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Acertar nivel de oleo, forma correta

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    Acertar nivel de oleo, forma correta

    Pessoal vou abrir um tópico sobre este tema básico mas que me têm levantado muitas duvidas, principalmente desde que faço em casa as mudanças de óleo.

    Acontece que na sua maioria os manuais do carros indicam para ver o óleo a quente após 5 minutos parado.

    Esta teoria não me parece a mais correta porque já deu para repara que após 15 minutos o óleo na vareta sobe bastante e passado 12 horas aumenta astronomicamente comparados com a medição dos 5 minutos.
    Ou seja a leitura após 5 minutos e após 12 horas dá com facilidade diferenças de 0.5 litro ou mais de óleo no carter.

    Depois ainda existe as diferenças das graduações do óleo que alteram bastante o tempo de descida dentro do motor, a descida de óleo nos 5 minutos são diferentes no caso de um 5w30 ou 10w40.
    Quanto ao problema de expansão do óleo a quente que muitos falam nunca se verifica na leitura da vareta, porque nessa situação o óleo está muito espalhado pelo bloco acusando sempre um nível baixo comparativamente com o motor parado à bastante tempo.

    Chego à conclusão que a forma indicada no manual foi feito para facilitar o utilizador numa consulta rápida, dado que não era aceitável em muitas condições indicar uma prazo de 3 horas por exemplo ou mesmo ver o nível a frio, para quem ia numa viagem com o carro e fosse preciso consultar o nível de óleo.
    Também é verdade que muito manuais que têm essa indicação apenas avisam que o nível deve estar entre o mínimo e o máximo, e não indicam expressamente que será a hora ideal para colocar no máximo.

    Já à bastante tempo que faço da seguinte forma, ando com o carro até aquecer à temperatura de funcionamento e depois vejo/acerto o nível na manha seguinte pela marcação do "máximo".
    Desta forma nunca fico com óleo a mais no motor, ou pelo menos nas leituras da vareta.

    Também já deu para repara que quando mudo óleo e coloco a trabalhar por 3 minutos e vou consultando o nível mesmo após um bom período (já cheguei a esperar 6 horas) o óleo ainda está a escorrer para o carter, porque além de ter sido todo espalhado está frio e não escorre com facilidade, já conclui que está é a pior forma de ver o óleo e provavelmente a mais usada nas oficinas, fica sempre o nível muito alto.

    Ainda à tempos no TDI aqui de casa acertei o nível a quente após +- 1hora de ter parado o carro, no dia seguinte estava bem acima 4 ou 5mm do máximo.

    Chego à conclusão que a melhor forma é ver de um dia para o outro, tal como acontece no anticongelante.

    Digam de vossa justiça, o que acham mais correcto?
    E como fazem?
    Editado pela última vez por DragonH; 20 October 2016, 20:45.

    #2
    Para mim é simples. Ver e acrescentar oleo faço sempre com o carro frio (embora no qashqai nunca meti oleo).
    Para fazer mudança de oleo, motor quente (escorre mais rapidamente).

    Comentário


      #3
      Há carros em que no manual diz que se deve verificar com o motor quente após 5 minutos parado, e outros que deve ser verificado com o carro frio. Embora eu prefira este ultimo método em todos os motores, seja no carro ou no corta relva isso são tudo mariquices.
      Não é o nível estar 1 milímetro mais abaixo ou mais acima da marca MAX que vai criar problemas nem fazer explodir o carro.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por blakke Ver Post
        Há carros em que no manual diz que se deve verificar com o motor quente após 5 minutos parado, e outros que deve ser verificado com o carro frio. Embora eu prefira este ultimo método em todos os motores, seja no carro ou no corta relva isso são tudo mariquices.
        Não é o nível estar 1 milímetro mais abaixo ou mais acima da marca MAX que vai criar problemas nem fazer explodir o carro.
        O problema é que não é 1 ou 2 mm são 5 ou 6 mm de diferença, dai a questão.
        Muitas vezes é a diferença de, passado 5 minutos estar um pouco a cima do mínimo e no dia seguinte estar no máximo.
        Se fosse só isso nem valia a pena estar a falar no assunto...
        Editado pela última vez por DragonH; 20 October 2016, 19:59.

        Comentário


          #5
          Dasse, quando se quer complicar até ver o nível do óleo serve, é só formulas matemáticas, e teorias quânticas, imagino quando toca a meter ar nos pneus

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
            Dasse, quando se quer complicar até ver o nível do óleo serve, é só formulas matemáticas, e teorias quânticas, imagino quando toca a meter ar nos pneus
            Provavelmente falas assim porque nunca fizeste isso nem sabes do que falo, diz lá a verdade...

            Comentário


              #7
              Sei do que estás a falar, e até tens razão, mas há coisas de que não vale a pena perder tempo, e uma delas é ter o nível do óleo 100% correcto, por isso mesmo é que existe uma tolerância entre mínimo e máximo, veres o nível depois de 1 ou 2 minutos de parares o motor, é mais que suficiente para controle.

              Comentário


                #8
                Mais importante do que estar nas tolerâncias é mesmo ter óleo, isso é que te pode deixar a pé e com a carteira mais leve

                Comentário


                  #9
                  Tens duas formas para resolver o teu problema, se a medição for feita a quente depois de 5 min parado, regulas-te pelo nível mínimo, se for feita a frio, regulas-te pelo nível máximo.
                  Para quê complicar?

                  Comentário


                    #10
                    Diz para ver ao fim de 5 minutos ou depois de pelo menos 5 minutos? Isto quase que é discutir o sexo dos anjos, ma com o carro quente quer-me parecer que ao fim de 15/20 minutos quase a totalidade do óleo está no cárter, tornando essa medição aceitável. Posso estar enganado, e é até algo que não custa nada testar (medir ao 5, aos 15, e com o carro frio).

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                      Sei do que estás a falar, e até tens razão, mas há coisas de que não vale a pena perder tempo, e uma delas é ter o nível do óleo 100% correcto, por isso mesmo é que existe uma tolerância entre mínimo e máximo, veres o nível depois de 1 ou 2 minutos de parares o motor, é mais que suficiente para controle.
                      1 ou 2 minutos é que não pode ser, ia marcar quase sem óleo.
                      No mínimo uns 15 minutos, e mesmo assim dá bastante diferença.

                      Originalmente Colocado por blakke Ver Post
                      Mais importante do que estar nas tolerâncias é mesmo ter óleo, isso é que te pode deixar a pé e com a carteira mais leve
                      Óleo a mais é prejudicial, não tanto como a menos mas mesmos assim não é de menosprezar.

                      Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                      Tens duas formas para resolver o teu problema, se a medição for feita a quente depois de 5 min parado, regulas-te pelo nível mínimo, se for feita a frio, regulas-te pelo nível máximo.
                      Para quê complicar?
                      Poderá ser uma solução, mas a minha questão era mesmo de debater a melhor forma de acertar o nível de forma mais correcta.
                      Não se trata de ter falta de tempo e ter de fazer a quente.

                      Comentário


                        #12
                        Eu acho que se deve ver 6 minutos e 21 segundos depois de desligar

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por bakuu Ver Post
                          Eu acho que se deve ver 6 minutos e 21 segundos depois de desligar
                          É, mas só se for óleo 5w30, a temperatura ambiente de 20.5ºC e humidade relativa de 60% .

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                            Diz para ver ao fim de 5 minutos ou depois de pelo menos 5 minutos? Isto quase que é discutir o sexo dos anjos, ma com o carro quente quer-me parecer que ao fim de 15/20 minutos quase a totalidade do óleo está no cárter, tornando essa medição aceitável. Posso estar enganado, e é até algo que não custa nada testar (medir ao 5, aos 15, e com o carro frio).
                            Nem sei bem como está escrito.
                            Poderá depender do carro em questão, mas nos aqui de casa quase todo dão diferença passados 5m, 15m ,1h e até 12h.
                            Por isso vim aqui criar o tópico, é que eu já observei que o nível vai sempre subindo quanto mais tempo fica a escorrer, fico é sem saber se ao acertar no outro dia de manha estou a deixar por algum motivo pouco óleo no sistema.

                            Originalmente Colocado por bakuu Ver Post
                            Eu acho que se deve ver 6 minutos e 21 segundos depois de desligar
                            Originalmente Colocado por Adams Ver Post
                            É, mas só se for óleo 5w30, a temperatura ambiente de 20.5ºC e humidade relativa de 60% .
                            pessoal não encham o tópico com comentários inúteis que nada contribuem, ssf.

                            Comentário


                              #15
                              Eu até deixo o desafio, acertem o nível de óleo pelo máximo nos vosso carros passados os 5 ou 15 minutos de o terem desligado e depois no dia seguinte vão ver como está a vareta...

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                Diz para ver ao fim de 5 minutos ou depois de pelo menos 5 minutos? Isto quase que é discutir o sexo dos anjos, ma com o carro quente quer-me parecer que ao fim de 15/20 minutos quase a totalidade do óleo está no cárter, tornando essa medição aceitável. Posso estar enganado, e é até algo que não custa nada testar (medir ao 5, aos 15, e com o carro frio).
                                15/20 minutos é pouco tempo... o óleo espalha-se por todo o motor, incluindo o comando de válvulas que está localizado mesmo no topo do motor, ele vai demorar a escorrer todo para o cárter.
                                É coisa para demorar umas horas, eu faço sempre medição a frio.

                                Comentário


                                  #17
                                  Aproveitando o tópico, mudei o oleo e o respetivo filtro e na vareta marca um bocado acima do maximo, vejo o nivel de manha e portanto o carro está parado a várias horas.

                                  Devo mandar acertar ou não é preocupante?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por SRT8 Ver Post
                                    Aproveitando o tópico, mudei o oleo e o respetivo filtro e na vareta marca um bocado acima do maximo, vejo o nivel de manha e portanto o carro está parado a várias horas.

                                    Devo mandar acertar ou não é preocupante?
                                    Se for 1 ou 2 mm não é preocupante, mais que isso saca fora com uma seringa e um tubo.

                                    Também é uma questão de veres o nível deixando passar 30m e +- 3 hora após teres desligado o carro, a ver o que acusa.
                                    Até contribuías para as duvidas aqui do forum...

                                    Comentário


                                      #19
                                      Eu sigo como está o manual do carro.

                                      Ninguém melhor que a marca sabe como se deve medir o nível do óleo dos motores que projectou, se no manual diz verificar a quente, mede se a quente.
                                      Provavelmente a própria vareta já foi projectada para ser verificada com o óleo do motor a quente.

                                      Até faz sentido, o óleo quando está na sua temperatura ideal para lubrificação, têm um volume de expansão diferente do que quando está frio.
                                      Daí que provavelmente seja irrelevante o óleo ultrapassar o nível máximo da vareta quando está frio.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por SuiSSaS Ver Post
                                        15/20 minutos é pouco tempo... o óleo espalha-se por todo o motor, incluindo o comando de válvulas que está localizado mesmo no topo do motor, ele vai demorar a escorrer todo para o cárter.
                                        É coisa para demorar umas horas, eu faço sempre medição a frio.
                                        A questão até pode não ser se é muito ou pouco tempo, mas sim qual a forma mais correcta de verificação. Como o óleo funciona quente, não me admirava nada que a melhor forma de o verificar também fosse a quente. Não sei, estou a tentar perceber porque é que os manuais dizem que a medição deve ser feita a quente.

                                        Depois como XtraLong disse, a expansão do óleo é diferente consoante a temperatura e a frio podemos estar a fazer uma leitura errada. Mais uma vez são suposições.

                                        O Astra H e o Série 1 (116i) de 2008 são para ser medidos a quente, conforme manda o manual. A diferença é que o 1º tem vareta e o segundo é através de um sensor.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por XtraLong Ver Post
                                          Eu sigo como está o manual do carro.

                                          Ninguém melhor que a marca sabe como se deve medir o nível do óleo dos motores que projectou, se no manual diz verificar a quente, mede se a quente.
                                          Provavelmente a própria vareta já foi projectada para ser verificada com o óleo do motor a quente.

                                          Até faz sentido, o óleo quando está na sua temperatura ideal para lubrificação, têm um volume de expansão diferente do que quando está frio.
                                          Daí que provavelmente seja irrelevante o óleo ultrapassar o nível máximo da vareta quando está frio.
                                          Aceitar segmente o que vem no manual do carro é um erro, até porque muitos deles têm erros e são mal traduzidos para não falar de serem copias uns dos outro.
                                          Além disso muitas das vezes os engenheiros que desenvolvem o carro nada contribuem para o que lá vem escrito...

                                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                                          A questão até pode não ser se é muito ou pouco tempo, mas sim qual a forma mais correcta de verificação. Como o óleo funciona quente, não me admirava nada que a melhor forma de o verificar também fosse a quente. Não sei, estou a tentar perceber porque é que os manuais dizem que a medição deve ser feita a quente.

                                          Depois como XtraLong disse, a expansão do óleo é diferente consoante a temperatura e a frio podemos estar a fazer uma leitura errada. Mais uma vez são suposições.

                                          O Astra H e o Série 1 (116i) de 2008 são para ser medidos a quente, conforme manda o manual. A diferença é que o 1º tem vareta e o segundo é através de um sensor.
                                          A questão da expansão do óleo a quente a medir na vareta nunca se verifica (pelo menos nos carros aqui de casa), porque a quantidade que está espalhada é muito superior à pressuposta quantidade expandida, acusando sempre menos que a frio.
                                          Editado pela última vez por DragonH; 20 October 2016, 22:58.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Devemos seguir sempre o que diz o manual. O manual do meu carro diz para verificar o óleo quando este estiver à temperatura de funcionamento e ao fim de 5 minutos com o motor desligado, se o nível estiver baixo atestar, logo é prossuposto que se for verificar com o motor totalmente frio o óleo esteja acima do nivel máximo que a vareta indica.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Como é obvio, depende dos carros. Lê o manual do carro. (coisa que ninguém lê nunca, erradamente)

                                              Porsches air-cooled só depois de quente, por exemplo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por DragonH Ver Post
                                                Aceitar segmente o que vem no manual do carro é um erro, até porque muitos deles têm erros e são mal traduzidos para não falar de serem copias uns dos outro.
                                                Além disso muitas das vezes os engenheiros que desenvolvem o carro nada contribuem para o que lá vem escrito...
                                                Se é um erro de tradução, se é copias uns dos outros, se foi o engenheiro que desenvolveu o carro depois do manual já estar feito, não sei nem me interessa.
                                                Eu sigo o que está no manual, não segmente como referiste, mas pelo menos não vou "inventar" maneiras de ver o nível do óleo, o mesmo também se aplica a graduação e normas dos óleos que pede.

                                                Já passaram pelas minhas mãos 3 carros a gasolina e 3 carros a diesel, marcas diferente, motores diferentes e tipos de óleos diferentes. Mas numa coisa eles tinham todos em comum, no manual vinham expressamente para verificar o nível do óleo a quente, 2 deles eram importados do seu pais que nasceu (Alemanha) e no manual que vinha em alemão diziam na sua língua oficial para verificar a quente.

                                                Portanto inventar para que?

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Isso de seguir o manual chega a ser parvo, simplesmente porque em 5 minutos tenho um nível de óleo, passados 10 minutos tenho mais, passado 15 minutos tenho uns 5mm de diferença. Em que ficamos???
                                                  Depois no outro dia tenho 1 cm de diferença...
                                                  Tenho de cronometrar? É que se errar por 2 minutos vai dar bastante diferente, visto que nesse intervalo (0-15) é onde mais escorre...

                                                  Como disse os manuais são para dar orientações e facilitar quem vai em viagem, apenas indicando também que o nível de óleo deve estar entre o mínimo e máximo.

                                                  Eu tenho verificado de um dia para o outro, e acerto ai, dado +- a meio quando espero 15 minutos depois de quente.
                                                  Editado pela última vez por DragonH; 21 October 2016, 08:29.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DragonH Ver Post

                                                    Óleo a mais é prejudicial, não tanto como a menos mas mesmos assim não é de menosprezar.
                                                    Se estivermos a falar de litros...

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                                                      #27
                                                      Mas que carros têm vocês?!? Nunca vi nenhuma diferença significativa em qualquer das situações descritas. Mais 2mm, menos 2mm, não é o fim do mundo. Além do mais, o que é o motor quente? Depois andar 10km num dia de inverno? Depois de fazer 200km numa autoestrada? Depois de fazer 50km a subir uma estrada de montanha de "faca nos dentes" com 40ºC de temperatura exterior? E vocês acham que nas oficinas, quando mudam o óleo, eles vão estar a ligar o carro para aquecer o óleo novo e voltar a acertar o nível?

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por DragonH Ver Post

                                                        A questão da expansão do óleo a quente a medir na vareta nunca se verifica (pelo menos nos carros aqui de casa), porque a quantidade que está espalhada é muito superior à pressuposta quantidade expandida, acusando sempre menos que a frio.
                                                        Não me estou a fazer entender.

                                                        Porque é que a medição correcta é a mais elevada, que neste caso coincide com a verificação a frio? Só porque é a mais alta é considerada a correcta? Mesmo que para o motor o funcionamento ideal é a quente? Percebes onde quero chegar? Se a padronização para um determinado motor é a verificação a quente, a mim parece-me que é essa a medição que devemos seguir, independentemente de ser mais elevada a frio.

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                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
                                                          Mas que carros têm vocês?!? Nunca vi nenhuma diferença significativa em qualquer das situações descritas. Mais 2mm, menos 2mm, não é o fim do mundo. Além do mais, o que é o motor quente? Depois andar 10km num dia de inverno? Depois de fazer 200km numa autoestrada? Depois de fazer 50km a subir uma estrada de montanha de "faca nos dentes" com 40ºC de temperatura exterior? E vocês acham que nas oficinas, quando mudam o óleo, eles vão estar a ligar o carro para aquecer o óleo novo e voltar a acertar o nível?
                                                          Motor quente é a temperatura de funcionamento. Não há muito mais a dizer. Quanto às oficinas, devem colocar o óleo indicado para o motor e verificá-lo de forma correcta. Não tenho dúvida que isso é feito nos meus carros, já de outras oficinas não posso opinar. Aliás uma revisão inclui um teste de estrada, portanto não me parece nada de extraordinário verificar os níveis depois de o carro aquecer.

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                                                            #30
                                                            Vejo o óleo com os carros frios, por vezes estão parados há uma semana.

                                                            Já mudei óleos aos meus carros dezenas de vezes e nunca houve um que tivesse o nível de óleo acima do máximo.

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