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Carros diesel e poucos km - Cuidados a ter

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    Carros diesel e poucos km - Cuidados a ter

    Caros amigos, cá em casa residem neste momento dois carros a diesel, um C5 1.6hdi e uma Laguna 1.5dci, ambos com cerca de 4 anos e a rondar os 100 mil km.

    Acontece que neste momento tanto eu como a minha namorada moramos bastante perto dos nossos trabalhos sendo que o C5 nas minhas mãos faz cerca de 20km diários (15km em IC e 5km em para arranca) e a laguna... bem essa faz 8 km diários (apenas cidade com bastante trânsito).

    FAP's e afins entupidas vai ser assim uma constante? Que cuidados especiais devo ter a partir de agora com os carros?

    #2
    esses carros não são concebidos para serem utilizados dessa maneira

    hà uma grande probabilidade de teres gastos

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      #3
      Tive sérios problemas com um FAP devido a uma utilização semelhante à descrita no inicio do verão. Foi uma novela que só se resolveu depois de 2 semanas de "conversações" difíceis. Todos os FAP têm a chamada "regeneração" forçada de x em x kms se por acaso não atingirem de rotações sup a 2300/2500 /min no uso comum, e de uma maneira sustentada. O uso em cidade ou percursos peq não permitem isso.
      Nesse caso tem q saber qual é mais ou menos esse intervalo, na marca devem dizer, e levar p carro para um passeio na autoestrada pontualmente (um passeio de fds, ou coisa que o valha).

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        #4
        Rspondendo ao título do tópico, o principal cuidado a ter será não comprar um...

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          #5
          Troca um dos veiculos , aproveita que o diesel é sobrevalorizado e trocas um dos diesel por um a gasolina e com sorte ainda encaixas uns euros e um veiculo em melhor estado !

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            #6
            Se a situação for para continuar assim a médio/longo prazo equacionava a troca da "frota", ou pelo menos um dos veículos.

            São ambos veículos fáceis de vender, por isso daria bem para fazer a troca por um veículo a gasolina mais pequeno (pelos baixos kms pressupus que seja utilizado em ambiente citadino), mais recente, conseguindo chegar até a uma melhor relação €/km.

            Basicamente escolhia para ficar a carrinha que gostava mais/estivesse em melhor estado e trocava a outra por um citadino e para além de ter um carro apropriado para o uso, dormia descansado por não ter problemas relativos ao tipo de uso.

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              #7
              Apagar - post em duplicado

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                #8
                Eu tenho uma 159 2.0 JTDm e como há uns tempos comecei a trabalhar mais perto de casa, deixo o carro na garagem e comprei uma mota.

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                  #9
                  Como já disseram, FAP e EGR vão dar dores de cabeça dentro em breve.

                  A EGR pode ser limpa em cada revisão. Enquanto a parte electronica trabalhar, não te vai dar mais chatices, só mesmo a despesa da limpeza (mão de obra).
                  Já o FAP, não há volta a dar e é uma coisa mais imediata. Podes forçar a regeneração numa oficina que perceba do assunto, mas nunca é saudável para o motor

                  rapidamente vai deixar de ser económico, para alem dos dias sem poderes usar, luzes, etc.

                  trocas um deles por um a gasolina, e passas a fazer uma viagem/passeio prai de 2 em 2 semanas no outro

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                    #10
                    Concordo com as opiniões já ditas. Vende um e compra algo mais citadino e a gasolina e vai passear com o outro de 15 em 15 dias.

                    Comentário


                      #11
                      2 Carros do Segmento D a Diesel para meia dúzia de kms p/ dia...
                      Olha o minha irmã tem uma 535D, enquanto fez vários kms p/ dia tudo bem, recentemente também começou a fazer cerca de 20kms p/ dia em cidade, bastou 2 meses para o FAP dar o berro, ainda por cima o carro já vai com 185000kms, solução meter um novo, despesa 1100€.
                      Estão agora a equacionar seriamente a troca do carro.

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                        #12
                        Se ambos os carros estão em bom estado e sem qualquer tipo de reparação à vista eu não trocava a menos que fosse por um novo ou algo com pouco risco (se é que isto é possível na compra de um usado).

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                          #13
                          Antes de mais saliento que quando foram comprados ambos os carros faziam 20-25 mil km. Isto para dizer que se a minha vida mudou para poucos km também pode mudar novamente para muitos km num futuro próximo ou longo, do vosso ponto de vista é simples mas do meu e da minha carteira não. Além disso não iria sair de um segmento D para um A ou B, teria de ser C pelo menos.

                          No entanto a verdade é que no presente tenho o problema das banheiras fazerem meia duzia de km diários... Possivelmente terei de trocar mesmo pelo menos um dos carros por um a gasolina como disseram, já tinha equacionado isto com as campanhas do focus ecoboost agora talvez avance.

                          A questão da mota também já me passou pela cabeça era óptimo para o caso da Maria que faz 8km no entanto ela e duas rodas não dá.

                          Obrigado pelas vossas respostas, tenho o relógio bomba dos FAPs a contar portanto tenho de arranjar uma solução

                          Comentário


                            #14


                            ou...

                            Dou €5k pelo C5

                            Comentário


                              #15
                              Eu trabalho a 2,5km de casa, vou almoçar a casa, faço 10km no dia. Tenho um Diesel, um 147 1.9JTDm. Apesar de ser de 2009 ainda não tem FAP, mas a EGR poderá queixar-se mais cedo ou mais tarde... Estou seriamente a pensar comprar um carrito velho (com algum potencial de valorização) para esse efeito.

                              Comentário


                                #16
                                Bicicleta? :D
                                Scooter?

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                                  #17
                                  Sem ser problemas com o FAP e a EGR (esta que pode ser limpa aquando da revisão, obrigado pela info EliseLotus) deverei estar atento a outros problemas inerentes destas deslocações curtas? Problemas com injectores p.e. não sei de todo, algo a ter em conta?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por MontanelasTDI Ver Post
                                    Sem ser problemas com o FAP e a EGR (esta que pode ser limpa aquando da revisão, obrigado pela info EliseLotus) deverei estar atento a outros problemas inerentes destas deslocações curtas? Problemas com injectores p.e. não sei de todo, algo a ter em conta?
                                    pelo menos para o C5 ( o renault não sei qual é o peso ) , podes jà encomendar 1 turbo ou 2 ( se gostas de acelarar ) , num carro pesado desses e sempre motor frio...

                                    Comentário

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