Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ponteiro temperatura não mexe

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Ponteiro temperatura não mexe

    Meus caros,

    ultimamente tenho verificado que o ponteiro da temperatura do motor (opel corsa c 1.3 cdti) só sobe quando transito em subidas longas, em estrada plana nunca sai do zero, o que n é normal. Alguém ja testemunhou algo idêntico? Procurei se já existia algum tópico sobre este assunto mas não encontrei.
    obrigados

    #2
    dà ideia do termostato bloqueado em posição aberta

    és tu q vais mexer no carro ou vais levar à oficina ?

    Comentário


      #3
      Se esta bloqueado o ponteiro mexe na situação que descrevi?
      ja tentei desmontar mas é de difícil acesso, terei mesmo de levar a oficina

      Comentário


        #4

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por Gamaopel Ver Post
          Se esta bloqueado o ponteiro mexe na situação que descrevi?
          ja tentei desmontar mas é de difícil acesso, terei mesmo de levar a oficina
          Sim, e em trânsito deve acontecer o mesmo.

          Comentário


            #6
            Pode realmente estar acontecer que o termostato esteja encravado na posição aberta e/ou o relé do ventilador esteja colado e que portanto assim que ligas o motor o ventilador esteja sempre em funcionamento. Portanto só quando metes mais carga/combustível no motor e este está mais em esforço é que a temperatura sobe para valores normais.

            Verifica para começar se quando ligas o carro se o ventilador(es) começam logo a funcionar e se sim é uma das causas que te digo.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por NBA Ver Post
              Pode realmente estar acontecer que o termostato esteja encravado na posição aberta e/ou o relé do ventilador esteja colado e que portanto assim que ligas o motor o ventilador esteja sempre em funcionamento. Portanto só quando metes mais carga/combustível no motor e este está mais em esforço é que a temperatura sobe para valores normais.

              Verifica para começar se quando ligas o carro se o ventilador(es) começam logo a funcionar e se sim é uma das causas que te digo.
              Quando ligo o carro o ventilador permanece desligado

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Gamaopel Ver Post
                Quando ligo o carro o ventilador permanece desligado
                Então acho estranho é o ponteiro só mexer quando está em subida. Mesmo apesar do termostato estar sempre aberto ao fim de uns 10 min. já se deveria notar a mexer um pouco mesmo apesar da deslocação do ar.

                Com o carro parado ao relanti ao fim de uns 15 min não notas o ponteiro a subir um pouco?

                Também pode ser o sensor do termómetro da temperatura da água do motor estar meio avariado...

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por NBA Ver Post
                  Então acho estranho é o ponteiro só mexer quando está em subida. Mesmo apesar do termostato estar sempre aberto ao fim de uns 10 min. já se deveria notar a mexer um pouco mesmo apesar da deslocação do ar.

                  Com o carro parado ao relanti ao fim de uns 15 min não notas o ponteiro a subir um pouco?

                  Também pode ser o sensor do termómetro da temperatura da água do motor estar meio avariado...
                  So para ter uma ideia à pouco mais de uma mês fiz de Leiria ao Porto pela ic2 numa sexta-feira, hora de ponta, semafaros, camiões, trânsito e o ponteiro não mexeu. Depois do Porto fez a A28 em direção a Viana do Castelo e só na zona de Esposende (quando sobe bastante, onde os camiões rezam pra acabar a subida) é que o ponteiro subiu ligeiramente.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Gamaopel Ver Post
                    So para ter uma ideia à pouco mais de uma mês fiz de Leiria ao Porto pela ic2 numa sexta-feira, hora de ponta, semafaros, camiões, trânsito e o ponteiro não mexeu. Depois do Porto fez a A28 em direção a Viana do Castelo e só na zona de Esposende (quando sobe bastante, onde os camiões rezam pra acabar a subida) é que o ponteiro subiu ligeiramente.
                    Isso para mim é avaria no ponteiro. Isso é avaria no ponteiro...o que é mau porque não tens noção da temperatura do motor e pode ser perigoso principalmente em subidas grandes.

                    Experimenta a ligar o carro e deixá-lo ao relantim durante meia hora (ou das-lhe um pouco de pedal para o motor aquecer mais depressa) e ao fim desse tempo verifica se o ventilador não liga e desliga. A sonda que comanda a paragem e o arranque do ventilador (está metida no radiador) é separada da sonda da temperatura. Normalmente a sonda do ventilador manda ligar e desligar ali nos +90ºC. Se o ventilador trabalha um pouco e depois desliga não há dúvida que é o ponteiro ou a sonda que indica a temperatura que não está bom. O termostato a estar sempre aberto apenas vai demorar a que o carro vá demorar mais tempo a aquecer.

                    Comentário


                      #11
                      Pode ser avaria o sensor de temperatura aquela coisa verde na foto acima e nao do ponteiro,mas tenho quase a certeza que e o termoestato, pois os JTD tais como o 1.3 usado na opel, tem uma seguranca em que o termostato se avariar fica aberto, o que acontece e que assim o liquido esta sempre a circular pelo circuito e nunca atinge a temperatura ideal de funcionamento que sao os 90 graus isso aumenta os consumes e faz mal ao carro.

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por maven Ver Post
                        Pode ser avaria o sensor de temperatura aquela coisa verde na foto acima e nao do ponteiro,mas tenho quase a certeza que e o termoestato, pois os JTD tais como o 1.3 usado na opel, tem uma seguranca em que o termostato se avariar fica aberto, o que acontece e que assim o liquido esta sempre a circular pelo circuito e nunca atinge a temperatura ideal de funcionamento que sao os 90 graus isso aumenta os consumes e faz mal ao carro.
                        Sim mas em pára arrancas e em transito em que o carro esteja muito tempo ao relantim é sempre necessário ao fim de algum tempo o ventilador entrar em ação..por isso acho estranho que seja só do termostato e não do sensor de temperatura/ponteiro.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por NBA Ver Post
                          Então acho estranho é o ponteiro só mexer quando está em subida. Mesmo apesar do termostato estar sempre aberto ao fim de uns 10 min. já se deveria notar a mexer um pouco mesmo apesar da deslocação do ar.

                          Com o carro parado ao relanti ao fim de uns 15 min não notas o ponteiro a subir um pouco?

                          Também pode ser o sensor do termómetro da temperatura da água do motor estar meio avariado...
                          sim, ontem por exemplo apanhei transito e o ponteiro começou a subir até aos 80 graus, entretanto o transito ficou desbloqueado e o ponteiro baixou totalmente.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Gamaopel Ver Post
                            sim, ontem por exemplo apanhei transito e o ponteiro começou a subir até aos 80 graus, entretanto o transito ficou desbloqueado e o ponteiro baixou totalmente.
                            Ok. Então assim já acredito mais que seja só o termostato. Mas também tens um bom radiador que com pouca deslocação de ar com o andamento do carro a temperatura baixa bem.

                            Comentário


                              #15
                              É termostato bloqueado com certeza.. Como nunca ultrapassa os +90ºC o ventilador nunca liga.
                              Mas olha, se colasse na posição fechada, era bem pior :D
                              Mas tenta lá arranjar isso porque andar assim também não dá saúde nenhuma ao bichinho

                              Comentário

                              AD fim dos posts Desktop

                              Collapse

                              Ad Fim dos Posts Mobile

                              Collapse
                              Working...
                              X