Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FAP - Opel Astra

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    FAP - Opel Astra

    Boa tarde a todos,

    tenho uma Opel Astra H 1.3 cdti, com 124.000 km's, com a mal-amada FAP que começou a dar raia.
    Só conheço a Turbotec na Terrugem que faz a operação de limpeza ou remoção da FAP por valores por volta dos 300€.
    Conhecem alguma oficina, na zona de Lisboa, que faça estas intervenções?
    Será preferível limpar ou tirar?

    Obrigado

    #2
    Limpar, não só é mais barato, como as restantes pessoas não levam com o fumo do teu carro sem necessidade.

    O ideal é se está a dar raia, mudar por um novo.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por tsubasa Ver Post
      Boa tarde a todos,

      tenho uma Opel Astra H 1.3 cdti, com 124.000 km's, com a mal-amada FAP que começou a dar raia.
      Só conheço a Turbotec na Terrugem que faz a operação de limpeza ou remoção da FAP por valores por volta dos 300€.
      Conhecem alguma oficina, na zona de Lisboa, que faça estas intervenções?
      Será preferível limpar ou tirar?

      Obrigado
      a esperança media de vida de um fap é de cerca de 120.000km's apartir dai tem de ser substituído, e já contas com 124.000km's e andas com problemas, está na altura de o substituíres por um novo e atestar o liquido eloys...

      a limpeza a esta altura já pouco te vai safar a coisa, mais uns 10.000km's e está na oficina outra vez..

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por tsubasa Ver Post
        Boa tarde a todos,

        tenho uma Opel Astra H 1.3 cdti, com 124.000 km's, com a mal-amada FAP que começou a dar raia.
        Só conheço a Turbotec na Terrugem que faz a operação de limpeza ou remoção da FAP por valores por volta dos 300€.
        Conhecem alguma oficina, na zona de Lisboa, que faça estas intervenções?
        Será preferível limpar ou tirar?

        Obrigado
        a remoção da FAP mais tarde ou mais cedo vai trazer chatice nas IPO, pois eles vão começar a ler os valores de emissão de partículas.

        Comentário


          #5
          Estou com o mesmo problema no meu 407 2.0 hdi , mas o meu 407 é de 2004 e se nao me engano o FAP não era obrigatório nesse ano, por isso acho que o posso simplesmente remover?

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por souljay Ver Post
            Estou com o mesmo problema no meu 407 2.0 hdi , mas o meu 407 é de 2004 e se nao me engano o FAP não era obrigatório nesse ano, por isso acho que o posso simplesmente remover?
            se o livrete tiver os limites de partículas especificados, entras em incumprimento.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
              está na altura de o substituíres por um novo e atestar o liquido eloys...
              Sim uma limpeza pode ajudar... ma primeiro deveria ver qual o Erro na centralina... normalmente o principal problema é o sensor de escape nº2 que costuma ficar sujo e começa a dar leituras erradas... sei por experiencia propria. analisa por ai qual o problema que tens na Fap!

              os Astra H não usam Eloys... pelo menos a minha H 1.7 usa o diesel para limpar o FAP!

              Comentário


                #8
                Os códigos de erro que me aparecem são os seguintes:
                190107
                200307

                Já andei a pesquisar e está relacionado com a fap, mas não sei o que é em específico...

                Comentário


                  #9
                  Bem parece que estou entalado... :S se bem que o valor reportado so pode ser a brincar.. 0,001?fap.jpg

                  Comentário


                    #10
                    0,001 não será um "place holder" ? nao pode ser o valor real...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                      a esperança media de vida de um fap é de cerca de 120.000km's apartir dai tem de ser substituído, e já contas com 124.000km's e andas com problemas, está na altura de o substituíres por um novo e atestar o liquido eloys...

                      a limpeza a esta altura já pouco te vai safar a coisa, mais uns 10.000km's e está na oficina outra vez..
                      A opel não usa eolys.

                      Ainda não percebi porque se compram carros a diesel para poucos kms e trajectos curtos...

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por souljay Ver Post
                        0,001 não será um "place holder" ? nao pode ser o valor real...
                        significa que legalmente o carro tem FAP...

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por RS200 Ver Post
                          significa que legalmente o carro tem FAP...
                          O carro é de 2004.. eu sei que ha diesels de 2005 e 2006 sem FAP ainda por isso nao pode ser obrigatorio a um carro de 2004 ter FAP certo? nao pode haver regras diferentes para carros do mesmo ano? ou estou a ver mal as coisas?

                          Comentário


                            #14
                            Fui verificar, aqui estão as datas.. o meu carro ainda só é Euro III (nem IV é) .

                            • Euro 1 (1993):
                              • For passenger cars—91/441/EEC.[9]
                              • Also for passenger cars and light trucks—93/59/EEC.

                            • Euro 2 (1996) for passenger cars—94/12/EC (& 96/69/EC)
                              • For motorcycle—2002/51/EC (row A)[10]—2006/120/EC

                            • Euro 3 (2000) for any vehicle—98/69/EC[11]
                              • For motorcycle—2002/51/EC (row B)[10]—2006/120/EC

                            • Euro 4 (2005) for any vehicle—98/69/EC (& 2002/80/EC)
                            • Euro 5 (2009/9) for light passenger and commercial vehicles—715/2007/EC[12]
                            • Euro 6 (2014) for light passenger and commercial vehicles—459/2012/EC[13]

                            Comentário


                              #15
                              Se o carro tem FAP, a sua retirada é sempre ilegal. Mesmo que seja antes da obrigação de 2008 de todos os Diesel terem FAP.

                              E um sistema que se tem, é para estar lá, aos olhos da lei.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Carmaniaco90 Ver Post
                                Se o carro tem FAP, a sua retirada é sempre ilegal. Mesmo que seja antes da obrigação de 2008 de todos os Diesel terem FAP.

                                E um sistema que se tem, é para estar lá, aos olhos da lei.
                                Não tenho a certeza que assim seja. Tens o exemplo dos cintos de condução por exemplo, carros feitos antes do ano de ser obrigatório não são obrigados a ter. Claro que antes do ano em que foi obrigatório já existiam carros com cintos, mas a policia não tem uma lista de carros que tinham ou nao tinham, apenas que a partir de certo ano todos os carros teem de ter. O meu pei teve um austin 8 de 1939, nao tinha cintos nem piscas(os piscas eram umas "tabuas" que saiam de lado do carro atraves de um botao no volante), e nao era por isso que era proibido o conduzires. A maneira como estas coisas funcionam é, carros fabricados a partir do ano em que se tornou obrigatório têm de ter. Claro que podemos ter uma outra discussão sobre poderes ou não alterar as características de um carro sem actualizares o registo de propiedade , mas isso é outro assunto.

                                Comentário


                                  #17
                                  Se tem o dispositivo, não pode ser retirado.

                                  Exemplo, se o teu carro tem faróis de nevoeiro, em caso de acidente colocares um para-choques sem faróis de nevoeiro estas a andar ilegal, mesmo que haja uma variante do teu carro que não tenha faróis de nevoeiro, se o teu modelo tinha, eles têm de estar lá e operacionais.

                                  Se o teu modelo tinha FAP, mesmo que na altura não seja obrigatório, o facto de o teu ter, por lei, não pode ser retirado e tem de estar operacional.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Exacto, estamos é a discutir coisas diferentes, ambos temos razão. :D Eu não posso alterar as caracteristicas de um carro sem pedir a alteração correspondente no livrete, como por exemplo adaptar uma carrinha para ser autocaravana. MAS.. posso alterar um carro dentro da lei do ano dele desde que peça a alteração. Ou seja, posso retirar o filtro de partículas mas tinha de pedir uma alteração ao livrete do carro. Podem me chatear por ter alterado o carro sem actualização do livrete mas não especificamente por não ter filtro de particulas. certo?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Sim claro, para manter a coisa dentro da lei, precisas de homologar a retirada do FAP.

                                      Com FAP, neste momento a realidade é que ninguém te vai dizer nada. Não há qualquer fiscalização nesse componente seja a que nível for. IPO, Polícia... Até porque é algo que não se nota visualmente, só se for o maior fumo que o carro eventualmente vá deitar de resto...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                        a esperança media de vida de um fap é de cerca de 120.000km's apartir dai tem de ser substituído, e já contas com 124.000km's e andas com problemas, está na altura de o substituíres por um novo e atestar o liquido eloys...

                                        a limpeza a esta altura já pouco te vai safar a coisa, mais uns 10.000km's e está na oficina outra vez..
                                        O Astra J 1.3 cdti ca de casa tem mais de 160000km e a fap nunca se queixou, nunca lhe fiz manutenção nenhuma, nunca entrou em safe mode. Continua como quando tinha 80000 portanto tenho as minhas dúvidas em relação à fap durar 120000km.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                          a esperança media de vida de um fap é de cerca de 120.000km's apartir dai tem de ser substituído, e já contas com 124.000km's e andas com problemas, está na altura de o substituíres por um novo e atestar o liquido eloys...

                                          a limpeza a esta altura já pouco te vai safar a coisa, mais uns 10.000km's e está na oficina outra vez..
                                          Isso era em algumas sérias dos FAPs dos PSA. Este, além de não usar o Eolys (como já referido), não tem substituição programada.

                                          Quanto ao caso, é levar a quem de direito e ver o que te dizem.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                            Isso era em algumas sérias dos FAPs dos PSA. Este, além de não usar o Eolys (como já referido), não tem substituição programada.

                                            Quanto ao caso, é levar a quem de direito e ver o que te dizem.
                                            É isso mesmo que vou fazer.
                                            Até pode ser que tenha outra solução e eu é que já estou a fazer um filme :D

                                            Agradeço as opiniões!

                                            Comentário

                                            AD fim dos posts Desktop

                                            Collapse

                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                            Collapse
                                            Working...
                                            X