Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Citroen Saxo 1.5D 1999

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Citroen Saxo 1.5D 1999

    Boas,

    Adquiri recentemente um saxo 1.5D de 1999 c bomba injectora Lucas.

    Já andei em alguns e achei que o carro tinha muita genica e um bom binário em baixas.

    Apesar de o meu estar bem cuidado, aparentemente bem mantido noto que n tem baixas nem binário nenhum.

    Perde força, muita força mal apanho uma subida, seja ela ingreme ou com pouca elevação.

    A bomba foi reparada por uma oficina especializada pelo anterior dono. O que poderá causar este sintoma?

    Um abraço

    Hugo

    #2
    partindo do principio que a bomba foi bem recondicionada, o carro pode perder potencia em baixas derivado a problemas de outra natureza, injectores, problemas a nível eléctrico, mecânico, só levando isso a uma oficina e mandar fazer um cheakup...

    e já agora quantos km's tem ele neste momento...

    Comentário


      #3
      não estará descomandado? a reparação da bomba foi há muito tempo/Kms?

      http://forum.autohoje.com/showthread...post1063026370

      Comentário


        #4
        Pode ser também devido a filtro do ar sujo.

        Comentário


          #5
          Bem, a bomba foi recondicionada a uns 5 meses mais coisa menos coisa, supostamente e segundo o anterior dono os injetores tb foram limpos e/ou calibrados. O carro tiranto a vareta do óleo nao faz fumo algum. Noto uma limpeza extraordinaria na saida de tubo de escape, o que julgo n ser normal. A sensação que tenho é que por algum motivo cortaram excessivamente o combustivel. De resto o carro está ok. Tem cerca de 232 mil.

          Comentário


            #6
            Pois o meu medo é que a bomba esteja descomandada ou fora de ponto ou quem sabe o débito n estar regulado ou com um debito pequeno.

            O filtro de ar está pouco sujo. Amanha vou mudar o filtro de combustivel pois disseram me que pode por n ser mudado a muito estar desfeito, entupindo
            o sistema.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por hcdr1977 Ver Post
              Pois o meu medo é que a bomba esteja descomandada ou fora de ponto ou quem sabe o débito n estar regulado ou com um debito pequeno.

              O filtro de ar está pouco sujo. Amanha vou mudar o filtro de combustivel pois disseram me que pode por n ser mudado a muito estar desfeito, entupindo
              o sistema.
              Filtro de ar deve custar 6/7/8 euros. Filtro gasoleo um pouco mais caro. Havendo possibilidade troca-os visto não saberes ao certo há quanto tempo/kms lá estão.

              Se o problema se manter então podes despejar no depósito (ler instruções) um limpa injectores que tenha fama de fazer bons resultados por exemplo o liquimoly diesel spulung 500ml que costuma custar menos de 10 euros

              http://www.liqui-moly.pt/liquimoly/p...cument&land=PT

              Entretanto se ainda não mudaste o óleo e filtro óleo devias mudar (é uma das primeiras coisas a fazer em carro usado) e meter pelo menos um 10W40 (mas de preferência 5W40 (atenção é cinco e não quinze)). Norma tem que ser B4 mas isso são praticamente todos os óleos actuais.

              Há a possibilidade de a admissão e válvula EGR estarem muito sujas e estar a diminuir o rendimento.

              Se isso tudo não der resultados positivos então podes passar a coisas mais complicadas e dispendiosas como atacar a bomba injectora.

              As válvulas também podem estar a precisar de afinação.

              Tenta também verificar qual o consumo para veres se está dentro dos valores normais.

              Comentário


                #8
                Bem filtro de ar e filtro de combustivel já os comprei, as 2 coisas 14 euros.

                Vou experimentar comprar um limpa injectores, esse que falas vai ser o escolhido, mas o antigo dono disse me que a quando da reparaçao da bomba mandou verificar e reparar os injetores.

                Oleo e filtro tb vou mudar, mas ainda n vai ser esta semana.

                A Admissão e valvula EGR é algo que posso fazer eu e pretendo o fazer o mais rápidamente possivel.

                N oiço tac tac de valvulas a bater, o carro parece me muito certinho.

                O consumo... bem tinha o carro na reserva quando o comprei, quando digo reserva é mesmo reserva. Meti 20 euros que me deu mais ou menos 17 lts, ele devia de la ter mais qualquer coisa logo apontemos na pior das hipoteses para 18lts. O problema é que c esses +- 18lts n vou fazer mais de 300km. Ora bem acham normal?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por hcdr1977 Ver Post
                  Bem filtro de ar e filtro de combustivel já os comprei, as 2 coisas 14 euros.

                  Vou experimentar comprar um limpa injectores, esse que falas vai ser o escolhido, mas o antigo dono disse me que a quando da reparaçao da bomba mandou verificar e reparar os injetores.

                  Oleo e filtro tb vou mudar, mas ainda n vai ser esta semana.

                  A Admissão e valvula EGR é algo que posso fazer eu e pretendo o fazer o mais rápidamente possivel.

                  N oiço tac tac de valvulas a bater, o carro parece me muito certinho.

                  O consumo... bem tinha o carro na reserva quando o comprei, quando digo reserva é mesmo reserva. Meti 20 euros que me deu mais ou menos 17 lts, ele devia de la ter mais qualquer coisa logo apontemos na pior das hipoteses para 18lts. O problema é que c esses +- 18lts n vou fazer mais de 300km. Ora bem acham normal?
                  Para veres o consumo real do carro é atestar o depósito até ao pescoço, meter o contador parcial a zero, depois circulas algumas centenas de kms (quantos mais melhor para o erro ser menor), atestas outra vez até ao pescoço e anotas os kms que fizeste.

                  Multiplicas os litros que entraram por 100 e divides pelo número de kms que fizeste. Assim tens o consumo real. De outro modo (por exemplo orientar pelo ponteiro e meter meia duzia de litros) resulta em erros maiores.

                  Até 5lts/100km é normal. Acima disso deve haver alguma coisa fora do normal (ou então muita cidade)

                  Tenta saber porque razão (sintomas/problemas) é que o antigo dono reparou a bomba e injectores e se o problema ficou resolvido. Pode ser útil para te ajudar a resolver o problema.

                  Já se sabe que a maioria do pessoal que vai vender o carro daqui a uns meses ou no ano seguinte vai evitar ao máximo gastar dinheiro com ele, por exemplo não fazendo as manutenções básicas (óleos e filtros). E na altura de vender juram a pés juntos que foi tudo trocado e revisionado na semana anterior para conseguirem um valor mais alto.

                  Por isso a recomendação de pelo menos mudar logo óleo e filtro óleo.

                  Outros vendem o carro quando tem determinados problemas dispendiosos e de dificil resolução (encontra-se muito isso aqui no fórum) por isso é normal os carros usados virem quase todos com a fava escondida.

                  No teu caso poderá ser algo simples e barato como as coisas que já foram listadas.

                  Nota: em relação ao aditivo há umas latas parecidas que só têm 250ml. A que indiquei antes é de 500ml, diz na embalagem spulung e é essa que costuma ser usada para limpeza injectores.

                  Comentário


                    #10
                    Entendido.

                    N achas que puderá ter razão de ser a falta de força ser derivada tb de um mau muito mau filtro de combustivel?

                    O que noto no carro é que n desenvolve, n tem binário algum, perde força até numa ligueira subida e n desenvolvo. De salientar que ja andei com mais carros destes e em comparaçao com o meu são formula 1´s

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por hcdr1977 Ver Post
                      Entendido.

                      N achas que puderá ter razão de ser a falta de força ser derivada tb de um mau muito mau filtro de combustivel?

                      O que noto no carro é que n desenvolve, n tem binário algum, perde força até numa ligueira subida e n desenvolvo. De salientar que ja andei com mais carros destes e em comparaçao com o meu são formula 1´s
                      Se o filtro de gasoleo estiver entupido vai influenciar o rendimento do motor. O mesmo para filtro ar.

                      De noite abre a tampa por onde se mete o óleo novo e espreita com uma lanterna branca para ver se encontras vestigios de borra preta. Pode o motor estar todo preso por dentro e precisar de tratamento urgente para evitar gripar.

                      Como já foi dito, convém trocares o óleo e filtro de óleo do motor. Assim tens a certeza que é novo e sabes o que entrou.

                      Pode ter os segmentos lixados, como consequência ter consumo de óleo excessivo com óleo normal e por esse motivo actualmente ter alguma mistela lá dentro para disfarçar esse consumo e a lubrificação não estar a ser feita correctamente.

                      Comentário


                        #12
                        Por acaso já fiz isso que dissestes, tirei a tampa e o oleo parece normal. nada de borras pretas.

                        Tirando a vareta do oleo com o carro quente se nao deitar fumo nenhum n é sinal que aparentamente tem os segmentos bons?

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por hcdr1977 Ver Post
                          Por acaso já fiz isso que dissestes, tirei a tampa e o oleo parece normal. nada de borras pretas.

                          Tirando a vareta do oleo com o carro quente se nao deitar fumo nenhum n é sinal que aparentamente tem os segmentos bons?
                          Não faço ideia. Já ouvi falar nisso de tirar vareta, etc mas não sei se é possível avaliar alguma coisa.

                          O ideal é fazer teste de compressão (com aparelho próprio) e verificar se os valores estão dentro do normal.

                          Comentário


                            #14
                            Vê o colector de admissão e a egr. Se não for disso poderá ser a bomba mal reparada ou desafinada. No pior poderá ser segmentos, mas aí o carro bebia óleo e fazia muito fumo ou o motor fora de ponto da altura em que mexeram na bomba.

                            Comentário


                              #15
                              Bem, levantei me cedinho e hoje a ordem de trabalhos é a seguinte:

                              Limpeza do sistema de refrigeração

                              Substituição do filtro de ar e filtro de combustivel

                              Amanha se tiver tempo óleo e filtro de óleo.

                              Depois de fazer o 1 ponto dou feedback se melhorou

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por hcdr1977 Ver Post
                                Bem, levantei me cedinho e hoje a ordem de trabalhos é a seguinte:

                                Limpeza do sistema de refrigeração

                                Substituição do filtro de ar e filtro de combustivel

                                Amanha se tiver tempo óleo e filtro de óleo.

                                Depois de fazer o 1 ponto dou feedback se melhorou
                                Não esquecer colocar a sofagem toda no quente para que o liquido desse mini-radiador não fique lá aprisionado.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boas, conforme mencionado pelo fullthrottle n me esqueci de colocar a sofagem no quente.

                                  Mudança feita de liquido de refrigeração, sangrado na perfeição e limpo ainda de forma mais radical. Agua c muita ferrugem, muita mesmo, gastei litros e litros de água. Até ver n perdeu nada e até ver o carro n passa da temperatura normal de funcionamento. Paguei uma boa quantia pelo liquido de refrigeração, mas n é água c corante. Uma boa escolha!

                                  Mudei tambem o filtro de ar e o filtro de combustivel, felizmente eram novos e a mudança pelos novos que tinham n sortiu efeito, o carro continua molengão e com binário 0.

                                  Proxima semana mudo o oleo e filtro de oleo, mas pelo que vejo o filtro de oleo é novo.

                                  Vou bater na mesma tecla. Para mim aquando da reparação da bomba ou n a meteram a ponto ou cortaram me muito o debito.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por hcdr1977 Ver Post
                                    Boas, conforme mencionado pelo fullthrottle n me esqueci de colocar a sofagem no quente.

                                    Mudança feita de liquido de refrigeração, sangrado na perfeição e limpo ainda de forma mais radical. Agua c muita ferrugem, muita mesmo, gastei litros e litros de água. Até ver n perdeu nada e até ver o carro n passa da temperatura normal de funcionamento. Paguei uma boa quantia pelo liquido de refrigeração, mas n é água c corante. Uma boa escolha!

                                    Mudei tambem o filtro de ar e o filtro de combustivel, felizmente eram novos e a mudança pelos novos que tinham n sortiu efeito, o carro continua molengão e com binário 0.

                                    Proxima semana mudo o oleo e filtro de oleo, mas pelo que vejo o filtro de oleo é novo.

                                    Vou bater na mesma tecla. Para mim aquando da reparação da bomba ou n a meteram a ponto ou cortaram me muito o debito.
                                    Tenta averiguar o consumo real (com aquela técnica de encher até ao pescoço, andar algumas centenas de kms, voltar a encher até ao pescoço e fazer contas) para verificares se está dentro do normal (até 5litros/100km)

                                    Entretanto podes usar o liquimoly spulung. Caso os injectores estejam sujos e a causar o problema (ou parte dele) o aditivo deverá ajudar.

                                    Visto nesse motor a correia distribuição ser de fácil acesso (basta tirar uma tampa plástica) não consegues ir a uma oficina só para verificarem se a bomba injectora está no ponto? Se já fores lá cliente secalhar nem cobram nada só para verificar isso.

                                    Caso esteja no ponto então logo passas à parte de procurar uma casa especializada em bombas injectoras para te diagnosticarem o problema e darem orçamento.

                                    Comentário

                                    AD fim dos posts Desktop

                                    Collapse

                                    Ad Fim dos Posts Mobile

                                    Collapse
                                    Working...
                                    X