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Apólice anulada?!?

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    Apólice anulada?!?

    Bom dia.
    Após envio de declaração amigável para ativação de seguro de danos próprios fui informado de que a apólice em questão se encontra anulada.
    Quando questionada, a seguradora não foi capaz de prontamente informar o motivo, até porque há um semana levantei uma 2ª via da carta verde.
    Após algum tempo informaram que não conseguiram processar o pagamento, quando há cerca de 1 ano lhes foi enviado o formulário por eles pedido devidamente assinado e com o NIB para ativação do débito direto.
    Nunca recebi qualquer carta a informar de problemas com o pagamento nem com o aviso de anulação da apólice por falta de pagamento.

    Digam de vossa justiça... estou sujeito a não ter os danos próprios cobertos devido a isto ou posso exigir?
    É obrigatoriedade da seguradora o envio da carta a informar do não pagamento e consequente anulação da apólice ou não?
    Como é que eu tenho uma carta verde válida?

    #2
    pela nova legislação penso que até a data limite do seguro se não não efectuares o pagamento, o mesmo é automaticamente anulado á meia noite desse dia, e eles não tem de te comunicar nada...

    quanto ao restante, quando existe problemas de pagamento de debito directo é o teu próprio banco que te informa e não a seguradora, de modo a ires ver o que se passa...

    se levantaste uma 2ª via em como o seguro está activo, alguém na seguradora fez trapalhada, e agora estão a tentar remediar, vai ao teu mediador chatear para ver o que se passa...

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      #3
      Mas achas que posso pegar por aí? É que tendo a carta verde supostamente é a confirmação do pagamento da apólice.

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        #4
        Originalmente Colocado por zebster Ver Post
        Mas achas que posso pegar por aí? É que tendo a carta verde supostamente é a confirmação do pagamento da apólice.
        claro que podes pegar pela carta verde, se te passaram uma carta verde com o seguro válido, então eles não tem como se escapar, se não tivesses a carta verde como prova é que ficavas agarrado, portanto agarras na carta verde e vais ao mediador fazer barulho, que se o sistema passou a carta como o seguro estava em vigor, e agora foi dado como anulado, alguém fez trapalhada, e eles só tem que resolver...

        e ainda mais podes ir ao banco e pedir um extracto dos movimentos para ver o pagamento do débito directo, e espetar mais isso no focinho deles...

        Comentário


          #5
          A carta verde só é válida se a apólice estiver activa, e algumas seguradoras enviam a carta verde antes do pagamento, principalmente se for uma renovação.

          Há alguns pormenores que convém esclarecer: Tens algum DD activo no teu homebanking em nome da seguradora? Se sim, se a seguradora alega que não conseguiu processar o pagamento, tens que averiguar qual foi o motivo. Se não for um motivo que te seja imputável (ex: falta de provisão), podes pegar por ai. Alegas que tinhas um DD activo (mostras comprovativo do banco) e que tinhas provisão na data limite de pagamento do seguro. Complementas com a ausência de informação sobre anulação da apólice e que até pediste uma nova carta verde recentemente e que te deram (não te teriam dado caso estivesse anulada).

          Ainda assim, uma nota para o futuro: os seguros pagam-se antes do início da apólice ou no limite com alguma tolerância de alguns dias após o início da mesma, e nesse caso a apólice só é válida a partir da data do pagamento. Acho que facilitaste em ter passado 1 ano e não teres estranhado que a seguradora te cobrou nada, eu teria desconfiado logo passado 1/2 meses.

          Cumps.

          Comentário


            #6
            pago sempre o seguro 3 semanas antes de expirar, para dar tempo de processarem as coisas, ao fim de semana e meia, duas recebo a carta verde, e confirmo sempre o pagamento na altura devida, logo não passava despercebido, se acontecesse alguma coisa...

            portanto ele tem de reunir a info e ver o que se passou...

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              #7
              vamos por partes:

              a alteração do NIB foi feita em maio 2015 e na altura como o recibo já tinha sido emitido o pagamento foi feito via MB;
              a seguradora confirmou nessa altura que a alteração do NIB tinha sido efetuada com sucesso;
              o seguro tem pagamento semestral;
              em novembro 2015 recebi informação do mediador que o prémio estava a pagamento, foi pago novamente via MB;
              neste maio não recebi informação de ninguém;
              após esta informação da apólice anulada, constatei que o débito direto não está ativo, muito provavelmente por incompetência da seguradora já que me confirmaram anteriormente que estava tudo tratado;
              a conta tem sempre provisão;
              a carta verde que tenho pedi-a na semana passada porque me apercebi que ainda não tinha o selo novo;

              Comentário


                #8
                nesta situação nem se pensa duas vezes, advogado nisso

                Comentário


                  #9
                  para já estou à espera de uma resposta da parte deles, estou a contar com algum bom senso, caso contrário vou ter de me mexer.

                  Comentário


                    #10
                    Bem, tenho a dizer que já está resolvido, a seguradora assumiu a quota parte do erro e vai reativar a apólice mediante o pagamento do prémio devido em maio.
                    Felizmente houve bom senso.
                    Abraços

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                      claro que podes pegar pela carta verde, se te passaram uma carta verde com o seguro válido, então eles não tem como se escapar, se não tivesses a carta verde como prova é que ficavas agarrado, portanto agarras na carta verde e vais ao mediador fazer barulho, que se o sistema passou a carta como o seguro estava em vigor, e agora foi dado como anulado, alguém fez trapalhada, e eles só tem que resolver...

                      e ainda mais podes ir ao banco e pedir um extracto dos movimentos para ver o pagamento do débito directo, e espetar mais isso no focinho deles...
                      Obviamente isso é treta. Imagina as apólices que são canceladas a meio e por algum motivo ficavas com a carta verde em tua posse. Nesse caso irias exigir algo? Obviamente que além da carta verde, tem de ter o seguro pago e o processo direitinho.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                        Obviamente isso é treta. Imagina as apólices que são canceladas a meio e por algum motivo ficavas com a carta verde em tua posse. Nesse caso irias exigir algo? Obviamente que além da carta verde, tem de ter o seguro pago e o processo direitinho.
                        e que tal puxares um bocado pela cabecinha antes de fazer comentários desnecessários...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zebster Ver Post
                          Bom dia.
                          Após envio de declaração amigável para ativação de seguro de danos próprios fui informado de que a apólice em questão se encontra anulada.
                          Quando questionada, a seguradora não foi capaz de prontamente informar o motivo, até porque há um semana levantei uma 2ª via da carta verde.
                          Após algum tempo informaram que não conseguiram processar o pagamento, quando há cerca de 1 ano lhes foi enviado o formulário por eles pedido devidamente assinado e com o NIB para ativação do débito direto.
                          Nunca recebi qualquer carta a informar de problemas com o pagamento nem com o aviso de anulação da apólice por falta de pagamento.

                          Digam de vossa justiça... estou sujeito a não ter os danos próprios cobertos devido a isto ou posso exigir?
                          É obrigatoriedade da seguradora o envio da carta a informar do não pagamento e consequente anulação da apólice ou não?
                          Como é que eu tenho uma carta verde válida?
                          É melhor tirares isso a limpo com a tua seguradora, uma vez que há aí algo que não bate certo.
                          Normalmente não é possível emitir-se a carta verde sem o pagamento ter sido recebido pela seguradora.
                          E é só.


                          Edit: só agora li o teu post a informar que já estava tudo resolvido.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por MGomes Ver Post
                            É melhor tirares isso a limpo com a tua seguradora, uma vez que há aí algo que não bate certo.
                            Normalmente não é possível emitir-se a carta verde sem o pagamento ter sido recebido pela seguradora.
                            E é só.


                            Edit: só agora li o teu post a informar que já estava tudo resolvido.
                            Em teoria não, mas na prática é.

                            Comentário

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