Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Problemas na pintura do Carro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Problemas na pintura do Carro

    Boas, gostaria de uma opinião dos mais entendidos neste tipo de situação:

    Então é o seguinte :

    Comprei um veículo Ford Fiesta Titanium Ecoboost 1.0 em branco metalizado no dia 28 de Outubro de 2014.
    Passados cerca de 6 meses da compra do carro ( e já tendo sido feitas 3 a 4 lavagens manuais) na última lavagem, reparo que a pintura na parte de trás do carro, junto à matricula, se encontra com uns "pontos" que mais se pareciam ferrugem, passei a esponja ligeiramente e não saia, só se fizesse pressão com a unha. Continuo a lavagem e vejo que também essas mesmas marcas aparecem na zona entre o vidro traseiro do carro e a chapa onde tem o limpa vidros. Desta vez com muito mais frequência. Achei algo muito anormal.
    Acabei a lavagem e no seguinte dia dirigi-me à Madeira - Auto - Car. Lá disseram-me que o carro precisava de uma lavagem com um determinado produto ( que não sei o nome) e que após isso provavelmente essa situação desaparecia. Prontamente me descansaram e disseram que não era ferrugem, que se tratava de restos de poeiras que existem na atmosfera e dos próprios gases dos automóveis em si e que esse se depositavam nos carros e apareciam esses ditos "pontos".

    Sinceramente, não sai de lá convencida, e destas coisas eu não percebo muito mas, lá agendamos uma marcação para deitar o tal produto para ver como ficaria o carro.
    Feita a lavagem, reparo que o meu emblema da Ford frontal ficou danificado como mostro em anexo nas imagens. Na altura falei com o funcionário que me tinha atendido e disse-lhe o sucedido e disse-me que a Ford estava a oferecer emblemas e que depois me contactava para trocar.
    Nunca recebi a chamada e também já reclamei sobre isso. Entretanto os ditos pontos, não desapareceram na totalidade, tendo o funcionário dito que era preciso um polimento. Fiquei pasmada a olhar para ele.

    Gostaria de uma opinião da vossa parte, pois nunca ouvi dizer que 6 meses após a compra, um carro precise de polimentos. E claro, os custos destes sairiam do meu bolso. E são cerca de 80 a 100€. Eu sei que há gente que cuida muito bem dos carros. Com muitos produtos e afins. Eu não faço lavagens com tanta regularidade (1 lavagem mensal) mas já vi carros bem mais sujos que o meu e mais velhos e nunca tiveram nada.
    No dia 02 de Setembro de 2016, voltei à Madeira - Auto- Car para marcar a revisão do 2º ano e porque esta situação está cada vez pior. Agora tem "pontos" pelo carro todo. Tem no tejadilho, no parachoques de trás, nos retrovisores, pelas portas, no capô do carro e atrás na zona bagageira, nem falo, ao passarmos a mão parece areia. Voltei a expôr a situação mas a resposta foi exactamente a mesma e que qualquer dia vai começar aparecer nos cromados do carro também. Fiquei extremamente chateada. Estou muito desagradada com toda esta situação.

    Na minha modesta opinião a pintura ou não é a melhor ou o carro teve exposto em algum sítio perto do mar ou algo, antes da compra.

    Enviei um E-mail à Ford Portugal e ontem tive a resposta :

    Agradecemos desde já o seu contacto o qual foi alvo da nossa melhor atenção.
    Acusamos a recepção do seu email dirigido aos nossos serviços, referente ao veículo com a matrícula: X-X-X e VIN: -------------- , agradecemos desde já o seu contacto e a confiança depositada.
    Informamos que entramos em contacto com o Concessionário/Reparador Autorizado da Rede Ford Madeira Autocar o qual nos indicou que verificou a situação referente à pintura do seu veículo. Sugerimos que siga as recomendações dadas pelos profissionais da Rede, nomeadamente às recomendações para a conservação da pintura do veículo nas melhores condições. Mais foi indicado que esta situação não está contemplada pela garantia. Informamos que poderá consultar as informações gerais sobre garantias, nomeadamente sobre a garantia de pintura em http://www.ford.pt/ServicosFord/GarantiasFord.
    Rogamos que na eventualidade de alguma situação com o seu veículo e contacto junto do Reparador Autorizado nos informe no sentido de efectuar o acompanhamento devido.
    Poderá informar o Centro de Relações com Clientes da Ford Lusitana S.A. através de:
    Email: clientes@ford.com
    Telefone: 808 200 556 opção 3
    Carta: Avenida da Liberdade, 249 - 6º
    1250-143 Lisboa
    Fax: 213122381
    Indicamos que o principal interesse da Ford assenta na satisfação dos nossos Clientes. Neste sentido, para assegurar a transparência do sistema, assim como o rigor e equidade na apreciação das reclamações informamos que o Centro de Relações com Clientes da Ford Lusitana S.A. encontra-se disponível para quaisquer esclarecimentos relacionadas com questões de atenção ao cliente, sendo que as consultas técnicas que poderão necessitar avaliação do veículo in situ, poderão ser colocadas junto de um Concessionário/Reparador Autorizado da Rede Ford.
    Indicamos que o processo SR: ------- para o veículo com a matrícula XX-XX-XX e VIN: ------------ seguido junto dos nossos serviços será encerrado salvo novo contacto por parte da V.Exa.
    Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, continuando à disposição para qualquer esclarecimento adicional, apresentamos os nossos melhores cumprimentos,
    Irina Bessonova| Centro de Relações com Clientes | Ford Lusitana S.A.
    www.ford.pt |  808 200 556 | clientes@ford.com "

    Podem dar-me uma opinião por favor?
    Estou a pensar ir à defesa do consumidor e fazer reclamação no livro pois acho que era o que já devia ter feito à muito tempo.







    #2
    Para mim e pelo que descreves é um problema de falta de qualidade na pintura talvez por má preparação da chapa antes de entrar no setor de pintura na fábrica. Mesmo estando perto do mar não era razão para já se estar a passar isso em 2 anos e que pelo que dizes está a propagar-se rapidamente. Então se fosse de estar perto do mar imagino todos os automóveis da ilha da Madeira ao fim de 5-10 anos.

    Comentário


      #3
      Mete aí umas fotos a mostrar o problema.

      Comentário


        #4
        Peço desculpa. Esqueci me das fotos. Não da para ver grande coisa. Mas ainda se vê.2016-09-16 17.02.00.jpg2016-09-16 16.59.25.jpg2016-09-16 16.58.26.jpg

        e o símbolo da Ford

        2016-09-16 17.11.25.jpg
        Editado pela última vez por Andie; 16 September 2016, 16:12.

        Comentário


          #5
          Isso não é nada normal. Claramente a pintura/revestimento/etc está defeituosa.

          Comentário


            #6
            Que aconselha que faça? Tenho receio de que depois na revisão do carro me façam porcaria nas peças e afins e que depois este me dê problemas. Até agora, tirando isto, gosto dele e não tenho qualquer razão de queixa.

            Mesmo vivendo cá na ilha o carro não está perto do mar. Saí de casa para o parque do trabalho. Foi algo que pensei mas novamente, não entendo nada disto. E tendo em conta que vêem lá uma mulher, peço desculpa o termo mas tão se pouco lixando para mim.

            Comentário


              #7
              Acho isso muito estranho, algo vai mal nessa pintura, tenho um fiesta desses cá na escola com 5 anos...em termos de mecânica, não tem sido a coisa mais fiável que por cá passou, mas de pintura, tirando uma ou outra raspadela dos alunos, não apresenta nada disso...bem lavado, não mostra nada desses pontinhos.

              Comentário


                #8
                Andie, isso parece ser um problema de corrosão por "pitting", parecem picadas na pintura. Para mim a pintura está defeituosa de origem e se calhar muitos carros dessa série têm o mesmo problemas...seria conseguir encontrar os donos dos outros carros dessa altura para eles se pronunciarem para a Andie ter mais força na reclamação. Pode ser que haja aqui mais queixas dessas. Se fosse possível mudar o título do tópico com o modelo do carro para ser mais fácil outras pessoas verem na internet que já alguém tem esse problema seria estupendo.
                Eu tenho curiosidade em saber porque é que o concessionário não dá razão ao Cliente. Ele que explique como é que o Cliente fez isso ao carro.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NBA Ver Post
                  Andie, isso parece ser um problema de corrosão por "pitting", parecem picadas na pintura. Para mim a pintura está defeituosa de origem e se calhar muitos carros dessa série têm o mesmo problemas...seria conseguir encontrar os donos dos outros carros dessa altura para eles se pronunciarem para a Andie ter mais força na reclamação. Pode ser que haja aqui mais queixas dessas. Se fosse possível mudar o título do tópico com o modelo do carro para ser mais fácil outras pessoas verem na internet que já alguém tem esse problema seria estupendo.
                  Eu tenho curiosidade em saber porque é que o concessionário não dá razão ao Cliente. Ele que explique como é que o Cliente fez isso ao carro.
                  Olá, não sei se consigo mudar o título mas se o moderador não se importar por mim, pode mudar o título como achar que ficaria melhor para esse efeito.
                  Eu vou para a frente com isto. Quando efetuar a revisão no carro no dia 03 de outubro irei pedir o livro de reclamações. Mas quero saber ao que vou e nao quero dizer asneiras, daí que pedi ajuda aqui. Penso também ir à defesa do consumidor aqui na Madeira, e se houver algum outro local onde possa ir por favor digam me.
                  A história dos funcionários de lá é sempre a mesma. O carro é branco, nota se mais! As fotos não estão muito nítidas e já da para ver, foram tiradas com o telemóvel, quando puder tiro com a câmara com objetiva e coloco aqui das restantes partes do carro. Ja mandei email à Ford Portugal em resposta a esse email que me mandaram. Também já tive a espera de encontrar alguém com um carro exatamente igual ao meu e falar com o proprietário mas encontro os quase sempre a circular ou no estacionamento e ao escuro não dá para ver claramente nem de lanterna.

                  Comentário


                    #10
                    O carro ainda está atualmente dentro da garantia (o caro tem menos de 2 anos) mesmo apesar de já teres feito a reclamação há muito tempo, correto? Quanto tempo de garantia tem o carro? A pintura tem uma garantia igual à do carro, correto, ou superior. Por isso força com isso e aperta com eles. Eles que te expliquem, se não são eles os culpados como é que a culpa poderia ser tua...tenho curiosidade em saber o que eles dizem...ehehehe.

                    Comentário


                      #11
                      Segundo o funcionário no mês passado, 5 anos.
                      Como o carro é de 2014 fiquei também com esse receio dos 2 anos e então despachei-me em ir lá e reclamar à Ford... É uma perfeita idiotice.
                      Eu não entendo nada de carros, o pouco que sei foi o que fui aprendendo ao longo dos 7 anos de carta, mas acho que não é preciso ser muito esperto para perceber que me estão a enrolar completamente... Já vi muitos carros novos e nunca reparei nestas coisas. Tenho um familiar que tem a série anterior ao meu (ou lá como se diz) é vermelho Ferrari o carro de 2010 e não observo absolutamente nada disto. Liguei na altura quando vi a situação do meu para uma lavagem muito boa aqui e perguntaram-me logo se o carro era branco e que isso era normal. Como é normal???! Claro, lavagens também querem dinheiro. O meu bolso é que vai batendo no ferro....

                      Comentário


                        #12
                        Atenção que disseram que a culpa é dos resíduos da atmosfera e dos escapes dos restantes carros que se acumulam na tinta. E também geadas noturnas. A Madeira afinal é uma ilha com um clima pior do que eu imaginava , qualquer dia dizem que pintura não pode apanhar água.

                        Comentário


                          #13
                          Como é que a garantia não cobre isso??

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Andie Ver Post
                            Atenção que disseram que a culpa é dos resíduos da atmosfera e dos escapes dos restantes carros que se acumulam na tinta. E também geadas noturnas. A Madeira afinal é uma ilha com um clima pior do que eu imaginava , qualquer dia dizem que pintura não pode apanhar água.
                            Realmente, isso aí deve ter o tráfego de uma cidade como Pequim com o clima de uma vila no Alasca.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Jiggybear Ver Post
                              Como é que a garantia não cobre isso??
                              Eis uma bela questão à qual também eu gostaria de respostas
                              Editado pela última vez por Andie; 16 September 2016, 17:37.

                              Comentário


                                #16
                                Isso é apenas contaminação da pintura e como foi bem explicado pelo concessionário. É apenas e só provocado pela exposição aos elementos e tende a ser mais grave quando o carro circule ou permaneça junto a zonas industriais.



                                A solução é descontaminar, com clay-bar e com descontaminante férrico.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Andie Ver Post
                                  Segundo o funcionário no mês passado, 5 anos.
                                  Como o carro é de 2014 fiquei também com esse receio dos 2 anos e então despachei-me em ir lá e reclamar à Ford... É uma perfeita idiotice.
                                  Eu não entendo nada de carros, o pouco que sei foi o que fui aprendendo ao longo dos 7 anos de carta, mas acho que não é preciso ser muito esperto para perceber que me estão a enrolar completamente... Já vi muitos carros novos e nunca reparei nestas coisas. Tenho um familiar que tem a série anterior ao meu (ou lá como se diz) é vermelho Ferrari o carro de 2010 e não observo absolutamente nada disto. Liguei na altura quando vi a situação do meu para uma lavagem muito boa aqui e perguntaram-me logo se o carro era branco e que isso era normal. Como é normal???! Claro, lavagens também querem dinheiro. O meu bolso é que vai batendo no ferro....
                                  Tenho um scenic branco a caminho dos 20 anos e não tem nenhuma pinta dessas.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                    Isso é apenas contaminação da pintura e como foi bem explicado pelo concessionário. É apenas e só provocado pela exposição aos elementos e tende a ser mais grave quando o carro circule ou permaneça junto a zonas industriais.



                                    A solução é descontaminar, com clay-bar e com descontaminante férrico.
                                    Exatamente, isso é contaminação ferrica, acontece muito em veiculos que foram transportados ou estejam muito tempo junto a caminhos de ferro. Isso tem de ser descontaminado com iron-x, claybar, ligeiro polimento e selar/encerar.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                      Isso é apenas contaminação da pintura e como foi bem explicado pelo concessionário. É apenas e só provocado pela exposição aos elementos e tende a ser mais grave quando o carro circule ou permaneça junto a zonas industriais.



                                      A solução é descontaminar, com clay-bar e com descontaminante férrico.

                                      Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                      Exatamente, isso é contaminação ferrica, acontece muito em veiculos que foram transportados ou estejam muito tempo junto a caminhos de ferro. Isso tem de ser descontaminado com iron-x, claybar, ligeiro polimento e selar/encerar.
                                      Meus Srs, agradeço desde já o vosso parecer, posso até experimentar o produto que sugerem e agradeço por isso, mas continuo a achar um absurdo ter de ser eu a me responsabilizar por isso. O carro é novo!! E não. Nem com 6 meses nem com os quase dois anos que tem, permaneceu parado em zonas industriais. Não digo que não tivesse algum dia circulado em algum sítio exposto mas parado não. De todas as formas, aceito todas as opiniões que puderem dar. Eu vivo no Funchal. Zonas altas. Aqui os parques industriais que têm tão bem longe de mim e do meu carro. Além de que (e como já referi em cima) o carro sai de casa para ir para o parque coberto onde eu trabalho. Ganha alguma geada, sim durante a noite... mas convenhamos, estamos falado da Ilha da Madeira. Não do norte de Portugal.
                                      Quanto ao antes de ser transportado tivesse ficado exposto a esses caminhos de ferro, já não posso falar. Pensei nisso. Mas antes de vir para a ilha, sendo assim, parto do principio que quando comprei iria verificar tal situação e isso não aconteceu. Não sei se o Sr. sabe, mas aqui na Madeira não existem caminhos de ferro e esta situação verificou-se após meses após compra.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Não tem caminhos de ferro, mas tem estradas. .. e onde se trava muito. Os resíduos dos travões depositam-se na estrada e são levantados pelos pneus quando chove. Por isso se acumula mais na traseira.

                                        É apenas sujidade e por isso a marca não assume.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por AMR Ver Post
                                          Não tem caminhos de ferro, mas tem estradas. .. e onde se trava muito. Os resíduos dos travões depositam-se na estrada e são levantados pelos pneus quando chove. Por isso se acumula mais na traseira.

                                          É apenas sujidade e por isso a marca não assume.
                                          Ok. Tem razão, trava-se muito. Tudo bem.Tem lógica. Mas então e nos outros carros? Seja de que marca for, (pois da Ford não consegui chegar tao perto quanto queria de um branco e da mesma série que o meu), pelos que eu ja vi isso não se verifica. Carros esses com 6 anos ou mais... estes não sao brancos. Vi outros que com a mesma idade, de outras marcas, cores e também o branco, não se verifica nada disso. Foram alguns que consegui reparar e não vi nada. Todos eles utilizam o mesmo produto para o carro? Quero apanhar é um igual ao meu em pleno dia, lavado para ver e se o dono tiver la melhor.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Andie Ver Post
                                            Ok. Tem razão, trava-se muito. Tudo bem.Tem lógica. Mas então e nos outros carros? Seja de que marca for, (pois da Ford não consegui chegar tao perto quanto queria de um branco e da mesma série que o meu), pelos que eu ja vi isso não se verifica. Carros esses com 6 anos ou mais... estes não sao brancos. Vi outros que com a mesma idade, de outras marcas, cores e também o branco, não se verifica nada disso. Foram alguns que consegui reparar e não vi nada. Todos eles utilizam o mesmo produto para o carro? Quero apanhar é um igual ao meu em pleno dia, lavado para ver e se o dono tiver la melhor.
                                            A contaminação já la estava, com o passar do tempo as pintas vão ficando maiores, e enquanto essa contaminação não for removida por completo, vai voltar sempre a aparecer.
                                            Esse fenomeno acontece em todos os carros, é mais precetivel nos brancos, ainda mais o teu foi transportado de barco e leva diariamente com o salitre do mar.
                                            A solução já foi dada, iron-x, claybar, polimento e cera, mas eu evitava esse trabalho de polimento no concessionario, normalmente dá mer**.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                              A contaminação já la estava, com o passar do tempo as pintas vão ficando maiores, e enquanto essa contaminação não for removida por completo, vai voltar sempre a aparecer.
                                              Esse fenomeno acontece em todos os carros, é mais precetivel nos brancos, ainda mais o teu foi transportado de barco e leva diariamente com o salitre do mar.
                                              A solução já foi dada, iron-x, claybar, polimento e cera, mas eu evitava esse trabalho de polimento no concessionario, normalmente dá mer**.
                                              Mais uma razão... se a contaminação já lá estava, não devia de ser eu a assumir a responsabilidade. Mas ok. Já agora, se não for no concessionário onde é que vou fazer isso? E quanto ao símbolo da Ford, esse produto que indicou juntamente com o polimento resolve-me o problema?

                                              Comentário


                                                #24
                                                o meu irmao teve uma situaçao parecida e era por o local de trabalho ser proximo duma fundição, e nos dias que eles derretiam ferro isso acontecia (limalhas da queima do ferro) se deixa-se passar uns dias aquilo agarrava muito a pintura e custava a sair principalmente com o calor

                                                se tens essas pintas a "aparecer" tambem no parachoques de trás e nos retrovisores duvido que seja ferrugem, nao sou nenhum expert mas tanto quanto sei plastico nao enferruja

                                                ha arvores que tambem deitam algo semelhante que se deixar ficar muito tempo ate acaba por danificar (queimar) o verniz

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por firetvd Ver Post
                                                  o meu irmao teve uma situaçao parecida e era por o local de trabalho ser proximo duma fundição, e nos dias que eles derretiam ferro isso acontecia (limalhas da queima do ferro) se deixa-se passar uns dias aquilo agarrava muito a pintura e custava a sair principalmente com o calor

                                                  se tens essas pintas a "aparecer" tambem no parachoques de trás e nos retrovisores duvido que seja ferrugem, nao sou nenhum expert mas tanto quanto sei plastico nao enferruja

                                                  ha arvores que tambem deitam algo semelhante que se deixar ficar muito tempo ate acaba por danificar (queimar) o verniz
                                                  Pois, eu também descartei a hipótese de ser ferrugem logo à partida devido ao facto de no para choques e retrovisores terem as pintas.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    O que para aqui vai de defeitos na pintura e garantias O que tens aí é um carro com a pintura muito contaminada... Precisa de ser tratado por quem sabe, ou seja, um detailer. Obviamente que a pessoa das lavagens a quem foste, nao é um. Procura na net que deve haver.

                                                    Precisa de ser bem lavado com descontaminante ferrico, de ser descontaminado com clay bar e posteriormente polido, selado e encerado.

                                                    Estando na ilha, estás sempre proxima do mar, é mais propicio a manchas de ferrugem na pintura, que de certeza nao é tratada como deve ser. O simples factor de onde deixas o carro estacionado/circulas diariamente influencia a contaminaçao da pintura. Nao venham cá com "o meu tem 20 anos e é branco e nao tem nada disso" e muito menos irem à marca pedir garantia por sujidade

                                                    E não, lavar o carro nos rolos ou com as escovas das lavagens automaticas não é "ter cuidado", antes pelo contrario.
                                                    Editado pela última vez por carlosfst; 17 September 2016, 14:14.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      antes de mais principalmente no verão lavar o carro 1 vez por mês é muito pouco, lavar o carro numa lavagem automática também não é o ideal pois risca a pintura e não é pouco.

                                                      o ideal para quem não tem local em casa para lavar é lavar uma vez por semana no jet wash, gastando apenas um euro, apenas uma lavagem superficial basicamente... é preferível ir uma vez por semana e gastar 1€ do que 1 vez por mês e gastar logo 4€.

                                                      e sempre que possível, tipo de 3 em 3 meses ou quando conseguirem fazer uma lavagem manual.

                                                      esta é a formula que uso para conservar a pintura.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Andie Ver Post
                                                        Pois, eu também descartei a hipótese de ser ferrugem logo à partida devido ao facto de no para choques e retrovisores terem as pintas.
                                                        Os parachoques também ficam manchados... O que oxida são as marcas de agua que lá ficam.



                                                        Faz um simples teste: Passa o carro por agua e seca. Pegas no pano seco e tenta faze-lo deslizar sobre a pintura. De certeza que sentirás alguma resistencia. Apesar de ter sido lavado, continua sujo, e mesmo que não seja visivel, a contaminação está lá.

                                                        Em termos femininos, o teu carro precisa de um peeling, de um exfoliante e de um creme hidratante

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                                                          O que para aqui vai de defeitos na pintura e garantias O que tens aí é um carro com a pintura muito contaminada... Precisa de ser tratado por quem sabe, ou seja, um detailer. Obviamente que a pessoa das lavagens a quem foste, nao é um. Procura na net que deve haver.

                                                          Precisa de ser bem lavado com descontaminante ferrico, de ser descontaminado com clay bar e posteriormente polido, selado e encerado.

                                                          Estando na ilha, estás sempre proxima do mar, é mais propricio a manchas de ferrugem na pintura, que de certeza nao é tratada como deve ser. O simples factor de onde deixas o carro estacionado/circulas diariamente influencia a contaminaçao da pintura. Nao venham cá com "o meu tem 20 anos e é branco e nao tem nada disso" e muito menos irem à marca pedir garantia por sujidade

                                                          E não, lavar o carro nos rolos ou com as escovas das lavagens automaticas não é "ter cuidado", antes pelo contrario.
                                                          Exatamente, se possível o carro deve ser sempre lavado à mão e encerado frequentemente. Uma superfície selada/encerada é muito difícil esses contaminantes "agarrarem".
                                                          No próprio manual do carro vem explicito a necessidade de se encerar o mesmo regularmente, mas a maioria dos utilizadores simplesmente ignoram este facto.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por rafsantos Ver Post
                                                            No próprio manual do carro vem explicito a necessidade de se encerar o mesmo regularmente, mas a maioria dos utilizadores simplesmente ignoram este facto.
                                                            Nem mais.

                                                            Alguns carros nem têm direito a mais que 1€ na lavagem, quanto mais levarem cera
                                                            Editado pela última vez por carlosfst; 17 September 2016, 14:17.

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X