O problema em si começou quando o radiador original do carro começou a ficar com rachas e a desfazer-se para o interior largando bastante sujidade para a agua. Neste ponto substitui o radiador por um usado em bom estado e troquei a agua. O problema surgiu passado umas semanas em que vi que o carro nao tinha agua no deposito de expansão...pensei que fosse da tampa e troquei a tampa por uma nova e nessa altura fiz uma nova busca por ar no sistema em que fiz o normal de ligar a ventoinha da sofagem no quente e deixar disparar 3 vezes com o carro a relanti...largou algum ar é certo...mas o carro teve a trabalhar pero de 3h seguidas!!! E nunca disparava a ventoinha nem a mangueira debaixo do radiador aquecia a nao ser quando desligava a sofagem dentro do carro e nesse caso so tinha de esperar uns minutos ate disparar mas quando ligava novamente a sofagem a mangueira de baixo voltava a arrefecer novamente e tive de estar assim ligar e desligar sofagem para a ventoinha poder trabalhar...depois do trabalho feito andei com o carro e ele consumiu um bocado de agua ficando um dedo abaixo do nível MAX em que acrescentei. A partir dai aconteceu algo estranho a agua expandiu para ai uns 3 dedos acima da marca MAX e nunca mais desceu.Desde ai que a agua anda quase no cimo do deposito de expansão!!!! Aumenta quando ligo o carro ficando ai a uns 2 dedos do cimo da tampa do deposito e nao retorna ao radiador depois de desligar!!! Isto está a dar comigo em doido. Ja mandei vir um radiador novo e tubos novos a ver se resolve mas nao sei...Ja pensei ser junta mas o carro nao aquece, nao faz misturas, nao faz fumos, nao ganha pressao nas tubagens, pega logo a primeira e tem potencia....ou seja tudo o que deveria estar mal caso fosse junta...Ja alguem teve algo parecido?? Ja agora notei nestes dias que parece haver um ligeiro escorrimento na zona da tampa do radiador...mas como já disse a tampa é nova será por isso que a agua nao retorna ao radiador??por estar a entrar ar pela tampa?? AJUDEM POR FAVOR
    Editado pela última vez por Ricardocivic87; 15 August 2016, 09:21.

    #2
    Eu tive um problema semelhante num VTI...tinha 290.000 kms...uma pergunta! quando vais na auto estrada a 130, 140 e paras na portagem ou reduzes e ficas parado ele também te aquece?

    Comentário


      #3
      ...ou seja vais a rolar normalmente com a temperatura normal e quando paras numa fila ele começa a aquecer? E em dias de calor, é pior?

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        #4
        Boas VFRsport, nao man já fiz esse teste tambem em ae e ic e assim que reduzo nao mexe nada o ponteiro...nunca aqueceu nada de nada. Em dias de calor as vezes custa a pegar um bocado mas julgo que o problema nao tenha a ver...Mas é o único problema nos dias de calor...mas julgo poder ter a ver com cabos de velas...quer de mais gás ou nao ate a pressão nas mangueiras é igual...Ja agora qual era o teu problema?? Junta aposto

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          #5
          Queres que tens a bomba de água pifada e por isso não circula água?

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            #6
            A distribuição foi mudada a 20.000 km :/

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              #7
              Mas a arrancar ouço como se fosse uma poli a fazer barulho de roda dentada do sitio da distribuição...será que é da bomba?? Como posso testar?? Só desmontando?

              Comentário


                #8
                A bomba de água foi MESMO mudada?

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                  #9
                  Podem ser os empanques (termo tecnico) da bomba de água...Porque náo é normal fazer esse barulho.

                  Relativamente ao meu problema mudei tudo e inclusive reles e ressistencias e mais náo sei o qué...Mas adianto que nem a chauffage trabalhava como deve ser, ou seja trabalhava no máximo e náo mandava ar frio para o habitáculo, apesar de ter A/C recarregado...eu penso que o meu problema era ainda mais grave e complicado. Tenta ver também a parte elétrica, reset á centralina...

                  Comentário


                    #10
                    Mas pensas que se deve a problema elétrico?? Eu penso que se deve sem duvida a problema mecânico...o ac funciona bem e a sofagem a quente e a frio sem problema...

                    Comentário


                      #11
                      Ainda agora fiz a ic2 ao pé de minha casa a fundo durante uns km e quando abrandei e parei nada de nada...nem temperatura (o ponteiro sempre no meio) nem pressao nos tubos (quase que consigo tocar nos dedos de um lado e outro quando aperto) mas vi a borbulhar para o deposito de expansão ainda com o carro a trabalhar...o ar está a entrar por algum lado...vou apostar para já no radiador com alguma fuga junto a tampa e vou substituir o mesmo como disse a ver no que da

                      Comentário


                        #12
                        Eu também tive o mesmo problema com os tubos, parecia que tinham ar em vez de água...depois substituí o radiador, o termostato, e a bomba de água e o problema passou...

                        Comentário


                          #13
                          Compraste o carro novo e desse modo sabes todo o historial das revisões/manutenções?

                          Ou foi comprado usado?

                          Falas muitas vezes em água. Tem andado ao longo dos anos só com água?

                          O gato pode estar aqui:

                          Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                          A bomba de água foi MESMO mudada?
                          Como não respondeste, ainda tás a tentar confirmar?

                          Se andaste ao longo dos anos só com água e a bomba de água é velha pode já não ter pás.

                          Se o carro era usado, o antigo dono pode ter deitado dois kilos de tapa-fugas no vaso expansão e agora todos os canais/tubagens estão entupidos.

                          Não me parece boa ideia andares a fundo sem o problema estar identificado e resolvido.

                          Comentário


                            #14
                            Boas pessoal estou aqui para fazer um update embora o problema ainda nao esteja resolvido:
                            No outro dia em auto estrada vim sempre na casa dos 130 km/h e quando cheguei a casa (depois de 100 km) a temperatura subiu e parei o carro...abri o capô e a agua verteu toda pelo deposito de expansão...vi que o radiador tinha um estalo na parte plástica e que perdeu pressao por ali e agua o que fez com que a agua nao circula-se. Compre o radiador novo, mudei tubagens, pus agua nova....nao aqueceu mais mas agora o problema parece ter mudado e já dei várias voltas a cabeça e nao percebo... ele parece mandar agua para o deposito de expansão a quente mas coisa pouca e quando paro o carro ele nao a vai buscar de volta para o radiador!!! Ou seja a agua esta sempre a nível dito "estático" no deposito de expansão (embora um pouco acima do máximo) e a agua vai desaparecendo do radiador e tenho de ir acrescentando no próprio radiador...nao percebo o que se passa...as tubagens estão bem montadas não há sinal de fugas de agua nem a quente nem a frio, mas consegue-se sentir um cheiro a anti congelante dentro do capô do carro... pode a bomba de agua estar a queimar agua em andamento e esta evaporar logo?? É que o carro nao apresenta poças de agua por baixo...E se esta queima a agua ela nao deveria gradualmente sair do deposito de expansão em vez do próprio radiador?? Agradeço as respostas pessoal

                            Comentário


                              #15
                              Quando falo em agua claro que estou a falar em anti congelante pessoal

                              Comentário


                                #16
                                O vaso expansão tem só 1 tubo ou tem 2 (um de entrada outro de saída)?

                                Há carros onde a bomba de água tá sempre a bombar para o vaso de expansão e aí há sempre circulação mesmo a frio.

                                Há outros onde só entra água no vaso expansão quando o termostato abre e a partir daí começa a haver entrada e saída porque há 2 tubos.

                                Há outros onde o vaso de expansão só tem 1 tubo e como tal só vai haver aumento e diminuição de nivel conforme a temperatura sobe ou desce.

                                Qual é o teu caso?

                                Conseguiste saber se a bomba água foi realmente trocada? Ter a bomba de água no local mas sem palhetas não serve de nada e o motor depois aquece.

                                Comentário


                                  #17
                                  O vaso de expansão desse Civic só tem um tubo. Quando a temperatura aumenta a água expande para o depósito, logo enche mais. Quando é necessário vai lá buscar. Julgo que não estou a dizer nenhuma asneira.
                                  O cheiro pode ser pelo anticongelante ser novo.
                                  Deixa passar mais uns dias mas anda de olho no ponteiro. O nível convém ser visto a frio.

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                                    #18
                                    Sim so tem um tubo e quando desligo o carro ele faz umas bolhas para o deposito o que sugere que esta agua a entrar para o radiador certo? Mas de manha posso jurar que o nível esta praticamente igual ao que esta quando paro o carro a quente...E além disso a agua olhando para dentro do radiador esta mesmo quase junto as entradas do alumínio...ou seja esta a descer dentro do radiador de dia para dia e nao no deposito...será mesmo do radiador? (Visto ser novo mas ser aftermarket ter outra estrutura interna e so puxar a partir de certo ponto) ou será outra coisa?? Tipo hoje acertei os níveis...tirei so deposito para meter na linha do Max e acrescentei no radiador ate a tampa...fui dar uma volta e quando parei já estava o deposito com 2 dedos de agua a mais e o radiador nao vi como é obvio porque estava quente...mas aposto que quando for tirar a tampa vai estar outra vez à faltar agua la dentro :/
                                    Ainda nao vi o estado da bomba Fullthrottle...porque para ver isso tinha mesmo de a tirar e mudar a distribuição :/

                                    Comentário


                                      #19
                                      Li por alto. Não pode ser a junta?

                                      Comentário


                                        #20
                                        É esse o meu receio :/

                                        Comentário


                                          #21
                                          Dizes que a distribuição foi mudada há 20.000kms atrás.

                                          Nessa altura o carro já era teu e foste tu que mandaste mudar isso? Se sim deves pelo menos saber se pagaste uma bomba de água (podes ter pago e não a terem trocado).

                                          Se o carro nessa altura era do antigo dono então pode não ter trocado coisa nenhuma (nem bomba nem correia nem nada...). Para ajudar na venda há quem diga muita coisa que mais tarde se verifica que era mentira.

                                          Desde que tens o carro que esses sintomas/problemas existem ou apareceram agora há pouco?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Desde que comprei o carro que notei esses problemas mas parece que cada vez se vão tornando mais evidentes...so o comprei a 2 meses nessa altura ainda era do antigo dono...so digo que foi trocada pela palavra que ele me deu e pelo auto colante que diz a quanto tempo a correia foi trocada e que esta colado dentro do capô mais nada :/

                                            Comentário


                                              #23
                                              Checka isto

                                              - Radiador entupido
                                              - Bomba de água defeituosa
                                              - (Junta se nao for nenhuma das anteriores, e o antigo dono meteu-te a bomba nas mãos ) kkk

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                                                #24
                                                O radiador é novo em folha amigo...mas vi agora uma coisa a noite com o carro a quente depois de uma vinda do trabalho e ainda a trabalhar que pode ajudar a diagnosticar o problema...com o carro a trabalhar vi que faz bolhas para o deposito de expansão...tipo bolha a bolha segundo a segundo...nada de bolhas em excesso. Parece que está a vir ar de algum lado :/ poderá ser este um sinal de que algo nao esta bem com a junta? Nestes dois últimos dias tambem tem custado a pegar a frio sendo que so pega a segunda e o motor parece embrulhado...como se um cabo de velas tivesse a falhar e depois passado uns segundos estabiliza.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Essas bolhas podem ser ar a entrar por algum lado.

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                                                    #26
                                                    Pensando que o circuito de refrigeração é um circuito fechado.. Também não acredito que essas bolhinhas venham do ar do pneu suplente E posto o que disseste infra.

                                                    "a temperatura subiu e parei o carro...abri o capô e a agua verteu toda pelo deposito de expansão...vi que o radiador tinha um estalo na parte plástica e que perdeu pressao por ali e agua o que fez com que a agua nao circula-se. "

                                                    A junta está a dar passagem... Por uma avaria secundaria, levou aquecimento e acabou por danificar a junta.

                                                    Mas o que eu digo não é sagrado, apenas uma ideia, pela experiência.
                                                    Editado pela última vez por Algria; 23 August 2016, 00:08.

                                                    Comentário

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