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Substituiçao do Painel de Instrumentos Skoda Octavia

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    Substituiçao do Painel de Instrumentos Skoda Octavia

    Bom Dia,

    Quero substituir o painel de instrumentos do meu Skoda Octavia 1.6 1999 para do 1.6 2001. Ambos são a gasolina, fichas são iguais mas diferem no aspeto. (o novo é mais bonito).

    Já vi que os kms não dá para alterar sem ter que levar a um especialista.

    É preciso fazer alguma especie de adaptação para usar novo painel de instrumentos?

    O meu carro já vinha com problemas no imobilizador, e as vezes não deixava ligar o carro, mas 10 tentativas chegavam.

    Houve 1 vez em que não consegui ligar o carro dia todo. Tive que desligar bateria, ligar, desligar, ligar e eventualmente deu.

    Agora substitui para novo painel de instrumentos e imobilizador não deixa ligar o carro. Decidi voltar meter o painel original (suponho eu, não sei o passado do carro) e continua a nao funcionar passado 1 dia.

    Reparei que quando mudo posição do volante (para cima, baixo, frente, traz) o imobilizador deixa de funcionar e não deixa ligar o carro. Talvez seja por causa do mau contacto de um fio ou assim.

    E agora para mudar painel tive de mudar posição do volante, talvez seja disso.

    Que conselho poderão me dar?

    #2
    convém resolveres isso do imobilizador de vez senão vais entrar em mais despesas como o motor de arranque, 10 vezes seguidas destroi-o...

    conseues tirar os plasticos da coluna da direcção e analisar os fios principalmente nas pontas junto aos conectores que é onde costumam falhar mais?

    Comentário


      #3
      Vou ver isso. Nao vou estragar o motor de arranque porque não ligo o carro. Quando vejo luz do imobilizador a piscar nem tento ligar, porque já sei que vai abaixo. Mas porque raio é que isso só acontece as vezes? Não mexia em nada no carro e as vezes era a primeira, terceira, quinta, etc... Na eletronica normalmente coisa funciona ou não. Informática é que diferente.

      Trocar Painel para novo, e de novo para usado não devia ter o mesmo resultado que não mexer em nada?

      Comentário


        #4
        Tens a certeza que o problema não estará na chave em vez do carro?
        Já tentaste com a segunda chave?


        [emoji306]

        Comentário


          #5
          Também pensei nisso quando deixei cair a chave e depois o carro não pegava. Foi a primeira vez na qual ele não ligou durante o dia todo. Fui fazer uma copia, porque não tinha. O problema permaneceu. Pelos vistos foi uma grande coincidencia.

          Comentário


            #6
            e o problema do imobilizador aconteceu alguma vez antes de deixares cair a chave?
            desconectaste a bateria para tirar o quadrante, já tinhas disconectado mais alguma vezz??

            Comentário


              #7
              Aparentemente a cablagem costuma falhar.

              http://www.briskoda.net/forums/topic...biliser-fault/


              como te tinha dito no primeiro post tenta tirar os plasticos a volta:
              There are screws from underneath (vertical plane) plus a socket head one close to the adjuster and if you turn the wheel 90 degrees in each direction you will see two screws in the horizontal plane, for which you will need a long thin screwdriver. If you remove the bezel around the dash pod the top cover will come away completely as there is a fabric cover which connects to both.
              e depois verifica a cablagem, deverá ser do género:


              Editado pela última vez por mok; 20 August 2016, 14:31.

              Comentário


                #8
                Já tinha acontecido antes de deixar cair a chave, mas não foi grave. Fiz nova chave para comprovar que não é dela. Até tirar o quadrante estava function, agora é que não funciona mesmo.

                Comentário


                  #9
                  Por acaso não desliguei bateria para tirar o quadrante, não me pareceu importante.

                  Comentário


                    #10
                    Mas isso é a primeira coisa a fazer.
                    O carro já foi ligado à máquina de diagnóstico?
                    Não terás por aí uma data de erros acumulados?


                    [emoji306]

                    Comentário


                      #11
                      devias levar esse carro a um electricista, qualquer dias ficas apeado e pagas o reboque para além da resolução do problema!

                      Comentário


                        #12
                        O problema é que não consigo ligar o carro. Agora não deixa mesmo. Verifiquei o cabo. Parece impecavel.

                        Comentário


                          #13
                          Mexe com o cabo a ver se o problema desaparece, para além disso tenta perceber para onde ele vai e se o outro encaixe tb está bom.

                          se o problema não for do cabo então vais precisar de um imobilizador ou chave nova!

                          Foi este cabo que viste?

                          Editado pela última vez por mok; 20 August 2016, 20:08.

                          Comentário


                            #14
                            experimenta duas coisas:

                            1 - liga ignicao do carro e espera 10 minutos a ver se a luz desaparece e consegues ligar (nao deixes muito tempo senao a bateria descarrega)

                            2 - se nunca desligaste a bteria, desliga o negativo da bateria, e com ele desligado pressiona o travão, de seguida passados uns minutos volta a ligar e ve se ja funciona, (objectivo era fazer reset") penso que não, mas se o carro tiver ESP esquece isto as tantas ainda ficas com mais problemas.
                            Editado pela última vez por mok; 20 August 2016, 20:05.

                            Comentário


                              #15
                              ESP não tenho, por acaso é uma coisa que eu gostava de ter.
                              Eu vi aquele cabo em cima preto e vermelho. Não vi extremidades. Vou agora desmontar o resto para ter acesso ao canhão.

                              Obrigado

                              Comentário


                                #16
                                Outra coisa que poderá ser é bateria. Porque voltagem anda a volta de 12.20V

                                Comentário


                                  #17
                                  sim é esse cabo verfica bem o cabo, nesta foto está com outra cor, o facto de ao mexeres a coluna da direcção afectar é suspeito.
                                  Editado pela última vez por mok; 20 August 2016, 23:31.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Bom, já verifiquei e não ha qualquer cabo rasgado, parece que esta tudo bem. Experimentei medir tensão com voltimetro, houve mudança muito baixa +/-0.05V, mas penso que seja ruido ou outra coisa qualquer. Não houve nada significativo.

                                    A minha bateria tem 12.14V se ligar farois fica inferior a 12V.

                                    DSC_0641.jpg

                                    Comentário


                                      #19
                                      nao percebi a foto, essa voltagem foi medida na ponta do cabo? está desconectado para medires?
                                      que voltagem tens com a ignicao ligada e com as luzes desligadas?
                                      Editado pela última vez por mok; 21 August 2016, 00:03.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Desconectei o cabo da antena e medi a voltagem nos 2 terminais do cabo.

                                        A voltagem andava sempre perto dos 0 volts, as vezes era 0.08 mV outras era -0.05 mV. Penso que seja só ruido. Nem sei se é suposto dar alguma voltagem, ou era tão rapido que não era possivel detectar.

                                        Comentário


                                          #21
                                          provavelmente devem ser cabos de dados, também não sei se é suposto haver voltagem ou não. mas se os cabos estão bons next...
                                          isso acho que vai ter de ir a um electricista... e nem sei se ele conseguira resolver, talvez só na marca

                                          quanto a bateria, tens algum carregador ou assim que lhe possas dar uma cargazita? ou outra bateria que possas experimentar? é que não sei se vale a pena comprares uma nova porque é um tiro no escuro, muito provavelmente não será disso. quando tiveste a trocar o quadrante tiveste a consumir energia?

                                          já verificaste qual é a voltagem na bateria com a ignição ligada? deve-se ler com ela desligada mas só para ver se aguenta carga ou não...
                                          já experimentaste desligar a bateria (pelo terminal negativo sempre!!!) uns minutos e voltar a ligar?


                                          um pequeno à parte, estes problemas intermitentes são lixados e as vezes cai-se na tentação de não resolver, depois mais tarde atacam-nos de vez na pior altura. eu também andei com um problema 1 ano depois avariou de vez num dos dias que precisava mais do carro....
                                          Editado pela última vez por mok; 21 August 2016, 01:57.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Já experimente ligar a outra bateria que tinha 12.57V em paralelo a minha bateria. Mesma coisa.
                                            Já tentei desligar o terminal negativo e travar, tambem não deu.

                                            Comentário


                                              #23
                                              cheira-me que o imobilizador mesmo foi a vida...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Resolvi o problema, meti um pouco de WD40 no cabo da antena do imobilizador, tirei e voltei a meter os cabos do quadrante e parece-me que o problema esta resolvido. Mas só para o caso de o problema voltar, se alguem souber de alguem que consegue desativar imobilizador manda PM.

                                                Obrigado

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  qual deles era a causa?

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Não leves a mal o meu comentário, mas tu não resolveste, simplesmente adiaste mais uma vez o problema.
                                                    Aproveita que o carro está a andar para o levares a uma oficina e fazer um diagnóstico como deve ser.
                                                    Da próxima vez que isso acontecer, podes não ter hipótese sequer de trazer o carro até casa a não ser no reboque.
                                                    Não deixes arrastar a situação.
                                                    [emoji6]


                                                    [emoji306]

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Pois se não resolveres isso de vez daqui a uns meses estás aqui de volta e um dia vai só a reboque

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        90% de garantia que a situação esta resolvida. Antigamente o imobilizador aparecia as vezes. Imagina eu entro no carro, meto a chave e vario posição entre 0 e 2, umas 10-20 vezes. (sem ligar o carro). Dentro dessas 20 tentativas, 5-10 aparecia imobilizador bloquado. E sempre que eu mexia na altura da coluna de direção imobilizador ficava chateado.

                                                        Mas agora não aparece mesmo nenhuma.

                                                        Eu não me importo passar por uma oficina para pedir opinião deles. O que eles provavelmente vão fazer é ligar ao OBD2 e ver se há erros. Se não houver erros não podem fazer nada. Podem dizer vai a marca fazer testes. Só pelos destes devo pagar uma boa nota. Mais vale trocar imobilizador todo ou desligar de vez. Já li boas aventuras a gastar 2000€ com o problema do imobilizador NA MARCA.

                                                        http://www.ecoustics.com/electronics...io/165926.html

                                                        O erro que havia era Key Low Signal - Intermitent (algo de genero)

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          seria o cabo mal encaixado? porreiro... pois neste momento se nunca acontece eu tb não ia pois vão cobrar para dizer que está tudo ok...

                                                          Comentário

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