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Citroen Xantia Activa 2.0 T 97 GPL- Vender ou Manter

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    Citroen Xantia Activa 2.0 T 97 GPL- Vender ou Manter

    Boas pessoal, a pouco tempo criei um topico acerca de comprar um carro e acabei por comprar um xantia.
    Gostava de saber a vossa opiniao, tendo em conta que o sistema de gpl foi mudado a alguns meses bem como a suspensão(não as famosas boias mas sim as molas).
    Sei que é um carro que devido ao elevado numero de boias que leva n é de manuntenção facil, dai pdir a vossa opiniao.
    Apenas o comprei porque foi a um preço acessivel e o meu budget n dava para muito mais.


    Ja agora, caso seja para manter, alguem me sabe indicar perto de alguem da zona de Lisboa que ainda mexa nestes "bichos"?

    Obrigado pela ajuda.
    Cumprimentos

    Enviado do meu ECOO E04 através de Tapatalk
    Editado pela última vez por jartcrazy; 04 October 2016, 07:16.

    #2
    Experimenta fóruns da especialidade nomeadamente da marca Citroen. Aí deves encontrar quem trate destas suspensões, que quando bem tratadas são muito fiáveis mas ao contrário dos C5, os Xantia e afins tem que ter uma manutenção constante e muito atenta.

    Esse motor 2.0T 150cv é um canhão. E gasta a condizer.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
      Experimenta fóruns da especialidade nomeadamente da marca Citroen. Aí deves encontrar quem trate destas suspensões, que quando bem tratadas são muito fiáveis mas ao contrário dos C5, os Xantia e afins tem que ter uma manutenção constante e muito atenta.

      Esse motor 2.0T 150cv é um canhão. E gasta a condizer.
      Que ele gasta infelizmente também ja percebi, obrigado pela dica mas o forumnde citroen portugues parece um pouco inativo, ao contrario deste.

      Cumprimentos



      Enviado do meu ECOO E04 através de Tapatalk
      Editado pela última vez por jartcrazy; 04 October 2016, 10:18.

      Comentário


        #4
        Eu mantinha . A GPL deve ficar muito bom e com um comportamento espetacular

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Miguelspc Ver Post
          Eu mantinha . A GPL deve ficar muito bom e com um comportamento espetacular
          Sei que as bolas/esferas têm que ser revistas, agr sobre comportamento a andar só tenho coisas boas a falar. Sem esforço nenhum o carro atinge os 160-180km/h e transmite uma confiança fora de serie. Até agors tou apaixonado só tenho mesmo medo é dos problemas que possam existir daqui para a frente


          Enviado do meu ECOO E04 através de Tapatalk

          Comentário


            #6
            isso é um caso bicudo, pois eu há 30 anos tive um Citroen GS durante 6 anos, jurei para nunca mais, enquanto aquilo não dava problemas, era um excelente carro, quanto dava, era uma valente dor de cabeça, sobretudo a suspensão, e já naquele tempo era praticamente impossível achar alguém fora da marca que soubesse mexer nessas coisas de modo a fazer a festa mais barata, quase todas as oficinas por fora recusavam mexer, mesmo por não sabem como funcionava o sistema, hoje imagino encontrar alguém, por isso é que fizeste um excelente negócio, mas em contrapartida já sabes o que te espera cada vez que isso der problemas...

            agora só tu sabes até que ponto te compensa manter o dito...

            Comentário


              #7
              A suspensão até à era do CX/GS/GSA era diferente do esquema de suspensão do XM/Xantia/BX . Há quem saiba mexer nestes últimos mas nos outros não.

              Quanto ao Xantia do tópico, se estiver em bom estado geral, eu também optava por colocar a GPL. Se a suspensão até agora não deu problemas, e se se mantiver com a manutenção controlada, não deverá dar chatices. O problema de muitos xantia/XM usados é que durante anos os donos negligenciaram a manutenção das tubagens e afins e depois fica em muito mau estado.

              Mas o Xantia é um carro fantástico a todos os níveis. Faz sombra, muita sombra em conforto e comportamento a carros dos dias de hoje. Também já tive um Xantia e adorei. Mas com o motor 2.0 TCT 150cv deve ser qualquer coisa de fenomenal.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por jartcrazy Ver Post
                Sei que as bolas/esferas têm que ser revistas, agr sobre comportamento a andar só tenho coisas boas a falar. Sem esforço nenhum o carro atinge os 160-180km/h e transmite uma confiança fora de serie. Até agors tou apaixonado só tenho mesmo medo é dos problemas que possam existir daqui para a frente
                esse carro é dos melhores carros em comportamento na estrada

                estranho é dizeres q precisa de revisão do sistema de suspensão e a seguir "comportamento a andar só tenho coisas boas a falar" + " transmite uma confiança fora de serie" e ainda por cima não ter medo de andar com ele a 160/180...

                o UNICO problema q vais ter é quando te disserem quanto custa por tudo em ordem , isso QUANDO encontrares alguem com conhecimento e ferramenta para fazer o trabalho

                ( outra coisa é tb encontrar peças , pelo q sei , espero estar enganado )

                quando deixam de levar manutenção , esses carros em geral terminam desmontados ou sucata

                em geral , quando um carro desses entra numa oficina , os mecanicos so pensam numa coisa : se esconder
                Editado pela última vez por ANTONIO850; 04 October 2016, 14:56.

                Comentário


                  #9
                  Por norma qualquer carro nem que seja um 190D, se tiver bons anos sem manutenção e/ou a ser maltratado fica-se com uma boa despesa na oficina.

                  Se for um Xantia/XM ainda mais, porque a suspensão é fiável mas complexa, e se não forem respeitados os intervalos de manutenção da mesma pode dar chatice.

                  O ponto mais crítico dos Xantias MK1 e XM mk1 era os cabeçotes dianteiros rebentarem e amolgarem o capot, e a bomba AP ( Alta pressão ) que quando avariava era caríssima embora não seja muito comum.

                  É um sistema hidráulico/pneumático com esferas, bomba, tubagens em borracha e metálicos, correctores de altura, electroválvulas, etc, logo é um esquema complexo que requer ser mexido por quem sabe e nos intervalos de tempo/KM adequados. O sistema da suspensão partilha também a direcção e travões.

                  Já nos C5 tudo é diferente, a suspensão praticamente não requer manutenção e é muito mais fiável, mas não tanto confortável nem tem tão bom comportamento.

                  Comentário


                    #10
                    Desde já agradeço a ajuda e o interesse em responder de todos.
                    ANTONIO, quanto a revisão da suspensão, só disse isto porque fui a um mecânico que supostamente está habituado a trabalhar com estes carros e ele disse que a suspensão estava muito má, hoje fui pedir uma segunda opinião, a uma oficina da citroen e o que o mecânico me disse foi:"Sente a suspensão rija? Se não, não se preocupe". Porque realmente a andar o carro tem um comportamento fora de serie.

                    EscapeLivre, realmente é fenomenal. Não só a força que o motor tem, mas o conforto e segurança que o carro transmite é mesmo algo unico. Até agora o melhor que já conduzi. Não sei se induzi em erro, mas o carro já tem GPL, sistema este que foi revisto a 3 meses.

                    Cumprimentos,

                    Comentário


                      #11
                      Já tem GPL ? Bem bom. Se fosse a ti, e se o estado geral fosse bom, mantinha o carro. Um Xantia já é raro e com esse motor, ainda mais raro é.

                      Alguns dos sintomas de suspensão com problemas são : Suspensão demasiado rija, suspensão demasiado bambaleante, passar numa lomba e ficar a " abanar " , altura da frente ou traseira desnivelada.

                      A revisão da suspensão é a cada 30 ou 40 mil KM, salvo erro.
                      Editado pela última vez por EscapeLivre; 04 October 2016, 14:57.

                      Comentário


                        #12
                        Há quanto foi a viatura à inspeção? Isso da suspensão visto que não tens os bolsos cheios, se não andares a fazer street racing aguentava enquanto passar na IPO.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                          Já tem GPL ? Bem bom. Se fosse a ti, e se o estado geral fosse bom, mantinha o carro. Um Xantia já é raro e com esse motor, ainda mais raro é.

                          Alguns dos sintomas de suspensão com problemas são : Suspensão demasiado rija, suspensão demasiado bambaleante, passar numa lomba e ficar a " abanar " , altura da frente ou traseira desnivelada.

                          A revisão da suspensão é a cada 30 ou 40 mil KM, salvo erro.
                          Obrigado pela opinião, realmente acho que desses sintomas só mesmo o carro quando estaciono em sítios inclinados quando desligo o carro sinto a suspensão a descer um bocado. Ou quando pus no nível máximo de altura, passado uns minutos a frente descaiu e depois voltou a corrigir. Quanto ao estado geral do carro, tirando a pintura do tecto estar um pouco queimada do sol (não me chateia nada), o interior está impecável, praticamente novo.

                          Cumps

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por xtrusion Ver Post
                            Há quanto foi a viatura à inspeção? Isso da suspensão visto que não tens os bolsos cheios, se não andares a fazer street racing aguentava enquanto passar na IPO.
                            Foi à inspecção o mês passado, e passou sem nenhuma anomalia.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por jartcrazy Ver Post
                              Foi à inspecção o mês passado, e passou sem nenhuma anomalia.
                              Então aproveita e vai poupando todos os meses para quando alguma coisa aparecer e não possas adiar, esse tipo de coisas enquanto passar na IPO, na minha opinião, podem sempre andar mais um pouco

                              Comentário


                                #16
                                Não sou nem de perto nem de longe perito nesse tipo de suspensão, mas há principios básicos que se bem me lembro se devem cumprir. Não andar com a suspensão no máximo de altura, isso é para mudar o pneu ou passar obstáculos. Quando se liga dar alguns segundo para o sistema colocar pressão em todos os pontos antes de andar. Utilizar sempre LHM bom!

                                Procura por um diário de bordo do PauloFVF que lá tens muitas dicas. O activa tem mais uma esfera para os movimentos transversais, daí o comportamento acima dos pares. Essa suspensão com a devida manutenção dura o mesmo que as convencionais. O problema é que essa quando já não amortece praticamente inviabiliza o uso da viatura.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                  Não sou nem de perto nem de longe perito nesse tipo de suspensão, mas há principios básicos que se bem me lembro se devem cumprir. Não andar com a suspensão no máximo de altura, isso é para mudar o pneu ou passar obstáculos. Quando se liga dar alguns segundo para o sistema colocar pressão em todos os pontos antes de andar. Utilizar sempre LHM bom!

                                  Procura por um diário de bordo do PauloFVF que lá tens muitas dicas. O activa tem mais uma esfera para os movimentos transversais, daí o comportamento acima dos pares. Essa suspensão com a devida manutenção dura o mesmo que as convencionais. O problema é que essa quando já não amortece praticamente inviabiliza o uso da viatura.
                                  Obrigado pela dica, mas eu vi no manual para não andar com a suspensão no máximo nem no mínimo e respeito, o manual diz que no mínimo nunca se deve andar (só serve para os mecânicos afinar) e no máximo só em situação extrema para passar algum obstáculo e andar muito devagar.

                                  Comentário


                                    #18
                                    esse carro tem molas de suspensão?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por ESPRIT Ver Post
                                      Não sou nem de perto nem de longe perito nesse tipo de suspensão, mas há principios básicos que se bem me lembro se devem cumprir. Não andar com a suspensão no máximo de altura, isso é para mudar o pneu ou passar obstáculos. Quando se liga dar alguns segundo para o sistema colocar pressão em todos os pontos antes de andar. Utilizar sempre LHM bom!

                                      Procura por um diário de bordo do PauloFVF que lá tens muitas dicas. O activa tem mais uma esfera para os movimentos transversais, daí o comportamento acima dos pares. Essa suspensão com a devida manutenção dura o mesmo que as convencionais. O problema é que essa quando já não amortece praticamente inviabiliza o uso da viatura.
                                      O Xantia tinha 3 suspensões :

                                      Hidropneumática " normal " com 4 esferas ( +1 )

                                      Hydractive II que eram 6 esferas salvo erro

                                      Activa - 10 esferas

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                        esse carro tem molas de suspensão?
                                        Ele deve estar a falar dos cabeçotes

                                        Comentário


                                          #21
                                          Se bem me lembro o Xantia tinha 4 posições de suspensão tal como o C5

                                          A mais baixa de todas é só para manutenção, assim como a mais alta de todas mas esta ultima pode-se andar desde que seja muito devagarinho.

                                          Logo a seguir à mais baixa, tem a " normal " e depois tem a 3ª que serve para estradas acidentadas.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Fui ontem buscar 22 revistas AH antigas e por coincidência estive a ler um ensaio a este carro com este motor! Fabulástico! Eu acho que pela raridade vale a pena manter o carro!

                                            PS: Estupidamente não falam nada de muito concreto relativo ao funcionamento da suspensão!
                                            Editado pela última vez por Levezinho; 04 October 2016, 17:03.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por EscapeLivre Ver Post
                                              Se bem me lembro o Xantia tinha 4 posições de suspensão tal como o C5

                                              A mais baixa de todas é só para manutenção, assim como a mais alta de todas mas esta ultima pode-se andar desde que seja muito devagarinho.

                                              Logo a seguir à mais baixa, tem a " normal " e depois tem a 3ª que serve para estradas acidentadas.
                                              é mesmo isso que vem no manual

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Levezinho Ver Post
                                                Fui ontem buscar 22 revistas AH antigas e por coincidência estive a ler um ensaio a este carro com este motor! Fabulástico! Eu acho que pela raridade vale a pena manter o carro!

                                                PS: Estupidamente não falam nada de muito concreto relativo ao funcionamento da suspensão!
                                                Vou seguir as indicações e manter o carro, mais uma vez agradeço a todos pela colaboração e tempo

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  As letras da matrícula do teu são "FQ"?

                                                  PS: Já vi que não... não tinha reparado que no título estava o ano do carro!

                                                  Editado pela última vez por Levezinho; 04 October 2016, 17:24.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Comprar um Xantia Activa por pouco dinheiro e porque não tem euros para mais, é pedir problemas.

                                                    Se a própria marca não se preocupa minimamente em ter material para os manter...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Daqui a nada foi há 20 anos que o Xantia deixou de ser fabricado ! É normal que não haja peças com fartura mas isso acontece em qualquer marca.

                                                      Mas as esferas tenho quase a certeza que continuam a ser vendidas pela citroen.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Como se o problema fosse a venda das esferas... Essas até na concorrência se arranjam a pontapé. Já outros componentes da suspensão...

                                                        E não, não se admite que uma marca com o pergaminho da Citroën no campo da suspensão hidropneumática descure desde muito cedo os seus fiéis seguidores.

                                                        Por algum motivo os Xantia Activa são quase sempre os Xantia mais abandonados e os mais baratos dos classificados.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Tão, o que é que queres, já se sabe que algumas marcas querem é ter lucros , já que os seus fieis seguidores de outrora não dão o lucro desejado.

                                                          É pena é, mas pronto.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

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