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    Citroen C1 1.0

    Boas Malta,
    Um familiar está a pensar em comprar um citroen C1 1.0 de 2013 com 60 000km, penso que com 65 cv.
    O uso do carro será só para as voltinhas da mulher, quase sempre em cidade. Visto que ela se queixa que a CLS é muito grande (enfim...mulheres).
    Já vimos e testamos o carro. Está bem estimado e com todas as revisões na citroen. Tem AC, conta rotacoes e luzes LED.
    Neste segmento será este modelo uma boa escolha, ou existem melhores opcoes?
    Editado pela última vez por DiogoTav21; 02 September 2016, 09:06.

    #2
    Eu conduzo regularmente o C1 de 60 cavalos (car sharing em Zurique). Para velocidades ate 70/80 e perfeitamente capaz. Acima dos 100 e a subir em AE e penoso.

    De resto e 1 carro muito jeitosinho cm AC auto, e muito facil manobrar. Mas e estritamente citadino.

    Comentário


      #3
      Tive um C1 durante 3 anos.

      Dá-se muito bem em cidade, com o seu 1.0i 68cv, é um motor rotativo e tem caixa longa mas safa-se bem em baixas RPM devido aos 900 KG e aos pneus 155.

      Curva bem e de suspensão é um pouco rijo, especialmente no eixo traseiro.

      Os bancos traseiros são muito simplistas, mas os bancos dianteiros permitem viagens de centenas de KM de forma muito aceitável sem cansar o corpo.

      Consumos são baixos, especialmente em nacionais. Em cidade mesmo assim não gasta muito. Os pneus são baratos e a restante manutenção também.

      Tem a direcção leve, e é de condução muito fácil.

      Alguma dúvida, dispõe.
      Editado pela última vez por EscapeLivre; 02 September 2016, 13:07.

      Comentário


        #4
        Vi agora que eu conduzo o modelo de 2015.

        Qual o preco de 1 modelo destes com 3 anos? 5000 euros?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
          Vi agora que eu conduzo o modelo de 2015.

          Qual o preco de 1 modelo destes com 3 anos? 5000 euros?
          Em Portugal nao faço ideia.
          Aqui na Suiça o negócio faz-se por 4000 CHF, pediam 4500 CHF.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
            Tive um C1 durante 3 anos.

            Dá-se muito bem em cidade, com o seu 1.0i 68cv, é um motor rotativo e tem caixa longa mas safa-se bem em baixas RPM devido aos 900 KG e aos pneus 155.

            Curva bem e de suspensão é um pouco rijo, especialmente no eixo traseiro.

            Os bancos traseiros são muito simplistas, mas os bancos dianteiros permitem viagens de centenas de KM de forma muito aceitável sem cansar o corpo.

            Consumos são baixos, especialmente em nacionais. Em cidade mesmo assim não gasta muito. Os pneus são baratos e a restante manutenção também.

            Tem a direcção leve, e é de condução muito fácil.

            Alguma dúvida, dispõe.
            Acredito mesmo que para ela o principalmente é que seja fiável e fácil de estacionar. Quem deixa uma CLS parada, para andar num C1 nao deve estar muito preocupada com conforto e potencia.
            Pois reparei que os pneus sao 155.
            Só por curiosidade é seguro e anda-se bem em AE a 120 Km/h, ou já é muito esforçado? Pergunto isto porque se o formos buscar amanha ainda tenho de fazer 300 km com ele em AE. Tou mesmo a ver que me vai calhar a fava.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por DiogoTav21 Ver Post
              Acredito mesmo que para ela o principalmente é que seja fiável e fácil de estacionar. Quem deixa uma CLS parada, para andar num C1 nao deve estar muito preocupada com conforto e potencia.
              Pois reparei que os pneus sao 155.
              Só por curiosidade é seguro e anda-se bem em AE a 120 Km/h, ou já é muito esforçado? Pergunto isto porque se o formos buscar amanha ainda tenho de fazer 300 km com ele em AE. Tou mesmo a ver que me vai calhar a fava.
              Pode ser pouco confortável, agora achar que um carro com 68 CV não é capaz de fazer qualquer viagem a 120 ou 140 é de quem nunca conheceu carros dos anos 80
              Editado pela última vez por M101; 02 September 2016, 14:31.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                Pode ser pouco confortável, agora achar que um carro com 68 CV não é capaz de fazer qualquer viagem a 120 ou 140 é de quem nunca conheceu carros dos anos 80
                Eu nao perguntei se o carro era capaz. Perguntei se o carro já ia muito em esforco. Visto ser um carro puramente citadino.

                Comentário


                  #9
                  O carro deve dar 160 (reais), qual é o problema de andar a 120? Podes ir daqui ao cabo norte e voltar que ele não se queixa.

                  Editado pela última vez por M101; 02 September 2016, 14:50.

                  Comentário


                    #10
                    Só por curiosidade é seguro e anda-se bem em AE a 120 Km/h, ou já é muito esforçado?

                    Foi a minha pergunta.

                    O carro deve dar 160 (reais), qual é o problema de andar a 120? Podes ir daqui ao cabo norte e voltar que ele não se queixa.

                    A tua resposta.

                    Nunca disse que teria problema ou que nao andava a essas velocidade. Pergunto se é confortável, ou se já é muito ruidoso, por o motor ir em esforço.


                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por DiogoTav21 Ver Post
                      Acredito mesmo que para ela o principalmente é que seja fiável e fácil de estacionar. Quem deixa uma CLS parada, para andar num C1 nao deve estar muito preocupada com conforto e potencia.
                      Pois reparei que os pneus sao 155.
                      Só por curiosidade é seguro e anda-se bem em AE a 120 Km/h, ou já é muito esforçado? Pergunto isto porque se o formos buscar amanha ainda tenho de fazer 300 km com ele em AE. Tou mesmo a ver que me vai calhar a fava.
                      Claro que é perfeitamente capaz. Já conduzi algumas vezes um "primo" o Aygo e desenrascou bem a fazer percursos de 150km diários com bastante inclinação. Neste cenário os consuimos não são tão meigos quanto apregoam.

                      É um bom citadino, em AE para utilização esporádica desenrasca bem. É facil de manobrar, tem boas baixas como já disseram, e bons consumos até aos 90/100 km/h.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por DiogoTav21 Ver Post
                        Pergunto se é confortável, ou se já é muito ruidoso, por o motor ir em esforço.

                        Um carro desse segmento e com esse motor só vai ser "confortável" em cidade. O motor a partir dos 100 começa a fazer-se ouvir, mas é seguro para fazer a viagem a esse ritmo.

                        Não te esqueças de verificar níveis, estado dos pneus e travões, assim como a pressão dos pneus antes da viagem. Se estiver tudo OK não há que ter medos.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por DiogoTav21 Ver Post
                          Só por curiosidade é seguro e anda-se bem em AE a 120 Km/h, ou já é muito esforçado?

                          Foi a minha pergunta.

                          O carro deve dar 160 (reais), qual é o problema de andar a 120? Podes ir daqui ao cabo norte e voltar que ele não se queixa.

                          A tua resposta.

                          Nunca disse que teria problema ou que nao andava a essas velocidade. Pergunto se é confortável, ou se já é muito ruidoso, por o motor ir em esforço.


                          Se te referias a ruído e conforto, já te tinha respondido que:
                          «Pode ser pouco confortável, agora achar que um carro com 68 CV não é capaz de fazer qualquer viagem a 120 ou 140 é de quem nunca conheceu carros dos anos 80»
                          Mas isto de conforto e ruído é tudo muito relativo, até podes gostar de ouvir o som do motor.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por DiogoTav21 Ver Post
                            Eu nao perguntei se o carro era capaz. Perguntei se o carro já ia muito em esforco. Visto ser um carro puramente citadino.
                            Ainda ontem fiz uma viagem a 140 kmh com um C1, nada de esforços exagerados.

                            Carro muito maneirinho e económico.

                            E sim.. o CLS é grande.

                            Comentário


                              #15
                              De um cls para um c1... Não existe um carro pequeno um pouco melhor? Um mini por exemplo!

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Scutar Ver Post
                                De um cls para um c1... Não existe um carro pequeno um pouco melhor? Um mini por exemplo!
                                Para fazer 15 ou 20 km por dia, será que vale apena estar a gastar mais dinheiro, num carro, num seguro e em placas mais caras. Acho que nao.
                                Aqui na suiça quanto maior a cilindrada, as emissoes de CO2 e o peso do carro, mais caro é o seguro e as placas. E os carros que poluam menos de 120 g/km tem um desconto de 75% no valor das placas.

                                Comentário


                                  #17
                                  Levei um de 2008 de Lisboa para Castelo Branco, sempre nos 110kmh-130kmh e portou-se optimamente, não noitei que fosse em esforço exagerado algum.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Andei uns tempos com um dos primeiros (2006-2007?) e adorava o som que aquele 3 cilindros fazia. Dava gozo puxar por ele

                                    Comentário


                                      #19
                                      Costumo conduzir um 1.0 de 2009 e não desgosto. Posição de condução não é má (apesar de não dar para ajustar o banco para cima e para baixo, apenas frente e para trás e a regulação das costas), direcção algo dura, motor em cidade chega perfeitamente para o gasto apenas ruidoso, até se torna divertido de conduzir na cidade e mesmo em AE faço viagens nos 120/140 sem qualquer problema. O problema são as subidas mais acentuadas no IP ou AE mas para uso citadino e esporádico em AE não desilude (o único senão é que com o AC ligado noto uma grande perca de potência).
                                      Editado pela última vez por Joeski; 02 September 2016, 20:08.

                                      Comentário


                                        #20
                                        So vi agora que es o Diogo da Suiça. Para experimentares o C1 basta pegares em qualquer C1 da Mobility. Se estiveres perto de Zurique tenho 1 mesmo em frente a minha casa.

                                        A ir de Zurique para Horgen tem 1 subida e ja fui de C1 e é quarta a fundo para ir a 110. Por isso nao e confortavel para fora da cidade mas eu adoro o carro para andar em Zurique.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por DiogoTav21 Ver Post
                                          Acredito mesmo que para ela o principalmente é que seja fiável e fácil de estacionar. Quem deixa uma CLS parada, para andar num C1 nao deve estar muito preocupada com conforto e potencia.
                                          Pois reparei que os pneus sao 155.
                                          Só por curiosidade é seguro e anda-se bem em AE a 120 Km/h, ou já é muito esforçado? Pergunto isto porque se o formos buscar amanha ainda tenho de fazer 300 km com ele em AE. Tou mesmo a ver que me vai calhar a fava.
                                          Faz 120 km/h sem qualquer problema, a caixa é longa e a essa velocidade as rpm quase não se fazem ouvir no interior. É também muito estável. É no entanto um bocado sensivel ao vento.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por M101 Ver Post
                                            O carro deve dar 160 (reais), qual é o problema de andar a 120? Podes ir daqui ao cabo norte e voltar que ele não se queixa.

                                            Com o meu, em plano, o máximo era 170 de ponteiro, cerca de 160 km/h reais. Chega e sobra. A descer, o ponteiro ultrapassa a escala e fica nos 180 que deve ser tipo 170 reais, mas a meu ver não vale a pena pois é um carro leve e com pneus finos.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por 206Hdi Ver Post
                                              Um carro desse segmento e com esse motor só vai ser "confortável" em cidade. O motor a partir dos 100 começa a fazer-se ouvir, mas é seguro para fazer a viagem a esse ritmo.

                                              Não te esqueças de verificar níveis, estado dos pneus e travões, assim como a pressão dos pneus antes da viagem. Se estiver tudo OK não há que ter medos.
                                              Mas qual ouvir o motor....

                                              Se pensam que é tipo C3 1.1 ou Polo 1.2, desenganem-se.

                                              O C1 tem caixa bem mais longa e safa-se bem melhor em AE.

                                              E ainda assim, o som do 1.0 é bem engraçado

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                So vi agora que es o Diogo da Suiça. Para experimentares o C1 basta pegares em qualquer C1 da Mobility. Se estiveres perto de Zurique tenho 1 mesmo em frente a minha casa.

                                                A ir de Zurique para Horgen tem 1 subida e ja fui de C1 e é quarta a fundo para ir a 110. Por isso nao e confortavel para fora da cidade mas eu adoro o carro para andar em Zurique.

                                                A 3ª do C1 vai até aos 155 km/h

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Para mim era este:

                                                  http://www.autoscout24.ch/fr/d/citro...3d2013%26r%3d5

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                                    A 3ª do C1 vai até aos 155 km/h
                                                    Aqui na Suiça nao da para testar 155. Maximo 140 mas ou o que andei tem algum problema ou provavelmente a inclinacao e mesmo forte mas o gajo a subir nao passou dos 110 :D

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Superfast Ver Post
                                                      Este está perto de mim e tudo ahaha. Se fosse para mim ainda ia ver.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Amanhã vamos buscar o carro.
                                                        Já vi que para cidade é um bom carro, e para AE desenrasca pelos visto.
                                                        Mesmo assim acho que tirado a tirada de 300km amanha o carro nao deve andar muito mais na AE. A futura dona só anda em cidade, nas voltinhas.
                                                        Obrigado a todos. Amanha digo como se portou na viagem.

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                                                          #29
                                                          Já fiz Lisboa - Astúrias - Lisboa; Lisboa - Barcelona - Lisboa; Lisboa - Alicante - Lisboa (só para falar das distâncias maiores).
                                                          Até já fiz Madrid - Lisboa sem panela de escape (conselho: não passes das 3000rpm porque ficas surdo).
                                                          Em todas as viagens somos 4 pessoas mais uma ou duas malas e faz-se bem a 130 - 140km.
                                                          Consumo, acima das 4000rpm, cerca de 7L/100km. Consumo em cidade (onde ando 99% das vezes) 5,5
                                                          É um carrito simpático mas muito pobre (tem zonas interiores de chapa à vista, não traz tampa do porta-luvas e para accionares o vidro do passageiro tens de te deitar até chegares à porta, só a porta do condutor acciona a luz interior e o porta bagagens não tem qualquer iluminação).
                                                          Atenção à embraiagem (por volta dos 60 - 70 000 vai à vida, embora a minha tenha durado até aos 100 000).
                                                          Atenção aos comandos dos espelhos retrovisores que mesmo sem muito uso têm tendência a avariar.
                                                          Atenção aos vidros traseiros (no modelo de 5 portas) porque têm tendência a descolar das dobradiças.
                                                          Com isto em mente, voltaria a comprar o carro pois serve exactamente para o uso citadino.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Frog2001 Ver Post
                                                            Já fiz Lisboa - Astúrias - Lisboa; Lisboa - Barcelona - Lisboa; Lisboa - Alicante - Lisboa (só para falar das distâncias maiores).
                                                            Até já fiz Madrid - Lisboa sem panela de escape (conselho: não passes das 3000rpm porque ficas surdo).
                                                            Em todas as viagens somos 4 pessoas mais uma ou duas malas e faz-se bem a 130 - 140km.
                                                            Consumo, acima das 4000rpm, cerca de 7L/100km. Consumo em cidade (onde ando 99% das vezes) 5,5
                                                            É um carrito simpático mas muito pobre (tem zonas interiores de chapa à vista, não traz tampa do porta-luvas e para accionares o vidro do passageiro tens de te deitar até chegares à porta, só a porta do condutor acciona a luz interior e o porta bagagens não tem qualquer iluminação).
                                                            Atenção à embraiagem (por volta dos 60 - 70 000 vai à vida, embora a minha tenha durado até aos 100 000).
                                                            Atenção aos comandos dos espelhos retrovisores que mesmo sem muito uso têm tendência a avariar.
                                                            Atenção aos vidros traseiros (no modelo de 5 portas) porque têm tendência a descolar das dobradiças.
                                                            Com isto em mente, voltaria a comprar o carro pois serve exactamente para o uso citadino.
                                                            Sim o C1 tem alguns pormenores de pobreza por assim dizer, mas como até era barato.... O meu, como tinha AC , ABS ( já todos tinham ) nem me chateava.

                                                            As versões base mesmo base não trazem mesmo nada, nem tampões das rodas nem rádio, isto pelo menos há uns anos, mas acho que ninguém comprava um C1 assim.

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