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Futuro negro dos motores a diesel?

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    Futuro negro dos motores a diesel?

    Julgo que não há um tópico em concreto sobre este tema, mas posts ao longo de vários tópicos. Se existir, agradecia que eliminassem ou passassem para lá.

    Neste artigo, surge o rumor que a renault está a repensar a estratégia dos motores diesel para os próximos anos. A tendência será a sua redução ou eliminação já no segmento B e posterior redução nos segmentos seguintes ao longo do tempo.

    Artigo da reuters sobre o tema aqui e retirado deste tópico (obrigado ao Iuri).

    #2
    futuro negro????

    o tema não trás nada de novo, já o grupo VW se tinha prenunciado sobre o mesmo caminho e agora a Renault, pelo menos nas gamas baixas e médias, é mais que natural que com as restrições que a EU vai impondo de tempo a tempos cada vez é mais difícil cumprir as metas definidas, e pelo que li os testes a dada altura para aprovação vão ser com base em testes reais e não em laboratório como até ao presente, o que não há maneira de aldrabar...

    seja como for não vejo qual a preocupação se vier o dia que extinguirem as motorizações a diesel no futuro, não é por falta de alternativas que andam a ser desenvolvidas...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
      futuro negro????

      o tema não trás nada de novo, já o grupo VW se tinha prenunciado sobre o mesmo caminho e agora a Renault, pelo menos nas gamas baixas e médias, é mais que natural que com as restrições que a EU vai impondo de tempo a tempos cada vez é mais difícil cumprir as metas definidas, e pelo que li os testes a dada altura para aprovação vão ser com base em testes reais e não em laboratório como até ao presente, o que não há maneira de aldrabar...

      seja como for não vejo qual a preocupação se vier o dia que extinguirem as motorizações a diesel no futuro, não é por falta de alternativas que andam a ser desenvolvidas...
      preocupação é nennhuma! Já se sabia que isso ia acontecer mas no artigo da reuters parece que a renault já está a pensar alterar a estratégia já para 2017/2018 no limite 2020 o que está já aí à porta.

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        #4
        Pouco se perde

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          #5
          Já vem é tarde.

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            #6
            Como este fórum evoluiu.. Sim, senhor.

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              #7
              propaganda anti diesel.
              Toda a gente sabe que diesel é que é bom e barato. Dá para beber e tudo

              Agora mais a brincar..quem tem estado atento e tem um pouco de juizo, não pode ficar surpreendido.

              Comentário


                #8
                O problema é que mesmo com consumos mais aproximados, o diesel tem uma diferença grande de preço em portugal.

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                  #9
                  Problema só se for para ti, que tens de pagar a gota. Para quem faz as regras é igual ao litro.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por murgto Ver Post
                    O problema é que mesmo com consumos mais aproximados, o diesel tem uma diferença grande de preço em portugal.
                    Esse é que é o problema, enquanto o gasóleo for mais barato do que a gasolina eu infelizmente terei que continuar a andar a diesel.

                    Comentário


                      #11
                      Eu custa-me ter um carro a gasolina que tem uma média de 6.4, se fosse diesel a gastar 5.4 era bem melhor, sem dúvida... Mas depois gastava mais dinheiro para todos os meses, aquando regeneração, ir passear o animal. Lá se ia parte da poupança.
                      Quanto às revisões neste momento não diferem muito..

                      Se não existisse filtro de partículas, tinha um carro a diesel... É faço perto de 14/15k km ao ano.

                      Comentário


                        #12
                        Eu teria um carro a diesel se fizesse muitos kms , porem posso usufruir de uma viatura a gasolina com todas as vantagens que isso acarreta enquanto purista

                        Comentário


                          #13
                          Podem dizer qual é o problema mesmo do Diesel?! Ainda não percebi. Os carros são mais económicos e gastam menos. É o que salta à vista.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por NaoInteressa Ver Post
                            Podem dizer qual é o problema mesmo do Diesel?! Ainda não percebi. Os carros são mais económicos e gastam menos. É o que salta à vista.
                            O problema ou é FAP , injectores , turbo , egr . anda sempre á volta disso os problemas mais tipicos .

                            Depois com a reduçao das cilindradas os motores ficaram mais turbo dependentes , em que em muitos exemplares em baixas rpm nao existe motor .

                            O unico argumento do diesel é mesmo somente a economia nada mais

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                              ...
                              O unico argumento do diesel é mesmo somente a economia nada mais
                              Mais do que suficiente para quem como eu depende do carro para fazer 100 kms por dia para trabalhar ... Carris e STPC aqui não chegam ...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Varycela Ver Post
                                Mais do que suficiente para quem como eu depende do carro para fazer 100 kms por dia para trabalhar ... Carris e STPC aqui não chegam ...
                                Exactamente , como tu e muitos outros que precisam de economia devido ao elevado numero de kms diarios é totalmente valido .

                                Tambem tinhas a opçao do GPL que ficava ainda mais economico
                                Editado pela última vez por Miguelspc; 08 September 2016, 21:24.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                  O problema ou é FAP , injectores , turbo , egr . anda sempre á volta disso os problemas mais tipicos .

                                  Depois com a reduçao das cilindradas os motores ficaram mais turbo dependentes , em que em muitos exemplares em baixas rpm nao existe motor .

                                  O unico argumento do diesel é mesmo somente a economia nada mais
                                  Que é só o mais importante

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por johndeamon Ver Post
                                    Que é só o mais importante
                                    Sim , entao a fiabilidade mentias em ultimo lugar ?

                                    Resumindo tinhas um motor super economico que é o mais importante e depois avariava todos os meses deixando euros no mecanico ... como é que era ?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                      Sim , entao a fiabilidade mentias em ultimo lugar ?

                                      Resumindo tinhas um motor super economico que é o mais importante e depois avariava todos os meses deixando euros no mecanico ... como é que era ?
                                      Diesel é menos fiável que gasolina?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                        Sim , entao a fiabilidade mentias em ultimo lugar ?

                                        Resumindo tinhas um motor super economico que é o mais importante e depois avariava todos os meses deixando euros no mecanico ... como é que era ?
                                        Conheces muita gente cujo automóvel com motor a diesel avarie todos os meses e tenham contas no mecânico por causa disso?
                                        Será que com a diminuição da cilindrada dos gasolinas e introdução mais comum dos turbos, muitos dos problemas actuais dos diesel não passarão para os gasolinas turbinados?

                                        Desde que haja alternativas válidas, quanto mais limpo, melhor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                          Conheces muita gente cujo automóvel com motor a diesel avarie todos os meses e tenham contas no mecânico por causa disso?
                                          Será que com a diminuição da cilindrada dos gasolinas e introdução mais comum dos turbos, muitos dos problemas actuais dos diesel não passarão para os gasolinas turbinados?

                                          Desde que haja alternativas válidas, quanto mais limpo, melhor.
                                          Alguns com faps e egr's mas porque nao fazem kms suficientes , dai que regeneraçoes é coisa desconhecida para o fap ... depois outros que tiram tudo e depois as repros para ficar em condiçoes ...

                                          Em relaçao á outra questao , sim é um facto que podem ceder tambem com o aumento de motorizaçoes com turbo pois é mais um componente que pode ceder .
                                          A nivel de injeçao , este novos gasolina turbo com ID ainda nao chegam nem de perto ás pressoes existentes nos diesel , 2000 bars .
                                          O Fap ainda nao existe , mas tambem se a existirem vao ser diferentes .

                                          O meu proximo veiculo vai ser a GPL com boa potencia . Um conhecido meu trocou ontem um megane 1.5 dci por um bmw 520i a gpl

                                          Comentário


                                            #22
                                            A Renault está só a fazer pressão a ver se a UE cede

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por point Ver Post
                                              A Renault está só a fazer pressão a ver se a UE cede
                                              continua a sonhar que nós também...

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                Exactamente , como tu e muitos outros que precisam de economia devido ao elevado numero de kms diarios é totalmente valido .

                                                Tambem tinhas a opçao do GPL que ficava ainda mais economico
                                                Por aqui é mais difícil encontrar um posto GPL do que um lugar de carregamento para carros eléctricos !
                                                Mas ambas as opções infelizmente não servem !

                                                Ok, se fosse um Tesla com as novas baterias para 500km já dava que pensar ...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
                                                  Sim , entao a fiabilidade mentias em ultimo lugar ?

                                                  Resumindo tinhas um motor super economico que é o mais importante e depois avariava todos os meses deixando euros no mecanico ... como é que era ?
                                                  Eu coloco isso tudo dentro da economia.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por MiguelMelodeCarvalho Ver Post
                                                    Conheces muita gente cujo automóvel com motor a diesel avarie todos os meses e tenham contas no mecânico por causa disso?
                                                    Será que com a diminuição da cilindrada dos gasolinas e introdução mais comum dos turbos, muitos dos problemas actuais dos diesel não passarão para os gasolinas turbinados?

                                                    Desde que haja alternativas válidas, quanto mais limpo, melhor.
                                                    Acho que é por aí, ainda por cima li a dias que já querem introduzir FAP nos motores a gasolina

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por nogueiraribeiro Ver Post
                                                      Acho que é por aí, ainda por cima li a dias que já querem introduzir FAP nos motores a gasolina
                                                      Mas vai ser diferente

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por msantos Ver Post
                                                        Esse é que é o problema, enquanto o gasóleo for mais barato do que a gasolina eu infelizmente terei que continuar a andar a diesel.
                                                        tu e toda a gente!

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Já o ex-boss de engenharia da Fiat dizia a mesma coisa em 2008-09, numa entrevista.
                                                          O futuro, do ponto de vista dele, veria o domínio do diesel na Europa decair ao longo da década em que estamos, com pequenos motores sobrealimentados a gasolina a ganharem predominância. (Na altura, a Fiat desenvolvia o Twinair)
                                                          O uso de motores diesel passaria a ser usado sobretudo em segmentos mais elevados, com os citadinos, utilitários e talvez pequenos familiares a recorrerem a pequenos motores gasolina.
                                                          O escândalo VW veio, provavelmente, dar um empurrão ao que já estava a acontecer.

                                                          E é uma previsão muito fácil de se fazer quando nos colocamos no ponto de vista dos construtores.
                                                          Existem regulamentos anti-emissões para cumprir.

                                                          No caso dos diesel, como se verifica já hoje em dia, precisam de FAP e SCR para se manterem legais.
                                                          Por defeito, os motores diesel já são bastante mais caros de produzir que os correspondentes otto, e acrescentando a parafernália extra de controlo de emissões, acarreta ainda mais custos. Custos demasiado elevados que acrescentam facilmente 2-3 mil euros por unidade na linha de produção.
                                                          Algo não muito difícil de justificar num segmento E ou F, mas torna-se complicado cobrar milhares de euros extra quando se trata de um utilitário. Os segmentos baixos têm margens por norma bastantes baixas, e não é nada saudável estar a atenuar essa diferença de custo no preço final do carro, favorecendo o consumidor, reduzindo ainda mais uma margem que já de si é baixa.

                                                          Essa notícia da Renault não é propriamente uma novidade, mas o escândalo VW e a entrada dos novos testes, deve ter obrigado a alterar os planos.

                                                          O cenário que se avizinha é ver os motores diesel desaparecerem do segmento A (acho que de momento apenas a Fiat ainda os tem) e muito provavelmente também no segmento B e apenas estarem presentes a partir do segmento C.
                                                          E nos segmentos mais altos como E e F, é de esperar que o diesel mantenha o domínio como já acontece agora, com quotas que devem andar entre 80-90%.

                                                          Para baralhar estas contas temos outros dois factores:
                                                          - custo dos elétricos, isto é, baterias, baixar o suficiente poderá torná-los concorrenciais a nível de custos com os diesel
                                                          - o banir de motores de combustão interna dos centros das principais capitais europeias (e não só), poderá também fazer pender a balança para apostar apenas em elétricos. Curiosamente definirá muito mais o futuro dos segmentos elevados do que dos chamados citadinos.

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                                                            #30
                                                            Já existiu um futuro negro para imensos Ibizas TDI Cupra du açu. Negro da cor do fumo.

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