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[Dúvida] BMW M4 - será a suspensão dianteira adequada para este tipo de modelo?

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    [Dúvida] BMW M4 - será a suspensão dianteira adequada para este tipo de modelo?

    Boas meus caros.Resumindo a questão que pretendo colocar:

    num carro cujo nome do meio é “performance” não seria expectável dar maior importância a um elemento como a suspensão?



    Isto insere-se no contexto da edição nº1396 da revista AH em que são comparados os igualmente modestos coupés Mercedes AMG C63 e BMW M4.
    O que me chamou a atenção (tirando a risca amarela no mercedes …) foi o facto do Mercedes ter braços sobrepostos a frente e o BMW uma “simples” MCpherson a frente (embora parece ter um reforço adicional).


    Estará a suspensão do BMW ao nível da do Mercedes? ou melhor, é a suspensão do BMW (ou seja, do tipo MCpherson) digna do uso que seria suposto dar a estes bichos?


    Apesar de nunca ter conduzido um veículo com o tipo de suspensão de braços sobrepostos à frente já li em diversas fontes que o nível de desempenho deste design é tido como superior.

    É possível reconhecer, apenas conduzindo, mesmo sem ir ao limite, qual o tipo de suspensão que um carro têm (à frente)?



    Evidentemente, como referido na revista também, a maioria dos utilizadores destas viaturas nunca se darão ao “trabalho” de usufruir de cada milimetro da folha de “specs” mas ainda assim, não seria (mais) um bom ponto de venda para os verdadeiros entusiastas? seria assim tão caro para a BMW fazer o salto para uma "melhor" suspensão?


    Gostaria mesmo que alguém que perceba mais do assunto do que eu (ou seja basicamente toda a gente do forum) fosse capaz de expôr as suas experiências tanto de condução como manutenção, enfim dar a sua opinião sobre fortes e fracos que considera em cada design.


    Peço desculpa pelo número de questões, mas é um tópico que considero interessante

    Abraços

    #2
    Eu não sabia que havia essa diferença.

    Mas já conduzi um M4 e o carro é super incisivo, a frente agarradíssima e faz tudo o que lhe mandamos.

    O Mercedes não conduzi nessa configuração (conduzi um 300h).

    Agora o que em teoria é melhor não é necessáriamente melhor na prática.

    Comentário


      #3
      Pelo que leio em variados testes, o "problema" do M4 tem mais a ver com o eixo traseiro e pisos degradados e esse é multilink.

      Mas vejamos a coisa por este prisma. Um Porsche Boxster/Cayman, desportivo de raiz, tem McPherson tanto à frente como atrás e é considerado uma referência dinâmica.
      Até subindo um patamar de performance, também o 911 traz McPherson à frente, com o eixo traseiro a ser do tipo multilink

      Muitas vezes o problema não está na solução em si, mas na execução da mesma.
      Uma suspensão independente multilink ou de triângulos sobrepostos permite mais precisão e controlo sobre uma série de parâmetros que podem influenciar a dinâmica do carro, mas seja por custos ou até espaço disponível no carro, BMW e Porsche recorrem à mais simples McPherson.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por Once Ver Post
        Boas meus caros.Resumindo a questão que pretendo colocar:

        num carro cujo nome do meio é “performance” não seria expectável dar maior importância a um elemento como a suspensão?



        Isto insere-se no contexto da edição nº1396 da revista AH em que são comparados os igualmente modestos coupés Mercedes AMG C63 e BMW M4.
        O que me chamou a atenção (tirando a risca amarela no mercedes …) foi o facto do Mercedes ter braços sobrepostos a frente e o BMW uma “simples” MCpherson a frente (embora parece ter um reforço adicional).


        Estará a suspensão do BMW ao nível da do Mercedes? ou melhor, é a suspensão do BMW (ou seja, do tipo MCpherson) digna do uso que seria suposto dar a estes bichos?


        Apesar de nunca ter conduzido um veículo com o tipo de suspensão de braços sobrepostos à frente já li em diversas fontes que o nível de desempenho deste design é tido como superior.

        É possível reconhecer, apenas conduzindo, mesmo sem ir ao limite, qual o tipo de suspensão que um carro têm (à frente)?



        Evidentemente, como referido na revista também, a maioria dos utilizadores destas viaturas nunca se darão ao “trabalho” de usufruir de cada milimetro da folha de “specs” mas ainda assim, não seria (mais) um bom ponto de venda para os verdadeiros entusiastas? seria assim tão caro para a BMW fazer o salto para uma "melhor" suspensão?


        Gostaria mesmo que alguém que perceba mais do assunto do que eu (ou seja basicamente toda a gente do forum) fosse capaz de expôr as suas experiências tanto de condução como manutenção, enfim dar a sua opinião sobre fortes e fracos que considera em cada design.


        Peço desculpa pelo número de questões, mas é um tópico que considero interessante

        Abraços

        tenho um carro com suspensao mcpherson frontal e e bastante estavel em qualquer piso

        Comentário


          #5
          Obrigado pelas respostas até agora.

          Dos vossos comentários posso concluir que a melhor solução nem sempre é aquele que é tecnicamente mais evoluída mas sim aquela que apresenta melhores resultados práticos.

          E então em aplicações no mundo real parece fazer sentido usar-se o mais simples e eficaz quer seja pela simplicidade e/ou custo.

          @AlexKarelin talvez toda essa tracção a frente se justifique pela quantidade de borracha à frente ?
          Já conduzis-te algum com braços sobrepostos à frente? (sentis-te alguma diferença?)

          @Crash pensando melhor, e principalmente na BMW (ou praticamente em qualquer marca) o uso desta suspensão se deva ao elevado número de elementos mecânicos partilhados entre diferentes modelos.

          E o argumento da Porsche as usar (confesso que não sabia e não tinha pesquisado) deixa-me um pouco embaraçado pois esses modelos são verdadeiras referências de dinâmica. (talvez no 911 justifique pelo facto de ser 4x4, e no boxter/cayman pelo custo).

          @zdejota sendo que maioria dos carros com Mcpherson à frente apresentam uma grande diversidade de configurações talvez a estabilidade seja mais influênciada por outros elementos como jante/pneu, taxa de compressão etc.. tenho actualmente dois carros (na família) com esta suspensão e existe uma evidente diferença tanto em termos de conforto e estabilidade.

          Mas e então naqueles dias que apetece aproveitar bem as capacidades de um carro? ou por exemplo num trackday ou assim, será que é possível sentir a diferença? talvez nos "tempos" e com alguma consistência dos parâmetros hajam diferenças mas o que me interessava mesmo era a sensação de cada um.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Once Ver Post
            Obrigado pelas respostas até agora.

            Dos vossos comentários posso concluir que a melhor solução nem sempre é aquele que é tecnicamente mais evoluída mas sim aquela que apresenta melhores resultados práticos.

            E então em aplicações no mundo real parece fazer sentido usar-se o mais simples e eficaz quer seja pela simplicidade e/ou custo.

            @AlexKarelin talvez toda essa tracção a frente se justifique pela quantidade de borracha à frente ?
            Já conduzis-te algum com braços sobrepostos à frente? (sentis-te alguma diferença?)

            @Crash pensando melhor, e principalmente na BMW (ou praticamente em qualquer marca) o uso desta suspensão se deva ao elevado número de elementos mecânicos partilhados entre diferentes modelos.

            E o argumento da Porsche as usar (confesso que não sabia e não tinha pesquisado) deixa-me um pouco embaraçado pois esses modelos são verdadeiras referências de dinâmica. (talvez no 911 justifique pelo facto de ser 4x4, e no boxter/cayman pelo custo).

            @zdejota sendo que maioria dos carros com Mcpherson à frente apresentam uma grande diversidade de configurações talvez a estabilidade seja mais influênciada por outros elementos como jante/pneu, taxa de compressão etc.. tenho actualmente dois carros (na família) com esta suspensão e existe uma evidente diferença tanto em termos de conforto e estabilidade.

            Mas e então naqueles dias que apetece aproveitar bem as capacidades de um carro? ou por exemplo num trackday ou assim, será que é possível sentir a diferença? talvez nos "tempos" e com alguma consistência dos parâmetros hajam diferenças mas o que me interessava mesmo era a sensação de cada um.
            Apenas sinto diferenca nos pneus ja que as jantes sao de origem

            Enviado do meu 77X através de Tapatalk

            Comentário


              #7
              Uma das grandes desvantagens das multilink (e dentro destas há muitas variantes que podem mitigar ou amplificar os efeitos que refiro em seguida) é que ao aumentar o numero de graus de liberdade do sistema, ou seja, ao aumentar o numero de juntas/tirantes/partes móveis,
              -aumenta-se a dificuldade de afinação,
              -reduz-se a robustez aumentando a probabilidade do sistema de suspensao ficar com ligeiras deformações que comprometem o desempenho teórico e
              -perde-se flexibilidade (este tipo de suspensões pode ser mais "finamente" afinado para algums tipos de utilizacao/piso mas compromete a sua eficácia noutros tipos de piso).

              Claro que tudo o resto igual também se aumenta o custo de produção e de manutenção. Adicionalmente, tudo o que refiro anteriormente é reforçado no eixo dianteiro, pois a sua complexidade, por ter direção é à partida superior (mesmo quando há direção ativa no eixo traseiro esta é mecanicamente menos intrusiva).

              Duvido que sejam na pratica melhores pois como alguém disse, é o que os 911 utilizam... E nao é por serem traçao às quatro como refere o OP, pois muitos 911 não a têm. No cayman/boxter também não será por razões de custo senão tinham-nas utilizado nas versões especiais que eram mais caras que alguns 911...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Once Ver Post
                Boas meus caros.Resumindo a questão que pretendo colocar:

                num carro cujo nome do meio é “performance” não seria expectável dar maior importância a um elemento como a suspensão?



                Isto insere-se no contexto da edição nº1396 da revista AH em que são comparados os igualmente modestos coupés Mercedes AMG C63 e BMW M4.
                O que me chamou a atenção (tirando a risca amarela no mercedes …) foi o facto do Mercedes ter braços sobrepostos a frente e o BMW uma “simples” MCpherson a frente (embora parece ter um reforço adicional).


                Estará a suspensão do BMW ao nível da do Mercedes? ou melhor, é a suspensão do BMW (ou seja, do tipo MCpherson) digna do uso que seria suposto dar a estes bichos?


                Apesar de nunca ter conduzido um veículo com o tipo de suspensão de braços sobrepostos à frente já li em diversas fontes que o nível de desempenho deste design é tido como superior.

                É possível reconhecer, apenas conduzindo, mesmo sem ir ao limite, qual o tipo de suspensão que um carro têm (à frente)?



                Evidentemente, como referido na revista também, a maioria dos utilizadores destas viaturas nunca se darão ao “trabalho” de usufruir de cada milimetro da folha de “specs” mas ainda assim, não seria (mais) um bom ponto de venda para os verdadeiros entusiastas? seria assim tão caro para a BMW fazer o salto para uma "melhor" suspensão?


                Gostaria mesmo que alguém que perceba mais do assunto do que eu (ou seja basicamente toda a gente do forum) fosse capaz de expôr as suas experiências tanto de condução como manutenção, enfim dar a sua opinião sobre fortes e fracos que considera em cada design.


                Peço desculpa pelo número de questões, mas é um tópico que considero interessante

                Abraços
                Acho que estamos a falar um pouco no vago. Apenas fazes referência à diferença entre as suspensões. Até aí entende-se. Mas que diferenças a nível de comportamento é que são apontadas pela revista? Isso é que é o mais importante. Ser pior por ser diferente, soa-me a um bocadinho básico.

                Ainda se estivessemos a comparar suspensões independentes vs semirrigidas...

                Comentário


                  #9
                  @Ipe

                  Do teu comentário concluo que na prática quanto mais simples melhor, quer seja por complexidade(afinação, manutenção/ fiabilidade) quer seja por custos.

                  Quando falas de robustez eu tinha a ideia de que fosse ao contrário, por haver mais elementos, as forças seriam melhor distribuídas. Embora assim tenha lógica que sejam de mais difícil afinação.

                  Li algures (não faço ideia onde) que as mcpherson estão associadas a maior desgaste dos pneus...(não estou a assumir nada atenção), o que dizem sobre isto?

                  @nebuchadnezzar

                  Já não tenho a revista (foi emprestada ...) mas tenho quase a certeza que não havia uma comparação dizendo que uma seria melhor que a outra. Alias como outros users disseram aparentemente não existe diferença.

                  Quanto ao topico ser vago/básico, é verdade, como disse não sou entendido na matéria, por isso vim aqui pedir as vossas opiniões, fazendo perguntas básicas para não estar a falar daquilo que não sei.

                  No inicio do tópico posso ter dado a ideia de que braços sobrepostos são melhores que as mcpherson, mas é de todo um erro. Nunca pretendi dizer que uma é superior à outra, alias porque nunca experimentei algo para além de mcpherson. O que disse foi que li que em diversas fontes dizem que multibraços são melhores que mcpherson, mas não baseio a minha opinião nisso, alias o objectivo deste tópico é criar uma opinião melhor fundamentada.

                  Na minha mentalidade achava estranho um carro como, neste caso o M4 ter mcpherson e, por exemplo um fwd como o honda integra ter braços sobrepostos (apesar de ser um projecto mais antigo).

                  Achas que conseguias apontar alguma diferença entre suspensões (da frente), tens alguma experiência com as diferentes geometrias?

                  Cumprimentos

                  Comentário


                    #10
                    O que interessa na prática são os resultados. Os triângulos sobrepostos são uma tecnologia superior, mas esta é apenas uma variável em dúzias delas a contribuir para a dinâmica do carro, e claramente no global a BMW fez um excelente trabalho. Portanto, who cares?

                    Normalmente os triângulos sobrepostos não são mais usados pelo espaço que ocupam.

                    Comentário


                      #11
                      @SRLA

                      Who cares? I do. Se não, não tinha aberto o tópico

                      Mas agora asério claro que ninguém vai descriminar um carro de mcpherson à frente, principalmente um M4...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Once Ver Post
                        @Ipe

                        Do teu comentário concluo que na prática quanto mais simples melhor, quer seja por complexidade(afinação, manutenção/ fiabilidade) quer seja por custos.

                        Quando falas de robustez eu tinha a ideia de que fosse ao contrário, por haver mais elementos, as forças seriam melhor distribuídas. Embora assim tenha lógica que sejam de mais difícil afinação.

                        Li algures (não faço ideia onde) que as mcpherson estão associadas a maior desgaste dos pneus...(não estou a assumir nada atenção), o que dizem sobre isto?

                        @nebuchadnezzar

                        Já não tenho a revista (foi emprestada ...) mas tenho quase a certeza que não havia uma comparação dizendo que uma seria melhor que a outra. Alias como outros users disseram aparentemente não existe diferença.

                        Quanto ao topico ser vago/básico, é verdade, como disse não sou entendido na matéria, por isso vim aqui pedir as vossas opiniões, fazendo perguntas básicas para não estar a falar daquilo que não sei.

                        No inicio do tópico posso ter dado a ideia de que braços sobrepostos são melhores que as mcpherson, mas é de todo um erro. Nunca pretendi dizer que uma é superior à outra, alias porque nunca experimentei algo para além de mcpherson. O que disse foi que li que em diversas fontes dizem que multibraços são melhores que mcpherson, mas não baseio a minha opinião nisso, alias o objectivo deste tópico é criar uma opinião melhor fundamentada.

                        Na minha mentalidade achava estranho um carro como, neste caso o M4 ter mcpherson e, por exemplo um fwd como o honda integra ter braços sobrepostos (apesar de ser um projecto mais antigo).

                        Achas que conseguias apontar alguma diferença entre suspensões (da frente), tens alguma experiência com as diferentes geometrias?

                        Cumprimentos

                        Nao digo que mais simples é melhor. Dei apenas alguns exemplos de variáveis que têm que ser consideradas na decisão do melhor sistema de suspensão.

                        O tema da geometria das suspensões é uma questão de engenharia ultra-complexa se a quiseres discutir em todas as dimensões (flexibilidade, robustez, custo produção, custos manutenção, eficácia, etc.).

                        A melhor solução, para um dado modelo/ estilo de carro decorre do melhor compromisso entre todas estas variáveis.

                        A determinação desse compromisso passa por muitos testes reais, simulações, etc. Quem percebe da poda em termos de desportivos (robustos e fiáveis) e tem equipas de gajos muito mais experientes do que 1000 tipos como nós juntos a discutir isto dirante 10 anos (p.ex., porsche) utiliza macpherson. Logo deve ser uma solução muito boa para desportivos.

                        Dito isto, as macpherson de hoje em dia muitas vezes já têm mais um elemento de ligação, o que às tantas já as faz mais multilink que outra coisa qualquer.

                        Por último, as multilink são tanto quanto sei sempre mais frágeis que um equivalente com menos elementos de ligação...

                        Comentário


                          #13
                          @Ipe desculpa lá mas estas a substimar 1000 de nós. Este numero de foristas seria capaz de fazer o melhor carrinho de rolamentos do mundo!

                          Obrigado pela resposta, claro que isto são questōes muito complexas e que eu estava a tentar falar de uma forma simples, mas se a porsche é assim que faz e apresenta resultados é porque é a melhor soluçao que encontraram para o caso deles, e quem sou eu para questionar

                          Comentário


                            #14
                            Não se esqueçam que um eixo dianteiro que não tem tracção precisa de ser muito menos sofisticado para conseguir bons resultados.
                            E suspensões mais simples à frente em carros de produção têm muitas vezes um benefício adicional: permitem usar sistemas de travagem melhores /maiores.

                            Comentário

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