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Tracção integral e a troca de 4 pneus em simultâneo

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    Tracção integral e a troca de 4 pneus em simultâneo

    Caros colegas,

    Diz-se que num veículo de tracção integral quando se tem de mudar um pneu, a não ser que os restantes estejam em estado quase novo, se deve mudar os 4, pois as diferenças de circunferência podem ser prejudiciais para os diferenciais.

    Isto confirma-se? Encontrei este link que desmistifica um pouco a coisa, remetendo mais para a segurança ou para casos extremos de diferença entre os estados dos pneus: http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/c...-quatro-pneus/

    Qual é a vossa experiência? Donos de Imprezas, EVOs, Volvos AWD...mudar os 4 ou entre eixos chega?

    Nos jipes com a opção 2WD/4WD, dado que na maioria da utilização em maior velocidade e em piso liso onde as diferenças de circunferência são mais notórias, se utiliza normalmente a opção 2WD, isto passa um pouco para segundo plano.
    Editado pela última vez por DV82; 08 September 2016, 09:06.

    #2
    Eu penso que não só se deveriam mudar os 4 pneus como também o pneu suplente por um exactamente em circulação, não vá ser necessário e ter de socorrer com um pneu que desvirtua todo o conjunto.

    Além disso, nestes casos, a pressão dos pneus deve ser verificada religiosamente antes de cada viagem.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
      Caros colegas,

      Diz-se que num veículo de tracção integral quando se tem de mudar um pneu, a não ser que os restantes estejam em estado quase novo, se deve mudar os 4, pois as diferenças de circunferência podem ser prejudiciais para os diferenciais.

      Isto confirma-se? Encontrei este link que desmistifica um pouco a coisa, remetendo mais para a segurança ou para casos extremos de diferença entre os estados dos pneus: http://bestcars.uol.com.br/bc/mais/c...-quatro-pneus/

      Qual é a vossa experiência? Donos de Imprezas, EVOs, Volvos AWD...mudar os 4 ou entre eixos chega?

      Nos jipes com a opção 2WD/4WD, dado que na maioria da utilização em maior velocidade e em piso liso onde as diferenças de circunferência são mais notórias, se utiliza normalmente a opção 2WD, isto passa um pouco para segundo plano.

      correcto na teoria,
      mas depende muito dos diferenciais que o carro tem, mas basta imaginar que a roda esquerda é de menor diametro que o esforço não será o mesmo de uma roda para outra. a questão tambem se coloca quando ha diferenças de pressão.

      no final não dará para partir um semieixo ou a transmissão, portanto é muito relativo estar a mudar ás quatro rodas. .

      tenho 3 carros de transmissão integral e só mudo mesmo de eixo à eixo, se um pneu estiver em mau estado sustituo os dois do eixo.

      Comentário


        #4
        A minha carrinha é AWD e excetuando a primeira mudança de pneus que ocorreram todos ao mesmo tempo, tenho vindo a mudar 2 pneus em cada eixo, como se faz habitualmente.

        Esta dessincronização ocorreu devido a um problema que tive no 2º conjunto de pneus, quando um deles furou/arrebentou com pouco mais de 10.000Km. Tive que mudar os pneus traseiros.


        Desde então não noto qualquer problema.

        Comentário


          #5
          Obrigado a todos.

          Acho que dentro do mesmo eixo, acaba por ser lógico por todos os motivos e mais algum.

          Agora entre eixos, para os carros de tracção integral constante, esta questão torna-se algo pertinente, pois assenta em algo que teóricamente não afecta tanto o equilíbrio do carro, a direcção, etc, e que por isso pode ser facilmente deixada para segundo plano...segundo plano esse que poderia tratar-se se um silencioso e constante pesar para a transmissão entre eixos.

          Já agora, seria possível mencionarem os modelos que têm e que com sucesso têm apenas tratado deste equilíbrio no mesmo eixo?

          Comentário


            #6
            Eu habitualmente ando com um BMW X e eles de facto recomendam isso, mudar tudo.

            Até agora foi assim que fiz, mas parece-me um bocadinho excesso de zelo da parte deles.

            Comentário


              #7
              Boas.

              No meu Panda 4X4, quando tive que reparar um pneu andei com um pneu de estrada atrás, diferente dos outros todos, e aquilo atrofiava com a transmissão, sentia-se isso sobretudo em curva, o sistema trava a roda diferente para manter a tração correta.

              O carro passou de ter um comportamento exemplar para um comportamento mediocre... quando coloquei os 4 iguais, voltou a ser como era.

              Agora acredito que, "baste" trocar dois ao mesmo tempo.

              Comentário


                #8
                Depende do tipo de diferenciais que o carro tem, e dentro desses há uns mais frageis que outros.

                Comentário


                  #9
                  a troca será sempre sensivel dependendo do diferencial e da forma como este reparte o binário,
                  se o diferencial tolera diferenças de umas rodas à outra, este não tolera rodas de tamanho diferentes de trás para a frente.

                  o exemplo é o caso da Audi, onde tanto se usa os diferenciais TORSEN como HALDEX,

                  o TORSEN é Torque Sensitive, e transmite mais binário à roda que tem menos apoio e reparte o binário aos eixos conforme a mesma regra, 40-60% ou 25-75%, daí mudar o tamanho das rodas entre frente e tras terá obviamente um efeito sobre a repartição de binário, as diferenças de tamanho de roda acabam por sobrecompensadas, não parte nada, mas desvirtua o carro e acaba por dosear o binário roda à roda. (com o autoblocante torna-se numa poderosa maquina de curvar).

                  o HALDEX já é um sistema diferente que actua entre os dois eixos e reparta 90-10% entre o eixo da frente e o da frente, o binário é repartido eixo à eixo.

                  no final, o que é nada mas mesmo nada recomendado é ter diametros diferentes de rodas em todo o carro, e as rodas no mesmo eixo com o diferente desgaste e pressão, quanto as diferenças minimas de um eixo para outro, estas são absorvidas/ toleradas pelo diferencial.

                  depois nos 4x4, ainda podemos falar de bloqueios, onde uns dão mais força à roda que tem mais aderência e outros que repartem o binário em cruz ....
                  um true trac e um arb, tem comportamentos distintos quando passam em cima de uma placa de esgosto, por exemplo.
                  Editado pela última vez por rsk; 09 September 2016, 10:45.

                  Comentário


                    #10
                    Que é recomendado, ok, e percebe-se o porquê.

                    Contudo, o desgaste nunca será igual nos 2 eixos ao longo da vida desses pneus.

                    Comentário


                      #11
                      Pode ser uma recomendação como aquelas de não circular com os vidros abertos que aumentam os consumos.
                      Ora bem veículos 4x4 já passaram cá alguns e o mais importante é saber o sistema de transmissão que se possuí e a partir daí sim tomar cuidados, contudo os pneus não aquece nem arrefece se o piso e diâmetro for igual. Mau, mau é numa inspeção-IPO nos rolos livres.
                      Sistemas tipo 4x4 com embraiagens Haldex não aquece nem arrefece pois o próprio sistema não se deixa afetar e auto-protege-se dessas pequenas diferenças que possam existir. Sistemas tipo 4matic e xdrive têm todos os diferenciais abertos também não existe qualquer problema, diferenciais viscosos pode existir problema se se mexer no diâmetro e piso dos pneus, por exemplo nos Range Rovers Classics, mas é importante é saber que tipo de sistema 4x4 a viatura tem. Os jipes não são bons exemplos pois as transmissões diferem bastantes e entre si existente diferentes soluções mecânicas.
                      Seja como for é bem pior o esforço extra numa IPO onde é recomendável nalguns casos informar o inspector disso e obrigarem-nos a colocar os rolos no trem que deveria estar parado.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                        Seja como for é bem pior o esforço extra numa IPO onde é recomendável nalguns casos informar o inspector disso e obrigarem-nos a colocar os rolos no trem que deveria estar parado.
                        É o que faço sempre. E para não porem os rolos não fazem os testes todos.

                        Comentário


                          #13
                          A BMW por ex recomenda trocar sempre os 4 ... No X3 por ex. Senao realmente aquilo atrofia um bocado.

                          Comentário


                            #14
                            Por acaso sempre que mudei coloquei em todas as vezes os 4 pneus novos.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                              (....)

                              Mau, mau é numa inspeção-IPO nos rolos livres.
                              por acaso é o que me deixa mais confuso, nas IPO poucos sabem quando se deve meter rolos, e a maioria até nem mete!

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                                #16
                                Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                por acaso é o que me deixa mais confuso, nas IPO poucos sabem quando se deve meter rolos, e a maioria até nem mete!
                                Na ipo estão-se a borrificar para isso.
                                Já os obriguei a fazer isso num dos 4x4 quando ainda não tinha a certeza como trabalhava o sistema.
                                Claro que foi logo dúvidas e mais isto e mais aquilo mas tranquilo... disse devolvam o dinheiro e vou a outro lado, lá pareceram os roletes.

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                                  #17
                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                  Na ipo estão-se a borrificar para isso.
                                  Já os obriguei a fazer isso num dos 4x4 quando ainda não tinha a certeza como trabalhava o sistema.
                                  Claro que foi logo dúvidas e mais isto e mais aquilo mas tranquilo... disse devolvam o dinheiro e vou a outro lado, lá pareceram os roletes.
                                  embora alguns inspectores sejam egneheiros mecanicos nota-se que aquilo é tipo matadouro, gente que pouco percebem e que não querem perceber,
                                  o mais caricato é ter que "negociar" a inspecção porque o Defender não tem parachoques traseiro e ainda sofrer porque retirei o suporte da roda suplente, e que segundo os inspectores a roda faz oficio de parachaoques ..... expliquei que não, existem uma especie de punhos chamados bumperettes que precisamente dão o atravancamento ao carro .... resultado: REPROVADO sem explicações !!!
                                  Editado pela última vez por rsk; 09 September 2016, 11:13.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                    Na ipo estão-se a borrificar para isso.
                                    Já os obriguei a fazer isso num dos 4x4 quando ainda não tinha a certeza como trabalhava o sistema.
                                    Claro que foi logo dúvidas e mais isto e mais aquilo mas tranquilo... disse devolvam o dinheiro e vou a outro lado, lá pareceram os roletes.
                                    Mas se a tracção for permanente o carro não salta fora dos rolos, puxado/empurrado pelas rodas que estão no piso fixo?
                                    Acho que tive sorte com o GC. Quando fui à IPO eles perguntaram logo se a tracção estava ligada e foram logo buscar os rolinhos.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                      Mas se a tracção for permanente o carro não salta fora dos rolos, puxado/empurrado pelas rodas que estão no piso fixo?
                                      Acho que tive sorte com o GC. Quando fui à IPO eles perguntaram logo se a tracção estava ligada e foram logo buscar os rolinhos.
                                      Salta se estiveres a acelerar, mas quando está nos rolos está em neutral. Se forem sistemas mecanicos a diferença de rotação dos eixos pode bloquear o diferencial central se for do tipo viscoso e estragar o mesmo. No teu caso não existe isso do ligar a tração pois é permanente 4x4 se for quadra drive os quadra trac é que por norma só puxam ao eixo traseiro. Provavalemente nessa IPO já têm conhecimento desse modelo e já sabem o que fazer. No teu caso foram buscar os rolos pois o sistema tem eixos varilock que são autoblocantes e como tal saltavam dos rolos logo que isso acontecesse. No ML tenho tração permanente às 4 com 3 diferenciais mas os eixos não têm qualquer bloqueio mecânico apenas funciona com o controlo de tração 4ETS+ logo quando não está engrenado nem a acelerar não existe qualquer atrito no sistema.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por rsk Ver Post
                                        embora alguns inspectores sejam egneheiros mecanicos nota-se que aquilo é tipo matadouro, gente que pouco percebem e que não querem perceber,
                                        o mais caricato é ter que "negociar" a inspecção porque o Defender não tem parachoques traseiro e ainda sofrer porque retirei o suporte da roda suplente, e que segundo os inspectores a roda faz oficio de parachaoques ..... expliquei que não, existem uma especie de punhos chamados bumperettes que precisamente dão o atravancamento ao carro .... resultado: REPROVADO sem explicações !!!

                                        Rompe e rasga

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por RedHeart Ver Post
                                          Mas se a tracção for permanente o carro não salta fora dos rolos, puxado/empurrado pelas rodas que estão no piso fixo?
                                          Acho que tive sorte com o GC. Quando fui à IPO eles perguntaram logo se a tracção estava ligada e foram logo buscar os rolinhos.
                                          Quando levei o Panda Cross, não puseram os rolos e aquilo parecia um número de circo. Não me posso esquecer de neste Panda 4X4 os avisar que aquilo tem tração integral.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Obrigado a todos.

                                            Bom, eu tenho um Volvo XC70 AWD de 2001 (2.4T, por curiosidade), pelo que, segundo li, não gosta muito de diferenças nas rodas, seja entre lados, seja entre eixos.

                                            Técnicamente não estou ainda muito por dentro do assunto, ou seja, do tipo de diferencial e seu funcionamento por ser aquisição recente, mas vou-me informar.

                                            Grandes estradas e velocidades não é coisa que se utilize muito por aqui (Noruega), mas existem outras condicionantes, como as condições climatéricas. Um dos pneus de inverno precisa de ser mudado pois encontra-se muito pior que os restantes, daí que estou a ponderar a troca dos 4 em vez de apenas 2.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Trocar os 4 costuma ser sempre a melhor opção.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DV82 Ver Post
                                                Obrigado a todos.

                                                Bom, eu tenho um Volvo XC70 AWD de 2001 (2.4T, por curiosidade), pelo que, segundo li, não gosta muito de diferenças nas rodas, seja entre lados, seja entre eixos.

                                                Técnicamente não estou ainda muito por dentro do assunto, ou seja, do tipo de diferencial e seu funcionamento por ser aquisição recente, mas vou-me informar.

                                                Grandes estradas e velocidades não é coisa que se utilize muito por aqui (Noruega), mas existem outras condicionantes, como as condições climatéricas. Um dos pneus de inverno precisa de ser mudado pois encontra-se muito pior que os restantes, daí que estou a ponderar a troca dos 4 em vez de apenas 2.
                                                São situações muito específicas de aderência que nós não temos aqui, como tal a minha sugestão é que mudes os 4, ou então mudares 2 pneus do mesmo eixo no mínimo. Com invernos rigorosos que deve ser aí não vacilava nisso.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por TerranoII Ver Post
                                                  Salta se estiveres a acelerar, mas quando está nos rolos está em neutral. (...)
                                                  Nem me lembrava desse pormenor

                                                  Quanto ao restante post, boa explicação.

                                                  Comentário

                                                  AD fim dos posts Desktop

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