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Dúvida: Carro pegou de empurrão

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    Dúvida: Carro pegou de empurrão

    Boa noite,

    tenho um toyota corolla xli 16v de 93, e pela 1ª vez em 1 ano foi preciso um empurrão para por o carro a trabalhar, a minha dúvida é, o que poderá ser?

    Bateria não é, porque tem menos de 1 ano de uso, as velas também tem menos de 1 ano, agora, eu costumo andar várias vezes com o carro na reserva, não sei se será disso, se tem sujidade no tanque de gasolina e como limpo? hoje de manhã tinha o carro mesmo no fundo (reserva) e fui abastecer e quando fui abastecer estava o camião a encher a bomba de gasolina, também não sei se será disso.

    eu andei com o carro de manhã, deixei ele parado durante o dia e a noite já não pegou. Agora está a pegar bem, vou deixar ele parado a noite toda e amanha vou ver se ele liga outra vez.

    #2
    também duvido que seja o filtro da gasolina, tem menos de 10.000 km's, mas como foi mudado na norauto sabe-se lá...., nem vale a pena falar dessa empresa....

    Comentário


      #3
      bateria descarregada, agora convem perceber a causa.

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        #4
        Andar sempre com o carro na reserva, foi alguma promessa que fizeste?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
          Andar sempre com o carro na reserva, foi alguma promessa que fizeste?
          É um bom sistema anti-roubo. Se o carro for roubado é só procurar por ele encostado numa berma num raio de 5 km. Se o ladrão for a alguma bomba abastecer fica filmado e tá feito ao bife.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por mok Ver Post
            bateria descarregada, agora convem perceber a causa.
            bateria não é, ja fiquei uma vez com a bateria descarregada(foi á vida) e quando descarrega faz uns estalinhos quando tentas dar a ignição.

            meter aditivo na gasolina aconselham?

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por civick20t Ver Post
              bateria não é, ja fiquei uma vez com a bateria descarregada(foi á vida) e quando descarrega faz uns estalinhos quando tentas dar a ignição.

              meter aditivo na gasolina aconselham?
              Quando dás à chave o motor roda com força ou está meio morto meio vivo?

              A bateria pode ter menos de 1 ano mas se for de pouca capacidade não aguenta.

              Já experimentaste meter o carro a trabalhar a partir de cabos de bateria ligados a um carro com bateria de maior capacidade?

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                Quando dás à chave o motor roda com força ou está meio morto meio vivo?

                A bateria pode ter menos de 1 ano mas se for de pouca capacidade não aguenta.

                Já experimentaste meter o carro a trabalhar a partir de cabos de bateria ligados a um carro com bateria de maior capacidade?
                deixei o carro a noite toda parado, agora fui lá ver e ligou na boa, vou deixar ele parado o fim de semana inteiro e só pego na 2 feira para fazer o teste também.

                quando dava a chave fazia um barulho que vinha debaixo do carro do lado onde fica o deposito da gasolina, debaixo do capot não fazia um único barulho
                Editado pela última vez por civick20t; 14 October 2016, 09:32.

                Comentário


                  #9
                  Bomba de gasolina marada ou motor de arranque.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por civick20t Ver Post
                    deixei o carro a noite toda parado, agora fui lá ver e ligou na boa, vou deixar ele parado o fim de semana inteiro e só pego na 2 feira para fazer o teste também.

                    quando dava a chave fazia um barulho que vinha debaixo do carro do lado onde fica o deposito da gasolina, debaixo do capot não fazia um único barulho
                    A bateria tem a capacidade suficiente?

                    Há uns aparelhos para testar a bateria, caso tenhas acesso a algum testa.

                    Quando ele não pegar ao dar à chave experimenta com cabos de arranque (ou booster se tiveres).

                    Estou a indicar isto novamente por causa de já estares a pensar usar aditivos na gasolina quando o problema deverá ser na bateria ou algo parecido.

                    A bateria até pode ser recente e de adequada capacidade mas se o carro fizer trajectos curtos não tem tempo de recarregar e chega a um dia que está muito fraca.

                    Comentário


                      #11
                      Dúvida: Carro pegou de empurrão

                      Há um carro cá em casa que pouco ou nada anda. Como tal, passa a vida com o ponteiro da gasolina no vermelho.
                      Aqui há uns tempos, começou também com esses sintomas: custava a pegar de vez em quando, mas funcionava sempre bem. Isto, até que deixou de pegar de vez. Causa: bomba de gasolina. Porquê? Porque o desgraçado passava a vida na reserva.
                      Começou-se a ter cuidado com esse aspecto e não mais voltou a acontecer.
                      Começa por despistar problemas, tal como te foi dito acima. Podes começar pela bateria, por exemplo.


                      [emoji262]

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                        #12
                        Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                        É um bom sistema anti-roubo. Se o carro for roubado é só procurar por ele encostado numa berma num raio de 5 km. Se o ladrão for a alguma bomba abastecer fica filmado e tá feito ao bife.
                        Era preciso que todas as bombas de gasolina tivessem o sistema de CCTV a funcionar em boas condições...

                        Comentário


                          #13
                          Deve ser as escovas do motor de arranque gastas. A única vez que tive problemas de arranque no meu Corolla XLi foi por causa disso (e por causa da bateria também claro eheh) Da próxima vez que acontecer experimenta dar umas pancadinhas no motor de arranque. Se pegar logo, confirma-se. Sabes onde está? De baixo do colector de admissão.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por ELVTMB Ver Post
                            Deve ser as escovas do motor de arranque gastas. A única vez que tive problemas de arranque no meu Corolla XLi foi por causa disso (e por causa da bateria também claro eheh) Da próxima vez que acontecer experimenta dar umas pancadinhas no motor de arranque. Se pegar logo, confirma-se. Sabes onde está? De baixo do colector de admissão.
                            Ou escovas ou a bobine de chamada. Quando funciona depois de uma pancada, costuma ser a bobine de chamada (também chamada de bendix). Isso vai-te piorando, até te fartares e mandares reparar.

                            Comentário


                              #15
                              No caso do meu Corolla xli, cada vez que o motor de arranque não dava sinal, dava-lhe umas pancadinhas e pegava logo. Na reparação, bastou a troca das escovas de motor de arranque para resolver.

                              Comentário


                                #16
                                ate agora está tudo bem, mas agora apareceu outro problema, quando paro o carro (ligado) o conta rotações quase que cai ao 0, fica no meio entre as 0 as 1000, mais para as 0 do que para as 1000, tenho o filtro sujo e já algum tempo que não mudo (por desleixo mesmo ) vou ver se é disso, amanha já mudo.

                                Comentário


                                  #17
                                  as escovas do motor de arranque é para quanto mais ou menos €€€€?

                                  não queria estar a gastar dinheiro em vão e se calhar o problema nem é isso, pode ser outro, e meter o carro numa oficina de esquina, vou ser assaltado e se for preciso ainda arranjam-me outro problema mais grave, tudo para sacar dinheiro

                                  Comentário


                                    #18
                                    No meu, só me aconteceu isso durante 1 semana depois do mecânico se ter lembrado de lavar o motor. Pode ser humidade nos cabos de vela, com a idade, a borracha deixa de vedar bem. Ou pode ser realmente um filtro.

                                    Se voltar a não arrancar, dá uns toques no motor de arranque e. Se resultar de certeza que é das escovas, eu tenho um carro igual ao teu. Preços, não sei, fui eu e um amigo que tiramos o motor de arranque e trocamos as escovas. As escovas custam 10 € ou menos, depois é tirar o m.a. abri-lo e soldar as escovas. 60 €, será um preço justo.

                                    Comentário


                                      #19
                                      aconteceu-me a cerca de um ano, ia andar na boa com o carro e sempre que o carro ia devagar a abrandar ou mesmo para parar ia abaixo, levei a uma oficina o cota meteu para la um spray na admissão e nunca mais foi abaixo, o problema é que não sei o nome do spray, por aqui ninguém conhece nenhum spray para limpar a admissão?

                                      Comentário


                                        #20
                                        Quando ele não pega, ouves um pequeno estalo?

                                        Se for isso, quase de certeza que é o motor de arranque. Escovas ou os contactos da bobine de chamada. Não sei que marca é o motor de arranque mas se for um Nippon Denso é certinho e direitinho serem os tais contactos em bronze. Com o tempo vão ficando sujos e/ou gastos, até que chega a um ponto que a passagem de corrente deixa de ser feita.

                                        Isso começa por fazer de vez em quando e vai piorando. Se for preciso faz uma vez e fica meses sem fazer... Até que chega a um ponto que são mais as vezes que faz do que não faz.

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                                          #21
                                          Originalmente Colocado por civick20t Ver Post
                                          aconteceu-me a cerca de um ano, ia andar na boa com o carro e sempre que o carro ia devagar a abrandar ou mesmo para parar ia abaixo, levei a uma oficina o cota meteu para la um spray na admissão e nunca mais foi abaixo, o problema é que não sei o nome do spray, por aqui ninguém conhece nenhum spray para limpar a admissão?
                                          Há produto para motor diesel e para motor gasolina. Por exemplo da liquimoly:

                                          http://www.liqui-moly.com/liquimoly/...oiladb=web.nsf

                                          http://www.liqui-moly.com/liquimoly/...oiladb=web.nsf

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por DoubleM101 Ver Post
                                            Quando ele não pega, ouves um pequeno estalo?

                                            Se for isso, quase de certeza que é o motor de arranque. Escovas ou os contactos da bobine de chamada. Não sei que marca é o motor de arranque mas se for um Nippon Denso é certinho e direitinho serem os tais contactos em bronze. Com o tempo vão ficando sujos e/ou gastos, até que chega a um ponto que a passagem de corrente deixa de ser feita.

                                            Isso começa por fazer de vez em quando e vai piorando. Se for preciso faz uma vez e fica meses sem fazer... Até que chega a um ponto que são mais as vezes que faz do que não faz.
                                            Foi o que aconteceu com o meu. Depois da 1ª vez que fez demorou 1 mês e tal até à 2ª vez e foi piorando. É Denso; safei-me só com a substituição das escovas que estavam claramente gastas, vamos lá ver...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                              Há produto para motor diesel e para motor gasolina. Por exemplo da liquimoly:

                                              http://www.liqui-moly.com/liquimoly/...oiladb=web.nsf

                                              http://www.liqui-moly.com/liquimoly/...oiladb=web.nsf
                                              O problema parece estar resolvido.

                                              comprei esse spray, meti o frasco todo dentro da borboleta, e realmente saiu bué sujidade lá de dentro, mudei o filtro de ar também e aproveitei para acrescentar óleo no motor que estava quase no mínimo.

                                              o carro até parece que ganhou vida agora, agora as rotações com o carro parado estão entre as 1000 e as 2000, ficam nas 1500 +/-

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por civick20t Ver Post
                                                O problema parece estar resolvido.

                                                comprei esse spray, meti o frasco todo dentro da borboleta, e realmente saiu bué sujidade lá de dentro, mudei o filtro de ar também e aproveitei para acrescentar óleo no motor que estava quase no mínimo.

                                                o carro até parece que ganhou vida agora, agora as rotações com o carro parado estão entre as 1000 e as 2000, ficam nas 1500 +/-
                                                Relantim a ~1500rpm não me parece normal.

                                                Se for motor gasolina, estiver frio e colocares a trabalhar é possível que fique algum tempo a 1500rpm. Depois de aquecer deverá ficar abaixo das 1000rpm.

                                                Tenta confirmar isso e ver se existe alguma anomalia.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                                  Relantim a ~1500rpm não me parece normal.

                                                  Se for motor gasolina, estiver frio e colocares a trabalhar é possível que fique algum tempo a 1500rpm. Depois de aquecer deverá ficar abaixo das 1000rpm.

                                                  Tenta confirmar isso e ver se existe alguma anomalia.
                                                  É a gasolina,

                                                  sim, também não achei muito normal, costuma estar um pouco ligeiramente abaixo das 1000rpm, mas também ainda não andei muito com ele, quando for fazer AE e aquecer o carro logo vejo.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    mas isto deve estar a dar o berro, mas como ainda não há t€mpo, vai ter de andar assim uns tempos...

                                                    Só faço a manutenção na marca, e já se sabe que na marca um gajo é sempre assaltado!!!

                                                    Comentário

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