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Ford Galaxy 1.9 TDI 115 cv 2002 - Problema refrigeração e perda de óleo

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    Ford Galaxy 1.9 TDI 115 cv 2002 - Problema refrigeração e perda de óleo

    Boa tarde a todos.
    A minha Ford Galaxy 1.9 TDI de 115 cv de 2002, tem um comportamento estranho. Vou relatar aqui um dos problemas com que me estou a deparar:

    1. Circuito de refrigeração:

    a. Antecedentes às últimas visitas à oficina:
    - Liquido de refrigeração g12 que ía desaparecendo aos poucos do vaso de expansão. Via uma pequena fuga do vaso de expansão, em que ía pingando para fora pela tampa, sem subir o nível no vaso, mas com os tubos de regrigeração algo inchados (um pouco mais duros que o habitual em frio)
    - Numa viagem em autoestrada no inverno, a uma média de 130 km/h a temperatura subiu e mandou liquido de refrigeração para fora, pelo vaso de expansão. Parei imediatamente após ouvir o alarme sonoro de sobreaqueciumento.
    - Chamei a assistêcnia em viagem.

    b. Visitas à oficina:
    - Após a viagem atrás mencionada, a carrinha foi de reboque para a oficina em que trocaram o termostato, purgaram, desentupiram o radiador e o circuito, e, aparentemente ficou tudo bem.
    - Nova visita à oficina após umas semanas em que vi o ponteiro passar dos 90 ainda no invervo/primavera e viagem curta perfeitamente sem acelarar e normal, mas reparei que o tubo inferior do radiador aparentemente estava mais frio do que pensei ser o normal, pois já estava a 90 graus há algum tempo e penso que não seria normal o tubo frio.
    Nesta visita, trocaram um dos tubos que vai para a sofagem e desentupiram o tubo que faz retorno do liquido de refrigeração para o vaso de expansão e mais uma vez manteve-se bem durante uns tempos.
    - Nova vista à oficina passado uma ou duas semanas. Este caso foi igual ao anterior. Purgaram, limparam o circuito e confirmaram que após testes e aquecimento na garagem, tudo estava ok e sem borbulhar nem perder liquido e as ventoinhas de arrefecimetno do radiador, ok. Não perceberam poque havia problemas e poderia ser por causa do tubo de retorno entupido.

    c. Após últimas visitas à oficina:
    - mandei fazer revisão de óleo e filtros e níveis (inicio de Agosto 2016),
    - fui de férias agora no inicio de Agosto e reparei que ía pingando pouco pela tampa do vaso de expansão. Fui acrescentando liquido de refrigeração e mantendo o nivel entre o minimo e máximo, sem deixar baixar do nivel minimo, para não ter surpresas,
    - após uma viagem de 500km a uma média de 130 km/h em auto-estrada (no último fim de semana), no dia seguinte, em frio, os tubos de refrigeração estavam duros, incuindo o inferior do radiador e o liquido aparentemente a um nivel superior no vaso de expansão ao que tinha colocado (nada normal, claro). Achei estranho e abri um pouco a tampa do vaso de expansão (ainda em frio) e começou a deitar liquido fora. Deixei correr e estabilizar. Puz a carrinha a trabalhar, retirei o tubo de retorno do vaso de expansão para ajudar na purga, e fui acrescentando (pouco liquido faltava) até aparentemente purgar e chegar aos 90 graus e trabalhar depois as ventoinhas. Sempre com a tampa do vaso de expansão aberta não vi borbulhar nem o liquido subir de nível (isto até o termostato abrir e ter dado uma volta para confirmar). Tudo aparentemente normal e sem pressão a mais no circuito nem nada.

    Faço diariamente viagens de aproximadamente 40 a 50 km em cidade e ontém confirmei que ao abrir a tampa do vaso de expansão em frio, os tubos estavam aparentemente normais e saíu uma ligeira pressão ao abrir (muito pouca refira-se) que desde há muito tempo tem feito. Os tubos não estavam duros como após a última viagem de 500 km em que andei em rotações um pouco mais altas e a 130 km/h +/- em autoestrada.
    Hoje vi que faltava um pouco de loquido que nivelei.

    Mandei vir uma tampa nova (devo ter no inicio da próxima semana) para o vaso de expansão para ficar sem dúvidas se é ou não deste orgão, mas que acho estranho.

    2. Óleo e fuga de óleo:
    - desde há bastante tempo a esta data que ando numa de colocar óleo e nivelar. Cheira-me a óleo queimado ou vapores de óleo no habitáculo após andar um bocado.
    - na oficina dizem-me que é do tubo do respiro do óleo que vai da tampa das válvulas à admissão que estava estrangulado e a pressão do óleo tinha que sair por algum lado. Até percebo que pudesse ser, mas acho estranho, e, adiantaram-me que a tampa não é desta carrinha mas adaptaram uma dum AUDI A3 para esta carrinha com um tubo artesanal que vai da tampa das válvulas ao circuito de admissão.
    Não me parece este problema (no meu ponto de vista que não sou 100% entendido nestes motores) pois endireitei o tubo de modo a não ficar estrangulado como estava antes mas nada mudou e o cheiro persiste e noto fuga junto à válvula EGR por um orificio da válvula (após descartar o problema do tubo). Continuo a ir colocando mais óleo para nivelar e o cheiro a vapores de óleo ou óleo queimado no habitáculo, de vez em quando sente-se e bem.

    Pergunto a vocês ou alguém entendido se já passaram por isto ou se alguém me pode ajudar a perceber o que se passa tanto quanto a refrigeração como ao óleo.

    Na oficina, quanto à refrigeração, falaram da tampa do vaso de expansão (relativamente barata) quanto à resolução do problema de fuga do liquido e também mudaram o termostato, desentupiram o tubo de retorno ao vaso de expansão e substituiram o tubo da sofagem como resolução (falta só a tampa do vaso de expansão que na próxima semana coloco). Quanto à fuga de óleo, falaram para mudar a tampa das válvulas e o tubo que referi atrás para material de origem para esta carrinha e pelos vistos isto ficaria-me em mais de 250 € a tampa + uns 150 € o tubo.

    Agradeço os vossos contributos porque isto parece-me muito estranho relativamente à refrigeração e também não me apetece dar para aí uns 500 € pela tampa das válvulas e tubo quando vejo fuga de óleo aparentemente pela EGR e da parte de trás da cabeça do motor e vejo os tubos do turbo que vão do intercoller com residuos de óleo.
    Estou a gastar uma média de meio litro de óleo por cada 500 km aproximadamente o que acho exagerado.

    Agradeço.

    Abraços.

    #2
    Para começar acho que devias mudar de mecanico.

    Vês perder óleo entre o bloco e a cabeça?

    Comentário


      #3
      Olá. Obrigado pela resposta. Sim vou ter que mudar de mecânico, pois até a tampa do vaso de expansão tive que mandar vir eu. Está do liquido de refrigeração deixa-me preplexo também e mesmo a falta de resolução do mecânico.

      Quanto ao óleo, vejo perder da parte de trás ca cabeça. Vai perdendo pela zona da EGR e escorre por ali abaixo e suja o chão. Penso que o cheiro que sinto no habitáculo vem ou dos vapores do óleo ou pela queima do óleo nos colectores quando escorre.

      Comentário


        #4
        Bem,
        Antes de mais agradeço ao "Algria" ter sido o único a responder, bem ou mal, teve a simpatia de respoder.
        Agradecido!
        De resto, tenho contribuído, bem ou mal, com as minhas opiniões, quando posso e quando sei, para tentar ajudar os outros colegas do forum e sinto que após 80 visulaizações, do meu "post", que, ou ninguém percebe de motores e acessorios dos sistemas e motores dos VAG (1.9 TDI onde a minha carrinha tem esse motor) ou então niguém arrisca um palpite.
        Sem problemas.
        Continuarei a contribuir quando possa e quando conseguir ajudar os outros colegas, mas, quando eu ver que consiguir alguma solução do problema que apresento e que, além de ser o meu, pode também ser igual a de outros colegas, irei ponderar se vou apresentar neste fórun.

        Tal como disse, para que alguém não tire elacções antecipadas ou menos bem dizentes, continuarei a contribuir com os restantes, não obstante o desalento de tanta leituras e nenhuma resposta ao problema que apresento.

        Obrigado a todos.

        Comentário


          #5
          Às vezes visualiza- se o post mas não se percebe nada do assunto, como é o meu caso, logo não respondo.

          Calma que alguém já aqui vem auxiliar.

          Cumps

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por ampdavid Ver Post
            Bem,
            Antes de mais agradeço ao "Algria" ter sido o único a responder, bem ou mal, teve a simpatia de respoder.
            Agradecido!
            De resto, tenho contribuído, bem ou mal, com as minhas opiniões, quando posso e quando sei, para tentar ajudar os outros colegas do forum e sinto que após 80 visulaizações, do meu "post", que, ou ninguém percebe de motores e acessorios dos sistemas e motores dos VAG (1.9 TDI onde a minha carrinha tem esse motor) ou então niguém arrisca um palpite.
            Sem problemas.
            Continuarei a contribuir quando possa e quando conseguir ajudar os outros colegas, mas, quando eu ver que consiguir alguma solução do problema que apresento e que, além de ser o meu, pode também ser igual a de outros colegas, irei ponderar se vou apresentar neste fórun.

            Tal como disse, para que alguém não tire elacções antecipadas ou menos bem dizentes, continuarei a contribuir com os restantes, não obstante o desalento de tanta leituras e nenhuma resposta ao problema que apresento.

            Obrigado a todos.
            viste uma mensagem em privado ?

            Comentário


              #7
              Bom dia ANTONIO850.
              Sim vi agora.
              Obrigado. Responderei em privado.

              Chegou o tampão do vaso de expansão, mas qual o meu espanto que ao colocar no vaso de expansão, fica largo e não aperta como deve e ser e por conseguinte nem o deixo ficar no lugar.
              Continua com o antigo, pois sendo igual, custa mais a apertar e veda melhor. Na volta é o vaso de expansão que também não está bom ou não é o indicado, já que a tampa que mandei vir, tem exactamente a referência daquele motor.

              Ando com azar nisto. Ojntém e hoje acelarei mais um pouco o regime (cheguei a passar das 2500 rpm) para testar se após subida de regime, dá mias mpressão ou a situação é igual.

              Quanto ao óleo, ainda não consegui perceber.

              Obrigado.

              Comentário


                #8
                Compra um vaso completo com a tampa.

                Comentário


                  #9
                  Bem, já tenho a tampa. Agora o vaso de expansão compra-se nas lojas normais e eles mandam vir ou tenho que ir à marca. se tenho que ir à marca, onde será melhor? Sou de Queluz.
                  Preços +/-.
                  Obrigado.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por ampdavid Ver Post
                    Bom dia ANTONIO850.
                    Sim vi agora.
                    Obrigado. Responderei em privado.

                    Chegou o tampão do vaso de expansão, mas qual o meu espanto que ao colocar no vaso de expansão, fica largo e não aperta como deve e ser e por conseguinte nem o deixo ficar no lugar.
                    Continua com o antigo, pois sendo igual, custa mais a apertar e veda melhor. Na volta é o vaso de expansão que também não está bom ou não é o indicado, já que a tampa que mandei vir, tem exactamente a referência daquele motor.


                    Ando com azar nisto. Ojntém e hoje acelarei mais um pouco o regime (cheguei a passar das 2500 rpm) para testar se após subida de regime, dá mias mpressão ou a situação é igual.

                    Quanto ao óleo, ainda não consegui perceber.

                    Obrigado.
                    Isso acontece porque o tampão que compraste não será original.

                    Os tampões de concorrência têm esse problema. Não invalida que até vedem bem, o aparente aperto mais folgado é que não transmite a segurança desejada.

                    Muda o tampão e dá uma volta. Desaperta com cuidado e se notares alguma pressão é porque está a vedar bem.

                    Quanto aos teus problemas, pequenas fugas de óleo pela tampa das válvulas não justifica que tenhas que acrescentar sempre óleo. Não disseste a quantidade que acrescentas mas diria que a causa é o motor ser o 1.9 TDI que tem alguma propensão natural para beber óleo.

                    Quantos km tem o motor?

                    Pega bem em quente? Fumo branco nada?

                    Comentário


                      #11
                      Olá.

                      Vou ver a questão do tampão sim. Agradeço o comentário :-)

                      Quanto ao óleo:
                      260.000 km
                      meto uns 0,5 l entre os 500 e os 1000km (valores aproximados). Considero exagerado ... digo eu.

                      Pega bem a quente
                      Não deita fumo branco nem outra cor.

                      Cheira por vezes é a vapores de óleo ou óleo queimado no habitáculo e já aconteceu mesmo num periodo inicial sem o motor quente, tipo após iniciar marcha após 2 ou 3 km. Mas é errático pois nem sempre cheira no inicio e por vezes noto em andamento.

                      Onde vejo fuga, é na zona da EGR, por baixo da válvula onde parece ter um pequeno orificio (parece a "cabeça do cogumelo de metal" ... hehehe) e do lado esquerdo (se estivermos de frente para o motor) onde o conjunto da válvula liga ao outro componente (parece uma junta pequena) que penso ser do turbo. o óleo escorre por ali e das duas uma: ou queima nos coletores ou há qualqeur género de descompressão que solta os gases da admissão ou tampa das válvulas e daí o tal cheiro a óleo queimado ou dos vapores de óleo do motor.

                      O que me intriga é o cheiro que parece igual a quando abres a tampa do enchimento do óleo depois de quente. Parece algo como óleo queimado ou vapores de óleo.

                      Passado uns km, vou ver a vareta e lá acrescento mais um pouco.

                      Comentário


                        #12
                        É uma peça tipo esta?

                        image.jpg

                        Tem como função receber os vapores de óleo e é normal rachar com o tempo. No entanto é uma peça barata e fácil de trocar.
                        Ficheiros anexados

                        Comentário


                          #13
                          Boas.
                          Não.
                          Como não sei por imagens, deixo um link de uma igual ou parecida da net. O orificio pequeno que se vê algo abaixo da parte metalica redonde em forma de chapéu é por onde vejo sair o óleo que tambem me parece que saia ou está babado do lado esquedo, onde deve haver uma junta onde liga ao turbo ou outro elemento tubular.

                          http://www.bing.com/images/search?q=...bo0&ajaxhist=0

                          Obrigado.

                          Comentário


                            #14
                            Se és de Queluz vai ao Amaral ao lado da esquadra do Cacém, eles lá têm tudo e não se esticam nos preços.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ampdavid Ver Post
                              Boas.
                              Não.
                              Como não sei por imagens, deixo um link de uma igual ou parecida da net. O orificio pequeno que se vê algo abaixo da parte metalica redonde em forma de chapéu é por onde vejo sair o óleo que tambem me parece que saia ou está babado do lado esquedo, onde deve haver uma junta onde liga ao turbo ou outro elemento tubular.

                              http://www.bing.com/images/search?q=...bo0&ajaxhist=0

                              Obrigado.
                              Isso parece a válvula EGR. Junta cega nisso e siga.

                              Comentário


                                #16
                                Bom dia.
                                Como me safo com bricolagem, será acessivel eu fazer isso ou conhecem alguém ou alguma maneira de o fazer ou de o manda fazer?
                                Quanto a material, onde o arranjo?
                                Obrigado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas.

                                  1. EGR: ainda não vi e gostava de saber se posso fazer a operação da junta cega sózinho ou se há alguma recomendação adicional sobre o processo ou se é fiável fazê-lo?

                                  2. Tampa do vaso de expansão: já tenho uma nova e confirmei com outra tampa que me mostraram e pelo que percebi, tanto uma como a outra ficam largas no vaso de expansão, o que me leva a crer, e, tendo a certeza que são para o modelo da minha carrinha, que o vaso de expansão que tem, terá um problema ou não é o indicado e a tampa que lá está foi adaptada. (cheira-me que colocaram um vaso de expasão que não é o indicado ou então adaptaram a tampa já que a antiga aperta mais que as novas).
                                  - Alguém consegue confirma ou colocar uma foto de um vaso de expansão duma carrinha do mesmo modelo para ver se é igual ao meu?

                                  Obrigado.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que parece é que em algum momento da sua vida essa carrinha teve um problema e utilizaram peças(usadas?) de um Audi A3 que utiliza o mesmo motor mas os periféricos são ligeiramente diferentes......

                                    Comentário


                                      #19
                                      Boas.

                                      Além dos sintomas descritos atrás, vieram mais 2:
                                      1. Conta km deixo de funcionar;
                                      2. Ponteiro do combustivel ficou a oscilar imenso mesmo a meio depósito. ficava muitas vezes, com as curvas, a tocar na reserva, o que não é normal.
                                      3. Limpa vidros dianteiro com problemas. As escovas só ficaram a levantar um palmo e baixavam de novo.

                                      Carrinha foi ao médico finalmente.

                                      Já feito:

                                      1. Óleo, cheiro de óleo e entrar em safe mode:
                                      - anulação EGR com junta cega e pelos vistos também deixava passsar óleo por uma junta qualquer;
                                      - catalizador estava em mau estado praticamente entupido. Partiram o miolo e retiraram o miolo deixando o corpo do catalizador. Parece que ao furarem com broca, a broca vinha preta do óleo;
                                      - mudaram a tampa das válvulas e respectivo tubo que liga à admissão. A antiga tampa era diferente tal como o tubo também foi adaptado.
                                      Poderá ser da EGR e da tampa das válvulas que a carinha perdia óleo e ficava com cheiro no habitáculo a vapores de óleo ou óleo queimado.

                                      2. Fuga de liquido de refrigeração.
                                      - vão mudar a tampa do vaso de expansão ou mesmo o vaso de expansão;
                                      - Se não resolver, vão ver outros cenários.

                                      3. Conta km:
                                      - ok com medições;
                                      - poderá ser o sensor da caixa de velocidades. Estão a analisar isso.

                                      4. Ponteiro do combustivel:
                                      - problemas na bóia. Estão a ver no que dá;

                                      5. Limpa vidros.
                                      - motor ok;
                                      - braços com problemas e oxidados.

                                      Deixa ver no que vai dar isto.

                                      Obrigado.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Actualização:
                                        1. Problema no turbo: vai levar um turbo novo. A diferença do reconstruído para o novo era de 80 euros e optei pelo novo. Pelo que me disseram o novo fica em 490€ + iva.
                                        Havia folga excessiva (via-se a olho nú a abanar) no eixo do turbo e muita babadela de óleo no corpo. TEstaram com outro turbo e não ficouo ok. Testaram sem turbo e o óleo parou de aparecer, ou seja, com o turbo havia óleo a babar e a aparecer nas tubagens, sem o turbo não gastava óleo.

                                        2. A ver depois.

                                        3. Sensor da caixa?! avariado. A substituir.

                                        4. a ver a seguir. Informei que não vou andar com a carrinha com problemas de fuga de liquido de refrigeração.

                                        5. nova estrutra de "braços" mecânicos. Motor ok.

                                        Vou dando noticias.

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                                          #21
                                          Já verificaste as relas? São umas tampinhas que estão no bloco e servem como vedantes podes ter uma delas com fuga daí o líquido desaparecer, digam me se estou errado mas também poderá vir daí o consumo excessivo de óleo.

                                          Comentário


                                            #22
                                            A bomba de água também pode não estar a fazer o trabalho dela corretamente à quanto tempo foi mudada?

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                                              #23
                                              Boas.

                                              Antes de mais, obrigado a todos pelos comentários.

                                              Estive hoje na oficina e a carrinha estava a trabalhar para confirmarem a questão da perda óleo e do turbo novo.

                                              Amanhã vão continuar testes, mas gostei do barulho e de estar a trabalhar muito certinha.

                                              No entanto alertei de novo para a questão da pressão aparentemente excessiva que a carrinha ganhava no circuito de refrigeração e tal como já me tinha aconteceido mais vezes, mesmo na oficina, questionei porque estava a trabalhar a carrinha e já com o termostato aberto (confirma-se nos tubos) porque razão o tubo inferior do radiabor estava frio, bem como a pressão que tinha e estava rijo. O mecanico abriu a tampa do reservatório e soltou uma pressão. Não é normal e parece que saía fumo do reservatório. Se calhar era mesmo gases da combustão.

                                              Com um aparelho meiu a temperatura do liquido e dos tubos e via-se grande diferença, do genero, 80 em cima e 45 graus no tubo de baixo. Não faz sentido.

                                              O mecanico foi buscar um aparelho qualquer com um liquido azul que colocou à entrada do orificio do vaso de expansão de onde saía o que parecia fumo, para analisar quimicamente os gases que dali saíam. PAra meu espanto aquilo mudou de azul para um esverdeado.

                                              PArece que também tenho a junta da cabeça quimada ou cabeça estalada do motor.

                                              Fica a informação actualizada de mais esta que pode ser a razão da perda do liquido e pressão excessiva.

                                              Amanhã os mecanicos darão a certeza desta história.

                                              MAis euros a sair da carteira. A ver se fica bem pelo menos.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Boas.

                                                Embora uns dias atrasado, dou o meu testemunho da minha resolução:

                                                1. Conta km deixou de funcionar:
                                                - mudado o sensor da caixa vel. Ficou ok.

                                                2. Ponteiro do combustivel ficou a oscilar imenso mesmo a meio depósito. ficava muitas vezes, com as curvas, a tocar na reserva, o que não é normal:
                                                - aberto o depósito e reparada a situação com a bóia e afinação da subida e descida. Ficou ok.

                                                3. Limpa vidros dianteiro com problemas. As escovas só ficaram a levantar um palmo e baixavam de novo.
                                                - substituído o braço mecânico (hastes). O motor estava bom. Ficou ok.

                                                4. Óleo, cheiro de óleo e entrar em safe mode:
                                                - anulação EGR com junta cega;
                                                - miolo do catalizador foi partido e retirado;
                                                - tampa das válvulas e respectivo tubo que liga à admissão foram mudados;
                                                - turbo novo foi montado (o preço atrás foi diferente, praticamente o dobro). Referência do turbo:turbo GTA 1749mv audi a3 tdi hi+

                                                6. Ponteiro da temperatura só chegava aos 70 graus e não passava daí:
                                                - mudada a válvula/sensor de temperatura (que está do lado diteito da cabeça do motor)
                                                - mudada a caixa/tampa onde encaixa a válvula (partiu ao retirarem a válvula devido à oxidação)

                                                7. Fuga de liquido de refrigeração e aparente pressão excessiva:
                                                - mudado o termostato;
                                                - disseram-me que a pressão formada é normal;

                                                8. Feita a revisão de óleo, mudar liquido de refrigeração e filtros + carregar AC.

                                                9. mudaram um tubo qualquer do circuito do óleo.

                                                10. mudaram a embraiagem + bimassa (fazia uma grande vibração e chocalhar, parecia que se partia tudo em frio e ao desligar o motor).
                                                - ficou ok, sem barulhos e embraiagem ok.

                                                Resultados positivos disto tudo:
                                                - a carrinha está a puxar como nunca puxou, ou seja muito bem. Grande arranque e bom binário;
                                                - não aquece;
                                                - não cheira a óleo;
                                                - restantes componentes intervencionados e indicados atrás estão ok como referido atrás;

                                                Resultados em avaliação ou negativos:
                                                - estou em avaliação para ver se perde liquido de refrigeração ou ganha pressão excessiva;
                                                - noto um barulho no circuito de escape como uma vibração ou ressonância. Disseram que é por partirem o miolo do catalisador em que os gases fazem esse efeito no corpo do catalisador.

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                                                  #25
                                                  Cheira me que no pasado meterem um motor de um audi ai e o trabalho nao ficou a 100%. boa sorte na resolucao, ao menos agora a carrinha fica nova

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Sim ao tirarem o miolo do catalizador ficas a notar um trabalhar mais rouco vindo de la, e normal

                                                    Comentário

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