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Chiadeira ao virar direcção por completo

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    Chiadeira ao virar direcção por completo

    Viva,

    Tenho um problema no Toyota Corolla Verso 2.0 D4D de 2004, em que ao virar totalmente a direcção (por norma a fazer manobra de estacionamento), seja para a esquerda ou para a direita, surge uma chiadeira na roda da frente do lado direito.

    Video em anexo para demonstrar o problema:
    https://youtu.be/xTg9Yt8SfdY


    Conseguem me ajudar a tentar identificar o problema?

    Obrigado,
    Abraço.

    #2
    A direcção é hidráulica?

    É porque parece a correia a escorregar na polie.

    Comentário


      #3
      Sim, é hidraulica. O aperto no tensor será suficiente para eliminar o problema ou necessitarei mesmo da troca da correia?

      Obrigado pela ajuda.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por hmpa1234 Ver Post
        Sim, é hidraulica. O aperto no tensor será suficiente para eliminar o problema ou necessitarei mesmo da troca da correia?

        Obrigado pela ajuda.
        Em principio deverá ser suficiente, mas vê também se não tens a polie ou a correia com desgaste.

        Comentário


          #5
          Numa direcção com assistência hidráulica faz sempre ruído se levas a direcção ao batente pois fica em esforço. Isso não é defeito, é mesmo assim. A "solução" é não forçar a direcção no batente.

          Comentário


            #6
            Antes de tudo é necessário verificar se o nível de óleo na direcção é o correcto.

            Comentário


              #7
              Viva,

              Antes de mais obrigado por todas as dicas.
              Entretanto já foi verificado e o nivel do oleo da direcção encontra-se ao nivel, e a correia não se encontra com folga. Entretanto lubrifiquei com WD40 um pouco a polie e o ruido desapareceu momentaneamente, mas já regressou de novo.

              Será falta de lubrificacao?

              ClioII,
              Eu compreendo que não seja um defeito do carro, mas também não é normal fazer este barulho ao chegar aos batentes, certamente haverá algo que estará mal/com desgaste.

              Abraço-

              Comentário


                #8
                Não deves ir até fim ao virar a direcção. Tem de ser um pouco antes. Agora para resolver só com bomba direcção nova ou essa reparada.

                Comentário


                  #9
                  Só mesmo com a troca da bomba? Ui...

                  Video anexo, dá a entender que a polie "bloqueia" um pouco quando a direcção chega aos limites.

                  https://youtu.be/5y2F78TMnZ0

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por hmpa1234 Ver Post
                    Viva,

                    Antes de mais obrigado por todas as dicas.
                    Entretanto já foi verificado e o nivel do oleo da direcção encontra-se ao nivel, e a correia não se encontra com folga. Entretanto lubrifiquei com WD40 um pouco a polie e o ruido desapareceu momentaneamente, mas já regressou de novo.

                    Será falta de lubrificacao?

                    ClioII,
                    Eu compreendo que não seja um defeito do carro, mas também não é normal fazer este barulho ao chegar aos batentes, certamente haverá algo que estará mal/com desgaste.

                    Abraço-
                    Quando te aproximas do limite com a direção, é quando é exercido o maior esforço sobre a correia.

                    O facto de teres colocado WD40 e ter acalmado o ruido, leva a entender que de facto o problema é a correia que patina.

                    A correia de acessórios não foi feita para ser lubrificada, antes pelo contrário. A contaminação com óleo, ou combustível, é uma das causas para sintomas de "patinagem" da correia.

                    Como verificaste se a correia não estava com folga? Isso não é um sistema de tensor automático? Estou a perguntar pois não fui verificar.
                    Se for, o tensor pode já não estar a tensionar de forma devida a correia, causando o "patinar" da mesma.
                    Alguma vez foi trocado? A correia que idade/km tem?

                    Comentário


                      #11
                      Viva,
                      O WD40 foi aplicado na propria polie e não no circuito onde circula a correia. Penso que o correto a aplicar na correia seria àgua para realizar o teste.
                      Sim a correia já foi trocada, em 2013 (tem 3 anos), altura em que tinha 105mil kms. Atualmente conta com 155mil kms. A próxima troca seria sensivelmente daqui a 50mil.

                      Comentário


                        #12
                        Para despiste, recomendo que troque o óleo da direcção ou garanta que o óleo que está em uso é o correcto e a nível.

                        Se o problema se manter, só vai lá com bomba nova/reparada. Mas cada caso é um caso e esse pode ser excepção.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por hmpa1234 Ver Post
                          Viva,
                          O WD40 foi aplicado na propria polie e não no circuito onde circula a correia. Penso que o correto a aplicar na correia seria àgua para realizar o teste.
                          ...
                          Achei estranho, mas nunca se sabe...
                          Sim, normalmente usa-se água.

                          Originalmente Colocado por hmpa1234 Ver Post
                          ...
                          Sim a correia já foi trocada, em 2013 (tem 3 anos), altura em que tinha 105mil kms. Atualmente conta com 155mil kms. A próxima troca seria sensivelmente daqui a 50mil.
                          Tenta borrifar com água em cima da polie, na zona da correia, e vê se acalma o barulho. Se não, é porque deve ser mesmo a bomba a "chiar"....

                          Comentário


                            #14
                            O chiar pode ser da correia por bloqueio momentâneo da polie por esforço/folga existente no eixo/rolamento da bomba.

                            Comentário


                              #15
                              Antes de tudo obrigado pelos comentários.

                              Efectivamente não sei que oleo está na direcção, apesar de estar a nivel. Vou ver qual o oleo da direcção que a marca recomenda e trocar.
                              Entretanto actualizo-vos.

                              Grato.

                              Comentário


                                #16
                                Pode é ser tarde demais

                                Os óleos não são vitalícios..

                                Comentário


                                  #17
                                  Viva,

                                  Efectivamente a solução é a troca da bomba da direcção para eliminar o chiar. Penso que não seja nada de grave e apenas incomodativo. Na proxima troca da correia aproveita-se e leva a bomba nova.

                                  Muito Obrigado pelas preciosas dicas.
                                  Abraço.

                                  Comentário

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