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Cientistas descobrem acidentalmente como converter CO2 em combustível

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    Cientistas descobrem acidentalmente como converter CO2 em combustível

    A ideia de reaproveitar o dióxido de carbono e transformá-lo em combustível não é nova, mas ainda não tinha sido encontrada uma forma eficiente de o fazer. Agora, uma equipa de investigadores descobriu como converter o CO2 diretamente em etanol, um biocombustível.

    Os cientistas do Departamento de Energia do Laboratório Nacional de Oak Ridge, nos EUA, desenvolveram um processo eletroquímico onde manipulam o carbono e o convertem em etanol – assim, o CO2 passa a C2H6O.
    Apesar de ser essencial à vida no planeta por ser um dos compostos principais para a fotossíntese, uma alta concentração de dióxido de carbono leva à poluição do ar e provoca um desequilíbrio do efeito estufa, elevando a temperatura da Terra.
    Recentemente, o planeta atingiu os mais altos níveis de CO2 atmosférico dos últimos milhões de anos, e é bastante improvável que esse número diminua no futuro.
    No entanto, com esta descoberta “acidental”, publicada na ChemistrySelect, os elevados níveis de dióxido de carbono poderão ser abrandados.
    O processo ia ser testado como o primeiro passo na conversão de CO2 dissolvido na água, e os cientistas esperavam que fossem necessárias mais fases de conversão, mas o sistema fez “o trabalho todo” e produziu diretamente etanol.
    Os cientistas desenvolveram um catalisador à base de cobre e carvão, que mede apenas 50 a 80 milionésimos de milímetros de altura.
    Quando aplicaram uma corrente elétrica de apenas 1,2 volts, o catalisador converteu uma solução de CO2 dissolvido na água em etanol, com um rendimento de 63%.
    “Descobrimos por acaso este material. Estávamos a tentar estudar o primeiro passo de uma reação, quando percebemos que o catalisador já estava a fazer toda a conversão por conta própria” afirmou um membro da equipa, Adam Rondinone.
    Este processo de combustão usou uma pequena quantidade energia elétrica, e foi capaz de fazer a conversão simultaneamente – atingindo um rendimento elevado de etanol quando os cientistas esperavam um produto químico menos desejável, o metanol.
    O novo sistema tem um grande potencial de industrialização em larga escala e pode ajudar a minimizar o impacto da utilização de combustíveis fósseis.


    #2
    Fixe.
    Novos catalisadores à vista... depois de reduzir os NOx vamos ter também maneira de reduzir o CO2.

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      #3
      Usa-se o CO2 que sai do escape, transforma-se em combustivel e volta de novo ao depósito.

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        #4
        Isto a confirmar-se é talvez uma das melhores notícias da atualidade.

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          #5
          Razão de ciência, resistência à mudança ou Economia a mandar (de novo)?

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            #6
            2 ménes descobriram uma coisa sem querer, que milhares de cientistas já devem ter tentado? Não me cheira

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              #7
              Originalmente Colocado por manelov Ver Post
              Usa-se o CO2 que sai do escape, transforma-se em combustivel e volta de novo ao depósito.
              Arruma com a electrólise da água

              Comentário


                #8
                Se isto for verdade, é uma tecnologia revolucionária, que vai dar uma nova vida aos combustíveis líquidos.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por manelov Ver Post
                  Usa-se o CO2 que sai do escape, transforma-se em combustivel e volta de novo ao depósito.
                  Não, não há milagres: obviamente é preciso energia elétrica (muita) para fazer a conversão...

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por eu Ver Post
                    Não, não há milagres: obviamente é preciso energia elétrica (muita) para fazer a conversão...
                    Usa-se uma turbina com um gerador para aproveitar o vento da deslocação do carro e temos a energia necessária. Como vês, a imaginação dos inventores do moto-continuo não tem limites.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por eu Ver Post
                      Não, não há milagres: obviamente é preciso energia elétrica (muita) para fazer a conversão...
                      Sem dúvida. A energia gerada é necessariamente igual ou maior do que a que é gerada na combustão. Ainda assim é uma solução potencialmente muito mais interessante e eficiente que as soluções se armazenamento e sequestração de carbono que estão a ser estudadas. Num mundo onde se maximize a produção de energia renovável é uma forma de "armazenar" e "transportar" essa energia, usando-a para converter co2 em combustível líquido em vez de electricidade

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                        #12
                        Originalmente Colocado por eu Ver Post
                        Não, não há milagres: obviamente é preciso energia elétrica (muita) para fazer a conversão...
                        Não deixa de ser interessante aproveitar, por exemplo, eólicas durante a noite (exactamente quando há melhor produção e infelizmente menos consumo) para gerar combustível que vai sendo adicionado em pequenas percentagens à gasolina tradicional.

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                          #13
                          Isto pode ser uma alternativa às baterias. Mas duvido muito que seja mais eficiente, porque o etanol tem que ser usado num motor a combustão, e um motor a combustão é muito menos eficiente que um motor eléctrico.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por XlPower Ver Post
                            Isto pode ser uma alternativa às baterias. Mas duvido muito que seja mais eficiente, porque o etanol tem que ser usado num motor a combustão, e um motor a combustão é muito menos eficiente que um motor eléctrico.
                            A transmissão e armazenamento de energia eléctrica também não é muito eficiente. Ou seja não sei se a eficiência total do sistema não pode ser de alguma forma comparável. Mas são suposições sem dados que ajudem a perceber mais esta tecnologia

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por ppais Ver Post
                              A transmissão e armazenamento de energia eléctrica também não é muito eficiente. Ou seja não sei se a eficiência total do sistema não pode ser de alguma forma comparável. Mas são suposições sem dados que ajudem a perceber mais esta tecnologia
                              E o transporte de combustíveis líquidos?

                              Ter uma turbina eólica a produzir electricidade utilizada para produzir combustível líquido que é depois transportado para depois ser queimado em motores de combustão...
                              Ou ter essa turbina a produzir electricidade que percorre cabos e que depois é usada para carregar uma bateria que depois fornece essa electricidade a um motor eléctrico...

                              Acho que uma das situações está a complicar algo que pode ser muito mais simples e provavelmente bem mais eficiente.
                              Editado pela última vez por rrrfff; 26 October 2016, 17:24.

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                                #16
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Se isto for verdade, é uma tecnologia revolucionária, que vai dar uma nova vida aos combustíveis líquidos.
                                Originalmente Colocado por eu Ver Post
                                Não, não há milagres: obviamente é preciso energia elétrica (muita) para fazer a conversão...
                                Pois, se ao menos houvesse forma de utilizar directamente a energia eléctrica... Oh wait.

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