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    Duvida

    Ontem fui levantar o carro a oficina (concessionário) pq foi a arranjar de acidente. Bateram-me por trás, danificando-me irremediavelmente o para-choques, estruturas subjacentes e a porta da bagageira.

    Na altura do acidente a porta da bagageira ficou presa e era impossível abri-la. Qdo o carro foi a peritagem lá a abriram, mas parece-me q tiveram q forçar com algo no trinco e danificaram a borracha q faz o "selamento" da porta.

    Qdo finalmete a seguradora deu ordem pra avançar com a reparação, levei o carro directamente a secção de bate-chapas e fiz questão de falar com o responsável q já é meu conhecido por até agora ter sido fiel ao concessionário. Quis fazer questão de q tudo iria ficar bem e q algumas coisas iriam ter q ser trocadas nomeadamente a tal borracha. Mas perguntei-lhe/exigi-lhe em primeira mão q o para-choques tinha q ser novo, ao q assentiu e deu logo a entender q tudo o q não estava bem iria ser substituido, por isso nem cheguei a mencionar a tal borracha.

    Ontem vou levantar o carro na hora do almoço e qdo chego lá ainda faltava lavar o carro, levaram-no logo a secção de lavagem e lá tive a espera q o lavassem e qdo acabaram já tava em cima da hora de trabalho, consequentemente nem tive tempo de apreciar o trabalho feito. Apenas por fora.

    Claro q dei com a mesma borracha, não a substituiram.

    O mais bizarro é q acabo de sair com o carro lavado e o pára-brisas parece-me q tem pó. O retrovisor do lado esquerdo tem uma mancha como q embaciado, pensei q não tivessem passado um pano, já q estava com pressa. Chego a garagem do trabalho e faço uma inspecção ao carro e ao passar a mão no capô sinto o carro aspero. A mancha do retrovisor não sai e tb é aspera, já esguchei agua no pára-brisas e o tal "pó" não sai e há varias zonas do carro em q se sente a tal aspereza. Parece-me q é tinta ou algo do genero.

    Questões:

    O q acham q pode ser o tal "pó", manchas e asperezas de q mencionei? Devem conseguir resolver facilmente a situação?

    Em relação a borracha, provavelmente aquilo até pode não dar problemas, mas parece-me q tou no direito de exigir a substituição, pois era uma situação q não se verificava e foi consequência do acidente. Será q o concessionário pode sacudir essa responsabilidade, no sentido de q a seguradora q suporta o prejuizo não querer cobrir esse encargo extra? Ou achar desnecessaria a substituição?

    Obrigado.



    #2
    Bem, eu acho que deves exigir tudo a que tens direito, inclusive a reparação dessa borracha... Como isso está e com o Inverno à porta, ainda começas a ter problemas de infiltrações de água quando começar a chover.

    Já quanto à mancha, volta à oficina onde te arranjaram o carro e questiona-os sobre isso, pode ter sido o descuido de alguém que deixou cair algum produto em cima do carro... ou mesmo durante a lavagem. Mas é melhor voltares lá o quanto antes...

    É sempre chato quando se bate com o carro, o arranjo nunca é bem feito, ou leva imenso tempo, ou a seguradora mete entraves por tudo e por nada... andamos nós a pagar seguro para depois sermos mal-tratados...

    Comentário


      #3
      o tal pó é polverizado do verniz que faz isso,
      nada que não se resolva em ires lá e eles terem que fazer uma polidela que isso desaparece. nos vidros eles que te lavem isso com diluente.;)

      Comentário


        #4
        citação:Originalmente colocada por Pedrocas

        Bem, eu acho que deves exigir tudo a que tens direito, inclusive a reparação dessa borracha... Como isso está e com o Inverno à porta, ainda começas a ter problemas de infiltrações de água quando começar a chover.

        Já quanto à mancha, volta à oficina onde te arranjaram o carro e questiona-os sobre isso, pode ter sido o descuido de alguém que deixou cair algum produto em cima do carro... ou mesmo durante a lavagem. Mas é melhor voltares lá o quanto antes...

        É sempre chato quando se bate com o carro, o arranjo nunca é bem feito, ou leva imenso tempo, ou a seguradora mete entraves por tudo e por nada... andamos nós a pagar seguro para depois sermos mal-tratados...
        O meu receio é um pouco esse, chegar lá à patrão e exigir q me mudem a borracha. Não sei se houve entraves por parte da seguradora. Mas bolas, aquilo não tava assim!!!

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          #5
          citação:Originalmente colocada por terminator

          o tal pó é polverizado do verniz que faz isso,
          nada que não se resolva em ires lá e eles terem que fazer uma polidela que isso desaparece. nos vidros eles que te lavem isso com diluente.;)
          Penso q deve ser algo relacionado com a pintura, de facto. Mas eles quase q me vão ter q polir o carro todo, há mtas manchas. [8]

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            #6
            Smile, vou dizer-te o que já disse a um user aqui do fórum e que infelizmente acabou por ser verdade.

            Em batidela na traseira. Convém ires a um "elefante azul" e lavares bem a traseira com o jacto de alta pressão. E depois vês se não entrou água para dentro do carro... Pq eles nunca mudam as borrachas e depois a porta fica mal selada e entra água.

            Comentário


              #7
              citação:Originalmente colocada por SilverArrow

              Smile, vou dizer-te o que já disse a um user aqui do fórum e que infelizmente acabou por ser verdade.

              Em batidela na traseira. Convém ires a um "elefante azul" e lavares bem a traseira com o jacto de alta pressão. E depois vês se não entrou água para dentro do carro... Pq eles nunca mudam as borrachas e depois a porta fica mal selada e entra água.


              Sim o meu receio é um bocado esse, nas lavagens com agua a pressão, na chuva com o vento, ou até com o tempo as borrachas se degradem com mto mais facilidade, já q aquilo é uma borracha oca q antes não estava exposta.

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                #8
                citação:Originalmente colocada por terminator

                o tal pó é polverizado do verniz que faz isso,
                nada que não se resolva em ires lá e eles terem que fazer uma polidela que isso desaparece. nos vidros eles que te lavem isso com diluente.;)
                Isso foi falta de cuidado na altura de pintar o carro, esse aspero são particulas de tinta ou de verniz. Isso só aconteceu porque deviam ter mascarado o carro na integra e provávelmente só mascararam as partes mais próximas da zona a pintar.

                Agora o carro terá de ser polido integralmente para reesolver isso, entretanto não tentes tirar isso.

                Em relação à borracha tenta apertar com os gajos para a substituirem...

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                  #9
                  citação:Originalmente colocada por nuno_leao

                  citação:Originalmente colocada por terminator

                  o tal pó é polverizado do verniz que faz isso,
                  nada que não se resolva em ires lá e eles terem que fazer uma polidela que isso desaparece. nos vidros eles que te lavem isso com diluente.;)
                  Isso foi falta de cuidado na altura de pintar o carro, esse aspero são particulas de tinta ou de verniz. Isso só aconteceu porque deviam ter mascarado o carro na integra e provávelmente só mascararam as partes mais próximas da zona a pintar.

                  Agora o carro terá de ser polido integralmente para reesolver isso, entretanto não tentes tirar isso.

                  Em relação à borracha tenta apertar com os gajos para a substituirem...

                  Quase de certeza q é verniz, pq é incolor. Ter o pára-brisas salpicado de azul não ia ter piada nenhuma.

                  A minha abordagem em principio será essa mesmo, mostrar insatisfação por causa da borracha, as manchas, pelo meio pedir q me arrangem lá um defeito a minha custa (as tantas até o fazem de borla pra me compensar) e pode ser q tudo se resolva.


                  Obrigado a todos.

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                    #10
                    Hoje fui ao concessionário e lá falei com o responsável pela oficina de bate-chapas. Disse-me q o carro ia ter q ser limpo e ser encerado totalmente. A justificação q deu é q havia mtas impurezas (?!?).

                    A questão da borracha, ele disse q se calhar a seguradora não pagava a substituição da borracha, mas parece-me q deu a entender q a mesma irá ser substituida sem encargos. A ver vamos.

                    O desagradável da situação é q vou ter de deixar o carro mais um dia na oficina, mas pelo menos leva um enceradela q por acaso pretendia fazer no final do verão.

                    Esta situação alertou-me para a pressão q as seguradoras fazem as oficinas/concessionários, q não fazia ideia. A reparação do carro foi agendada para 3 dias, mas só ficou pronto já a meio do 4º dia e na altura fiqui de voltar para uma ultima encerade-la (não me parece q fosse total, pois na altura disseram-me q era rápido). Alguém conhece como funciona as peritagens e pode confirmar se há mesmo pressões?

                    Bem, espero q tudo se resolva como deve ser, o q é certo é q falei outra vez a pressa lá com o chefe e espero q desta vez não o tenha interpretado mal.

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                      #11
                      Sem dúvida que as seguradores exercem pressão sobre as oficinas para reparações mais baratas, mas se tiverem um chefe de oficina forte pagam e não bufam. até porque depois quem fica mal é a oficina e no caso de uma má reparação, cabe à oficina efectuar as correcções por sua conta.

                      Eu já trabalhei numa oficina onde o engenheiro era um banana e as companhias de seguro faziam o que queriam. Depois os trabalhadores é que eram incumbidos de fazer trabalhos impossíveis em prazos impossíveis. Provavelmente foi o que aconteceu com o teu carro.

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                        #12
                        as seguradoras são do "melhor que há"... só p/ receber é que te avisam com 2 meses de antecdência, de resto tudo demora uma eternidade. e também tenho noçao de que os prazos e os valores são "apertados" ao máximo... acho que se pudessem era tudo programado ao segundo!!!

                        depois e como se costuma dizer "os espertos também se lixam", acontece o que aconteceu com um amigo meu:
                        tinha um 106 XSi e bateu de frente na lateral de um tipo que não respeitou um STOP. levou a um chapeiro conhecido e este fez o orçamento p/ reparação sem desmontar o carro, mas com a salvaguarda de que como o embate tinha sido forte, o bloco do motor poderia estar afectado.
                        o perito não gostou, e levou o carro p/ a Peugeot e eles fizeram um orçamento mais baixo e repararam o carro. o tipo foi buscar o carro e uns 10 de kms á frente o motor partiu! o bloco rachou! afinal tinha sofrido uma fissura com o embate e quando se puxou por ele cedeu.

                        o bonito foi o passar de "batata quente" entre seguradora e oficina, a ver quem pagava 1 motor novo!!!

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                          #13
                          No meu caso em particular, acho q não deram o devido tempo para a reparação e não quiseram arcar com as despesas da borracha, q teve de ser forçada para poderem abrir a bagageira.

                          Hoje telefonei para combinar o dia pro carro voltar a oficina, e o engenheiro pediu-me pra q fosse só no inicio da semana q vem, pq nos proximos 2 dias não vai estar, logo não iria poder orientar o trabalho.

                          Mas o q mais irrita no meio disto tudo, é a falta de honestidade. Podiam-me ter dito com antecedência q a seguradora não queria pagar a substituição da borracha e então podia optar por coloca-la as minhas custas ou reclamar na seguradora. Agora parece-me q vão assumir o erro ou a falta de honestidade. Proxima 3ª feira fico a saber.

                          Comentário


                            #14
                            Desenvolvimentos:

                            Na 3ª feira deixei o carro para substituirem a tal borracha e polirem o carro na integra, qdo o vou levantar na 4ª tinha uma folha no tablier a dizer, marcar enceramento pra semana q vem. [8]

                            Logo de seguida e mesmo antes de chegar proximo do carro, o responsável pela oficina de bate-chapas apanha-me e pede imensa desculpas, mas o stock de cera acabou e o fornecedor não vai poder disponibilizar mais até ao fim da semana. Mas prontificou-se logo a abrir a bagageira e mostrar-me q a borracha tinha sido substituida. Qdo vai fechar tem alguma dificuldade, mas na altura nem desconfiei de nada e tb não pude ver mto bem, pois o carro tava encostado a outro carro.

                            Foi pro trabalho, pois não tinha de facto mto tempo e a hora do almoço com mais calma abri a bagageira e verifiqui a borracha, de facto foi mudada e estava impecável. Qdo vou fechar é q me deparo com alguma resistência. Depois de tentar descortinar o q estava mal, verifico q nem é da borracha, é do plastico q esta junto a borracha q teve de ser desmontado e não o colocaram devidamente. Resultado ao fechar a bagageira o trinco da porta esbarra no tal plastico e até o está a arranhar. [8][8][8]

                            Pra semana qdo for ao polimento, vou ter de me chatear outra vez. O q é certo é q se depender de mim o meu carro não volta a secção de bate-chapas do concessionário. Espero q tão cedo não tenha de ir a procura de uma oficina de bate-chapas.

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