Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Troca de carro dentro o segmento B - por que motor optar?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Troca de carro dentro o segmento B - por que motor optar?

    Ora bom, o Rover 25 lá de casa está a aproximar-se de uma fase cara em termos de manutenções (além de já ter trocado de motor à cerca de ano e meio devido a um problema que começou por ser só a junta da cabeça e acabou num bloco estalado) e com a idade que tem (apesar de globalmente muito bem conservado) não me parece ser bom negócio investir mais neste carro.

    Olhando para o mercado, as opções acabam por recair novamente no segmento B (é um 2º carro lá em casa, que serve para a minha mulher ir para o trabalho, levar os miúdos à escola, em percursos individuais de 3/4 km, num total de 10/12km por dia). Logo, e devido ao tipo de percurso feito, vai ser com um motor a gasolina.

    E dentro do segmento B, as opções em cima da mesa (para já) são o Peugeot 208, o Ford Fiesta e o Seat Ibiza. VW Polo/Skoda Fábia não é do agrado da minha mulher, marcas coreanas estão pelos mesmo motivos (estéticos sobretudo), Renault não foi ainda equacionado e Fiat dentro dos utilitários não tem nenhum com 5 portas que agrade. O orçamento andará em torno dos 15.000, eventualmente mais o valor que possa vir a obter pelo Rover.

    Dentro das marcas que referi como mais prováveis (Peugeot, Seat e Ford), porque motor a gasolina optar? Vantagens e desvantagens, fiabilidade? Procuro algo económico ainda que despachado, pois devido ao tipo de percursos em que mal aquece, o Rover é um autêntico bêbado...

    TSI (95cv), Puretech (82 ou 110cv), Ecoboost (100cv), qual será o que melhor se enquadrará? Ando um bocado arredado do mundo dos motores a gasolina ( e do seu desenvolvimento) à uns anos..


    Já agora, se oportunidades de negócio conhecidas?

    Obrigado a todos

    #2
    Que tipo de percurso é? Kms? Cidade? Para e arranca? Subidas?

    Comentário


      #4
      Os percursos são maioritariamente planos, sem grandes desníveis, em estradas nacionais na aldeia/arredores de cidade. Logo não será preciso grande potência, mas o hábito aos 103cv do Rover (expeditos por acaso) leva-me a ter algum receio de algo sub-motorizado, como é o caso dos Peugeot puretech de 82cv...é que para o peso do conjunto 208 (por exemplo), aproximado aos do Rover (em torno dos 1000kg), menos 20cv não sei se não serão curtos e influenciar os consumos (com as devidas diferenças de idade de projecto/motor/caixa de velocidades). Acresce que nestes pequenos citadinos só ficam estéticamente bem jantes grandes (15" ou principalmente 16"), o que vem acrescentar peso, resistência ao rolamento e consumos, ainda mais se fôr sub-motorizado).

      Por outro lado, motores turbinados (ecoboost, tsi e puretech de 110cv), sem os devidos cuidados de deixar aquecer/arrefecer, percursos curtos, não sei se não será um cocktail óptimo para avarias...

      Comentário


        #5
        escolhia algo espaçoso e de tamanho contido..... e de preferência sem turbos nem nada de parecido...

        sinceramente, veria um Honda Jazz ou preferencialmente um Yaris....

        e claramente tudo a gasolina... nao justifica diesel, muito menos para viagens tão curtas.

        Comentário


          #6
          Para alem de todos os que recomendaram, dá uma volta também pela Opel, um Corsa ou um Adam são boas opções.

          Comentário


            #7
            Eu não aconselho, uma vez que descartas as marcas que eu ia aconselhar.

            P.S.: Para fazer percursos de meia dúzia de kms por dia, não me parece que se justifique carros "despachados".

            Comentário


              #8
              Leva a tua mulher ao Matrizauto e mostra-lhe um Yaris 1.0 com menos de 20k km com preços abaixo dos €12K. Têm lá uma boa dose deles

              Se quiseres diesel, também os há...mas mais carotes: http://www.standvirtual.com/carros/a...tyle/P8790473/

              Comentário


                #9
                Um Adam?

                Comentário


                  #10
                  Das três hipóteses que apresentas, Peugeot, Seat e Ford, não me parece que tenham andamentos e consumos muito diferentes. Pelo menos que sintas essa diferença, em tão poucos kms diários.

                  Acho que a tua mulher deveria fazer um test drive em cada um deles e escolher o que mais lhe agrada em termos de condução e estética exterior e interior.

                  Comentário


                    #11
                    Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                    Os percursos são maioritariamente planos, sem grandes desníveis, em estradas nacionais na aldeia/arredores de cidade. Logo não será preciso grande potência, mas o hábito aos 103cv do Rover (expeditos por acaso) leva-me a ter algum receio de algo sub-motorizado, como é o caso dos Peugeot puretech de 82cv...é que para o peso do conjunto 208 (por exemplo), aproximado aos do Rover (em torno dos 1000kg), menos 20cv não sei se não serão curtos e influenciar os consumos (com as devidas diferenças de idade de projecto/motor/caixa de velocidades). Acresce que nestes pequenos citadinos só ficam estéticamente bem jantes grandes (15" ou principalmente 16"), o que vem acrescentar peso, resistência ao rolamento e consumos, ainda mais se fôr sub-motorizado).

                    Por outro lado, motores turbinados (ecoboost, tsi e puretech de 110cv), sem os devidos cuidados de deixar aquecer/arrefecer, percursos curtos, não sei se não será um cocktail óptimo para avarias...
                    Dá uma vista de olhos nos Micra e nos Space Star, que parecem ter ainda motores "mais tradicionais", e parecem andar a bons preços (a estética não é brilhante, em nenhum deles, mas pode ser que passe).

                    Quanto ao 208 1.2, andei com um de aluguer há uns meses (e conheço outro na família, mas esse convertido a GPL logo desde a compra), e fiquei agradavelmente surpreendido. Em comparação, cheguei a andar também com um Clio IV 1.2 (não era o TCE), e achei bem mais pastelão (gastando também mais). Claro que a tecnologia dessa motorização do 208 é superior, mas o próprio interior do carro convenceu-me, ao contrário do Clio.
                    Ambos são produtos mais recentes que o meu Fiesta mk7, sobre o qual nada tenho a apontar, a não ser quando passo para um carro do segmento superior Não sei como se portam estas motorizações 1.0 a gasolina mais recentes, mas imagino que sejam mais frugais que o anterior 1.2... O interior ainda é ergonómico, e com os retoques foi ganhando equipamentos engraçados. A idade do modelo, se não te fizer confusão, pode traduzir-se em melhores negócios.

                    Por outro lado, eu sou fa do conceito Note/Modus, ou algo tipo Captuur. Não é algo que entre nas opções?

                    Comentário


                      #12
                      Premissa que me esqueci de referir...4/5 portas é factor imprescindível.

                      Ou seja, Opel Adam's e Alfa Romeo Mito (dos quais até gosto bastante) e afins estão também de fora do baralho.

                      Quanto às restantes opiniões, vou analisar, ou melhor, sugerir la em casa.

                      Obrigado a todos

                      (PS: TSport, não é por nada mas ainda vou acabar por fazer negócio nas tuas vizinhanças ...)

                      (PS2: o próximo passo é mesmo começar a fazer uns test-drives, apenas queria ver se algo me estava a escapar neste mundo dos pequenos motores a gasolina, do qual ando mesmo arredado à uns bons tempos...ai a febre do diesel )
                      Editado pela última vez por LEONFR; 26 October 2016, 16:14.

                      Comentário


                        #13
                        Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                        Leva a tua mulher ao Matrizauto e mostra-lhe um Yaris 1.0 com menos de 20k km com preços abaixo dos €12K. Têm lá uma boa dose deles /
                        Por curiosidade fui à página da matrizauto para ver as andanças e fiquei surpreendido, "só" têm 316 veículos disponíveis e não têm fogareiros? Também me surpreendeu a ausência de algumas marcas tais como Citroën, Honda, Alfa, Jaguar e por aí fora.

                        Comentário


                          #14
                          Originalmente Colocado por taunus Ver Post
                          Por curiosidade fui à página da matrizauto para ver as andanças e fiquei surpreendido, "só" têm 316 veículos disponíveis e não têm fogareiros? Também me surpreendeu a ausência de algumas marcas tais como Citroën, Honda, Alfa, Jaguar e por aí fora.
                          A Matrizauto pertence ao Grupo JAP. Pelo que as marcas que têm são as que o grupo vende.
                          Sendo que de longe a longe lá vai aparecendo um ou outro de outra marca.
                          Há uns 4 anos vendiam muito Honda, tenho 2 amigos que compraram lá Civic.
                          Chegaram a vender também KIA, mas neste caso foi só 1 ou 2
                          Também já venderam muitos Mito.

                          Comentário


                            #15
                            Originalmente Colocado por Scientist Ver Post
                            Dá uma vista de olhos nos Micra e nos Space Star, que parecem ter ainda motores "mais tradicionais", e parecem andar a bons preços (a estética não é brilhante, em nenhum deles, mas pode ser que passe).

                            Quanto ao 208 1.2, andei com um de aluguer há uns meses (e conheço outro na família, mas esse convertido a GPL logo desde a compra), e fiquei agradavelmente surpreendido. Em comparação, cheguei a andar também com um Clio IV 1.2 (não era o TCE), e achei bem mais pastelão (gastando também mais). Claro que a tecnologia dessa motorização do 208 é superior, mas o próprio interior do carro convenceu-me, ao contrário do Clio.
                            Ambos são produtos mais recentes que o meu Fiesta mk7, sobre o qual nada tenho a apontar, a não ser quando passo para um carro do segmento superior Não sei como se portam estas motorizações 1.0 a gasolina mais recentes, mas imagino que sejam mais frugais que o anterior 1.2... O interior ainda é ergonómico, e com os retoques foi ganhando equipamentos engraçados. A idade do modelo, se não te fizer confusão, pode traduzir-se em melhores negócios.

                            Por outro lado, eu sou fa do conceito Note/Modus, ou algo tipo Captuur. Não é algo que entre nas opções?
                            Os conceitos Note/Modus/2008 e afins não são descabidos, é sobretudo uma questão de opção estética (acima de tudo) e que se enquadrem no orçamento. O 2008 sobretudo agrada, mas aí é tenho receio mesmo dos 82cv serem poucos e se tornarem gulosos (devido a relação peso/potência).

                            Comentário


                              #16
                              O Honda Jazz, novo está muito bonito. É um carro super prático e espaçoso com um motor comprovadamente fiável e poupado.

                              Comentário


                                #17
                                Para o que pretendes, e economico, sem turbo e com bastante espaço, Honda Jazz, e para não teres receio de comprar algo pastelao, o 1.4 de 100cv, aquilo mexe muito bem, ja para nao falar na fiabilidade.

                                Comentário


                                  #18
                                  Por acaso, até terem referido o Jazz nem me tinha lembrado...mais um a ir ver "in loco"

                                  Comentário


                                    #19
                                    Conheço um com o motor que reeri, já o conduzi, e o carro é mm muito porreiro. Eventualmente, até arranjas um de serviço na Honda, que foi o caso deste.

                                    Comentário


                                      #20
                                      Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                                      Por acaso, até terem referido o Jazz nem me tinha lembrado...mais um a ir ver "in loco"
                                      Já "vendi" um Jazz a um colega em 2008. Lembro-me que quando comprei o meu Civic Hybrid fiquei muito surpreendido com o espaço e modularidade do Jazz. Aquilo tem espaço que nunca mais acaba. Fiabilidade é escusado falar. A publicidade foi tanta que um colega meu foi comprar um. Ainda hoje está satisfeitíssimo com o seu Jazz. E eu também com o meu Hybrid.

                                      Comentário


                                        #21
                                        Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                                        (PS: TSport, não é por nada mas ainda vou acabar por fazer negócio nas tuas vizinhanças ...)
                                        Hummm, onde mesmo?

                                        Se precisares de alguma coisa da Toyota, apita, posso arranjar alguns connects

                                        Aliás, a Automóveis do Mondego (Peugeot & Hyundai) e a Litoccar são aqui ao lado. Também te arranjo contactos em ambas.

                                        Comentário


                                          #22
                                          Eu bem que tentei empurrar a minha Maria para um Jazz mas ela definhava se não comprasse o 500

                                          O que vale é que o carrito se está a revelar poupadinho

                                          Comentário


                                            #23
                                            Originalmente Colocado por TSport Ver Post
                                            Hummm, onde mesmo?

                                            Se precisares de alguma coisa da Toyota, apita, posso arranjar alguns connects

                                            Aliás, a Automóveis do Mondego (Peugeot & Hyundai) e a Litoccar são aqui ao lado. Também te arranjo contactos em ambas.

                                            A.M.. E caso o 208 (ou 2008) agradem, eventualmente poderei vir a agradecer esses connects

                                            Comentário


                                              #24
                                              Eu ia para o Jazz também, aliás, já fui.

                                              Comentário


                                                #25
                                                Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                Eu bem que tentei empurrar a minha Maria para um Jazz mas ela definhava se não comprasse o 500

                                                O que vale é que o carrito se está a revelar poupadinho

                                                Também não me importava nada com o 500 ou o Mito (e também são do agrado da minha mulher), mas as 3 portas são factor impeditivo. E 500L ou do género já parecem coisas insufladas do original, desvirtuando o conceito e a estética.

                                                Comentário


                                                  #26
                                                  Fiesta por estar em fim de vida, com o ecoboost deve ficar a um preço imbativel.

                                                  Pessoalmente não descartava o corsa 1.0 turbo, dava uma vista de olhos no 208 e no ibiza, achando este ultimo o piorzinho deles todos.

                                                  E o clio? Agora com o facelift e o 1.2 ... A renault é a rainha dos descontos

                                                  Comentário


                                                    #27
                                                    Originalmente Colocado por carlosfst Ver Post
                                                    A renault é a rainha dos descontos
                                                    Taco-a-taco com a Citroen

                                                    Comentário


                                                      #28
                                                      Originalmente Colocado por LEONFR Ver Post
                                                      Também não me importava nada com o 500 ou o Mito (e também são do agrado da minha mulher), mas as 3 portas são factor impeditivo. E 500L ou do género já parecem coisas insufladas do original, desvirtuando o conceito e a estética.
                                                      Sim eu percebo e o nosso 500 tem exatamente as mesmas funções que o carro que tu escolheres vai ter, ou seja, levar miúdo (se tudo correr bem para o ano serão 2) para a escola e ir para o trabalho.
                                                      Neste caso o 500, só não o queria por causa das 3p, mas pronto como temos o outro carro familiar quando é preciso lá se cumpriu o sonho da Maria ;)

                                                      Comentário


                                                        #29
                                                        O Fiesta a preços de tabela (ou campanhas anunciadas no site) não fica assim tão imbatível...e de serviço apenas aparecem sem ser com o ecoboost.

                                                        O Clio não está fora de hipótese, mas do que tenho visto na net, fica acima do orçamento. Agora se os descontos forem jeitosos, é mais uma carta. Mesmo com o 0.9 TCe parece que fica algo minimamente despachado.

                                                        Comentário


                                                          #30
                                                          Originalmente Colocado por MikePug82 Ver Post
                                                          Sim eu percebo e o nosso 500 tem exatamente as mesmas funções que o carro que tu escolheres vai ter, ou seja, levar miúdo (se tudo correr bem para o ano serão 2) para a escola e ir para o trabalho.
                                                          Neste caso o 500, só não o queria por causa das 3p, mas pronto como temos o outro carro familiar quando é preciso lá se cumpriu o sonho da Maria ;)
                                                          O problema das 3 portas está mais no caso de necessidade de transportar pessoas com idade (maiores dificuldades do acesso) do que os miúdos, pois os meus filhotes já se desenrascam a irei para o banco de trás/cadeirinhas.

                                                          E cumprir o sonho da Maria era levar mais um segmento C/D lá para casa, o que acho totalmente desapropriado e contrário ao que ela precisa (económico, fácil de estacionar, de fácil manutenção e não propenso a problemas por ser meter gasolina e dar à chave...)

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X