Olá.
Chegou aquela altura tipping point em que tenho de decidir se fico com o A1, enquanto ainda tem algum valor e não passa a barreira psicológica dos 100 mil km para o mercado, ou se fico com ele mais alguns anos e continuo a investir nele.
Tenho actualmente um comprador para o carro e tenho de me decidir se vale a pena dar o salto ou ficar quieto com ele mais uns tempos.
Pros do A1:
Contras:
Posto isto comecei a analisar o mercado em busca de algumas alternativas e cheguei a 4 carros, embora 2 deles estejam mais na minha short list.
Renault Megane 1.5dci 110cv gt auto
Pros:
Contras:
MB A180d Urban manual 6v
Prós:
Contras:
Audi A3 1.6TDI Sportback Sport DSG
Prós:
Contras:
BMW S1 116Ed Line Advantage
Prós:
Contras:
Posto isto a shortlist neste momento é composta pelo A3 e pelo Classe A.
O classe A é composto por:
Em consideração fica o sistema de som HK.
O A3 é composto por (de referir que já traz bixenon, MMI, AC auto, entre outras coisas):
Em consideração:
Agradecem-se opiniões e experiências da malta com estes veículos.
Chegou aquela altura tipping point em que tenho de decidir se fico com o A1, enquanto ainda tem algum valor e não passa a barreira psicológica dos 100 mil km para o mercado, ou se fico com ele mais alguns anos e continuo a investir nele.
Tenho actualmente um comprador para o carro e tenho de me decidir se vale a pena dar o salto ou ficar quieto com ele mais uns tempos.
Pros do A1:
- Construção e qualidade fabulosas. Quase 6 anos depois não tem marcas/riscos, interior e exterior impecáveis sem qualquer desgaste ou marca, farois não estão comidos, as borrachas parecem novas, etc.
- Apesar de ser rijo que nem cornos (suspensão sport) o reverso da moeda é que aliado a uma excelente qualidade de construção e um feeling bastante sólido o carro tem um excelente handling, quer em seco quer em molhado. A par do facto de ser relativamente pequeno faz com que seja muito rápido e ágil enquanto faz uns consumos bastante razoáveis.
- A nível de equipamento ainda se mantém bastante actual, não havendo nada demais que se destaque actualmente: tem bixenon, MMI com GPS/2SD/USB/Bluetooth, sensores para tudo, ac auto, computador de bordo, cruise control, alarme, luzes ambiente e outras tantas coisinhas.
- Design que continua muito actual e que provavelmente não vai mudar radicalmente como acontece noutras marcas. Não me canso de olhar para ele;
Contras:
- Está a chegar perto da barreira psicológica dos 100 mil km;
- Já deu alguns problemas, tendo sido todos corrigidos pela Audi (que incluiram injectores novos);
- Vai começar a chegar a altura em que vai começar a substituir peças de desgaste mais caras (nunca precisou de recarregar AC, nem levar discos/pastilhas, etc);
- E parecendo que não já tem praticamente 6 anos;
- Vou aumentar o número de km's que faço anualmente (de 15k para 25k), e embora confie que o carro faça sem problemas 300 ou 400k sem problemas de maior, a verdade é que quando o trocar ninguém me vai dar nada por ele (apenas algum stand, para provavelmente o martelar).
Posto isto comecei a analisar o mercado em busca de algumas alternativas e cheguei a 4 carros, embora 2 deles estejam mais na minha short list.
Renault Megane 1.5dci 110cv gt auto
Pros:
- Bonito;
- Bem equipado (especialmente com a mariquice das luzes interiores às cores que é algo que eu e a miúda adorámos);
- Preço (embora não por muita margem porque alguns daqui tenho desconto frota, o que não é o caso do Renault);
- Modelo acabado de sair;
- 4 anos de garantia;
- Confortável;
Contras:
- Quem foi o palerma que desenhou aquele nojo de consola central???!
- Os materiais são novos e já me parecem "cansados";
- Desvalorização;
- Handling péssimo;
- Não tem carplay/android auto;
- Apesar dos bancos serem boas poltronas eu tenho um problema numa perna que em alguns carros me provoca dores (por causa da força da embraigem/angulo de tilt com o banco) logo neste caso teria de ser automático;
- A qualidade de cosntrução e dos materiais, embora melhor que a do anterior, não me convence;
- É modelo novo logo seria outra vez cobaia como no caso do A1;
- Vai ser carro do povo pela via frotista e rapidamente me cansarei do seu design;
MB A180d Urban manual 6v
Prós:
- É o modelo FL com supostamente muita coisa corrigida;
- Tem carplay e Android Auto;
- Tem um motor muito rodado e conhecido;
- Tem um design interior e exterior muito bom;
- Os bancos são espectaculares;
- Tem muitos detalhes interessantes ao nível do interior;
- Vem relativamente bem equipado;
- Bom tacto da direcção e suspensão com bom compromisso entre conforto e handling.
Contras:
- Não tem a qualidade de construção nem do A1, quanto mais de um A3;
- Os materiais não são grande coisa, especialmente no tablier, nas partes baixas e em zonas pouco comuns de alguém ir ver (tipo os plásticos laterais da mala).
- Não sei como se irá portar daqui a uns anos em termos de durabilidade dos materiais. O A1 continua sólido e sem ruidos nem coisas a abanar;
- Modelo em fim de vida, em 2018 vem ai outro e se for igual ao que andam a fazer no classe C e E deve vir espectacular e eu vou ficar lixado (com F) por investir num carro e menos de 1 ano depois sair o seu sucessor. Já para não falar na desvalorização mas enfim.
- O sistema operativo do Audio 20 é péssimo;
- O sistema de som base é razoável mas segundo percebi o upgrade para HK não faz muita diferença.
- É o mais caro de todos, apesar de ficar dentro do orçamento;
- Tenho de pagar para passar de 2 para 4 anos de garantia;
- Pelo que percebi do plano de manutenção é mais cara que os outros todos;
Audi A3 1.6TDI Sportback Sport DSG
Prós:
- Qualidade de construção e de materiais. Estes gajos sabem fazer interiores.
- Já sei ao que vou e o que esperar do carro. Também já andei um 2.0TDI por 1 semana que me deixou muito boa impressão;
- Suspensão comfort tem um bom compromisso entre dinamismo e conforto;
- Bem equipado logo de série (AC Auto bizona, Bixenon, MMI, etc) ;
- Tem Apple Carplay/Android Auto;
- 4 anos de garantia (extensíveis);
- O MMI funciona muito bem;
- Acabou de levar facelift;
Contras:
- Lá para 2019 também sai um novo;
- Repito o mesmo motor;
- Não fizeram upgrade para aquelas luzes ambiente do A4 multicor (é uma mariquice mas é algo que eu e a miuda gostamos);
- Tem de ser o automático pelo mesmo motivo referenciado no Renault;
- Design um bocado desinteressante, especialmente comparado com o pequeno argolas;
BMW S1 116Ed Line Advantage
Prós:
- Tem um design porreiro, especialmente após o FL;
- Parece-me bem equipado e os extras não são astronómicos;
- Confortável;
- Os bancos e posição de condução parecem-me porreiros;
- Manutenção incluída por 5 anos;
- Preço;
Contras:
- Também já está em fim de vida;
- Tenho de pagar por extensão de garantia;
- Não tem carplay/android auto;
- Não gosto de tracção traseira;
- É acanhado para o tamanho do carro;
- Qualidade de construção também não é nada de especial;
- Abomino a caixa! Até o manipulo trepida com o carro parado;
Posto isto a shortlist neste momento é composta pelo A3 e pelo Classe A.
O classe A é composto por:
- Linha Urban Fleet (pack visão, cam marcha atrás, pack conforto, Audio 20 CD, outras mariquices);
- Luzes ambientes led (infelizmente uma implementação muito fraquinha que funciona mais como ponto negativo);
- Parking Assist;
- Cruise Control;
- AC Auto (uma vergonha não trazer de série);
- Farois LED;
- Alarme;
- Ecrã central de 8';
Em consideração fica o sistema de som HK.
O A3 é composto por (de referir que já traz bixenon, MMI, AC auto, entre outras coisas):
- Linha Sport (Bancos desportivos, acabamentos interiores e exteriores desta linha, sensores de luz e chuva, etc)
- Luzes ambiente LED (brancas, infelizmente não dá para escolher como no A4);
- Sensores de parque F/T;
- Ecrã do CB a cores;
- Auto Hold;
- Alarme;
- Cruise Control;
- Sistema de som Audi (acrescenta 1 coluna central e 1 sub ao base);
Em consideração:
- Farois full LED;
- Virtual Cockpit/MMI Plus se me fizerem um grande desconto neste pack;
Agradecem-se opiniões e experiências da malta com estes veículos.
Comentário