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Ajuda liquido refrigerante URGENTE

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    Ajuda liquido refrigerante URGENTE

    Boas pessoal preciso imenso da vossa ajuda e experiência
    Depois deste tópico http://forum.autohoje.com/auto-ajuda...-radiador.html

    Tratei de mudar o liquido refrigerante, comprei um de 20% só para lavar e no próxima fds vou colocar o de 50

    A mudança correi bem excepto o seguinte, após fazer a mudança e líquido estar no nível correto, (não sei este procedimento está correto) com o carro a trabalhar e quente queria ver se o liquido borbulhava então ao desembocar a tampa devagar acontece algo que não considero normal o liquido começa a sair todo, desligou logo o carro mas estou preocupado pois não sei o que significa, terei ar na tubagem? Por favor ajudem-me preciso do carro para amanhã.

    #2
    O sistema não deve ter sido purgado convenientemente.

    Comentário


      #3
      Eu utilizei o parafusar da purga como esse vídeo mostra até deixar de deitar ar e começar a deitar líquidos este procedimento está errado?
      https://www.youtube.com/watch?v=z_luMwxqqCk

      Comentário


        #4
        Ainda tens outro parafuso de purga nos tubos que ligam ao radiador da climatização.

        Comentário


          #5
          Eblase desde já obrigado pela ajuda
          Já descobri o outro parafuso, fiz este pequeno vídeo para conseguirem ter alguma noção do trabalho
          https://www.youtube.com/watch?v=L8n6VkLuyGs

          Quando desaperto o 1° parafuso saí liquido, por isso volto a fechar, o 2° às vezes saí liquido, outras vezes não sai nada, o nesse vídeo deixei o carro aquecer sem a tampa posta, o liquido foi subindo aos poucos até que começou a verter e tive de fechar, a temperatura mantém-se sempre estável.

          Comentário


            #6
            Motor frio e desligado
            Abrir as duas purgas (não é preciso tirar completamente o parafuso que a rosca é pensada para isso)
            Colocar o liquido anticongelante e fechar a purga onde começa a sair o liquido(costuma ser a dos tubos primeiro)
            Quando sair liquido de ambas as purgas, ligar o motor
            Colocar o nível no MAX e fechar a tampa do radiador
            Ir dar uma volta de 10 minutos de carro ou esperas com o carro parado
            Quando a ventoinha disparar, DEIXAS ACABAR
            Desligar o motor e verificar nível. ATENÇÃO QUE ESTÁ QUENTE
            Repor até à marca ligeiramente abaixo do MAX e repor nível com o motor frio.


            Penso que não saltei nenhum passo..

            Este procedimento serve para um motor 100% saudável

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por eblase Ver Post
              Motor frio e desligado
              Abrir as duas purgas (não é preciso tirar completamente o parafuso que a rosca é pensada para isso)
              Colocar o liquido anticongelante e fechar a purga onde começa a sair o liquido(costuma ser a dos tubos primeiro)
              Quando sair liquido de ambas as purgas, ligar o motor
              Colocar o nível no MAX e fechar a tampa do radiador
              Ir dar uma volta de 10 minutos de carro ou esperas com o carro parado
              Quando a ventoinha disparar, DEIXAS ACABAR
              Desligar o motor e verificar nível. ATENÇÃO QUE ESTÁ QUENTE
              Repor até à marca ligeiramente abaixo do MAX e repor nível com o motor frio.


              Penso que não saltei nenhum passo..

              Este procedimento serve para um motor 100% saudável
              Agora tens de me dizer onde moras para te pagar o jantar
              Vou almoçar e quando o carro estiver frio vou fazer passo a passo o que estás a dizer e ver se o assunto fica resolvido, desde já obrigado eblase!
              Daqui a nada já reportou o ponto de situação!

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                Quando a ventoinha disparar, DEIXAS ACABAR
                Desligar o motor e verificar nível. ATENÇÃO QUE ESTÁ QUENTE
                Más notícias fiz tudo como disseste, abri as duas purgas e tal como previste junto ao radiador começou de imediato a vazar, fechei enchia mais um pouco e depois a outra começou também a vazar e fechei.

                Todos os passos correram ok, andei com o carro 100-120 a tempo sempre ok.
                Chegue a casa abri o capot e antes de desligar o carro vi sem abrir a tampa do liquido de refrigeração parecia estar impecável sem borbulhar nada, a ventoinha trabalha intermitentemente, ela ligou e quando desligou desligue também o motor.

                Agora o problema: Assim que vou a abrir a tampa do líquido, assim que rodou um pouco o liquido começa logo a subir que nem um doido e tenho de fechar (se abrir mais vai verter que nem um doido) logo novamente . O que estará a causar isto e quão grave é? Estou a ficar mesmo preocupado. Quando arrefece o nível volta a descer ao normal.
                Editado pela última vez por xtrusion; 11 September 2016, 19:26.

                Comentário


                  #9
                  Se abrires a tampa do anticongelante com o motor à temperatura de funcionamento parece-me normal o nível subir. Se depois de arrefecer tens o nível normal, então deve estar ok. Se a ponteiro da temperatura tem um comportamento normal (sem grandes flutuações depois de quente), volto a dizer que está normal.

                  Comentário


                    #10
                    Não sei se foi da minha visa mas pareceu me que tinhas o copo demasiado cheio a cima do maximo, não terás exagerado na quantidade de liquido?

                    Comentário


                      #11
                      Fiz como este vídeo explica (https://www.youtube.com/watch?v=FUBvuRxKuUg) e realmente está um pouco acima do máximo mas era para conseguir ver se borbulhava etc. quanto à situação ser normal não acho pois antes de mudar não o fazia. Penso que tenha algum ar dentro dos tubos, pouco pois ele levou +/-4l e o deposito leva 4,2 eu no próximo fds vou voltar a mudar o líquido e para um de 50% e com mais atenção às purgas agora antes de o poder fazer precisava de fazer +/-100km, visto que a temperatura se mantém estável não devo estar a fazer mal ao carro certo?

                      Desde já obrigado a todos pela ajuda

                      Comentário


                        #12
                        Isso não convém passar do MAX quando estás a fazer isso. O nível sobe e depois é claro que vem tudo fora

                        Comentário


                          #13
                          Felizmente consegui poupar o carro e apenas vai andar 3km assim em vez dos 100, e no próximo fds vou trocar o líquido novamente e desta por um de 50% tendo uma atenção muito especial às purgas.
                          E ainda vou fazer em vídeo e se estiver mal feito agradecia que me ajudassem, se ficar bem feito fica um bom DIY para quem quiser

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                            Isso não convém passar do MAX quando estás a fazer isso. O nível sobe e depois é claro que vem tudo fora
                            Mas o estranho é subir só quando começo a tirar a tampa a quente, faz-me imensa confusão só pode ser ar nas tubagens e tenho de tirar tudo de novo para ter a certeza que fica tudo bem feito.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                              Mas o estranho é subir só quando começo a tirar a tampa a quente, faz-me imensa confusão só pode ser ar nas tubagens e tenho de tirar tudo de novo para ter a certeza que fica tudo bem feito.
                              Estranho era se subisse a frio...

                              Comentário


                                #16
                                Ora bem pessoal fiz a mudança, tal e qual como o eblase enomerou, filmei mas aquilo ficou uma desgraça por isso não vou publicar aqui (alguma coisa podem mandar pm), quanto ao líquido realmente tinhas razão ficou castanho :s
                                Tinhas dito que o verde-amarelo ia fazer isso
                                Coloquei este http://texoleo.com/product/motul-inu...a-long-life-5l e também o fez
                                Existe algum perigo nisso ou é só a cor que fica acastanhado?

                                Comentário


                                  #17
                                  Recomendo que limpes isso. Retiras o máximo e metes água destilada. Vais dar uma volta de 15mins e voltas a retirar. Repetes até sair TRANSPARENTE.

                                  Depois sim, usas um liquido anticongelante decente...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                    Recomendo que limpes isso. Retiras o máximo e metes água destilada. Vais dar uma volta de 15mins e voltas a retirar. Repetes até sair TRANSPARENTE.

                                    Depois sim, usas um liquido anticongelante decente...
                                    Aquele não era bom? tinha 50% de glicol e várias normas de proteção

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                      Aquele não era bom? tinha 50% de glicol e várias normas de proteção
                                      Claro que serve. A questão é usar um bom para depois durar..

                                      Dica: dado que vai demorar a limpar, quando for altura de escolher, usa um rosa que sempre disfarça mais alguma coisa

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eblase Ver Post
                                        Claro que serve. A questão é usar um bom para depois durar..

                                        Dica: dado que vai demorar a limpar, quando for altura de escolher, usa um rosa que sempre disfarça mais alguma coisa
                                        Ok obrigado eblase, já tenho mais coisas para fazer durante o próximo fds xD, já agora posso ir dando as voltinhas ou a saúde do líquido ficou comprometida?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Eis como saiu o anticongelante rosa que coloquei no fds passado, levou agora uma de agua destilada, e quando arrefecer vai levar logo outra.


                                          Digam de vossa justiça, ajuda sempre

                                          Comentário


                                            #22
                                            Toca a lavar..

                                            Comentário


                                              #23
                                              Uma de água destilada


                                              Vou comprar mais água destilada que já vi que isto não vai ser fácil

                                              edit: Devagar devagarinho


                                              Isto aos poucos vai lá
                                              Editado pela última vez por xtrusion; 25 September 2016, 18:12.

                                              Comentário


                                                #24
                                                3º Muda e ainda assim


                                                A 4º que já lá está pelo reservatório parece estar igual

                                                Posso usar uma coisa destas? Será muito agressivo?
                                                http://texoleo.com/product/bardahl-r...-flush-300ml-1

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Podes usar um aditivo quando a água começar a ficar mais transparente. Usar agora seria um desperdício, no meu ponto de vista.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Estás a tirar muito pouco liquido.

                                                    O ideal seria com uma mangueira meteres água a correr.

                                                    E deves ter um parafuso para escoar o liquido que está no bloco do motor.

                                                    O que tens ai no garrafão nem deve chegar a 2.5litros.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por D12 Ver Post
                                                      Estás a tirar muito pouco liquido.

                                                      O ideal seria com uma mangueira meteres água a correr.

                                                      E deves ter um parafuso para escoar o liquido que está no bloco do motor.

                                                      O que tens ai no garrafão nem deve chegar a 2.5litros.
                                                      É um garrafão de 6l e todo o sistema leva 4l.
                                                      Eu sei que o ideal era fazer o flush dele com uma mangueira mas isso já implica muito mais que os meus conhecimentos deixam (como retirar termóstato etc.)
                                                      Vai ter de continuar a ser assim aos poucos

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Ora mais umas lavagens (o rosa foi 1l de anticongelante que sobrou e misturei com agua destilada)



                                                        Fiz ainda mais uma que não tirei foto, ficou mesmo muito transparente e voltei a colocar Motul Inugel G12 50%
                                                        Pode não ter sido um trabalho como deveria ter sido feito (devia ter sido feito com uma mangueira limpar tudo como deve ser) mas ficou feito.
                                                        Queria ver se aguentava pelo menos meio ano . Não é fácil ver se o líquido ainda está bom pois o vaso de expansão tem ferrugem encrostada e então os líquido parecem sempre laranjas/acastanhados

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                                                          Ora mais umas lavagens (o rosa foi 1l de anticongelante que sobrou e misturei com agua destilda
                                                          Fiz ainda mais uma que não tirei foto, ficou mesmo muito transparente e voltei a colocar Motul Inugel G12 50%
                                                          Pode não ter sido um trabalho como deveria ter sido feito (devia ter sido feito com uma mangueira limpar tudo como deve ser) mas ficou feito.
                                                          Queria ver se aguentava pelo menos meio ano . Não é fácil ver se o líquido ainda está bom pois o vaso de expansão tem ferrugem encrostada e então os líquido parecem sempre laranjas/acastanhados
                                                          não tinha dado atenção ao teu topico , fica aqui uma dica para quem quiser limpar o circuito da agua :

                                                          colocar 1 ou 2 litros de vinagre de alcool misturado com agua
                                                          por o motor a trabalhar até aquecer ou andar com o carro
                                                          retirar todo o liquido e ligar uma mangueira para limpar tudo com agua

                                                          o vaso de expensão pode ser limpo ( depois de desmontado ) com sal grosso ( uma mão cheia ) e vinagre de alcool , depois é so' agitar

                                                          jà limpei com areia grossa e agua , tb se pode fazer com areia grossa e alcool a 90° , depois é so' ter cuidado a não deixar nenhuma areia , a bomba pode não gostar

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