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Termostato aberto?

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    Termostato aberto?

    Olá,

    Comprei recentemente uma Volvo V40 T4 de 2001. Desde o início que noto que demora bastante tempo a atingir a temperatura de 100C (em dias de calor, só passados 30 minutos em auto-estrada). Rapidamente sobe até aos 80, mas depois é preciso bastante tempo até chegar aos 100, voltando rapidamente a descer para 80/90. Ontem fiz uma viagem de 40 km por nacional e reparei que a temperatura nunca subiu dos 60. No entanto, mal parei o carro e deixei 1 minuto ao ralenti, passou de imediato para 100. Será isto normal? Deverá demorar assim tanto até chegar à temperatura correcta? Ou é sinal de termostato sempre aberto?
    Obrigado desde já pela ajuda.

    #2
    Termóstato ou o sensor avariado.

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      #3
      se calhar nem tem o termostato

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        #4
        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
        se calhar nem tem o termostato
        Nem tinha pensado nisso. Não quero acreditar que o dono anterior o tenha feito. Acho que vou mandar vir o termostato e o sensor e substituir. Pergunta parva: E possível isto estar a afectar o consumo?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por bykos Ver Post
          Nem tinha pensado nisso. Não quero acreditar que o dono anterior o tenha feito. Acho que vou mandar vir o termostato e o sensor e substituir. Pergunta parva: E possível isto estar a afectar o consumo?
          Afirmativo.

          Se o motor não atingir temperatura ideal de funcionamento então:

          maior consumo de combustível

          degradação rápida do óleo

          maior desgaste do motor

          etc

          não é para assustar mas o motor pode até fundir/gripar devido a não haver dilatação suficiente das camisas (onde o pistão sobe e desce). dilatação essa que aconteceria atingindo a temperatura ideal.

          se és tu que vais mexer começa apenas pelo termostato. normalmente é só isso. verifica bem através dos sites dos fabricantes de termostatos qual a temperatura correcta q o termostato deve ter para não comprares temperatura diferente.

          se vais mudar o liquido refrigeração mete um adequado (normas), a diluição ideal deverá ser 50% (verificar no manual) e poderá ser melhor fazer 2 ou 3 lavagens com água destilada (caso não saibas o liquido existente ou esteja em mau estado).

          esvaziar o máximo de liquido velho, encher com água destilada, fazer algumas dezenas de kms, esvaziar, encher água destilada,... repetir o processo até sair água limpa e no final aplicar liquido correcto.

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            #6
            Eu tinha os mesmos sintomas. Foi o termostato ficou preso aberto.

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              #7
              O líquido refrigeração foi mudado à 3 semanas (fez revisão com troca de correia e bomba de água). Será necessário trocar agora para substituir o termostato? Ou posso reaproveitar aquele que drenar? Em todo o caso eu tenho uma embalagem de líquido nova...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                Eu tinha os mesmos sintomas. Foi o termostato ficou preso aberto.
                Conseguia por vezes atingir 100C e por vezes não? Ou simplesmente nunca atingia a temperatura adequada?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por bykos Ver Post
                  O líquido refrigeração foi mudado à 3 semanas (fez revisão com troca de correia e bomba de água). Será necessário trocar agora para substituir o termostato? Ou posso reaproveitar aquele que drenar? Em todo o caso eu tenho uma embalagem de líquido nova...
                  Se o liquido é o correcto, está em bom estado e consegues colocar num recipiente limpo sem apanhar sujidade então não vejo problema em tentares aproveitar a máxima quantidade.

                  Falas em atingir os 100 graus centígrados... é a temperatura ideal para esse motor ou é a temperatura que a ventoinha dispara?

                  2 carros iguais estacionados, um com termostato em bom estado e o outro tem termostato bloqueado aberto, colocados a trabalhar a frio e ficam ali ao relantim todo o tempo.

                  o que está bom aquece mais rápido pq a circulação pelo radiador está fechada.

                  mas depois, assim que os 2 carros atingirem a temperatura em que o termostato abre, o funcionamento dos 2 carros será igual (ligar e desligar automaticamente a ventoinha à medida q a temperatura sobe) apesar de um dos carros ter termostato bloqueado aberto.

                  a diferença é em estrada aberta, principalmente em climas mais frios, porque existe sempre circulação total pelo radiador que apanha deslocação do ar e faz temperatura cair enquanto que o que tem termostato bom vai fechar essa circulação se necessário para manter a temperatura ideal constante.

                  por isso os sintomas que descreves. é tentares resolver isso o mais rápido possivel.

                  Comentário


                    #10
                    Muito obrigado pela explicação! Faz todo o sentido! Já vou tratar disso amanhã sem falta.

                    Segundo as especificações, a temperatura de abertura do termostato deveria ser aos 90ºC. 100ºC seria a temperatura máxima.
                    Com tempo quente a ventoinha dispara quase logo, nem precisa chegar aso 60ºC...


                    Reparei também hoje que a frio fez um pouco de fumo pelo escape (branco acizentado). Nunca tinha visto fazer fumo. Espero que seja simplesmente condensação e nada de mais.
                    Editado pela última vez por bykos; 16 August 2016, 14:41.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por bykos Ver Post
                      Muito obrigado pela explicação! Faz todo o sentido! Já vou tratar disso amanhã sem falta.

                      Segundo as especificações, a temperatura de abertura do termostato deveria ser aos 90ºC. 100ºC seria a temperatura máxima.
                      Com tempo quente a ventoinha dispara quase logo, nem precisa chegar aso 60ºC...


                      Reparei também hoje que a frio fez um pouco de fumo pelo escape (branco acizentado). Nunca tinha visto fazer fumo. Espero que seja simplesmente condensação e nada de mais.
                      A ventoinha dispara aos 60 graus?

                      A ventoinha só costuma disparar uns quantos graus acima da abertura do termostato.

                      Por exemplo termostato abre aos 89 graus, ventoinha dispara aos 97 graus e desliga aos 92.

                      Tempo quente ou frio não altera os graus de abertura, de ligar ventoinha, etc

                      Comentário


                        #12
                        Tenho quase a certeza que dispara antes de atingir os 90. Mas vou descobrir o que se passa. Já deixei no mecânico. É melhor do que deixar andar até chegar o termostato via Net.

                        Comentário


                          #13
                          Bem, estou com o termostato na mão. Tal como sugerido, está encravado na posição de aberto. Em principio fica resolvido. Até custa pagar mão de obra por um serviço tão fácil 😊 Obrigado pelas sugestões/explicações.

                          Comentário


                            #14
                            Depois acompanha o movimento do ponteiro da temperatura e diz como ficou.

                            O correcto é o ponteiro chegar a determinada posição e ficar sempre ali com muito pequenas oscilações (pequena subida do ponteiro em cidade ou com o carro imobilizado a trabalhar até a ventoinha disparar e fazer o ponteiro voltar à posição onde costuma estar em andamento)

                            Fica também atento à ventoinha que em condições normais só deve disparar quando o carro está imobilizado e a trabalhar ou em para-arranca (filas de trânsito) e normalmente no verão.

                            Comentário


                              #15
                              Já estive a testar. Nao tem nada a ver como antes. Agora o ponteiro estabiliza nos 100 (sobe rapidamente) e não oscila nada. Perfeito. Vou estar atento a ventoinha. Mais uma vez, obrigado. 😀

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por bykos Ver Post
                                Já estive a testar. Nao tem nada a ver como antes. Agora o ponteiro estabiliza nos 100 (sobe rapidamente) e não oscila nada. Perfeito. Vou estar atento a ventoinha. Mais uma vez, obrigado. 
                                Podes testar facilmente o funcionamento da ventoinha da seguinte forma:

                                Num dia qualquer que vás a circular com o carro e já esteja na temperatura de funcionamento encostas o carro em qualquer lado e deixas ele ficar a trabalhar

                                Abres o capot e ficas com um olho na ventoinha (para ver quando arranca) e outro olho no ponteiro da temperatura (pode ele começar a subir de repente e a ventoinha não ligar)

                                Assim que a ventoinha ligar observas (para referência futura) a posição em que o ponteiro está.

                                E quando a ventoinha parar observas tb a posição do ponteiro.

                                Com isso ficas a conhecer as 3 posições que interessam do ponteiro (temperatura de funcionamento, posição em que a ventoinha liga e posição em que desliga).

                                Se algum dia não funcionar desse modo detectas logo que algo não está bem.

                                Se levou liquido hoje então pode ainda haver restos de ar nas tubagens por isso fica atento ao nível do anticongelante nos próximos dias que pode baixar.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas,

                                  Já fiz o teste. O ponteiro praticamente nem oscila. Desce um pouquinho de 100 (quase imperceptível) depois da ventoinha disparar, e mantêm-se assim. Julgo que está a funcionar perfeitamente. Demorou 1 minuto a atingir a temperatura ideal a frio e manteve-se assim sem oscilar. Muito bom!

                                  Comentário


                                    #18
                                    só levou um minuto de frio à temperatura normal? isso parece muito rápido

                                    Comentário


                                      #19
                                      Tens o carro completamente frio (por estar parado há várias horas desde o dia anterior), colocas a trabalhar e em apenas 1 minuto o ponteiro atinge a posição 100 e ali se mantém?

                                      Acho estranho ser tão rápido, são vários litros de anticongelante que têm de passar da temperatura ambiente para quase 100 graus e isso normalmente demora vários minutos/kms.

                                      Comentário


                                        #20
                                        1 minuto foi força de expressão. Liguei o carro, e saí para o trabalho, pouco tempo depois já estava a 100ºC. Mas sim, a temperatura sobe rapidamente. Andei cerca de 3.5 km e já tinha atingido a temperatura correcta! Depois fiz mais 55km (auto-estrada) e o ponteiro não se moveu. Quando estacionei esperei até a ventoinha ligar e depois desligar.

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                                          #21
                                          Está a funcionar correctamente!

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tens o carro a GPL? Só a gasolina deve sair caro alimentar a máquina.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Este é um 2o carro, que fará poucos kms por ano. Mesmo assim, pelas conta que fiz compensa GPL em 2 anos. Estou ainda a pensar nisso. Mas tenho receio de reduzir o tempo de vida do motor... Abasteco 98 e gasta cerca de 8l/ em auto estrada e o máximo de 11l em cidade. Neste momento está com média de 8.7 😊 Caso o pé direito fique mais pesado o caso muda de figura... ☺
                                              Editado pela última vez por bykos; 18 August 2016, 09:07.

                                              Comentário

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