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Ajudar a diminuir engarrafamentos e tornar o tráfego mais eficiente

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    Ajudar a diminuir engarrafamentos e tornar o tráfego mais eficiente

    Vou partilhar umas dicas que bastam alguns de nós praticarmos para ajudar a reduzir os engarrafamentos e tornar o fluxo do tráfego mais eficiente. Para mim a regra de ouro é:

    Evitar ao máximo ter necessidade de travar.

    Isto basicamente consegue-se com 3 pontos:

    • Manter uma distância que sirva de buffer às travagens dos veículos da frente.
    • Estar atento para levantar o pé do acelerador sempre que os veículos da frente travam ou desaceleram.
    • Não acelerar desnecessariamente.


    Ou seja, por norma deveis evitar amplificar o que o veículo da frente faz, antes pelo contrário, deveis amortecer: nunca travar mais do que ele e nunca acelerar mais do que ele.


    Semáforos

    Por exemplo, a forma mais eficiente de arrancar nos semáforos é estar atento aos vários carros à nossa frente para arrancar praticamente ao mesmo tempo que o da frente, mas, arrancar ligeiramente mais devagar de forma a que a distância vá aumentando à medida que a velocidade aumenta (por questões de segurança).

    Um erro muito comum é as pessoas deixarem a distância aumentar imenso antes de arrancarem e depois vão acelerar mais do que o veículo da frente para compensarem e reaproximarem-se dele. Isto não só é pouco eficiente porque adicionam um atraso ao tempo que o veículo atrás delas pode então arrancar (que por sua vez muitas vezes faz o mesmo erro), como não é necessariamente mais seguro porque estão a aumentar a velocidade e ao mesmo tempo a diminuir a distância ao veículo da frente, quando a distância deveria estar a aumentar com a velocidade.


    Auto-estrada

    Nunca vos aconteceu apanhar um engarrafamento para depois o tráfego começar a andar normalmente e não chegarem a perceber o que aconteceu?

    Isto são os engarrafamentos fantasma que se propagam como ondas de tráfego. Um único veículo a travar numa autoestrada movimentada pode causar um engarrafamento que se espalha por quilómetros.

    Isto acontece porque os veículos de trás reagem à sua travagem com uma travagem ainda mais forte, que por sua vez vai sendo propagada e amplificada pelos condutores atrás um a seguir ao outro ao ponto de mais atrás os carros pararem. A partir desse ponto todos os carros que venham atrás vão eventualmente ter de parar.

    Estas ondas de tráfego rapidamente morreriam se nos momentos iniciais houvesse alguns condutores a manter uma boa distância e que em vez de amplificarem a travagem a tivessem amortecido.


    Pára-arranca

    O pára arranca propaga-se também sob a forma de ondas de tráfego. Uma forma de tornar esta situação menos excruciante e poupar combustível, embraiagem, etc, é tentar circular à velocidade média dos veículos da frente.

    Isto é, estar atento, arrancar imediatamente mas mais devagar que o da frente e deixar a distância crescer de forma a conseguir que mesmo que o da frente entretanto pare e volte a arrancar nós apenas tenhamos mantido a nossa velocidade ou abrandado ligeiramente.

    O mais engraçado é que após um bocado se olhardes pelo retrovisor ireis ver todos os carros a andar à mesma velocidade que vós. Ou seja, uma simples pessoa consegue eliminar a propagação de ondas de para-arranca e meter os carros atrás delas a andar a velocidade constante, devagarinho, mas a andar.

    Isto é tão óbvio que parece estranho não ser o comportamento por defeito nos pára-arranca, mas acho que tem a ver com cedermos à pressão social. Por algum motivo não nos sentimos confortáveis ao ter um espaço grande à nossa frente num engarrafamento, e pior do que isso, alguns carros vão-se colocar nesse espaço.

    Mas é uma questão de não cedermos. O espaço que mantemos recupera-se em 2 ou 3 segundos uma vez que o trânsito comece a andar, e mesmo que alguns carros se metam à frente, também estamos a falar de segundos perdidos, em contrapartida é muito mais confortável conduzir a uma velocidade constante.


    Facilitar mudanças de via

    Pode parecer contra-intuitivo, mas facilitar que os carros entrem à nossa frente pode ajudar-nos a chegar mais depressa. Mesmo que não nos ajude particularmente, se todos facilitarem o tráfego irá fluir muito melhor e todos sairemos beneficiados.

    Uma situação em que deixar um carro entrar à nossa frente até nos pode ser benéfico é por exemplo nas saídas de autoestradas e afins. Esse carro vai ter de entrar na nossa via de qualquer das formas e se não o deixarmos entrar já à nossa frente ele provavelmente vai entrar mais à frente (à nossa frente à mesma), e quanto mais difícil for a entrada mais provável é que leve a travagens na nossa via de trânsito, propagando uma onda de travagens que irá tornar o trânsito na nossa via mais lento.

    Editado pela última vez por rrrfff; 25 September 2016, 14:16.

    #2
    No filme só vi um artolas a passar traços contínuos, a deixar um espaço à frente onde outros ao engano se iam metendo, e todos nas outras faixas a circularem sem problemas menos na dele.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
      No filme só vi um artolas a passar traços contínuos, a deixar um espaço à frente onde outros ao engano se iam metendo, e todos nas outras faixas a circularem sem problemas menos na dele.
      As duas vias à esquerda eram saídas para destinos distintos, a via rápida era à direita.


      Pode parecer contra-intuitivo deixar aqueles carros entrarem todos à frente dele, mas aquilo é uma saída e se eles não entrassem ali entrariam ainda mais à frente, portanto à frente dele de qualquer das formas.

      Ao facilitar a entrada logo ali está a impedir que eles vão entrar à paposseco mais à frente e causar constrangimento ao trânsito na via em que ele circula.

      Ou seja, se ele não os deixasse entrar não só eles entravam à mesma à frente dele como era mais provável que se gerasse uma onda de pára-arranca como a que ele apanhou no final.

      Comentário


        #4
        Isso é tudo muito bonito mas nem todos os carros são iguais, não tem a mesma potencia, o mesmo binario, a mesma dimensão, e.t.c

        Isso só acontece num mundo perfeito, aqui na Terra tens IC's(p.e) que têm saídas, essas saídas não conseguem fluir o trânsito da mesma maneira que um IC consegue, os IC's não são nivelados, tens subidas que nem todos os carros conseguem subir "facilmente", and so on and on...

        Isto é um não assunto que não tem solução. Teoria é uma coisa, prática é outra completamente diferente

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por neumon Ver Post
          Isso é tudo muito bonito mas nem todos os carros são iguais, não tem a mesma potencia, o mesmo binario, a mesma dimensão, e.t.c

          Isso só acontece num mundo perfeito, aqui na Terra tens IC's(p.e) que têm saídas, essas saídas não conseguem fluir o trânsito da mesma maneira que um IC consegue, os IC's não são nivelados, tens subidas que nem todos os carros conseguem subir "facilmente", and so on and on...
          • Manter distância dos carros da frente: ao alcance de qualquer um.
          • Estar atento ao que acontece à sua frente: indispensável para quem conduz.
          • Não acelerar desnecessariamente: ao alcance de qualquer um


          Qualquer carro, com qualquer potência, com qualquer dimensão, em qualquer tipo de estrada é capaz de fazer estas 3 coisas.

          Originalmente Colocado por neumon Ver Post
          Isto é um não assunto que não tem solução. Teoria é uma coisa, prática é outra completamente diferente
          Se fizeres aquilo que eu disse nos pára-arranca basta olhares para o retrovisor para confirmares que os carros atrás de ti começam a andar a uma velocidade constante como tu, enquanto o tráfego à tua frente continua no pára-arranca. Isto é prática.


          O fenómeno dos phantom traffic jam é um fenómeno observado e que acontece porque os condutores amplificam as travagens dos condutores que os precedem por não estarem atentos e não manterem uma boa distância de segurança.

          Toda a gente já experienciou estes engarrafamentos que tão cedo aparecem como desaparecem e reparam que não passaram por acidente nenhum nem nada que explique a lentidão anterior do trânsito. Isto é prática.

          Aqui está a demonstração da consequência dos condutores circularem muito próximos e como tal acabarem por amplificar as acções dos veículos que precedem, criando uma onda que se propaga e amplifica para trás, tudo porque alguém travou:



          Repara como no final há uns parados, enquanto outros estão a acelerar bruscamente (erro) para logo de seguida terem de parar novamente.

          O truque no pára-arranca é evitar acelerar ou travar bruscamente, mantendo uma distância que permita manter a velocidade constante ao máximo.
          Editado pela última vez por rrrfff; 25 September 2016, 21:04.

          Comentário


            #6
            Rrrfff isso não faz sentido nenhum, a vida real é completamente diferente desses testes "teóricos"

            Num ambiente controlado e com poucos carros consegues fazer isso, faz isso com 20mil carros num ambiente como o IC19 ou a VCI, não dá...

            Comentário


              #7
              Muito boas ideias na teoria, que funcionariam lindamente, se nós não fossemos humanos.

              Para além disso, venho só dizer que, mesmo enquanto condutor não consigo aturar os fuçangas que tentam meter-se na minha faixa à cão no meio do trânsito. Só não impeço se não puder.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                Rrrfff isso não faz sentido nenhum, a vida real é completamente diferente desses testes "teóricos"

                Num ambiente controlado e com poucos carros consegues fazer isso, faz isso com 20mil carros num ambiente como o IC19 ou a VCI, não dá...
                Eu fiz um post de de 30 e tal linhas e tu deste-me uma resposta vaga de 2 linhas.

                Se te limitares a dar uma resposta vaga sem referir concretamente do que discordas e explicando porquê não dá sequer para perceber a relação entre o que tu dizes e o que foi dito. É como se tivesses respondido sem ter lido além do título.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                  Muito boas ideias na teoria, que funcionariam lindamente, se nós não fossemos humanos.
                  Não acho ser humanamente impossível manter uma distância de segurança e muitas vezes apenas ter de levantar o pé do acelerador quando o carro da frente trava. Faço-o constantemente e conheço muitos que o fazem também. E somos todos humanos!

                  Também no pára-arranca consigo manter-me sempre em movimento enquanto o tráfego à frente está sempre a parar, isto simplesmente mantendo uma boa distância e moderando as acelerações.

                  Experimenta fazer estas coisas e vais ver que está ao alcance de qualquer condutor minimamente competente, com qualquer carro, em qualquer lado.

                  Originalmente Colocado por 1000k Ver Post
                  Para além disso, venho só dizer que, mesmo enquanto condutor não consigo aturar os fuçangas que tentam meter-se na minha faixa à cão no meio do trânsito. Só não impeço se não puder.
                  Eu também não facilito quando tentam fazer batota entrando à ultima hora.

                  Agora se estás na via à direita para sair na próxima saída, se deixares espaço para os carros entrarem à tua frente eles entram à tua frente.

                  De qualquer da formas achas que vão entrar onde? Achas que vão parar na via da esquerda da autoestrada para te deixar passar e entrarem atrás de ti?

                  Comentário


                    #10
                    Grande parte chama-se condução defensiva...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por afc Ver Post
                      Grande parte chama-se condução defensiva...
                      Exactamente!

                      Se as pessoas perceberem que não é a andarem a cheirar o cu dos outros e a acelerar feitas malucas mal o trânsito anda um bocado que vão andar mais depressa, antes pelo contrário, só causam engarrafamentos!

                      Tenho esperança que juntem o útil ao agradável e pratiquem uma condução mais segura e que na prática ajuda a tornar o tráfego mais fluído.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                        Exactamente!

                        Se as pessoas perceberem que não é a andarem a cheirar o cu dos outros e a acelerar feitas malucas mal o trânsito anda um bocado que vão andar mais depressa, antes pelo contrário, só causam engarrafamentos!

                        Tenho esperança que juntem o útil ao agradável e pratiquem uma condução mais segura e que na prática ajuda a tornar o tráfego mais fluído.
                        Faz este exercício, faz Ic-19 de uma ponta à outra e diz me quais são os pontos críticos onde apanhas trânsito, acho que vais chegar a uma conclusão que nada tem a ver com distancias de segurança e velocidades constantes. (não falo em horas de ponta).

                        Os carros não são iguais, têm potencias diferentes logo têm comportamentos diferentes

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                          Eu fiz um post de de 30 e tal linhas e tu deste-me uma resposta vaga de 2 linhas.
                          Palha comem os burros, estou num forum não estou a escrever um livro.

                          Sê sucinto e resume as tuas teorias, vais ver que a conversa flui melhor

                          Comentário


                            #14
                            bem só tenho a opinar que na teoria é tudo muito bonito, mas depois na prática a história é completamente diferente, logo tinha de ser uma mudança muito radical para conseguir por algo do género em pratica, agora quem anda todos os dias na estrada sabe melhor que ninguém que isto é impraticável...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                              bem só tenho a opinar que na teoria é tudo muito bonito, mas depois na prática a história é completamente diferente, logo tinha de ser uma mudança muito radical para conseguir por algo do género em pratica, agora quem anda todos os dias na estrada sabe melhor que ninguém que isto é impraticável...
                              Não percebi o que queres dizer.

                              Estás a dizer que não ajuda estarmos atentos nos semáforos para arrancarmos logo em vez de cada um demorar 5 segundos para arrancar após o da frente arrancar?

                              Estás a dizer que é impraticável manter uma distância de segurança como manda o código para não termos de travar bruscamente?

                              Achas pouco prático circular num pára-arranca a baixa velocidade em vez de estar sempre a parar e a arrancar?
                              Eu faço-o e é muito melhor. Não percebo porque as pessoas fazem questão de estar ali constantemente a parar e a arrancar quando poderiam simplesmente ir a baixa velocidade como eu faço.


                              De qualquer das formas eu abordei 4 situações diferentes e várias acções para cada uma. Pela tua resposta não se percebe patavina do que te estás a referir concretamente.
                              Editado pela última vez por rrrfff; 26 September 2016, 00:24.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                Palha comem os burros, estou num forum não estou a escrever um livro.

                                Sê sucinto e resume as tuas teorias, vais ver que a conversa flui melhor
                                Ninguém te obriga a ler. Mas se não queres ler não esperes que a tua resposta baseada apenas na leitura do título faça algum sentido para aquilo que foi dito e que tu não leste.

                                Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                Faz este exercício, faz Ic-19 de uma ponta à outra e diz me quais são os pontos críticos onde apanhas trânsito, acho que vais chegar a uma conclusão que nada tem a ver com distancias de segurança e velocidades constantes. (não falo em horas de ponta).

                                Os carros não são iguais, têm potencias diferentes logo têm comportamentos diferentes
                                Lá está, a tua resposta não faz sentido nenhum tendo em conta aquilo que eu disse. Tens de ler para perceber porquê.

                                A tua resposta não abordou nada do que eu disse concretamente e limitou-se a ser uma resposta genérica completamente desadequada.

                                Comentário


                                  #17
                                  Metade disso aos domingos ja era bom

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                    Não percebi o que queres dizer.

                                    Estás a dizer que não ajuda estarmos atentos nos semáforos para arrancarmos logo em vez de cada um demorar 5 segundos para arrancar após o da frente arrancar?

                                    Estás a dizer que é impraticável manter uma distância de segurança como manda o código para não termos de travar bruscamente?

                                    Achas pouco prático circular num pára-arranca a baixa velocidade em vez de estar sempre a parar e a arrancar?
                                    Eu faço-o e é muito melhor. Não percebo porque as pessoas fazem questão de estar ali constantemente a parar e a arrancar quando poderiam simplesmente ir a baixa velocidade como eu faço.


                                    De qualquer das formas eu abordei 4 situações diferentes e várias acções para cada uma. Pela tua resposta não se percebe patavina do que te estás a referir concretamente.
                                    toda gente aqui já viu que tu estás num mundo há parte da realidade, se não percebeste o que eu disse, então esquece, nem vou perder tempo com discussões que coisas que só funcionam no papel...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu não percebo toda esta animosidade para com o rrrfff... talvez algo me esteja a escapar...

                                      O que ele diz neste tópico faz todo o sentido e é algo que eu faço há mais de 20 anos...

                                      Sim, o mundo real é diferente... mas... não devemos todos nós fazer um esforço para o melhorar ?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        Sim, o mundo real é diferente... mas... não devemos todos nós fazer um esforço para o melhorar ?
                                        eu não estou contra ele, o problema é mesmo por em pratica as coisas, pois dizes muito bem que cabe a cada um de nós fazer um esforço para efectuar melhoria, mas no papel funciona tudo muito bem, mas na realidade a história é outra pois é 1 num milhão a querer efectuar uma mudança, e resto está-se nas tintas para pôr algo do género em prática...

                                        ele aqui fala em engarrafamentos, e voltamos as rotundas que já se falou como se proceder a sua utilização, e continua haver milhares a efectuar mal a sua utilização, causando transtornos, acidentes, atropelamentos, simplesmente, o problema é mesmo implementar algo e fazer com que seja seguido há risca, o que não acontece, e dificilmente vai acontecer...

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por rrrfff Ver Post
                                          Não acho ser humanamente impossível manter uma distância de segurança e muitas vezes apenas ter de levantar o pé do acelerador quando o carro da frente trava. Faço-o constantemente e conheço muitos que o fazem também. E somos todos humanos!

                                          Também no pára-arranca consigo manter-me sempre em movimento enquanto o tráfego à frente está sempre a parar, isto simplesmente mantendo uma boa distância e moderando as acelerações.

                                          Experimenta fazer estas coisas e vais ver que está ao alcance de qualquer condutor minimamente competente, com qualquer carro, em qualquer lado.



                                          Eu também não facilito quando tentam fazer batota entrando à ultima hora.

                                          Agora se estás na via à direita para sair na próxima saída, se deixares espaço para os carros entrarem à tua frente eles entram à tua frente.

                                          De qualquer da formas achas que vão entrar onde? Achas que vão parar na via da esquerda da autoestrada para te deixar passar e entrarem atrás de ti?
                                          Estas coisas fazes tu, faço eu (com a já referida exceção de não facilitar os penetras em filas de trânsito - ah, espera, tu também fazes isso! Olha que isso não facilita nada o trânsito!), e faz a maioria das pessoas a quem perguntares.

                                          Na realidade do dia a dia os problemas de trânsito que identificaste (e bem), continuam a verificar-se.

                                          Realtivamente à questão que levantas da saída, se eu percebi bem, o que me estás a dizer é para em alguns casos eu fazer 2 ou 3 km em fila no para arranca para haver uns lambuças que vão na faixa do meio a boa velocidade até quase à saída para depois eu lhe dar espaço para eles entrarem. É isto? É que se for esquece, nunca na vida facilitarei tal coisa, já me bastam as distrações / falta de aceleração em que a distância ao veículo da frente aumenta e algum se mete.

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                                            #22
                                            Há vários locais onde manter uma distância de segurança suficiente que permita evitar acelerações e travagens um pouco mais enérgicas é muito difícil. Dou um exemplo extremo. Tentar fazer na 2ª circular a horas não de ponta mas com algum trânsito... se se deixa demasiado espaço para o carro da frente (o tal que permite não ter de travar se o da frente abrandar) então a probabilidade de alguém entrar nesse espaço vindo de outra via é altíssimo. A partir daí tens de ganhar espaço outra vez e o ciclo perpetua-se. Não é viável porque quem o faz é prejudicado. Na prática sucede algo semelhante ao que se estuda em teoria de jogos onde a lógica "tit for tat" é a racional apesar de não ser o melhor resultado possível

                                            Em teoria é giro... na prática não é uma escolha plausível que possamos fazer.

                                            Há estudos muito mais interessantes sobre o efeito que a paisagem circundante às estradas e ruas tem sobre a condução. Aí sim conseguem-se melhores resultados porque se aplicam efeitos sobre o sub-consciente e percepção dos condutores todos em simultâneo.

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                                              #23
                                              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                                              Há vários locais onde manter uma distância de segurança suficiente que permita evitar acelerações e travagens um pouco mais enérgicas é muito difícil. Dou um exemplo extremo. Tentar fazer na 2ª circular a horas não de ponta mas com algum trânsito... se se deixa demasiado espaço para o carro da frente (o tal que permite não ter de travar se o da frente abrandar) então a probabilidade de alguém entrar nesse espaço vindo de outra via é altíssimo. A partir daí tens de ganhar espaço outra vez e o ciclo perpetua-se. Não é viável porque quem o faz é prejudicado. Na prática sucede algo semelhante ao que se estuda em teoria de jogos onde a lógica "tit for tat" é a racional apesar de não ser o melhor resultado possível

                                              Em teoria é giro... na prática não é uma escolha plausível que possamos fazer.

                                              Há estudos muito mais interessantes sobre o efeito que a paisagem circundante às estradas e ruas tem sobre a condução. Aí sim conseguem-se melhores resultados porque se aplicam efeitos sobre o sub-consciente e percepção dos condutores todos em simultâneo.
                                              Eu faço todas aquelas coisas na prática. Desafio-te a experimentares!

                                              É verdade que na prática tens de contar com um maior número de variáveis que eu não abordei nas minhas dicas pois isso tornar-se-ia demasiado extenso e acredito que as pessoas tenham a capacidade de analisar as situações e agir à sua própria maneira (tendo estas dicas em mente).

                                              Por exemplo, se vais na via do meio ou à direita é muito menos problemático teres alguém a entrar à tua frente. Pela minha experiência muitos que o fazem é apenas para irem para uma saída ou pouco depois acabam por voltar à via da esquerda, saindo da tua frente.

                                              Já quando vais na via da esquerda, sim, é verdade que muitos aproveitam o teu espaço para entrar, mas ao menos têm oportunidade de fazê-lo sem causar embaraço (se se metessem num espaço mais pequeno isso levaria a travagens que se propagariam para trás).

                                              Neste caso é verdade que esta acção implica um bocado de altruísmo da nossa parte, mas na realidade se vires bem é um bocado irracional essa preocupação toda com alguém meter-se à tua frente. A maioria das pessoas anda a menos de 2 segundos de distância do carro da frente, portanto percorres a distância de 10~15 carros em 30 segundos. E digo-te, num espaço de 5 minutos dificilmente te mais de 2 ou 3 carros à frente. E se a tua viagem for longa muitos dos que se meteram à tua frente acabarão por sair.

                                              Portanto, perdes 10 segundos a cada 5 minutos, mas tens uma viagem mais confortável, segura, e que ajuda a reduzir travagens desnecessárias que se podem propagar e amplificar-se para trás.
                                              Editado pela última vez por rrrfff; 26 September 2016, 20:20.

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                                                #24
                                                Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                                Isso é tudo muito bonito mas nem todos os carros são iguais, não tem a mesma potencia, o mesmo binario, a mesma dimensão, e.t.c

                                                Isso só acontece num mundo perfeito, aqui na Terra tens IC's(p.e) que têm saídas, essas saídas não conseguem fluir o trânsito da mesma maneira que um IC consegue, os IC's não são nivelados, tens subidas que nem todos os carros conseguem subir "facilmente", and so on and on...

                                                Isto é um não assunto que não tem solução. Teoria é uma coisa, prática é outra completamente diferente

                                                È por isso que na maioria dos troços, em subidas tem 2 faixas, para os lentos e para rápidos.

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                                                  #25
                                                  não é preciso ser um einstein para descobrir isto, eu faço isto...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                                    eu não estou contra ele, o problema é mesmo por em pratica as coisas, pois dizes muito bem que cabe a cada um de nós fazer um esforço para efectuar melhoria, mas no papel funciona tudo muito bem, mas na realidade a história é outra pois é 1 num milhão a querer efectuar uma mudança, e resto está-se nas tintas para pôr algo do género em prática...

                                                    ele aqui fala em engarrafamentos, e voltamos as rotundas que já se falou como se proceder a sua utilização, e continua haver milhares a efectuar mal a sua utilização, causando transtornos, acidentes, atropelamentos, simplesmente, o problema é mesmo implementar algo e fazer com que seja seguido há risca, o que não acontece, e dificilmente vai acontecer...
                                                    Nós não controlamos o comportamento dos outros mas isso não significa que a nossa parte seja insignificante.

                                                    Vê o caso do arranque nos semáforos. Eu não controlo o tempo que os outros vão demorar a arrancar, mas cada segundo que eu demorar a mais é um segundo a mais que todos os que estão atrás de mim vão esperar.

                                                    É verdade que se todos fizessem como eu se calhar passariam mais 4 ou 5 carros. Mas só que eu faça a minha parte para pelo menos de vez em quando alguém não perder 2 minutos de vida no semáforo porque por 3 segundos não passou, já fico contente. Mas pronto, suponho que aí dependa do altruísmo de cada um. Eu não acho que perca alguma coisa por estar atento e não fazer os outros esperarem.


                                                    No exemplo do pára-arranca também beneficio claramente os carros atrás de mim. Enquanto os carros à minha frente estão todos a parar e a arrancar constantemente, os que estão atrás de mim acabam por acompanhar o meu ritmo e vamos todos a andar confortavelmente a uma velocidade constante.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por jogador89 Ver Post
                                                      È por isso que na maioria dos troços, em subidas tem 2 faixas, para os lentos e para rápidos.
                                                      Mesmo com via de lentos, numa via como IC19 haveria sempre trânsito... O que aqui é falado é impraticável, é muito carro para pouca estrada

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por neumon Ver Post
                                                        Mesmo com via de lentos, numa via como IC19 haveria sempre trânsito... O que aqui é falado é impraticável, é muito carro para pouca estrada
                                                        Acho que não percebeste o intuito do tópico, o que é natural uma vez que só leste o título.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Obrigado e Bom dia.

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Resposta ao tópico: uma moto.

                                                            Comentário

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