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Mecânicos... bruxaria ou ciência?

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    Mecânicos... bruxaria ou ciência?

    Boas,

    Aqui vai um devaneio...
    Cada vez mais dá a impressão que os mecânicos praticam a bruxaria de adivinhar em vez usar técnicas para perceber de onde vêm o problema... muitas vezes existem métodos para encontrar os problemas e testar componentes, mas quantos hoje em dia fazem isso?

    - Isto é falta de conhecimento?
    - Falta de tempo?
    - Excesso de trabalho ao ponto de que o tempo perdido em diagnóstico ser considerado um desperdício pois só estão a ganhar mão de obra e 0 em peças?
    - Terem tantos clientes ao ponto de não ter interesse no assunto de prestar um bom serviço?
    - Porquê que o vocabulário mudou de "vamos testar a peça X" para "achamos que é da peça X vamos trocar a ver se resolve".


    Outras vezes que para mim ainda considero pior quando não sabem o que é logo a primeira vista nem tentam investigar, tentam empatar o cliente, dizendo que é normal, deixando-o ainda mais frustrado de modo a obrigar o cliente a ir a outro lado... É que apesar de tudo quase todas as oficinas que vejo estão sempre cheias... e com excesso de trabalho... pelo que ninguém está para "perder tempo" com quebra cabeças...


    Enquanto isto nós os simples utilizadores de carros, andamos numa demanda quase inacabável de encontrar a oficina ideal... e quando surge um problema só na 10ª oficina é que resolvemos se não desistirmos antes e despachar-mos o carro para outro pobre coitado, que ainda vai ficar em situação pior pois não sabe o histórico da coisa... e isto é um ciclo vicioso, causando inclusive impacto em diversas áreas na sociedade pois quer queiramos quer não, os carros têm enorme importância no dia a dia...


    Enquanto isto....as oficinas andam sempre cheias, salvo raras excepções


    Não acham que os serviços de mecânica deveriam ser mais regulamentados?
    - Exigir formação.
    - Exigir que certos procedimentos sejam feitos para diagnosticar o problema X.
    - Assinar termos de responsabilidade de como o carro está normal para os casos que na realidade estão apenas a empatar o cliente, podendo inclusive ser matéria que afecte a segurança do veículo...
    - etc etc...


    Cumps
    Editado pela última vez por mok; 07 October 2016, 23:02.

    #2
    Boas

    Este tópico é um bocado sensível aqui neste forum, e quem eventualmente já leu um comentário ou outro meu, já percebeu que tenho uma ideia um pouco marcada relativamente a este assunto.
    Nunca me lembrei de lançar um tópico com este tema, mas acho que faz todo o sentido existir, e por essa razão tenho que te dar os parabéns.

    Na prática a "arte" de diagnosticar é uma das várias vertentes técnicas da reparação automóvel.
    A tendência em países mais desenvolvidos nesta área, como Inglaterra ou Estados Unidos, é que isto seja uma especialidade à parte. O especialista neste caso, é altamente formado em diagnóstico e em todo o tipo de técnicas avançadas, e normalmente apenas se dedica a trabalhos de diagnostico. Por vezes trabalha para mais do que uma casa, sendo contratado como consultor externo. O custo da "consulta" do especialista é depois imputado ao cliente.
    A casa, ou oficina neste caso, dedica-se quase exclusivamente a fazer reparações, e já percebeu que faz muito melhor o ser trabalho, se deixar de tentar fazer o trabalho que outros fazem muito melhor que eles.

    Tem a ver com as vantagens da especialização.
    Uma loja de roupa online não é responsável pelo transporte dos produtos até casa dos clientes. Deixa isso para uma empresa que é capaz de o fazer melhor e mais barato que eles. É simples de perceber.
    Assim como quem faz a troca de calços e de óleo, não faz sentido ser a mesma pessoa que vai diagnosticar uma possível falha num cilindro. Não quer dizer que não o possa fazer, mas de certeza que não vai ser tão eficiente como de quem disso é especialista. Para além de se poder enganar no diagnóstico com muito mais facilidade.

    Respondendo às tuas questões diretamente.

    Originalmente Colocado por mok Ver Post
    ...
    - Isto é falta de conhecimento?
    - Falta de tempo?
    - Excesso de trabalho ao ponto de que o tempo perdido em diagnóstico ser considerado um desperdício pois só estão a ganhar mão de obra e 0 em peças?
    - Terem tantos clientes ao ponto de não ter interesse no assunto de prestar um bom serviço?
    - Porquê que o vocabulário mudou de "vamos testar a peça X" para "achamos que é da peça X vamos trocar a ver se resolve".
    ...
    *Existe muita falta de conhecimento técnico em Portugal, e isso eu acho que é do senso comum.
    *Falta de tempo não pode ser um argumento, pois não há forma mais ineficiente e de gastar mais tempo do que tentar resolver por tentativas. Sem método de trabalho também se vai perder tempo. Se se tentar chegar a alguma conclusão sobre qual será o problema, e não se souber por onde começar, ou por onde ir a seguir, obviamente que não se vai conseguir, e por ai só se está a perder tempo.
    *Mais ou menos. Acho que muitas casas não vêm o diagnostico como algo que seja um valor em si, ou para o cliente. O que tem valor são as reparações e a troca de peças. Se não se estiver a fazer uma reparação em concreto, ou a substituir uma peça não se está a acrescentar valor, por isso é perda de tempo. Este tipo de pensamento é totalmente retrogrado, pois um diagnóstico eficiente é do que mais valor acrescenta para o cliente e para a casa...
    *Pode ser um fator para alguns, se a procura for tanta, que o que interessa até é perder alguns clientes. Estou a espera que o mercado funcione neste caso, e que este tipo de casas percam facilmente clientes.
    *Um pouco pelos pontos todos a cima.

    Originalmente Colocado por mok Ver Post
    ...
    Outras vezes que para mim ainda considero pior quando não sabem o que é logo a primeira vista nem tentam investigar, tentam empatar o cliente, dizendo que é normal, deixando-o ainda mais frustrado de modo a obrigar o cliente a ir a outro lado... É que apesar de tudo quase todas as oficinas que vejo estão sempre cheias... e com excesso de trabalho... pelo que ninguém está para "perder tempo" com quebra cabeças...

    Enquanto isto nós os simples utilizadores de carros, andamos numa demanda quase inacabável de encontrar a oficina ideal... e quando surge um problema só na 10ª oficina é que resolvemos se não desistirmos antes e despachar-mos o carro para outro pobre coitado, que ainda vai ficar em situação pior pois não sabe o histórico da coisa... e isto é um ciclo vicioso, causando inclusive impacto em diversas áreas na sociedade pois quer queiramos quer não, os carros têm enorme importância no dia a dia...
    ...
    As razões para isso eu acho que estão um pouco já descritas em cima. Portugal é um pais muito fraco a este nível, tanto que não é possível indicar um centro de excelência a nível de diagnóstico em todo o território. Pelo menos eu não conheço.
    Aqui o fator custo para o cliente não será a causa, pois muitas pessoas procuram, pelo preço que seja, resolver o problema, mas também obviamente que não podem cegamente aceitar orçamentos para reparação quando ninguém lhes dá garantias de sucesso.

    Originalmente Colocado por mok Ver Post
    ...
    Enquanto isto....as oficinas andam sempre cheias, salvo raras excepções
    ...
    Os carros têm que se reparar, e há manutenções e outras coisas para fazer...

    Originalmente Colocado por mok Ver Post
    ...

    Não acham que os serviços de mecânica deveriam ser mais regulamentados?
    - Exigir formação.
    - Exigir que certos procedimentos sejam feitos para diagnosticar o problema X.
    - Assinar termos de responsabilidade de como o carro está normal para os casos que na realidade estão apenas a empatar o cliente, podendo inclusive ser matéria que afecte a segurança do veículo...
    - etc etc...


    Cumps
    *Formação eu acho que faz todo o sentido que seja obrigatório. Formação para mim seria um curso profissional acreditado. Era bom para regulamentar o setor, e obrigar a ter um mínimo de conhecimentos para poder exercer a profissão.
    *Os procedimentos em concreto para diagnosticar um problema é algo que é muito dependente do estado da arte atual e eventualmente do caminho que se queria seguir. Como exemplo, há 30 anos atrás, validar com um multímetro a resistência de uma bobine de ignição era o mais avançado que algum técnico de automóveis poderia conseguir fazer. Hoje em dia, a nível profissional, medições de resistência de uma bobine é algo obsoleto e é um caminho que não faz sentido seguir.
    *Isso será um pouco extremo pois uma casa tem o direito (a meu ver) de recusar um trabalho. O facto de o fazer de forma explicita apenas demonstra que não é um tipo de trabalho que seja boa a fazer, devendo neste caso o cliente procurar outra casa mais dedicada a esse tipo de trabalhos.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
      Boas

      Este tópico é um bocado sensível aqui neste forum, e quem eventualmente já leu um comentário ou outro meu, já percebeu que tenho uma ideia um pouco marcada relativamente a este assunto.
      Nunca me lembrei de lançar um tópico com este tema, mas acho que faz todo o sentido existir, e por essa razão tenho que te dar os parabéns.

      Na prática a "arte" de diagnosticar é uma das várias vertentes técnicas da reparação automóvel.
      A tendência em países mais desenvolvidos nesta área, como Inglaterra ou Estados Unidos, é que isto seja uma especialidade à parte. O especialista neste caso, é altamente formado em diagnóstico e em todo o tipo de técnicas avançadas, e normalmente apenas se dedica a trabalhos de diagnostico. Por vezes trabalha para mais do que uma casa, sendo contratado como consultor externo. O custo da "consulta" do especialista é depois imputado ao cliente.
      A casa, ou oficina neste caso, dedica-se quase exclusivamente a fazer reparações, e já percebeu que faz muito melhor o ser trabalho, se deixar de tentar fazer o trabalho que outros fazem muito melhor que eles.

      Tem a ver com as vantagens da especialização.
      Uma loja de roupa online não é responsável pelo transporte dos produtos até casa dos clientes. Deixa isso para uma empresa que é capaz de o fazer melhor e mais barato que eles. É simples de perceber.
      Assim como quem faz a troca de calços e de óleo, não faz sentido ser a mesma pessoa que vai diagnosticar uma possível falha num cilindro. Não quer dizer que não o possa fazer, mas de certeza que não vai ser tão eficiente como de quem disso é especialista. Para além de se poder enganar no diagnóstico com muito mais facilidade.
      Sim, era isso que faltava, existe isso nas marcas mas só se o cliente fizer mesmo muita pressão é que lá aparecem... eu cá não me importava de pagar mais e resolver os problemas.

      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
      Respondendo às tuas questões diretamente.



      *Existe muita falta de conhecimento técnico em Portugal, e isso eu acho que é do senso comum.
      *Falta de tempo não pode ser um argumento, pois não há forma mais ineficiente e de gastar mais tempo do que tentar resolver por tentativas. Sem método de trabalho também se vai perder tempo. Se se tentar chegar a alguma conclusão sobre qual será o problema, e não se souber por onde começar, ou por onde ir a seguir, obviamente que não se vai conseguir, e por ai só se está a perder tempo.
      *Mais ou menos. Acho que muitas casas não vêm o diagnostico como algo que seja um valor em si, ou para o cliente. O que tem valor são as reparações e a troca de peças. Se não se estiver a fazer uma reparação em concreto, ou a substituir uma peça não se está a acrescentar valor, por isso é perda de tempo. Este tipo de pensamento é totalmente retrogrado, pois um diagnóstico eficiente é do que mais valor acrescenta para o cliente e para a casa...
      Em teoria sim, mas na prática quando estás sob pressão não tens tempo para pensar o que é mais eficiente, vai-te tentando desenrascar...
      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
      *Pode ser um fator para alguns, se a procura for tanta, que o que interessa até é perder alguns clientes. Estou a espera que o mercado funcione neste caso, e que este tipo de casas percam facilmente clientes.
      Bem, eu não acredito nisso. Eu quando não estou satisfeito com algo nunca mais lá volto, regra de ouro para mim, mas há muita gente que não é assim.

      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
      *Um pouco pelos pontos todos a cima.



      As razões para isso eu acho que estão um pouco já descritas em cima. Portugal é um pais muito fraco a este nível, tanto que não é possível indicar um centro de excelência a nível de diagnóstico em todo o território. Pelo menos eu não conheço.
      Aqui o fator custo para o cliente não será a causa, pois muitas pessoas procuram, pelo preço que seja, resolver o problema, mas também obviamente que não podem cegamente aceitar orçamentos para reparação quando ninguém lhes dá garantias de sucesso.



      Os carros têm que se reparar, e há manutenções e outras coisas para fazer...
      Voltarias a um local que te tratou mal quando tiveste um problema no carro, para fazer revisões? Acontece como existem tantas oficinas fracas acabam por nenhuma se destacar e nunca perdem muitos clientes.


      Originalmente Colocado por steevegt Ver Post
      *Formação eu acho que faz todo o sentido que seja obrigatório. Formação para mim seria um curso profissional acreditado. Era bom para regulamentar o setor, e obrigar a ter um mínimo de conhecimentos para poder exercer a profissão.
      *Os procedimentos em concreto para diagnosticar um problema é algo que é muito dependente do estado da arte atual e eventualmente do caminho que se queria seguir. Como exemplo, há 30 anos atrás, validar com um multímetro a resistência de uma bobine de ignição era o mais avançado que algum técnico de automóveis poderia conseguir fazer. Hoje em dia, a nível profissional, medições de resistência de uma bobine é algo obsoleto e é um caminho que não faz sentido seguir.
      *Isso será um pouco extremo pois uma casa tem o direito (a meu ver) de recusar um trabalho. O facto de o fazer de forma explicita apenas demonstra que não é um tipo de trabalho que seja boa a fazer, devendo neste caso o cliente procurar outra casa mais dedicada a esse tipo de trabalhos.
      A oficina pode rejeitar efectuar um trabalho, sim pode, se for na garantia não pode. E quando rejeita um trabalho há que ser directa e não empurrar o trabalho para outra indirectamente.
      De qualquer das formas na minha opinião se a oficina oferece o serviço em causa deveria ser obrigada a fazê-lo, quando não o fizesse haveria de ser devidamente justificado por escrito... pois se não têm capacidade para tal, não deveriam anunciar o serviço. É o mesmo conceito de venderes um medicamento que cura X mas não o fazer...

      Agora assiste-se em garantia a um arrastamento do problema para fora do período da garantia, e fora da garantia entre oficinas dentro e fora da marca, muitas até com bom nome, quando lhes chega um caso mais complicado fogem a sete pés, e muitas vezes dão a desculpa "que é normal", "que não detectaram nada" o cliente que não sabe fica satisfeito, o cliente que sabe que tem um problema, é obrigado a ir a outra oficina, muitas vezes estes problemas afectam a segurança do carro, etc...

      Como somos um povo por norma desorganizado acho que só com regras iria lá. Não é que os portugueses sejam maus, a verdade é que no estrangeiro safam-se bem pois estão a trabalhar mais organizadamente...
      Editado pela última vez por mok; 08 October 2016, 02:14.

      Comentário


        #4
        O que me parece é que as oficinas actualmente estão tão mas tão cheias de trabalho que não "podem" nem se querem dar ao luxo de analisar o que quer que seja... Tentam despachar o cliente da forma mais rápida possível que conseguirem para libertar espaço para o próximo e não ter de ir para outro lado.

        Quando fazem alguma reparação e o problema principal não fica resolvido, a desculpa é sempre a mesma... Não era disso, mas também precisava disso... Fica já feito.

        Há coisas que acredito serem difíceis de chegar a um diagnóstico exacto sem alguns testes e experiências mas existem muitos casos onde isso era evitável.

        Comentário


          #5
          Isto é um tema muito complexo, é um túnel sem fim à vista.
          Basicamente deixar um automóvel em muito mecânico e/ou oficina é quase como uma pessoa se deixar operar por um talhante, o resultado não vai ser bom, felizmente temos excepções, mas não deveria ser assim, pedia-se um mínimo de profissionalismo.
          Eu já nem vou falar da resolução do problema, o problema é mesmo fazer aparecer outros problemas que o automóvel não tinha.

          Comentário


            #6
            Como alguns devem saber, pois já o escrevi noutros posts, tenho um carro avariado desde maio.

            Na oficina do costume não conseguiram perceber o que é.
            Está na marca há uns três meses e continua sem se saber o que é.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por mok Ver Post
              Sim, era isso que faltava, existe isso nas marcas mas só se o cliente fizer mesmo muita pressão é que lá aparecem... eu cá não me importava de pagar mais e resolver os problemas.
              ...
              Acho que há várias razões para isso não acontecer com mais frequência, nas oficinas que têm possibilidade de o fazer, como algumas marcas.

              Um deles é o preço "franquia". Acho que o acesso a técnicos especializados em diagnóstico, ocorrerá exclusivamente recorrendo a técnicos estrangeiros com essa competência. Pelo facto da deslocação ficar bastante cara, existe um preço inicial muito elevado a pagar, que acho que não pode ser imputado ao cliente na sua totalidade. Assim as casas tentam o mais possível evitar isto, ou pelo menos adiar o mais possível para conseguir diluir o custo pelo maior número possível de veículos. Penso que ocorrerá assim, se não for, por favor alguém que me corrija...

              Outro, provavelmente será o orgulho juntamente com a falta de formação, que para um mecânico Português é de um tamanho considerável.
              Facilmente encontramos mecânicos neste país que se acham ao nível da Formula 1, e que acreditam que sabem mais do que os eng. que desenvolveram o motor do carro que estão a reparar.
              Normalmente aqui o conhecimento costuma ser inversamente proporcional, quanto menos sabem, mais acham o oposto...
              Não me parece possível que este tipo de personalidade possa coexistir com a humildade de ter que dizer que vem alguém externo, que sabe mais que eu disto, e que vai descobrir qual é o problema de forma mais rápida e eficaz do que eu sou capaz...
              É a negação de que o que sabem e conseguem fazer tem limites óbvios face ao estado da arte, e que em certos casos, deviam deixar outra pessoa, mais própria para aquele problema em questão, tentar resolver.
              Acho que isto poderá ser corrigido se for obrigatório ter um curso acreditado, em que pelo menos, de forma sintética, se expunha alguns temas avançados de diagnostico.
              O objetivo é que qualquer profissional fique a saber que isso é uma ciência e que tem método, e que existe um mundo imenso para lá das medições com um multímetro.

              Isto estar dedicado a casas de grande dimensão, ou a grandes concessionários, não é uma restrição a meu ver.
              Volto a dar o exemplo dos Estados Unidos, em que oficinas pequenas, com 4 ou 5 funcionários, chamam várias vezes por semana técnicos de diagnóstico para resolver os casos que têm em mãos.
              E estes nem precisam de ser casos complexos.
              Basta o sintoma ser a MIL ligada, e um código em memória, que quem vai resolver aquilo já não é uma pessoa interna, mas sim um especialista externo.
              Lá em vários locais já chegaram à conclusão que esta é a melhor forma de lidar com isto. Para a casa e para o cliente.
              Deixam de perder tempo a seguir fiação sem saberem se o problema é da fiação ou não. Deixam de andar a trocar relés à sorte, a ver se o problema se resolve. Deixam de andar horas a tentar testar componentes que não são precisos de serem testados, e muitas vezes testados de forma incorreta ou de forma inconclusiva. Deixam de substituir componentes simplesmente com base nos códigos em memória. Deixam de desmontar motores inteiros quando não há necessidade disso. Etc, etc, etc...

              Originalmente Colocado por mok Ver Post
              ...
              Bem, eu não acredito nisso. Eu quando não estou satisfeito com algo nunca mais lá volto, regra de ouro para mim, mas há muita gente que não é assim.

              Voltarias a um local que te tratou mal quando tiveste um problema no carro, para fazer revisões? Acontece como existem tantas oficinas fracas acabam por nenhuma se destacar e nunca perdem muitos clientes.
              ...
              Pessoalmente acho que fazes bem, seja no contexto da reparação automóvel ou outro... Eu faço o mesmo, se não fiquei satisfeito, não volto...

              O facto das oficinas serem muito semelhantes, e não haver grande variedade, também acho que é verdade...

              Originalmente Colocado por mok Ver Post
              ...
              A oficina pode rejeitar efectuar um trabalho, sim pode, se for na garantia não pode. E quando rejeita um trabalho há que ser directa e não empurrar o trabalho para outra indirectamente.
              De qualquer das formas na minha opinião se a oficina oferece o serviço em causa deveria ser obrigada a fazê-lo, quando não o fizesse haveria de ser devidamente justificado por escrito... pois se não têm capacidade para tal, não deveriam anunciar o serviço. É o mesmo conceito de venderes um medicamento que cura X mas não o fazer...

              Agora assiste-se em garantia a um arrastamento do problema para fora do período da garantia, e fora da garantia entre oficinas dentro e fora da marca, muitas até com bom nome, quando lhes chega um caso mais complicado fogem a sete pés, e muitas vezes dão a desculpa "que é normal", "que não detectaram nada" o cliente que não sabe fica satisfeito, o cliente que sabe que tem um problema, é obrigado a ir a outra oficina, muitas vezes estes problemas afectam a segurança do carro, etc...
              ...
              Isso já envolve outro tema, apesar de estar relacionado, sim.

              Dentro de garantia, não sei como funciona do ponto de vista legal em automóveis, mas por exemplo, em equipamento eletrónico, penso que exista um prazo máximo para resolução. Caso contrário é devolvido o dinheiro ou é oferecido outro equipamento...

              Originalmente Colocado por mok Ver Post
              ...
              Como somos um povo por norma desorganizado acho que só com regras iria lá. Não é que os portugueses sejam maus, a verdade é que no estrangeiro safam-se bem pois estão a trabalhar mais organizadamente...
              Também não acredito que seja um problema genético...
              Tem é que primeiro se admitir que se está mal.
              Depois o que faz sentido é pegar nas melhores práticas do que se faz em outros lados...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                Como alguns devem saber, pois já o escrevi noutros posts, tenho um carro avariado desde maio.

                Na oficina do costume não conseguiram perceber o que é.
                Está na marca há uns três meses e continua sem se saber o que é.
                e eu tenho um problema a 2 anos no meu carro... não é um problema que me impeça de usar o carro mas afecta a condução do mesmo.

                Comentário


                  #9
                  Por tudo aquilo que já foi dito, e por todas as situações que cada um de nós, aqui e acolá, vai tendo conhecimento considero que a resposta à pergunta lançada no título do tópico até será bastante consensual, isto é, a "mecânica automóvel" desde há vários anos a esta parte, passou a ser claramente uma "ciência" pela quantidade e nível de integração de sistemas eletrónicos envolvidos numa qualquer viatura atual, com a agravante de muitos destes sistemas interagirem em tempo real o que por vezes baralha ainda mais aqueles que na realidade, e em sentido figurado, podemos dizer que "apenas conseguem olhar para a árvore esquecendo sempre a floresta que a envolve".

                  No meu caso específico posso afirmar que sempre que se acende alguma luz no quadrante dos meus automóveis começo logo a bater mal, pois já sei que vai começar uma novela, nunca sei é quantos episódios vai ter...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por zarkov Ver Post
                    Por tudo aquilo que já foi dito, e por todas as situações que cada um de nós, aqui e acolá, vai tendo conhecimento considero que a resposta à pergunta lançada no título do tópico até será bastante consensual, isto é, a "mecânica automóvel" desde há vários anos a esta parte, passou a ser claramente uma "ciência" pela quantidade e nível de integração de sistemas eletrónicos envolvidos numa qualquer viatura atual, com a agravante de muitos destes sistemas interagirem em tempo real o que por vezes baralha ainda mais aqueles que na realidade, e em sentido figurado, podemos dizer que "apenas conseguem olhar para a árvore esquecendo sempre a floresta que a envolve".

                    No meu caso específico posso afirmar que sempre que se acende alguma luz no quadrante dos meus automóveis começo logo a bater mal, pois já sei que vai começar uma novela, nunca sei é quantos episódios vai ter...
                    ciencia que é tratada como bruxaria....

                    Comentário


                      #11
                      É obvio que existe falta de formação. Não só de formação mais específica como também de formação um pouco mais genérica que resulta sempre nalgum bom-senso.

                      Um erro comum nas pessoas com menos formação é o da generalização. Isto em tudo na vida. Associam X a Y porque viram uma vez e depois fazem generalização, e começam frases por "isto é assim...."

                      Em mecânica, como em tudo, resulta muito mal. Sintoma X deu Y, logo a partir de agora será sempre assim

                      Comentário


                        #12
                        Hoje em dia também seria importante as oficinas contarem com pessoal formado em electrotecnia, para passar a reparar módulos electrónicos em vez de se limitarem a substituir.

                        Dou um exemplo que aconteceu com um conhecido, a marca deu orçamento de 2000€ para substituir todo o modulo electrónico, no entanto ele não aceitou. Retirou o modulo, levou a um amigo eng. electrotécnico que resolveu o problema quase a custo 0. Eram apenas uns contactos oxidados e nem foi necessário trocar componentes. Poupou 2000€...

                        Isto é cada vez mais recorrente...
                        Editado pela última vez por marcopns; 26 October 2016, 07:39.

                        Comentário


                          #13
                          Excelente tòpico, parabéns, era necessário um tópico destes aqui no Fórum!

                          Concordo com o que foi dito, e é verdade hoje em dia, as marcas e as oficinas têm problemas com os carros que lá são depositados, mas devido a cada vez uma maior complexidade tecnológica por parte dos fabricantes, é sempre necessário os devidos cursos de formaçâo, mas que muitas vezes os mecãnicos ou técnicos não têm tempo ou não podem na altura e depois é o que se vê...

                          Comentário


                            #14
                            Esta problemática tem a haver com a sofisticação da electrónica dos automóveis, um mecânico mesmo um electromecânico não é um especialista em electrónica, para mais a marcas desenvolveram ferramentas só acessíveis aos concessionários e mesmo estes têm dificuldade em diagnosticar alguma avarias, então começam a trocar peças até achar o problema é quem paga é o cliente.
                            Por exemplo tenho um problema no carro de serviço que entra em safe mode, o computador acusa DPF e o carro nem o tem, acabaram por desmontar um sensor e abrir-lo tinha um óleo por dentro e nunca mais funcionou, mandaram vir outro 350€ esteve uma semana parado à espera da peça e ficou na mesma, agora tenho receio lá voltar a acontecer o mesmo e já não falo na despesa.
                            Como é uma avaria intermitente tenho andado com ele assim.

                            Enviado do meu Redmi Note 3 através de Tapatalk

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                              #15
                              -Chefe! Tenho aqui uma roda que tem feito uns barulhos estranhos.
                              -Que combustível usa?
                              -De vez em quando meto no Jumbo, outras vezes na Galp, mas porquê? Isso tem relevância? É numa roda.
                              -Está explicado, esses combustíveis do Jumbo, dão cabo de tudo... Ainda vai sair caro, é um rolamento, um cubo, uma manga de eixo e mais umas coisas...

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                                #16
                                Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                Esta problemática tem a haver com a sofisticação da electrónica dos automóveis, um mecânico mesmo um electromecânico não é um especialista em electrónica...
                                Dificilmente encontras um técnico em Portugal que saiba sequer o que significa a lei de Ohm. Quanto mais ser considerado especialista...

                                A eletrónica, e eletricidade no geral, tem algumas bases, que se podem aplicar a tudo, por mais recente e desconhecido que seja o sensor ou atuador. Como a lei de Ohm por exemplo.
                                Como já disse, na minha opinião, o problema é que não existe uma formação base decente, nem há exigência para tal.

                                Começam a trabalhar com um tio que arranja tratores, e passado uns tempos já estão a trabalhar numa oficina.
                                Se estiverem à vontade com computadores, passam logo a usar ferramentas de comunicação para ler códigos. Quanto muito vão procurar à net o que querem dizer e que componente normalmente avaria e que causa isso.
                                Se for curioso vai ver uns videos à net e aprende a ler umas resistências com um multímetro que comprou no AKI. Como os outros que estão à volta, nem sequer isso sabem fazer, ele passa a ser o especialista da casa em elétronica.

                                Estou um pouco a ridicularizar, mas na prática não foge muito disto. Se o processo de "formação" de um profissional for sempre assim, obviamente que a qualidade nunca será grande coisa.

                                Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                ...para mais a marcas desenvolveram ferramentas só acessíveis aos concessionários ...
                                Não é esta a causa.

                                As limitações estão na ferramentas de comunicação, e normalmente apenas nesta.
                                Para alem de que só em raras exceções é que isso pode ser um problema. Há muitas ferramentas multimarcas que têm quase todas as funções das ferramentas de comunicação do fabricante.

                                Mesmo assim, há problemas que podem surgir desta limitação, sim, mas são poucos.
                                Por vezes podem ser limitantes se não for possível fazer um processo de adaptação de um certo atuador, ou se não for possível ler os códigos de fabricante do módulo do teto de abrir, por exemplo.
                                Muitas vezes o que se faz nestes casos, é tentar preguntar a um conhecido na marca, se a ferramenta de comunicação tem, ou não, alguma adaptação para aquele atuador, ou que tipo de informação é possível ler de um determinado módulo.
                                E eventualmente se for o caso, pedir para ter acesso durante algum tempo à ferramenta em si.
                                Mas isto, como já disse, são exceções raras. Não é por causa destas exceções que se diz que os mecânicos em Portugal são maus...

                                Para além disto, muitos fabricantes disponibilizam a informação técnica, tal e qual como tem o concessionário, a oficinas independentes. Mediante uma subscrição claro.
                                Cada vez mais, para além da informação técnica, se está a caminhar no sentido de disponibilizar a ferramenta de comunicação, ou apenas só o software, a oficinas independentes. Várias marcas atualmente já o fazem.
                                Inclusive, já é possível fazer as atualizações de software dos veículos, fora dos concessionários.
                                Várias marcas já aderiram a isto, e tudo leva a querer que seja algo que passe a ser legislado, para que isto possa ser possível, para qualquer marca, de forma obrigatória. Eventualmente até pode já existir legislação nesse sentido.

                                Como exemplo, os melhores centros de diagnostico e reparação, em países como Inglaterra ou Estados Unidos, e consequentemente referências mundiais, são de facto centros multimarca.

                                Originalmente Colocado por vitorpaulo Ver Post
                                ...

                                e mesmo estes têm dificuldade em diagnosticar alguma avarias, então começam a trocar peças até achar o problema é quem paga é o cliente.

                                Por exemplo tenho um problema no carro de serviço que entra em safe mode, o computador acusa DPF e o carro nem o tem, acabaram por desmontar um sensor e abrir-lo tinha um óleo por dentro e nunca mais funcionou, mandaram vir outro 350€ esteve uma semana parado à espera da peça e ficou na mesma, agora tenho receio lá voltar a acontecer o mesmo e já não falo na despesa.

                                Como é uma avaria intermitente tenho andado com ele assim.
                                O caso que descreves é surreal, mas não posso dizer que seja uma surpresa.

                                A troca de peças, que não leve a nada, não deve ser paga. Pelo menos é assim que eu vejo.
                                Só assim é que passa a existir pressão nas oficinas para melhorar nos diagnósticos que fazem.
                                Para além dos diagnósticos mais assertivos, passam a ter que gerar provas e dados concretos, caso seja necessário justificar ao cliente se um componente estava ou não danificado.
                                Ter um código em memória não conta, pois este nunca serve para provar que um componente está danificado.

                                Por exemplo, no caso de um ar condicionado com fraca performance.
                                Imaginando que a oficina indica que o problema é do condensador, e que o mesmo precisa de ser substituído. Após substituição, o ar condicionado não melhora significativamente.
                                Neste caso, a meu ver, a não ser que a oficina demonstre de alguma forma concreta que de facto o condensador antigo tinha um problema, e que por azar e coincidência tem mais algum componente a limitar a performance do ar condicionado, este não deveria ser cobrado ao cliente.
                                Por exemplo, bastava apresentar uma fotografia térmica do condensador em funcionamento, e dos canais obstruídos que se conseguem ver neste tipo de imagem, como forma de prova de que este estava danificado.
                                Infelizmente não é desta forma que se trabalha em Portugal.

                                Da mesma maneira, quando é dado um diagnostico de mais do que um componente, isso tem que ser muito bem justificado.
                                Quando isso acontece não estamos perante um diagnostico assertivo, mas sim perante o processo de trocar peças, várias, e esperar que resolva.
                                "Mudamos a massa de ar, o filtro de gasolina, velas, cabos, bobines, sensor de temperatura, sonda lambda, limpamos injetores, limpamos borboleta.... Agora está impecável...."
                                Quando isto acontece só existe uma certeza, é de que não era preciso trocar isto tudo.
                                Para além disso, ao fazer as coisas desta forma, existe ainda o risco de o problema não ficar resolvido.

                                Um cliente, mesmo que não perceba nada do assunto, perante um diagnóstico de um qualquer componente danificado, devia fazer sempre a pergunta: Como é que sabem que isso está danificado, e se têm certeza de que é isso que está a causar os sintomas de que me queixo.
                                Muitas vezes, é fácil perceber pela resposta, se a pessoa do outro lado tem alguma confiança ou não no diagnostico que deu.

                                Outro fator de ineficiência, se calhar não tão importante mas muito mau em Portugal, é o fator tempo.
                                Um técnico especialista em diagnóstico e experiente, consegue diagnosticar, de forma assertiva e com base em informação concreta, entre 10 a 15 carros por dia.
                                Cá em Portugal, as vezes andam 2 ou 3 dias a ver um problema de perda de água, para no fim dizerem que afinal o problema de perder água é da junta da cabeça. E mesmo após estes dias todos, ainda há uma boa hipótese de afinal não ser...
                                Editado pela última vez por steevegt; 26 October 2016, 21:43.

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                                  #17
                                  Mas e existem técnicos de diagnóstico desses em Portugal?

                                  Estava disposto a pagar para ver se me conseguem descobrir o que se passa no meu Grand Vitara.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                    Mas e existem técnicos de diagnóstico desses em Portugal?

                                    Estava disposto a pagar para ver se me conseguem descobrir o que se passa no meu Grand Vitara.
                                    tb eu estava

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por 00bjz00 Ver Post
                                      Mas e existem técnicos de diagnóstico desses em Portugal?

                                      Estava disposto a pagar para ver se me conseguem descobrir o que se passa no meu Grand Vitara.
                                      Existem pois. A sede da empresa fica logo depois da casa do pai natal

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                                        #20
                                        Sempre achei que um dos pontos mais importantes numa oficina é mesmo o diagnostico, e fazer um bom diagnostico não é só ter ferramentas, é preciso ter mente aberta, inteligência, noção da "mecânica do materiais" envolvidos, alguns vão perceber as aspas ...

                                        Eu vejo 3 razões para um mau diagnostico:
                                        - fraco investimento na ferramenta de diagnostico e na mão-de-obra.
                                        - desconhecimento da marca (comum em oficinas multi-marca)
                                        - Uma oportunidade de ganhar dinheiro a trocar peças desnecessárias.

                                        A quem tenha problemas muito específicos, difíceis de diagnosticar, o meu conselho é uma oficina especializada, que trabalhe só numa determinada marca/marcas. Oficinas multi-marca não têm dinheiro suficiente para se especializar, são aquelas oficinas que para mudar a correia dão uma pincelada de corrector nas polias e deixam-te o motor fora do ponto porque não compensa comprar ferramentas para trancar o motor e não fazem ideia que binários de aperto deviam estar a usar e depois culpa a ferrugem dos parafusos moídos

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                                          #21
                                          Eu tenho uma opinião mais simples: vivêmos numa sociedade que cria seres humanos como gado, e não interessa que pensem muito, apenas que sejam escravos obedientes e que vivam com o que "o estado" lhes dá.

                                          Privo com pessoas da area da educação a diversos níveis.

                                          Isso faz com que cada vez menos as pessoas tenham a capacidade de raciocinar e vontade sequer de procurar problemas.

                                          E depois é mais rentável ir cobrando peças aos clientes, porque 99% deles nunca se vai chatear a ir a tribunal fazer valer os seus direitos, porque o sistema penaliza quem o faz: penaliza fazendo com que esse processo seja demorado e custoso.


                                          Ou então sou apenas alucinado...

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                            Eu tenho uma opinião mais simples: vivêmos numa sociedade que cria seres humanos como gado, e não interessa que pensem muito, apenas que sejam escravos obedientes e que vivam com o que "o estado" lhes dá.

                                            Privo com pessoas da area da educação a diversos níveis.

                                            Isso faz com que cada vez menos as pessoas tenham a capacidade de raciocinar e vontade sequer de procurar problemas.

                                            E depois é mais rentável ir cobrando peças aos clientes, porque 99% deles nunca se vai chatear a ir a tribunal fazer valer os seus direitos, porque o sistema penaliza quem o faz: penaliza fazendo com que esse processo seja demorado e custoso.


                                            Ou então sou apenas alucinado...
                                            Há gente a mais logo é difícil individualizar as vivências de modo eficaz sem tornar o processo
                                            "industrial".
                                            Ainda assim temos a sorte de viver no ocidente onde a coisa é leve em relação a outros lados onde a vida não vale mesmo nada.

                                            Enviado do meu Redmi Note 3 através de Tapatalk

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                                              #23
                                              Hoje em dia mete medo deixar o carro no mecânico, marca inclusive.

                                              Nunca se sabe a conta com que nos vai presentear no final e o pior de tudo, se o problema que nos levou lá vai ficar bem resolvido.

                                              Andava com um problema no meu mercedes a gasolina. Levei-o a 3 oficinas. Bom de gasolina, velas, cabos de velas, bobines, MAF, limpeza da admissão e o problema persistia.

                                              Procurei em vários sites ingleses e americanos e resolvi eu o problema, sensor da cambota e sensor de detonação ou lá como se chama.

                                              Mais de 1000€ em reparações quando o problema estava em 2 peças de 50€.

                                              Portanto, hoje em dia, tento explorar ao máximo o problema antes de levar o carro a quem quer que seja e se puder troco eu o que for preciso.

                                              Há oficinas que nem deviam chamar-se oficinas de tão fracas que são. Mas como disseram e bem, é curioso que mesmo assim continuem sempre cheias.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por MicroMC Ver Post
                                                Hoje em dia mete medo deixar o carro no mecânico, marca inclusive.

                                                Nunca se sabe a conta com que nos vai presentear no final e o pior de tudo, se o problema que nos levou lá vai ficar bem resolvido.

                                                Andava com um problema no meu mercedes a gasolina. Levei-o a 3 oficinas. Bom de gasolina, velas, cabos de velas, bobines, MAF, limpeza da admissão e o problema persistia.

                                                Procurei em vários sites ingleses e americanos e resolvi eu o problema, sensor da cambota e sensor de detonação ou lá como se chama.

                                                Mais de 1000€ em reparações quando o problema estava em 2 peças de 50€.

                                                Portanto, hoje em dia, tento explorar ao máximo o problema antes de levar o carro a quem quer que seja e se puder troco eu o que for preciso.

                                                Há oficinas que nem deviam chamar-se oficinas de tão fracas que são. Mas como disseram e bem, é curioso que mesmo assim continuem sempre cheias.

                                                continuam sempre cheias pois estão todas ao mesmo nível miserável.

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                                                  #25
                                                  Felizmente existem oficinas que continuam a dar formação a alguns mecânicos, mas também é verdade que alguns técnicos evitam a formação por motivos diversos. Os diagnósticos deviam ser efectuados por um improdutivo ou seja o chefe de oficina que não vende horas (mão de obra).. pedindo ajuda se precisar ao mecânico mais qualificado. As oficinas multimarcas, têm dificuldade na minha Opinião de terem técnicos suficientes e bem formados, para varias marcas que representam.
                                                  Editado pela última vez por veterano; 01 November 2016, 20:47. Razão: Corecção

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                                                    #26
                                                    Por falar em oficinas com bons diagnósticos alguem recomenda uma na zona de Lisboa com um bom electricista para resolver um problema com os motores dos faróis direccionais, e que na marca nem querem saber o que é e optam por substituir os faróis €€€€€€

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                                                      #27
                                                      Boas
                                                      As oficinas multimarcas geralmente não têm electricista; têm sim um eletromecãnico que executa as duas funções. O eletricista própriamente dito não existe porque não tem trabalho, assim sendo tem que saber mecânica para vender as horas de trabalho . Existem oficinas que ainda têm electricista mas não representam nenhuma marca especifica ....eu só conheço no Porto.

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                                                        #28
                                                        Tenho lido por aqui, tenho ouvido até muita gente e todos se queixam das oficinas, eu também já tive umas quantas cenas maradas com mecânicos mas hoje em dia, tenho uma oficina onde vou com toda a segurança, pago apenas o que é justo, quer pelas peças quer pela mão de obra.
                                                        Aqui na zona Oeste, esta oficina está bem apetrechada e sempre fui muito bem atendido, espero lá ir poucas vezes, mas quando tiver de ser, não quero mais ninguém a mexer nos meus carros.

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                                                          #29
                                                          Tenho uma c5 que tb tinha um problema de falta de potência... Acelerava e aquilo não desenvolvia.

                                                          Os mecânicos onde fui diziam que tinha de deixar lá o carro, que iam ligar à máquina e mais não sei quê.

                                                          Fui à net, li umas coisas e decidi arriscar e comprei uma maf. Problema resolvido com 100€

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                            Tenho uma c5 que tb tinha um problema de falta de potência... Acelerava e aquilo não desenvolvia.

                                                            Os mecânicos onde fui diziam que tinha de deixar lá o carro, que iam ligar à máquina e mais não sei quê.

                                                            Fui à net, li umas coisas e decidi arriscar e comprei uma maf. Problema resolvido com 100€
                                                            Infelizmente calharam-te mecânicos intrujas que acharam que era boa ideia tentar diagnosticar em vez de brincar com o dinheiro do cliente!
                                                            Aldrabões!!!!

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