Boa tarde a todos.
A minha Ford Galaxy 1.9 TDI de 115 cv de 2002, tem um comportamento estranho. Vou relatar aqui um dos problemas com que me estou a deparar:
1. Circuito de refrigeração:
a. Antecedentes às últimas visitas à oficina:
- Liquido de refrigeração g12 que ía desaparecendo aos poucos do vaso de expansão. Via uma pequena fuga do vaso de expansão, em que ía pingando para fora pela tampa, sem subir o nível no vaso, mas com os tubos de regrigeração algo inchados (um pouco mais duros que o habitual em frio)
- Numa viagem em autoestrada no inverno, a uma média de 130 km/h a temperatura subiu e mandou liquido de refrigeração para fora, pelo vaso de expansão. Parei imediatamente após ouvir o alarme sonoro de sobreaqueciumento.
- Chamei a assistêcnia em viagem.
b. Visitas à oficina:
- Após a viagem atrás mencionada, a carrinha foi de reboque para a oficina em que trocaram o termostato, purgaram, desentupiram o radiador e o circuito, e, aparentemente ficou tudo bem.
- Nova visita à oficina após umas semanas em que vi o ponteiro passar dos 90 ainda no invervo/primavera e viagem curta perfeitamente sem acelarar e normal, mas reparei que o tubo inferior do radiador aparentemente estava mais frio do que pensei ser o normal, pois já estava a 90 graus há algum tempo e penso que não seria normal o tubo frio.
Nesta visita, trocaram um dos tubos que vai para a sofagem e desentupiram o tubo que faz retorno do liquido de refrigeração para o vaso de expansão e mais uma vez manteve-se bem durante uns tempos.
- Nova vista à oficina passado uma ou duas semanas. Este caso foi igual ao anterior. Purgaram, limparam o circuito e confirmaram que após testes e aquecimento na garagem, tudo estava ok e sem borbulhar nem perder liquido e as ventoinhas de arrefecimetno do radiador, ok. Não perceberam poque havia problemas e poderia ser por causa do tubo de retorno entupido.
c. Após últimas visitas à oficina:
- mandei fazer revisão de óleo e filtros e níveis (inicio de Agosto 2016),
- fui de férias agora no inicio de Agosto e reparei que ía pingando pouco pela tampa do vaso de expansão. Fui acrescentando liquido de refrigeração e mantendo o nivel entre o minimo e máximo, sem deixar baixar do nivel minimo, para não ter surpresas,
- após uma viagem de 500km a uma média de 130 km/h em auto-estrada (no último fim de semana), no dia seguinte, em frio, os tubos de refrigeração estavam duros, incuindo o inferior do radiador e o liquido aparentemente a um nivel superior no vaso de expansão ao que tinha colocado (nada normal, claro). Achei estranho e abri um pouco a tampa do vaso de expansão (ainda em frio) e começou a deitar liquido fora. Deixei correr e estabilizar. Puz a carrinha a trabalhar, retirei o tubo de retorno do vaso de expansão para ajudar na purga, e fui acrescentando (pouco liquido faltava) até aparentemente purgar e chegar aos 90 graus e trabalhar depois as ventoinhas. Sempre com a tampa do vaso de expansão aberta não vi borbulhar nem o liquido subir de nível (isto até o termostato abrir e ter dado uma volta para confirmar). Tudo aparentemente normal e sem pressão a mais no circuito nem nada.
Faço diariamente viagens de aproximadamente 40 a 50 km em cidade e ontém confirmei que ao abrir a tampa do vaso de expansão em frio, os tubos estavam aparentemente normais e saíu uma ligeira pressão ao abrir (muito pouca refira-se) que desde há muito tempo tem feito. Os tubos não estavam duros como após a última viagem de 500 km em que andei em rotações um pouco mais altas e a 130 km/h +/- em autoestrada.
Hoje vi que faltava um pouco de loquido que nivelei.
Mandei vir uma tampa nova (devo ter no inicio da próxima semana) para o vaso de expansão para ficar sem dúvidas se é ou não deste orgão, mas que acho estranho.
2. Óleo e fuga de óleo:
- desde há bastante tempo a esta data que ando numa de colocar óleo e nivelar. Cheira-me a óleo queimado ou vapores de óleo no habitáculo após andar um bocado.
- na oficina dizem-me que é do tubo do respiro do óleo que vai da tampa das válvulas à admissão que estava estrangulado e a pressão do óleo tinha que sair por algum lado. Até percebo que pudesse ser, mas acho estranho, e, adiantaram-me que a tampa não é desta carrinha mas adaptaram uma dum AUDI A3 para esta carrinha com um tubo artesanal que vai da tampa das válvulas ao circuito de admissão.
Não me parece este problema (no meu ponto de vista que não sou 100% entendido nestes motores) pois endireitei o tubo de modo a não ficar estrangulado como estava antes mas nada mudou e o cheiro persiste e noto fuga junto à válvula EGR por um orificio da válvula (após descartar o problema do tubo). Continuo a ir colocando mais óleo para nivelar e o cheiro a vapores de óleo ou óleo queimado no habitáculo, de vez em quando sente-se e bem.
Pergunto a vocês ou alguém entendido se já passaram por isto ou se alguém me pode ajudar a perceber o que se passa tanto quanto a refrigeração como ao óleo.
Na oficina, quanto à refrigeração, falaram da tampa do vaso de expansão (relativamente barata) quanto à resolução do problema de fuga do liquido e também mudaram o termostato, desentupiram o tubo de retorno ao vaso de expansão e substituiram o tubo da sofagem como resolução (falta só a tampa do vaso de expansão que na próxima semana coloco). Quanto à fuga de óleo, falaram para mudar a tampa das válvulas e o tubo que referi atrás para material de origem para esta carrinha e pelos vistos isto ficaria-me em mais de 250 € a tampa + uns 150 € o tubo.
Agradeço os vossos contributos porque isto parece-me muito estranho relativamente à refrigeração e também não me apetece dar para aí uns 500 € pela tampa das válvulas e tubo quando vejo fuga de óleo aparentemente pela EGR e da parte de trás da cabeça do motor e vejo os tubos do turbo que vão do intercoller com residuos de óleo.
Estou a gastar uma média de meio litro de óleo por cada 500 km aproximadamente o que acho exagerado.
Agradeço.
Abraços.
A minha Ford Galaxy 1.9 TDI de 115 cv de 2002, tem um comportamento estranho. Vou relatar aqui um dos problemas com que me estou a deparar:
1. Circuito de refrigeração:
a. Antecedentes às últimas visitas à oficina:
- Liquido de refrigeração g12 que ía desaparecendo aos poucos do vaso de expansão. Via uma pequena fuga do vaso de expansão, em que ía pingando para fora pela tampa, sem subir o nível no vaso, mas com os tubos de regrigeração algo inchados (um pouco mais duros que o habitual em frio)
- Numa viagem em autoestrada no inverno, a uma média de 130 km/h a temperatura subiu e mandou liquido de refrigeração para fora, pelo vaso de expansão. Parei imediatamente após ouvir o alarme sonoro de sobreaqueciumento.
- Chamei a assistêcnia em viagem.
b. Visitas à oficina:
- Após a viagem atrás mencionada, a carrinha foi de reboque para a oficina em que trocaram o termostato, purgaram, desentupiram o radiador e o circuito, e, aparentemente ficou tudo bem.
- Nova visita à oficina após umas semanas em que vi o ponteiro passar dos 90 ainda no invervo/primavera e viagem curta perfeitamente sem acelarar e normal, mas reparei que o tubo inferior do radiador aparentemente estava mais frio do que pensei ser o normal, pois já estava a 90 graus há algum tempo e penso que não seria normal o tubo frio.
Nesta visita, trocaram um dos tubos que vai para a sofagem e desentupiram o tubo que faz retorno do liquido de refrigeração para o vaso de expansão e mais uma vez manteve-se bem durante uns tempos.
- Nova vista à oficina passado uma ou duas semanas. Este caso foi igual ao anterior. Purgaram, limparam o circuito e confirmaram que após testes e aquecimento na garagem, tudo estava ok e sem borbulhar nem perder liquido e as ventoinhas de arrefecimetno do radiador, ok. Não perceberam poque havia problemas e poderia ser por causa do tubo de retorno entupido.
c. Após últimas visitas à oficina:
- mandei fazer revisão de óleo e filtros e níveis (inicio de Agosto 2016),
- fui de férias agora no inicio de Agosto e reparei que ía pingando pouco pela tampa do vaso de expansão. Fui acrescentando liquido de refrigeração e mantendo o nivel entre o minimo e máximo, sem deixar baixar do nivel minimo, para não ter surpresas,
- após uma viagem de 500km a uma média de 130 km/h em auto-estrada (no último fim de semana), no dia seguinte, em frio, os tubos de refrigeração estavam duros, incuindo o inferior do radiador e o liquido aparentemente a um nivel superior no vaso de expansão ao que tinha colocado (nada normal, claro). Achei estranho e abri um pouco a tampa do vaso de expansão (ainda em frio) e começou a deitar liquido fora. Deixei correr e estabilizar. Puz a carrinha a trabalhar, retirei o tubo de retorno do vaso de expansão para ajudar na purga, e fui acrescentando (pouco liquido faltava) até aparentemente purgar e chegar aos 90 graus e trabalhar depois as ventoinhas. Sempre com a tampa do vaso de expansão aberta não vi borbulhar nem o liquido subir de nível (isto até o termostato abrir e ter dado uma volta para confirmar). Tudo aparentemente normal e sem pressão a mais no circuito nem nada.
Faço diariamente viagens de aproximadamente 40 a 50 km em cidade e ontém confirmei que ao abrir a tampa do vaso de expansão em frio, os tubos estavam aparentemente normais e saíu uma ligeira pressão ao abrir (muito pouca refira-se) que desde há muito tempo tem feito. Os tubos não estavam duros como após a última viagem de 500 km em que andei em rotações um pouco mais altas e a 130 km/h +/- em autoestrada.
Hoje vi que faltava um pouco de loquido que nivelei.
Mandei vir uma tampa nova (devo ter no inicio da próxima semana) para o vaso de expansão para ficar sem dúvidas se é ou não deste orgão, mas que acho estranho.
2. Óleo e fuga de óleo:
- desde há bastante tempo a esta data que ando numa de colocar óleo e nivelar. Cheira-me a óleo queimado ou vapores de óleo no habitáculo após andar um bocado.
- na oficina dizem-me que é do tubo do respiro do óleo que vai da tampa das válvulas à admissão que estava estrangulado e a pressão do óleo tinha que sair por algum lado. Até percebo que pudesse ser, mas acho estranho, e, adiantaram-me que a tampa não é desta carrinha mas adaptaram uma dum AUDI A3 para esta carrinha com um tubo artesanal que vai da tampa das válvulas ao circuito de admissão.
Não me parece este problema (no meu ponto de vista que não sou 100% entendido nestes motores) pois endireitei o tubo de modo a não ficar estrangulado como estava antes mas nada mudou e o cheiro persiste e noto fuga junto à válvula EGR por um orificio da válvula (após descartar o problema do tubo). Continuo a ir colocando mais óleo para nivelar e o cheiro a vapores de óleo ou óleo queimado no habitáculo, de vez em quando sente-se e bem.
Pergunto a vocês ou alguém entendido se já passaram por isto ou se alguém me pode ajudar a perceber o que se passa tanto quanto a refrigeração como ao óleo.
Na oficina, quanto à refrigeração, falaram da tampa do vaso de expansão (relativamente barata) quanto à resolução do problema de fuga do liquido e também mudaram o termostato, desentupiram o tubo de retorno ao vaso de expansão e substituiram o tubo da sofagem como resolução (falta só a tampa do vaso de expansão que na próxima semana coloco). Quanto à fuga de óleo, falaram para mudar a tampa das válvulas e o tubo que referi atrás para material de origem para esta carrinha e pelos vistos isto ficaria-me em mais de 250 € a tampa + uns 150 € o tubo.
Agradeço os vossos contributos porque isto parece-me muito estranho relativamente à refrigeração e também não me apetece dar para aí uns 500 € pela tampa das válvulas e tubo quando vejo fuga de óleo aparentemente pela EGR e da parte de trás da cabeça do motor e vejo os tubos do turbo que vão do intercoller com residuos de óleo.
Estou a gastar uma média de meio litro de óleo por cada 500 km aproximadamente o que acho exagerado.
Agradeço.
Abraços.
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