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Porque é que os Corsas Cdti são mais baratos?

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    Porque é que os Corsas Cdti são mais baratos?

    Boa tarde a todos,

    A tendência do mercado é a de manter os Corsas Cdti sistematicamente mais baratos que os seus congéneres (Clios Dci, Fiesta Tdci, Peug e Citro Hdi, Etc) para o mesmo ano e kms.

    Alguém me saberá dizer qual a razão? Estes carros têm revelado fraca fiabilidade e durabilidade?

    Sempre ouvi falar em 2 problemas habituais:

    (1) Rebentar a corrente de distribuição. Questiono se este defeito foi resolvido a partir de determinado ano de produção?
    (2) Problemas ao nível da injeção.

    Opiniões?

    Obrigado

    Cumprimentos

    #2
    Falas de ligeiros de passageiros ou comerciais?
    O menor preço nota-se sobretudo nos comerciais devido à maior oferta.


    Por cá existe um Corsa GTC 1.3 CDTi 90cv de 2007 com 196.xxx km comprado usado com cerca de 125.000 km.

    Tirando um caso pontual de perda de força relacionado com um tubo mal apertado até hoje levou apenas uma EGR nova há cerca de 1 mês.
    Na próxima revisão levará corrente + bomba de água por precaução.
    Óleo é mudado a cada 15.000km sendo que a marca indica 30.000km ou 12 meses.
    Gasóleo é do que estiver mais à mão.

    De resto tem sido fiável e com o tratamento típico de que é ele que nos tem de servir e não o contrário.


    Em relação à durabilidade e construção considero melhor do que alguns concorrentes (Citroen C3 II, por exemplo) que conheço.
    Não tem muitos ruídos parasitas (e já teve um sinistro relativamente grave) e apresenta pouco desgaste interior.
    Duas coisas a apontar: ambos os espelhos retrovisores já se descolaram 1 vez "do nada" (é crónico); recentemente o puxador interior da porta partiu o apoio (substituído por 15€)
    Características mais negativas: bancos duros, suspensão rija (o GTC é pior que os normais neste aspecto)

    Qualquer coisa é só dizer.

    Comentário


      #3
      A ideia que tenho é que são mais baratos aquando da aquisição e que isso acaba por se reflectir depois.

      Não me vou pronunciar acerca das características do mesmo porque a minha opinião é sobejamente conhecida. 5ª e 6ª lá vão mais umas boas centenas de km num...

      Comentário


        #4
        Pois também é a ideia com que fico, é que tem havido bastantes casos de problemas. O que não invalida que tenha havido casos de sucesso .. Mas na perspetiva do comprador não valerá a pena o risco.

        Comentário


          #5
          CORSA 1.3 CDTI 75 cv 2010, com filtro de particulas, ECOFLEX- Carro da minha mãe comprado novo, com cerca de 70.000 kms. Carro que faz autoestrada mês a mês, as regenerações normalmente são feitas nesse percurso, até ao momento ZERO PROBLEMAS! Essencialmente é carro que faz muita cidade. Boa qualidade de construção e de materiais utilizados, a suspensão é firme, podia ser mais branda!



          .

          Comentário


            #6
            por cá foi comprado um GPunto 1.3mjet 75cv, de 11/2006 com 149.000Km em 3/2013
            Assim que esteve na minha mao, foi para a revisao...
            - kit corrente
            - bomba agua + anti congelante 50%
            - bombites traseiros
            - 4 foles transmissão
            - Oleo 5w40 + filtro oleo + ar + ac + gasoleo

            problemas em 62.000km ja na minha mao:
            - nova egr da meat&doria
            - embraiagem LUK
            - termostato da facet
            - vedante da caixa a verter
            - vedante do permutador óleo
            - vedantes da bomba de alta pressão (começou a verter)
            - borracha vedante base antena partida.

            noutras revisões:
            - óleo 5w40 Shell hx7 norma fiat de 10 em 10.000 com troca do filtro óleo
            - bateria marca branca (fiquei a pe no aeroporto) LOOL
            - calços TRW + Discos TRW
            - óleo travoes dot4
            - óleo da caixa fuchs 75w80
            - filtro gasóleo + ac + ar
            - par escovas
            - par de H4 osram NBU
            - 4 pneus Yokohama A-drive 185/65/15

            e... gasóleo do mais barato com liquimoly spulung de vez em quando lá para dentro. tem agora 212.000km e vai à inspeção em OUT.

            nos carros....é preciso sorte.....!
            Editado pela última vez por tiagomaia; 20 September 2016, 15:56.

            Comentário


              #7
              Tive um Corsa 1.3 CDTI Cosmo, comprado novo em 10/2003.
              Entreguei-o, passados 4 anos com as seguintes reparações feitas:
              - 4 EGR's trocadas + 2 reprogramações da EGR
              - caixa de direção trocada
              - 2 polies do alternador
              - pele do volante desfeita
              - vidro da porta do condutor regulado várias vezes, tal o ruído que fazia
              - rádio no ultimo dia de garantia deixou de funcionar
              - alternador trocado
              - ...
              Assim de repente "só" me lembro disto...
              Foi dos dias mais felizes da minha vida quando o "despachei", e hoje sei que o carro já não existe (por não ter seguro ativo...)
              Este carro, sempre foi super-estimado, mas saiu uma valente "shit": a OPEL devia ter vergonha em lançar para o mercado carros tão maus (ou unidades em tão más condições)

              Comentário


                #8
                Analisando grosseiramente, as EGR, e as correntes, parecem ser problemas crónicos ...
                Obrigado a todos pelas opiniões.

                Comentário


                  #9
                  Este forum ou o mercado Portugues tem tendencia para o diesel e a Opel nao se porta bem.

                  No UK a Opel subiu de 3 para 2 em vendas pelo seu low running costs.

                  Eu tenho um Corsa 1.2 de 2002 e so avariou o radio em 2015...13 anos depois..o botao de volume. Alem disso pouco me lembro alem das normais revisoes.

                  Parece que diesel e para esquecer mm. Temos um passat com 260 000 de 2001....o motor foi revisto, cardas, direccao etc etc. Eu gastei 2500 euros na ultima revisao.

                  Diesel fica caro.....

                  Comentário


                    #10
                    Passaram vários Corsas D 1.3 CDTI de 95 cv (2010) pela empresa onde trabalho. Não havia o mínimo de cuidado com as regenerações e faziam bastante cidade.

                    Foram vendidos com quilometragens entre os 80k e os 120k. Apenas um deu um problema nesses 4 anos, uma bateria que berrou no meio do trânsito e o carro desligou-se.

                    Agora estão cá mais uns quantos de 75cv, quase a completar 2 anos, e não temos nada a registar.

                    A posição de condução é péssima, os bancos uma anedota, o comportamento em curva medíocre e a comodidade uma anedota. Mas a construção é boa e não têm dado problemas de maior.

                    Se eu comprava um mesmo sendo mais barato em usado? Nem dado...

                    Comentário


                      #11
                      Tenho um corsa C com perto de 160.000km e até agora 0 problemas. Revisões normais, gasoleo barato e siga!

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                        Passaram vários Corsas D 1.3 CDTI de 95 cv (2010) pela empresa onde trabalho. Não havia o mínimo de cuidado com as regenerações e faziam bastante cidade.

                        Foram vendidos com quilometragens entre os 80k e os 120k. Apenas um deu um problema nesses 4 anos, uma bateria que berrou no meio do trânsito e o carro desligou-se.

                        Agora estão cá mais uns quantos de 75cv, quase a completar 2 anos, e não temos nada a registar.

                        A posição de condução é péssima, os bancos uma anedota, o comportamento em curva medíocre e a comodidade uma anedota. Mas a construção é boa e não têm dado problemas de maior.

                        Se eu comprava um mesmo sendo mais barato em usado? Nem dado...

                        Em relação à posição de condução... eu acho que é boa mas talvez as unidades que conheces terão menos regulações.

                        Tenho ~1,85m e com regulação do banco em altura e do volante em profundidade fico com boa posição de condução.

                        Num Yaris 2004, por exemplo, parece que vou sentado demasiado em cima. Esse sim, é muito pior nesse aspecto.


                        Quanto ao resto concordo genericamente (tirando a questão do comportamento em curva).


                        Por fim, continuo a achar que na altura se fez uma boa compra.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                          Em relação à posição de condução... eu acho que é boa mas talvez as unidades que conheces terão menos regulações.

                          Tenho ~1,85m e com regulação do banco em altura e do volante em profundidade fico com boa posição de condução.

                          Num Yaris 2004, por exemplo, parece que vou sentado demasiado em cima. Esse sim, é muito pior nesse aspecto.


                          Quanto ao resto concordo genericamente (tirando a questão do comportamento em curva).


                          Por fim, continuo a achar que na altura se fez uma boa compra.
                          Tenho 1,75m. O banco tem regulação em altura e o volante também em altura. A posição é má devido aos bancos, acaba por estar tudo interligado.

                          O comportamento em curva dos últimos D que temos, comerciais com jante de ferro, é menos mau que o dos anteriores de 5L com JLL. Mas mesmo assim, muito abaixo do mínimo exigível.

                          Os travões dos primeiros que por cá passaram eram melhores, tanto que a suspensão da frente dos antigos tinha dificuldades em lidar com uma travagem a velocidades mais elevadas.

                          Comentário


                            #14
                            Em novos eram alcoolicos por óleo.

                            Mas eu diria que é porque receiam que os donos tenham usado diesel da prio, do simples que é mais caro que o top.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                              Tenho 1,75m. O banco tem regulação em altura e o volante também em altura. A posição é má devido aos bancos, acaba por estar tudo interligado.

                              O comportamento em curva dos últimos D que temos, comerciais com jante de ferro, é menos mau que o dos anteriores de 5L com JLL. Mas mesmo assim, muito abaixo do mínimo exigível.

                              Os travões dos primeiros que por cá passaram eram melhores, tanto que a suspensão da frente dos antigos tinha dificuldades em lidar com uma travagem a velocidades mais elevadas.
                              Quanto aos bancos nada a dizer. Ainda sou novo e as minhas costas ressentem-se quando faço viagens longas.

                              Em relação ao comportamento eu só conheço mesmo o GTC que tem suspensão mais firme (e um pouco rebaixada de origem, se não me engano) com 195/55R16. Esses deverão ser 185/65/R15.

                              Nunca tive sustos que possa dizer que foi devido ao comportamento do carro (apesar de outra pessoa já o ter virado à saída de uma rotunda) e normalmente ando depressa.
                              O que noto é que uns bons pneus à frente fazem diferença.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                Quanto aos bancos nada a dizer. Ainda sou novo e as minhas costas ressentem-se quando faço viagens longas.

                                Em relação ao comportamento eu só conheço mesmo o GTC que tem suspensão mais firme (e um pouco rebaixada de origem, se não me engano) com 195/55R16. Esses deverão ser 185/65/R15.

                                Nunca tive sustos que possa dizer que foi devido ao comportamento do carro (apesar de outra pessoa já o ter virado à saída de uma rotunda) e normalmente ando depressa.
                                O que noto é que uns bons pneus à frente fazem diferença.
                                Tive uns quantos sustos. Um ia virando com 400 km, outro ia-me despistando em AE quando precisei de travar a fundo e tenho mais uns quantos episódios. Talvez por estar habituado ao Clio III com jante de 16.

                                Quanto ao andamento, faço bastante nacional e AE. Os consumos andam entre os 7 e os 8... Os meus colegas fazem menos de 5.

                                Durante bastante tempo era o último a reservar carro para ver se me calhava um de aluguer (de outra marca), mas agora, por circunstâncias da vida, dá-me mais jeito andar com estes.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
                                  Tive uns quantos sustos. Um ia virando com 400 km, outro ia-me despistando em AE quando precisei de travar a fundo e tenho mais uns quantos episódios. Talvez por estar habituado ao Clio III com jante de 16.

                                  Quanto ao andamento, faço bastante nacional e AE. Os consumos andam entre os 7 e os 8... Os meus colegas fazem menos de 5.

                                  Durante bastante tempo era o último a reservar carro para ver se me calhava um de aluguer (de outra marca), mas agora, por circunstâncias da vida, dá-me mais jeito andar com estes.
                                  Neste momento anda com Dunlop Sport BluResponse à frente e, mesmo provocando, tem um comportamento exemplar (para mim). Antes andava com CPC2 e não achava tão bom.

                                  Agora ando pouco com ele mas quando ando é AE a ~150km/h sem problemas e em nacionais sinuosas (faço muito a Marginal de Entre-os-Rios e a N222) aguenta-se muito bem com ritmos altos.

                                  Resumindo, não é o melhor carro do mundo mas não será o pior do segmento. Vai depender do que cada um valoriza.

                                  Comentário


                                    #18
                                    O que eu noto nos CDTI é que o eixo traseiro descola do chão com uma facilidade assustadora. Temos uns 4 no trabalho, de 2014, e todos parecem bolas saltitonas.

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                                      #19
                                      185/65/R15 com A-drive no Gpunto e comportam-se normalmente...se bem que é de 5 portas. aos comerciais falta o peso dos bancos traseiros

                                      Comentário


                                        #20
                                        Eu também conheço de perto um com cerca de 110000km. Faz piores caminhos que muitas pick ups e jipes.

                                        É mesmo muito mal tratado e acho que só levou EGR e amortecedores.

                                        Quanto ao comportamento em curva nunca tive problemas nas curvas feitas a velocidades normais, mas não adorna como os franceses, isso é um facto.

                                        Quanto à construção, acho muito muito boa.

                                        Os bancos são muito duros e isso leva-nos a achar que a suspensão é dura também, mas eu acho que a suspensão não é particularmente dura, se nos abstrairmos dos bancos.

                                        Comentário


                                          #21
                                          ....ao contrario, no primo, o GPunto a construção é uma bela treta com "M"

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por mdbc Ver Post
                                            Eu também conheço de perto um com cerca de 110000km. Faz piores caminhos que muitas pick ups e jipes.

                                            É mesmo muito mal tratado e acho que só levou EGR e amortecedores.

                                            Quanto ao comportamento em curva nunca tive problemas nas curvas feitas a velocidades normais, mas não adorna como os franceses, isso é um facto.

                                            Quanto à construção, acho muito muito boa.

                                            Os bancos são muito duros e isso leva-nos a achar que a suspensão é dura também, mas eu acho que a suspensão não é particularmente dura, se nos abstrairmos dos bancos.
                                            As suspensões são moldes de mais e os bancos são duro e mal desenhados.

                                            Ainda hoje tive um exemplo da suspensão saltitona no acesso à A2 vindo da A13.

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