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carro morreu?

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    carro morreu?

    boa noite. ha uns dias fui verificar o nivel do liquido e acrescentei um pouco . fui fazer uma viagem de cerca de 40km em via rapida. no entanto esquevime de colocar a tampa no deposito e o liquido saiu todo fora. nao notei falhas no motor d este nem sobreaqueceu. no entanto ao chegar ao destino o carro fazia um barulho parecia que estava a fritar batatas e parou. nao pegou mais. chamei o reboque veio para casa e ja frio meti liquido de novo e tentei por o carro a trabalhar mas nao so nao pegou como o liquido saiu todo pelo coletor de escape e acomulou na panela e ia saindo pelo escape conforme ia dando s chave. o deposito ficou completamente vazio sem o carro trabalhar. o carro em causa é um ibiza abd de 95 1.4 de 60cv o que podera ser? sera a junta da cabeca? do coletor? sera cabeca estalada?

    #2
    Originalmente Colocado por nerxo Ver Post
    ... nem sobreaqueceu. no entanto ao chegar ao destino o carro fazia um barulho parecia que estava a fritar batatas e parou....
    ora bem nao aqueceu mas parecia que estava a fritar babatas, ou seja tava tao quente mas tao quente que ate parou sozinho, mas nao sobreaqueceu....

    bem mas que aquecimento levou esse coitado....

    ou tens a cabeça rachada ou arruínas-te por completo a junta...

    nunca vi tal coisa, despejar o liquido do radiador so a dar a chave e olha que em tempos tivo um rover 414

    ve ao ponto que levas-te esse coitado motor que nao tens compressão e entra tanta agua pos cilindros que anula qualquer gasolina que la entre ao ponto de nao fazer nem uma pequena explosão

    depois de tal cenario, em vez de tares quieto e falares com alguem mais entendido, ainda andas-te a insistir com ele mesmo a passar litros de agua pelo motor, o que antes podia ser so uma junta e afins, agora podes ter como bonus um motor novo pois nao me admiro que ja tenhas empenado bielas ou ou algo assim....

    o ar comprime a agua nao, e tu pelo que parece andas-te a obrigar o motor a fazer "ciclos" com cilindro com agua....

    se calhar a opçao mais "barata" é um motor "novo" (usado) mas manda abrir e ve se empenas-te algo e testar a cabeça, mas olha que mesmo sem empenar ui ui so pa testar a cabeça se nao tou em erro sao 60 euros, se tiver boa retficar mais 60 mais kit juntas oleo filtro bomba de agua tensor correia uiiiii

    so tenho algo a dizer, boa sorte amigo

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      #3
      ja calculava que fosse algo do genero. mas sobreaquecimento nao teve. nao passou dos 90 graus. que era a temperatura habitual depois de quente

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        #4
        Originalmente Colocado por nerxo Ver Post
        ja calculava que fosse algo do genero. mas sobreaquecimento nao teve. nao passou dos 90 graus. que era a temperatura habitual depois de quente
        Porque deve ter perdido a água tão subitamente que não te apercebeste. O motor deve ter tido uma fase em que a temperatura da água subiu muito mesmo mas depois de ficar completamente sem água a sonda de temperatura da água só já mede a temperatura do ar e este sendo um mau condutor de calor já não te indicou uma temperatura tão alta. Para além do barulho do fritar imagino o cheiro que não devia estar.

        O motor parou quando os segmentos encostaram em demasia aos cilindros do motor. Para além da junta da cabeça e eventualmente da cabeça empenada, espero que não tenhas os cilindros e os segmentos danificados. Quando deste à chave, depois de arrefecer o motor, o motor rodava a alta velocidade ou não? É que se o motor rodar muito depressa quando deres ao motor de arranque é porque tens os segmentos arruinados uma vez que o motor não faz compressão.

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          #5
          morrer se calhar ainda não morreu, mas parece ter entrado em coma

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            #6
            Originalmente Colocado por NBA Ver Post
            Porque deve ter perdido a água tão subitamente que não te apercebeste. O motor deve ter tido uma fase em que a temperatura da água subiu muito mesmo mas depois de ficar completamente sem água a sonda de temperatura da água só já mede a temperatura do ar e este sendo um mau condutor de calor já não te indicou uma temperatura tão alta. Para além do barulho do fritar imagino o cheiro que não devia estar.

            O motor parou quando os segmentos encostaram em demasia aos cilindros do motor. Para além da junta da cabeça e eventualmente da cabeça empenada, espero que não tenhas os cilindros e os segmentos danificados. Quando deste à chave, depois de arrefecer o motor, o motor rodava a alta velocidade ou não? É que se o motor rodar muito depressa quando deres ao motor de arranque é porque tens os segmentos arruinados uma vez que o motor não faz compressão.
            nao. ele roda devagar. parece ate que esta com falta de bateria.

            Comentário


              #7
              não morreu, foi assassinado.

              certezas:
              - o carrro sobreaqueceu efectivamente.
              - a junta rebentou.
              - precisa de junta nova, e em principio de rectifar a cabeça.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por nerxo Ver Post
                nao. ele roda devagar. parece ate que esta com falta de bateria.
                Se roda devagar é porque ainda deve estar a comprimir água, ou seja está em esforço ou então o motor ainda está meio agarrado/gripado.

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                  #9

                  Comentário


                    #10
                    o meu pai tem esse carro e motor e tb estoirou a junta. foram a volta de 200€, precisou rectificação da cabeça.

                    Comentário


                      #11
                      quando mandares arranjar o motor pede também para verem o manómetro da temperatura pois não deve estar bom....

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por mok Ver Post
                        o meu pai tem esse carro e motor e tb estoirou a junta. foram a volta de 200€, precisou rectificação da cabeça.
                        amigo se o mecânico te levou 200 euros pelo serviço das duas uma ou é muito teu amigo ou foi um serviço mesmo muito muito muito mal feito

                        ora bem deixo-te aqui um orçamente para uma reparação de junta da cabeça feita minimamente em condições, o orçamento é feito assim por alto com preços de "internet" para esse motor aos dias de hoje

                        rectificar cabeça 50 euros

                        oleo e filtro (barato) 30 euros

                        junta da cabeça 20 euros

                        pernos da cabeça 15 euros

                        tensor distribuiçao 25 euros

                        correia + bomba de agua 30 euros

                        termostato 10 euros

                        total 180 euros em material deixado de fora juntas que se podem aproveitar e outras coisas (juntas dos colectores e tampa das valvulas, liquido de refrigeração etc)

                        agora em cima disso mete umas boas horas de mao de obra
                        a sacar a cabeça fora 3 horas
                        desarmar a cabeça pa ir po torneiro 1 hora
                        armar cabeça apos vir do torneiro 1 hora
                        montar tudo no sitio 3 horas

                        8 horas de mau de obra
                        depende da vontade (rapidez) do mecanico podera ser mais ou menos

                        vamos meter essa mao de obra a 20 euros a hora

                        8 x 20 = 160

                        material 180
                        mao de obra 160

                        total 340 euros

                        agora se fizerem reparaçao e nao mudarem distribuiçao, tensores, termostato, reaproveitarem pernos... ai ja nao digo nada mas fica daquelas coisas qeu pode durar 10 min, 10 horas, 10 dias, 10 meses, 10 anos ou o resto da vida mas eu nao gostava de uma reparaçao assim a fugir dessa maneira

                        Comentário


                          #13
                          obrigado por todas as dicas. entao sendo assim o melhor sera troca direta do motor certo? visto um motor usado para este carro rondar os 200€ justifica mais do que ver o que este tem e retificar cabeca e isso tudo. estou correto?

                          Comentário


                            #14
                            será a opção mais sensata se tiveres garantias do motor que vais comprar

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por firetvd Ver Post
                              amigo se o mecânico te levou 200 euros pelo serviço das duas uma ou é muito teu amigo ou foi um serviço mesmo muito muito muito mal feito

                              ora bem deixo-te aqui um orçamente para uma reparação de junta da cabeça feita minimamente em condições, o orçamento é feito assim por alto com preços de "internet" para esse motor aos dias de hoje

                              rectificar cabeça 50 euros

                              oleo e filtro (barato) 30 euros

                              junta da cabeça 20 euros

                              pernos da cabeça 15 euros

                              tensor distribuiçao 25 euros

                              correia + bomba de agua 30 euros

                              termostato 10 euros

                              total 180 euros em material deixado de fora juntas que se podem aproveitar e outras coisas (juntas dos colectores e tampa das valvulas, liquido de refrigeração etc)

                              agora em cima disso mete umas boas horas de mao de obra
                              a sacar a cabeça fora 3 horas
                              desarmar a cabeça pa ir po torneiro 1 hora
                              armar cabeça apos vir do torneiro 1 hora
                              montar tudo no sitio 3 horas

                              8 horas de mau de obra
                              depende da vontade (rapidez) do mecanico podera ser mais ou menos

                              vamos meter essa mao de obra a 20 euros a hora

                              8 x 20 = 160

                              material 180
                              mao de obra 160

                              total 340 euros

                              agora se fizerem reparaçao e nao mudarem distribuiçao, tensores, termostato, reaproveitarem pernos... ai ja nao digo nada mas fica daquelas coisas qeu pode durar 10 min, 10 horas, 10 dias, 10 meses, 10 anos ou o resto da vida mas eu nao gostava de uma reparaçao assim a fugir dessa maneira
                              o serviço foi bem feito dado que nunca mais deu problemas e vão quase 10 anos...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por nerxo Ver Post
                                obrigado por todas as dicas. entao sendo assim o melhor sera troca direta do motor certo? visto um motor usado para este carro rondar os 200€ justifica mais do que ver o que este tem e retificar cabeca e isso tudo. estou correto?
                                sim mas a nao esquecer uma boa revisao antes do enfiar la dentro incluindo distribuição e afins

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                  o serviço foi bem feito dado que nunca mais deu problemas e vão quase 10 anos...
                                  o mecânico é muito teu amigo pois pelos vistos nao te levou mao de obra.... 200 é só material....

                                  quando o vires paga-lhe um ganda almoço

                                  Comentário


                                    #18
                                    bom dia. antes de mais quero pedir desculpa por nunca mais ter respondido é que nao tenho tido grande tempo e nem verbas tinha para por a maquina a andar. e queria agradecer tambem a todos pelas opinioes. foram muito uteis para poder falar com o mecanico sobre tudo o que o carro tinha e mostrar que estava a par das opcoes. ele disseme que bastava a a junta da cabeca e respetiva retificacao. a brincadeira ja com o iva fica em 498 pois tambem necessitei de pagar o rebeque. sem reboque ficaria em cerca de 430. acham bom preço.

                                    Comentário


                                      #19
                                      ta a roubar-te a descarada e fazer-te uma reparaçao de m#rda

                                      so junta e retificaçao 430 euros dassss.... ho migo tu muda de mecanico pois pa lem de roubar bem, nao faz reparaçoes em condiçoes,
                                      nem pernos, nem bomba de agua, nem termostato, nem nada.... e pagas como se fosse tudo, nao sei ao certo quanto é uma junta po teu carro mas arredondando 100 euros junta e torneiro... meio dia pa tirar fora desarmar e outro meio dia pa armar cabeça e montar 8 horas de trabalho pronto, a 20 euros cada sao 160

                                      tudo 260 euros mesmo que te meta oleo e filtro sao 20 euros ou seja 300 no maximo.... esse preço que ele te ta a levar é o valor de uma reparaçao bem feita com tudo a que tem direito e ele ta a levar isso pa fazer uma trabalho da treta

                                      se fosse eu a pagar para tal trabalho ainda por cima nesse motor qeu é simples, nao pagava mais de 450/500 euros mas era uma reparaçao feita em condiçoes, incluindo rectificar cabeça, oleo e filtro,junta da cabeça, pernos da cabeça, tensor distribuiçao, correia + bomba de agua, termostato

                                      Comentário


                                        #20
                                        Por esse valor, e tendo em conta a possibilidade de ter provocado mais danos no motor, eu procurava um usado em bom estado..

                                        Para teres uma ideia, eu já paguei 730€ por uma reparação de um motor muito mais extensa do que ele está a propor :
                                        - Sacar a cabeça e rectificar,
                                        - 16 válvulas novas
                                        - kit de juntas
                                        - jogo de velas
                                        - 2 bobines
                                        - óleo/filtros
                                        - líquido refrigerante
                                        - jogo de pernos para a cabeça

                                        E já não achei barato.. Mas 500€ para mudar uma junta às 3 pancadas?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Lá foi o bloco

                                          Comentário

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