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MicroCar MC1 "mata velhos" problema de aquecimento

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    MicroCar MC1 "mata velhos" problema de aquecimento

    Bom dia,

    Inscrevi-me no fórum com o propósito de ajudar um amigo que adquiriu recentemente um Micro Car MC1, mais conhecido como "mata-velhos" ou "papa reformas".

    Como os donos destes carros são, na sua maioria, pessoas idosas, há pouca ou mesmo nenhuma informação sobre eles pela internet fora.

    Pois bem, depois deste pequeno intróito, o problema que me traz aqui.

    Como sabem estes motores são extremamente frágeis, usando materiais de qualidade reduzida, muitos plásticos, montagem manhosa, etc.

    Se conduzidos com calma e em percursos curtos lá vão andando, o problema é quando têm uma utilização mais intensiva como é o caso do meu amigo que como não pode tirar carta usa e abusa do bicho.

    Usa-o para percursos de 20-30 km e é aqui que reside o problema, o motor aquece e deita a água fora pelo tubo de respiro do radiador.

    Já foi rectificada a colaça, já levou reparação nos injetores, martelos, válvulas, motor de arranque, juntas novas, etc etc. Basicamente já levou tudo e mais alguma coisa.

    Pelo que vi do motor, parece-me que o radiador é claramente sobdimensionado para o motor. Verificamos que o radiador já não é o original e provavelmente o que lá está será mais estreito que o original.

    O que acontece, como já referi, é que basta andar 10 km com este calor que a água sai toda do radiador e o motor começa a aquecer.

    Pensamos numa possível solução, adaptar um vaso de expansão, permitindo ao circuito ter mais água disponível.

    Deixo o esquema :

    Original:


    Com a adaptação do vaso:


    Já sugeriram outras soluções como a colocação de uma ventoinha eléctrica mas não me parece viável nem sequer que isso vá resolver o problema.

    Prós e contras da solução projetada?
    Outras dicas?

    Obrigado

    #2
    A ventoinha e um radiador novo seriam mais eficazes isso aí, em vez de fazeres 10km ias fazer 12 ou 13....

    Comentário


      #3
      Se isso tiver sofagem mete na posição máxima do quente para haver circulação também por esse radiador e ajudar a arrefecer.

      Tem ponteiro de temperatura? Se sim, o ponteiro fica na posição correcta ou começa a subir para onde não devia?

      Tem termostato e funciona?

      Se esse motor tá despaxado e dá problemas, será que o motor da CBR600 encaixa bem aí?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
        Se isso tiver sofagem mete na posição máxima do quente para haver circulação também por esse radiador e ajudar a arrefecer.

        Tem ponteiro de temperatura? Se sim, o ponteiro fica na posição correcta ou começa a subir para onde não devia?

        Tem termostato e funciona?

        Se esse motor tá despaxado e dá problemas, será que o motor da CBR600 encaixa bem aí?
        Se fosse diesel era uma boa hipótese.

        Não tem termostato, ponteiro de temperatura tem de um manómetro adaptado e não passa dos 70ºC se bem que aquilo deve ser pouco fiável.

        Comentário


          #5
          olha de carros a sério ainda percebo alguma coisa, agora de Mata-velhos aka papa-reformas, o ideal será o teu amigo levar isso a quem perceba do assunto e resolver o problema e fica descansado, do que andar a inventar, pois quem já o intervencionou também deve ser um mecânico desenrasca...

          e se manda a água fora isso por norma quer dizer que a junta de cabeça é que deve ter problemas, logo meter um reservatório não te vai servir de nada...

          Comentário


            #6
            Um exemplar desses sem motor a gasóleo? Tem o quê um 50 a gasolina não me parece pela imagem.
            Tenho a ideia que têm até motores bastante robustos, habitualmente são os de motocultivadores, muitas vezes Kuboa, Minarelli ou Indenor.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
              Um exemplar desses sem motor a gasóleo? Tem o quê um 50 a gasolina não me parece pela imagem.
              Tenho a ideia que têm até motores bastante robustos, habitualmente são os de motocultivadores, muitas vezes Kuboa, Minarelli ou Indenor.
              deve ser um modelo das primeiras gerações que era a gasolina, mais tarde é que começaram a usar motores diesel...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                deve ser um modelo das primeiras gerações que era a gasolina, mais tarde é que começaram a usar motores diesel...
                Sempre houve a hipótese de 49 a gasolina, mas simplesmente ninguém a escolhia porque não andava nada.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                  Sempre houve a hipótese de 49 a gasolina, mas simplesmente ninguém a escolhia porque não andava nada.
                  Não sei onde leram que não era diesel. É um 505cc diesel.

                  Eu é que disse que o motor de um CBR600 não dava porque é gasolina.

                  Comentário


                    #10
                    Segunda feira quando entrar de férias vou com ele a uma casa de radiadores a ver se encontramos um de maiores dimensões.

                    A junta da colaça já foi retificada, o problema é mesmo do radiador minúsculo. Parece-me ter saído de um motor a gasolina, aquilo deita-se 1 litro e fica logo cheio até ao bocal.

                    Comentário


                      #11
                      Pelo que tenho visto, estes carros são um bocado cancros. Não justificam de todo o que pedem por eles.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                        Não sei onde leram que não era diesel. É um 505cc diesel.

                        Eu é que disse que o motor de um CBR600 não dava porque é gasolina.
                        o português é traiçoeiro, e sim no tua resposta deste a entender que se tratava de um motor a gasolina e não diesel...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                          o português é traiçoeiro, e sim no tua resposta deste a entender que se tratava de um motor a gasolina e não diesel...
                          Se o motor da CBR600 fosse diesel era uma hipótese. Português tramado.

                          Vou dizer ao rapaz para evitar andar com o papa reformas até montar um novo radiador.

                          A questão de adaptar o vaso é que fica sempre uma sucatada ali.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                            Se o motor da CBR600 fosse diesel era uma hipótese. Português tramado.

                            Vou dizer ao rapaz para evitar andar com o papa reformas até montar um novo radiador.

                            A questão de adaptar o vaso é que fica sempre uma sucatada ali.
                            Qual é o problema do motor da CBR600 ser a gasolina?

                            É por causa das autoridades? Se sim, já viste alguma autoridade conseguir apanhar um papa-reformas com motor de CBR600?

                            Comentário


                              #15
                              A solução deve mesmo passar por um radiador maior e, já agora, experimentar a desmontar/limpar esse porque pode estar em parte obstruído.

                              Ainda há mecânicos a trabalhar (bem) nessas máquinas, mas são poucos e esses motores não são um prodígio de fiabilidade muito por culpa de serem bem mais rotativos do que aquilo para que foram inicialmente desenhados, em especial tratores, caso dos Kubota e a malta "apertar" muito com eles!

                              Conheço quem trabalhava/reparava/vendia e ele, com autorização/ordem expressa e responsabilidade dos donos conseguia que esses "perigos ao volante" andassem todos em velocidades de ponta próximo dos 80 km/h, deslimitando-os! A fiabilidade essa descia ainda mais!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por petrus Ver Post
                                A solução deve mesmo passar por um radiador maior e, já agora, experimentar a desmontar/limpar esse porque pode estar em parte obstruído.

                                Ainda há mecânicos a trabalhar (bem) nessas máquinas, mas são poucos e esses motores não são um prodígio de fiabilidade muito por culpa de serem bem mais rotativos do que aquilo para que foram inicialmente desenhados, em especial tratores, caso dos Kubota e a malta "apertar" muito com eles!

                                Conheço quem trabalhava/reparava/vendia e ele, com autorização/ordem expressa e responsabilidade dos donos conseguia que esses "perigos ao volante" andassem todos em velocidades de ponta próximo dos 80 km/h, deslimitando-os! A fiabilidade essa descia ainda mais!
                                Obrigado pela resposta.

                                Este exemplar também atinge cerca de 78 km/h no quadrante.
                                O problema são as subidas em que a velocidade desce, desce e desce.
                                Pelo que falei com o dono ontem, hoje o carro vai para a oficina adaptar um vaso de expansão.
                                Quer poupar € no radiador mas penso que vai dar asneira.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                  Qual é o problema do motor da CBR600 ser a gasolina?

                                  É por causa das autoridades? Se sim, já viste alguma autoridade conseguir apanhar um papa-reformas com motor de CBR600?
                                  Estes quadriciclos vão começar a ir ás inspeções obrigatórias pois tem cilindrada superior a 250cc, não convém muito andar a alterar as características.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                    Obrigado pela resposta.

                                    Este exemplar também atinge cerca de 78 km/h no quadrante.
                                    O problema são as subidas em que a velocidade desce, desce e desce.
                                    Pelo que falei com o dono ontem, hoje o carro vai para a oficina adaptar um vaso de expansão.
                                    Quer poupar € no radiador mas penso que vai dar asneira.
                                    quer dizer um radiador é barato, até há casas próprias que reparam os ditos ainda fica mais em conta que um novo, e ele vai adaptar um vaso de expansão, quando o problema deve estar no circuito do radiador, ou junta de cabeça, isso é mesmo mandar dinheiro fora e o problema continua...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                      Estes quadriciclos vão começar a ir ás inspeções obrigatórias pois tem cilindrada superior a 250cc, não convém muito andar a alterar as características.
                                      os quadriciclos (motas), os papa-reformas, tractores etc, pelo menos para já estão excluídos ainda, no futuro não se sabe...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                        os quadriciclos (motas), os papa-reformas, tractores etc, pelo menos para já estão excluídos ainda, no futuro não se sabe...
                                        Exato, lapso meu, os quadriciclos ligeiros para já não fazem só os quadriciclos pesados.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                          quer dizer um radiador é barato, até há casas próprias que reparam os ditos ainda fica mais em conta que um novo, e ele vai adaptar um vaso de expansão, quando o problema deve estar no circuito do radiador, ou junta de cabeça, isso é mesmo mandar dinheiro fora e o problema continua...
                                          Junta não é que já foi rectificada.

                                          O problema está no radiador e na quantidade de água que ele leva.

                                          Está ali uma adaptação feita às 3 pancadas e deu no que deu. Ainda agora vi no ebay um radiador novo para aquele motor por 100€.

                                          Ele quer inventar é deixar andar, já lhe dei a minha opinião e até me inscrevi aqui mas não adianta.

                                          Comentário


                                            #22
                                            O problema do aquecimento está, aparentemente, resolvido.

                                            Antes:



                                            Depois:

                                            Comentário


                                              #23
                                              Isso merecia um Pd130 com uma repro para 200

                                              Comentário


                                                #24
                                                Se ele com este motor de corta relva já capotou uma vez imagino com um PD130 lá dentro.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  qual foi a modificação, mudaste o radiador?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                                    qual foi a modificação, mudaste o radiador?
                                                    O carro não é meu, mas sim foi mudado o radiador para um com o triplo da capacidade.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      é impressão minha ou o radiador fica de lado do motor?!

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                        é impressão minha ou o radiador fica de lado do motor?!
                                                        iup... E levou um radiador de um minolas!!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                          é impressão minha ou o radiador fica de lado do motor?!
                                                          Sim, à la Austin Mini.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                                            é impressão minha ou o radiador fica de lado do motor?!
                                                            Assim de lado o radiador não apanha vento nenhum para ajudar a arrefecer...

                                                            Comentário

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