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Ajuda: Manómetro de temperatura "anormal"

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    Ajuda: Manómetro de temperatura "anormal"

    Boa noite.
    Nos últimos dias tenho verificado que o manómetro da temperatura do meu carro anda com um comportamento fora do normal.
    Normalmente após poucos quilometros precorridos, o carro atingia a temeratura dita normal de funcionamento. Uma vez, há uns meses notei, que já depois de ter precorrido uma distância considerável, e em andamento, o ponteiro desceu subitamente dos "normais" 90º para o zero, sem mais nem menos. Pouco depois voltou a subir lentamente para os 90º e nada mais se passou. E isso nunca voltou a acontecer, apesar de algumas vezes ter reparado que o carro demorava um pouco mais do que o habitual a atingir a temperatura normal.
    Nos últimos dias simplesmente o ponteiro não sobe. Há dois dias fiz uma viagem em auto-estrada, de cerca de 100km, com o ponteiro nos 30º, a subir de vez em quando até aos 60º, mas sem nunca atingir os 90º. Nunca notei nada de anormal no comportamento do carro e nem durante a viagem e sequer à chegada a casa notei que o carro estivesse muito quente.
    Tenho evitado, nos últimos dias fazer percursos longos, pois n sei o que se passa e ainda n consegui ter tempo de ir à oficina.
    Será o sensor do termoestato, ou bomba de água ou outra coisa?
    Corro risco de danificar o motor se prolongar por mt tempo esta situação? (Pois imagino que haja o problema de o sistema de refrigeração não estar a funcionar correctamente.) Será uma reparação cara?
    O carro em questão é um Audi A4 1.9 TDi 115cv.
    Peço ajuda...

    #2
    poderá ser apenas o sensor de temperatura.

    aproveita para ver se o liquido do radiador está no nivel.

    um abraço.

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      #3
      citação:Originalmente colocada por jose manuel

      poderá ser apenas o sensor de temperatura.

      aproveita para ver se o liquido do radiador está no nivel.

      um abraço.
      pois... é o + certo é ter ar... por isso vai dar 1 volta com o carro ate o ponteiro atingir a temp normal... e depois com o carro a trabalhar verificas e atestas o liquido

      Comentário


        #4
        toma cuidado para não levares com a água na cara.

        um pano ajuda para abrir a tampa, e abre devagar.

        Comentário


          #5
          Quanto a mim deve ser uma de duas coisas:
          ou sensor de temperatura na sucata
          ou ar no circuito de referigeração ( experimenta sangrá-lo e depois faz uns km para verificares )

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            #6
            alguma novidade ?

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              #7
              Olá Boa Noite
              Muito obrigado pela ajuda.

              De facto tentei fazer o que me sugeriram, mas n encontrei a tampa directa do radiador, pelo menos visível sem tirar a cobertura plástica do motor. Amanha vou ver no livro de instruções se dá alguma referência. (Já pareço uma senhora de livro aberto pra saber onde está o macaco...)
              De qualquer forma hoje, o "misterioso ponteiro" comportou-se de forma mais normal, ainda que não normal.
              No percurso que fiz, ainda antes de entrar na auto-estrada, o ponteiro subiu logo para os 60º. Depois já na auto estrada, atingiu os 90º, normalmente. Mal voltei a entrar na cidade, ele voltou cair pros 60. No percurso inverso passou-se a mesma coisa. Saí com 60º, atingiu os 90º, e depois quando saí voltou pros 60.
              Reparei (quando cheguei) que a ventoinha do radiador funcionava normalmente.
              Vou ver como se comporta amanha e durante a próxima semana, antes de ir à oficina.
              Ele esteve há uma semana a mudar o óleo, não sei se terá alguma coisa a ver.

              Comentário


                #8
                mais alguma novidade ?

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                  #9
                  Não inventes, pode ser o termostato e se assim for podes vir a ter problemas.
                  Vai ter com quem sabe, nem que gastes umas coroas ficas com a certeza do que é.;)

                  Comentário

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