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Acrescentar óleo de motor 5w40 com marca branca do Continente.

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    Acrescentar óleo de motor 5w40 com marca branca do Continente.

    Caríssimos

    Ontem o carro lá de casa começou a acusar baixo nível de óleo. Já é a segunda vez que acontece. Da primeira vez fui com ele à oficina onde faz as revisões para acrescentar o dito óleo. Mas, desta vez, a oficina não estava tão à mão e então fui à procura de óleo no Continente.

    No Continente havia óleo de várias marcas a preços, quanto a mim, algo absurdos. A decisão era entre comprar da marca que costumam pôr na oficina, Castrol, e gastar quase 30 euros, ou então optar pela marca branca do Continente que custava a módica quantia de 9 euros.

    Como era para acrescentar só um litro, optei pela marca branca do Continente e o carro ainda não se queixou.

    Acham que, a prazo, posso vir a ter problemas?

    O carro é uma Peugeot 207 a gasolina com 8 anos, com motor 1.5. Agora começou a gastar óleo. E isto é que não me parece grande sinal.

    #2
    mal não te vai fazer, mas por norma o gastar é entre mudas, o que é perfeitamente normal, isto se andares a mudar o oleo uma vez por ano, agora se ele consome 1L a cada x mil km's, então já tens algum problema que carece de ver o que se passa...

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por pjota Ver Post
      Caríssimos

      Ontem o carro lá de casa começou a acusar baixo nível de óleo. Já é a segunda vez que acontece. Da primeira vez fui com ele à oficina onde faz as revisões para acrescentar o dito óleo. Mas, desta vez, a oficina não estava tão à mão e então fui à procura de óleo no Continente.

      No Continente havia óleo de várias marcas a preços, quanto a mim, algo absurdos. A decisão era entre comprar da marca que costumam pôr na oficina, Castrol, e gastar quase 30 euros, ou então optar pela marca branca do Continente que custava a módica quantia de 9 euros.

      Como era para acrescentar só um litro, optei pela marca branca do Continente e o carro ainda não se queixou.

      Acham que, a prazo, posso vir a ter problemas?

      O carro é uma Peugeot 207 a gasolina com 8 anos, com motor 1.5. Agora começou a gastar óleo. E isto é que não me parece grande sinal.
      Uma das coisas que nunca se deve fazer é misturar óleos de marcas diferentes devido aos seus componentes.

      Aconselho-te a mudares todo o óleo com a maior brevidade para evitares chatices (até podes por todo do Continente, mas não faças misturas).

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        #4
        Esses óleos de marca branca normalmente são lixo e a interação com outro óleo de marca diferente pode ter resultados inesperados.

        Eu consideraria mudar todo o óleo assim que for possível.

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por eu Ver Post
          Esses óleos de marca branca normalmente são lixo e a interação com outro óleo de marca diferente pode ter resultados inesperados.

          Eu consideraria mudar todo o óleo assim que for possível.
          Lixo? Tu também és daqueles que acha que o continente tem uma refinaria para fabricar óleos de motor e de fritar batatas no mesmo sitio?

          É um óleo como outro qualquer que simplesmente vem embalado com a marca continente, importa é que cumpra as normas pedidas pelo fabricante do carro.

          Comentário


            #6
            Já fiz essa pergunta na oficina da marca do meu carro e a resposta foi esta:

            "Não há problema nenhum em acrescentar óleo de outra marca, desde que se mantenha o grau de viscosidade", que foi o que fizeste (5w40).

            Comentário


              #7
              Começar a gastar óleo não tem que ser mau sinal, pode ser uma fuga por uma junta qualquer, e uma das vantagens de um motor beber óleo, é que não é preciso muda-lo, basta acrescentar.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                Lixo? Tu também és daqueles que acha que o continente tem uma refinaria para fabricar óleos de motor e de fritar batatas no mesmo sitio?
                Não, o continente não tem refinarias, mas sei qual é o critério de compra do continente: o mais baixo preço possível. E as refinarias dão-lhes o que eles querem, e assim até se livram dos restos de qualidade inferior...

                Ou pensas que um óleo Continente é igual a um óleo Castrol?

                Comentário


                  #9
                  Isso é quase como o leite da marca aucham, e da parmalat, é tudo a mesma coisa, só muda a embalagem...e o preço. É um exemplo um pouco diferente mas deixei a ideia.

                  Comentário


                    #10
                    Isto é a Europa, este tipo de produtos nunca podem ser lixo, tem requisitos de qualidade que necessitam de respeitar.

                    Comentário


                      #11
                      Queres o meu exemplo. Já usei oleo marca branca (jumbo) 15-40, era num carro velho (apenas para desenrascar) durou mais que o tempo previsto (ano e meio), e foi vendido e ainda continuou a circular.


                      isso das marcas brancas...............................fica ao critério de cada um

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Não, o continente não tem refinarias, mas sei qual é o critério de compra do continente: o mais baixo preço possível. E as refinarias dão-lhes o que eles querem, e assim até se livram dos restos de qualidade inferior...

                        Ou pensas que um óleo Continente é igual a um óleo Castrol?


                        Simplesmente isto:

                        Originalmente Colocado por Jiggybear Ver Post
                        Isto é a Europa, este tipo de produtos nunca podem ser lixo, tem requisitos de qualidade que necessitam de respeitar.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por Jiggybear Ver Post
                          Isto é a Europa, este tipo de produtos nunca podem ser lixo, tem requisitos de qualidade que necessitam de respeitar.
                          Nem mais. O problema é que neste fórum quando se falam em marcas brancas ou low cost vem logo alguém dizer que é tudo lixo e que só serve pra estragar automóveis.

                          Comentário


                            #14
                            Mais importante que a viscosidade é que cumpra a norma...

                            Comentário


                              #15
                              estamos quase a chegar à questao dos combustiveis[emoji106]

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Jiggybear Ver Post
                                Isto é a Europa, este tipo de produtos nunca podem ser lixo, tem requisitos de qualidade que necessitam de respeitar.
                                Nem o escândalo VW vos abriu os olhos? No mercado, vale tudo.

                                Vocês não acreditam que um óleo Continente ou LIDL tem a mesma qualidade que um Castrol, pois não? Ou acreditam?
                                Editado pela última vez por eu; 11 October 2016, 18:44.

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                  Caríssimos

                                  O carro é uma Peugeot 207 a gasolina com 8 anos, com motor 1.5. Agora começou a gastar óleo. E isto é que não me parece grande sinal.
                                  coleguinha, nem sabes o que conduzes! ou é um 1.4 ou um 1.6. o 2.0 não deve ser. decide-te lá...

                                  quanto ao óleo, não faz mal nenhum, não deves é fazer isso outra vez. mas desde que cumpra as normas do fabricante indicadas para o teu carro, então está tudo bem.

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                    Nem o escândalo VW vos abriu os olhos? No mercado, vale tudo.

                                    Vocês não acreditam que um óleo Continente ou LIDL tem a mesma qualidade que um Castrol, pois não? Ou acreditam?
                                    E o que te garante que aquilo que vem dentro de um bidon da castrol tem qualidade?

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                                      E o que te garante que aquilo que vem dentro de um bidon da castrol tem qualidade?
                                      As marcas conceituadas (não apenas a Castrol) têm uma imagem a proteger e fazem tudo por tudo para que essa imagem não seja posta em causa por produtos de menor qualidade. Não é por acaso que investem fortemente em investigação, desenvolvimento e controlo de qualidade.

                                      Já os óleos de marca branca... nós nem sequer sabemos que os produz...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                        As marcas conceituadas (não apenas a Castrol) têm uma imagem a proteger e fazem tudo por tudo para que essa imagem não seja posta em causa por produtos de menor qualidade. Não é por acaso que investem fortemente em investigação, desenvolvimento e controlo de qualidade.

                                        Já os óleos de marca branca... nós nem sequer sabemos que os produz...

                                        A VW não é uma marca conceituada? Não tinha uma imagem a defender? E mesmo assim enfiou-nos o barrete.
                                        A VW também investe fortemente em investigação, desenvolvimento e controlo de qualidade.

                                        Entre exemplos destes podia escolher aqui mais 500.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          coleguinha, nem sabes o que conduzes! ou é um 1.4 ou um 1.6. o 2.0 não deve ser. decide-te lá...

                                          quanto ao óleo, não faz mal nenhum, não deves é fazer isso outra vez. mas desde que cumpra as normas do fabricante indicadas para o teu carro, então está tudo bem.
                                          Secalhar era 1.4 só que fez uma repro daquelas badass bué puxadas e ficou 1.5

                                          Comentário


                                            #22
                                            Então não vale a pena comprar produtos de marcas conceituadas, pois é tudo igual. Espero que uses essa teoria nas coisas que tu compras... já agora, qual é o óleo que usas no carro? Que marcas compras para a casa? Presumo que sejam sempre as mais baratas... afinal, é tudo igual... cumprem todas as normas Europeias...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por PSerra Ver Post
                                              Uma das coisas que nunca se deve fazer é misturar óleos de marcas diferentes devido aos seus componentes.

                                              Aconselho-te a mudares todo o óleo com a maior brevidade para evitares chatices (até podes por todo do Continente, mas não faças misturas).
                                              Alguns manuais de automóveis contrariam isso.

                                              Nos Audi (por exemplo), até te dizem que podes misturar óleos com normas diferentes (dentro das que o motor "exige"), desde que não ultrapasses uma determinada quantidade de adição (cerca de 1 litro, se a memória não me atraiçoa).

                                              Eu preocupar-me-ia mais em comprar um óleo que cumpra a mesma norma, embora dê alguma prioridade a um óleo rigorosamente igual (como defendes), dependendo muito do motor de que estamos a falar.

                                              Um óleo com 2.000 km já não tem exactamente a mesma composição, até porque o normal funcionamento do motor já tratou de o contaminar com outras coisas.

                                              Num Peugeot a gasolina (que suspeito ser atmosférico e não muito puxado) não teria grandes preocupações em colocar de "etiquetas" diferentes, desde que a norma fosse a mesma.

                                              Misturar normas é que já não me agrada tanto, e muito menos se forem motores turbo-diesel cheio de injectores "maricas", FAP e afins.

                                              Comentário


                                                #24
                                                é pior andar sem óleo do que misturar óleo.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por DuQ Ver Post
                                                  é pior andar sem óleo do que misturar óleo.
                                                  Ou mesmo andar com óleo a menos...

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Pjota, o exemplo é o do BMW 116i da minha mãe.
                                                    Aos 100.000 km começou a pedir um litro de oleo por ano, mais ou menos.
                                                    Começou por levar BMW longlife 5W30 (Castrol!).... 45 euros o litro avulso...
                                                    Depois como mantinha o pedido de "mais oleo" e ninguem dava com o problema, passou a levar com 5w30
                                                    Feuvert, Intermarché, Continente.... por valores bem mais modestos e nada aconteceu desde entao.
                                                    É oleo do motor com a mesma viscosidade... Até que venha aqui um engenheiro quimico dizer-me porque razao não devo usar um oleo de marca branca, mantenho a ideia que isto nao tem grandes diferenças.

                                                    Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                    Caríssimos

                                                    Ontem o carro lá de casa começou a acusar baixo nível de óleo. Já é a segunda vez que acontece. Da primeira vez fui com ele à oficina onde faz as revisões para acrescentar o dito óleo. Mas, desta vez, a oficina não estava tão à mão e então fui à procura de óleo no Continente.

                                                    No Continente havia óleo de várias marcas a preços, quanto a mim, algo absurdos. A decisão era entre comprar da marca que costumam pôr na oficina, Castrol, e gastar quase 30 euros, ou então optar pela marca branca do Continente que custava a módica quantia de 9 euros.

                                                    Como era para acrescentar só um litro, optei pela marca branca do Continente e o carro ainda não se queixou.

                                                    Acham que, a prazo, posso vir a ter problemas?

                                                    O carro é uma Peugeot 207 a gasolina com 8 anos, com motor 1.5. Agora começou a gastar óleo. E isto é que não me parece grande sinal.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                                      Então não vale a pena comprar produtos de marcas conceituadas, pois é tudo igual. Espero que uses essa teoria nas coisas que tu compras... já agora, qual é o óleo que usas no carro? Que marcas compras para a casa? Presumo que sejam sempre as mais baratas... afinal, é tudo igual... cumprem todas as normas Europeias...
                                                      Nalguns sectores é verdade. E se te digo isto é porque visito dezenas de empresas anualmente em Portugal, e são os próprios patrões e empregados a assegurarem que não existe qualquer diferença na matéria-prima e no processo.

                                                      Se o óleo Continente é igual ao Castrol? Provavelmente não, deve ser igual ao Galp.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Marbosa Ver Post
                                                        Pjota, o exemplo é o do BMW 116i da minha mãe.
                                                        Aos 100.000 km começou a pedir um litro de oleo por ano, mais ou menos.
                                                        Começou por levar BMW longlife 5W30 (Castrol!).... 45 euros o litro avulso...
                                                        Depois como mantinha o pedido de "mais oleo" e ninguem dava com o problema, passou a levar com 5w30
                                                        Feuvert, Intermarché, Continente.... por valores bem mais modestos e nada aconteceu desde entao.
                                                        É oleo do motor com a mesma viscosidade... Até que venha aqui um engenheiro quimico dizer-me porque razao não devo usar um oleo de marca branca, mantenho a ideia que isto nao tem grandes diferenças.
                                                        Isso não é o preço para 5 litros?

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          45 euros 1 litro.
                                                          Se o comprares da "marca BMW" é o custo da garrafinha.
                                                          So caímos nessa uma vez, pq estavamos de ferias e n sabiamos bem o que fazer...

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Muito agradeço todos os comentários e sugestões.

                                                            Quanto à cilindrada, pode muito bem ser o 1.4. É o carro das mulher e, como tal, o meu interesse pelo mesmo é muito relativo...

                                                            Quanto ao consumo de óleo, em agosto, antes das férias, já lhe tinha acrescentado 1 litro (igual ao da revisão) e agora foi preciso acrescentar outro litro. Se calhar tem de se mandar verificar isso na próxima ida à oficina.

                                                            Tirando as férias, em que vai ao Algarve, o carro passa a maior parte do tempo parado na garagem ou então em pequenas voltas lá pelo bairro, compras, escolas, etc. Pelo que faz pouquíssimos Km. Ainda assim dá jeito que esteja operacional.

                                                            Comentário

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