Caros forunistas, tenho um veículo idêntico ao da imagem, equipado com o motor de 90Cv.
VW_Passat_front_20080313.jpg
Acho que há tempos coloquei um tópico sobre o assunto mas já não o encontro. De qualquer forma vou tentar expor o problema de maneira clara.
1- Há cerca de 1 ano em subidas e a puxar em 2ª e 3ª notava um fumo esbranquiçado a sair pelo escape.
2- Começou também a gastar óleo. Verificou-se o turbo e este estava a fazer passagem de óleo.
3- Arranjei um turbo de um golf 3 com o mesmo motor e depois de verificar que estava em bom estado foi montado. O consumo de óleo praticamente deixou de existir, a cada 10000kms faço um atesto de meio litro. A fumarada branca no inverno deixa de existir.
4- Assim que começou novamente as temperaturas quentes de verão, às vezes lá noto o fumo branco. O consumo de óleo é o mesmo, liquído refrigerante os atestos são raros, tipo meio copo de plástico de mês a mês.
5- Quando dou conta do fumo branco e tenho possibilidades puxo 2ª e 3ª até acima das 4000rpm, sai a fumarada toda e depois anda uma boa temporada sem fazer - vários dias.
6- Quando mudei o turbo, mudei também os vedantes da parte superior da bomba injectora, tinha uma fuga de gasóleo.
7- Há cerca de uma semana verifiquei que a parte inferior da bomba apresenta também uma pequena fuga, meti os dedos e saíram húmidos de gasóleo, não sei se tem alguma relação com o fumo branco. Este arranjo já vai sair mais caro.
Já me deram vários palpites, mas a verdade é que ainda não se descobriu a verdadeira causa. Agora disseram-me que pode ser a distribuição que não esteja bem sincronizada com a bomba ou estar a passar compressão para o cárter.
Posto isto, gostaria de saber as vossas opiniões. Desde já obrigado.
VW_Passat_front_20080313.jpg
Acho que há tempos coloquei um tópico sobre o assunto mas já não o encontro. De qualquer forma vou tentar expor o problema de maneira clara.
1- Há cerca de 1 ano em subidas e a puxar em 2ª e 3ª notava um fumo esbranquiçado a sair pelo escape.
2- Começou também a gastar óleo. Verificou-se o turbo e este estava a fazer passagem de óleo.
3- Arranjei um turbo de um golf 3 com o mesmo motor e depois de verificar que estava em bom estado foi montado. O consumo de óleo praticamente deixou de existir, a cada 10000kms faço um atesto de meio litro. A fumarada branca no inverno deixa de existir.
4- Assim que começou novamente as temperaturas quentes de verão, às vezes lá noto o fumo branco. O consumo de óleo é o mesmo, liquído refrigerante os atestos são raros, tipo meio copo de plástico de mês a mês.
5- Quando dou conta do fumo branco e tenho possibilidades puxo 2ª e 3ª até acima das 4000rpm, sai a fumarada toda e depois anda uma boa temporada sem fazer - vários dias.
6- Quando mudei o turbo, mudei também os vedantes da parte superior da bomba injectora, tinha uma fuga de gasóleo.
7- Há cerca de uma semana verifiquei que a parte inferior da bomba apresenta também uma pequena fuga, meti os dedos e saíram húmidos de gasóleo, não sei se tem alguma relação com o fumo branco. Este arranjo já vai sair mais caro.
Já me deram vários palpites, mas a verdade é que ainda não se descobriu a verdadeira causa. Agora disseram-me que pode ser a distribuição que não esteja bem sincronizada com a bomba ou estar a passar compressão para o cárter.
Posto isto, gostaria de saber as vossas opiniões. Desde já obrigado.
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