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Renault Clio II 1.2 ou Peugeot 206 1.1 XR

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    Renault Clio II 1.2 ou Peugeot 206 1.1 XR

    Bom dia,

    Sou novo aqui, mas já há muito tempo que consulto os vários tópicos quando tenho alguma dúvida.

    Tenho um Clio II 1.2 RN 5p 1998 com 237mil kms a morrer, a precisar de distribuição, 2 pneus novos, rolamento, sofagem quente não funciona e óleo por mudar.

    Encontrei um Clio II 1.2 com 98mil km, 1 registo, 4 pneus novos, interior e exterior como novo (já fui ver). fazem-me a 1000€ com o meu carro a troca. Mudam filtros. Correia foi mudada aos 70mil. Está anunciado a 1400€.

    No mesmo local, também me fazem pelo mesmo valor, um Peugeot 206 1.1 XR 3p, 1registo, com 164mil km (Vão por 2 pneus novos e trocar filtros e óleo), correia mudada aos 120mil. Está anunciado a 1800€.

    Estou indeciso, pois o CLIO já conheço e sei como é, mas o Peugeot seria algo novo.

    Eu faço 90km diários, por isso o consumo é importante (não há verba para diesel ainda).
    Estou a pensar também numa futura venda para finalmente adquirir um mais recente a diesel.
    Mas penso que tanto um como o outro daqui a 2 anos ou 3 vão valer o mesmo.

    EDIT: (Já agora, acabei de ver no olx um Opel Corsa 1.3 CDTI Diesel de 2004 com 140mil km, por 3000€, particular. Andei a ler e vi que costumam ter problemas na correia(ou corrente??), mas os consumos são excelentes. Vale o investimento?)

    Algum conselho?

    Obrigado!
    Editado pela última vez por RM10; 04 November 2016, 11:31.

    #2
    Com essas premissas, vai para o Clio.

    Comentário


      #3
      Também estou inclinado para essa opção pela condição do carro. Em relação ao meu só muda a cor (preto para azul escuro) e não tem fecho central. As jantes são 13'', em vez de 14'' penso eu.

      O Peugeot seria mais pela estética e para conduzir algo diferente. Há quase 7 anos que tenho o clio.

      Comentário


        #4
        O 1.1 do Peugeot é mais lento e gastador, mesmo que seja o Clio 1.2 de 60 cavalos. Calculo que estejas a fazer uns 20.000km por ano mesmo que esses 90 km sejam só para ir trabalhar 22 dias por mês em 11 meses do ano (na prática anda-se mais). O Clio não é um carro com problemas crónicos de maior (embora também tenha alguns, tive um durante 16 anos), no Peugeot o eixo traseiro costuma dar chatices e não dá normalmente para reparar, tem que se trocar. Esteticamente gosto mais do 206.

        Comentário


          #5
          Também já tinha lido aqui sobre essa questão do eixo traseiro. Como vou fazer muitos kms pode ser um risco descenessário de facto.

          Obrigado pelas dicas ;) Vou aguardar mais opiniões e ressalvas. Devo fazer negócio ainda hoje ou amanhã.

          Comentário


            #6
            O problema do eixo dá para reparar (ainda no mês passado falei disso com um mecânico pois pensei que o meu estaria a pedir o 3º eixo...), mas não é em qualquer lado. Por acaso este mecânico sabe fazê-lo, tal como outros saberão, mas para ser trocado é uma peça cara.
            Eu não conheço muito bem o Clio II, sei que era marginalmente superior ao 206 em alguns aspectos como a qualidade de construção. Os 206 com o 1.1 são pastelões. Em cidade é agradável, em estrada plana é decente, em todas as outras situações pode tornar-se desesperante. É um motor barulhento em altas rotações, a caixa é algo áspera de usar e a direcção é muito directa. Excelente em cidade e quando se quer brincar com o carro, cansativo quando vimos em estrada aberta ao fim de um dia de trabalho e a direcção responde a cada milímetro que o volante se move. É muito agradável de suspensão e bancos, sem serem demasiado moles, e o interior é bastante amplo e iluminado, e ainda que esteja cheio de barulhos e chocalhos (o meu tem cerca de 130 mil kms), as peças estão todas no sítio.

            Não sei se será grande negócio face ao Clio que descreves, pela diferença de kms entre ambos e o facto do XR não ter equipamento nenhum. Ainda por cima mais caro...

            Comentário


              #7
              O Clio é de que ano? É o de 60 cavalos ou o de 75. Se for o de 75 escolhe o Clio.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
                O Clio é de que ano? É o de 60 cavalos ou o de 75. Se for o de 75 escolhe o Clio.
                de 1999, 1.2 60cv.

                Fui agora ao stand novamente, à luz do dia. Ontem vi de noite.
                O peugeot tem os 4 pneus carecas, uma ótica partida atrás, uns riscos na porta e o para-choques a frente com o preto sumido.
                ALém de ter as 3 escovas todas ressequidas.

                Podia questionar isto e negociar, mas depois olho para o clio que nao tem podres nem riscos nem queimados, 4 pneus novos, etc

                Vou optar pelo clio.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por Edge Ver Post
                  O problema do eixo dá para reparar (ainda no mês passado falei disso com um mecânico pois pensei que o meu estaria a pedir o 3º eixo...), mas não é em qualquer lado. Por acaso este mecânico sabe fazê-lo, tal como outros saberão, mas para ser trocado é uma peça cara.
                  Eu não conheço muito bem o Clio II, sei que era marginalmente superior ao 206 em alguns aspectos como a qualidade de construção. Os 206 com o 1.1 são pastelões. Em cidade é agradável, em estrada plana é decente, em todas as outras situações pode tornar-se desesperante. É um motor barulhento em altas rotações, a caixa é algo áspera de usar e a direcção é muito directa. Excelente em cidade e quando se quer brincar com o carro, cansativo quando vimos em estrada aberta ao fim de um dia de trabalho e a direcção responde a cada milímetro que o volante se move. É muito agradável de suspensão e bancos, sem serem demasiado moles, e o interior é bastante amplo e iluminado, e ainda que esteja cheio de barulhos e chocalhos (o meu tem cerca de 130 mil kms), as peças estão todas no sítio.

                  Não sei se será grande negócio face ao Clio que descreves, pela diferença de kms entre ambos e o facto do XR não ter equipamento nenhum. Ainda por cima mais caro...
                  "cansativo quando vimos em estrada aberta ao fim de um dia de trabalho e a direcção responde a cada milímetro que o volante se move." Isto foi um comentário bastante útil. Obrigado. Eu faço uma viagem longa e realmente ia tornar-se chato..

                  O valor é igual para os 2. Fazem-me a 1000€+troca do meu carro.

                  Mas como disse acima, o Peugeot afinal ta um bocado "podre", em comparação com o clio que está novissimo. Tive a ver os detalhes todos possíveis. O único senão do clio é nao ter os vidros electricos e fecho central, mas pronto.
                  Só falta fazer o test-drive para ver o motor e andamento.
                  Editado pela última vez por RM10; 04 November 2016, 13:22.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por RM10 Ver Post
                    "cansativo quando vimos em estrada aberta ao fim de um dia de trabalho e a direcção responde a cada milímetro que o volante se move." Isto foi um comentário bastante útil. Obrigado. Eu faço uma viagem longa e realmente ia tornar-se chato..
                    Sempre achei que é uma das melhores coisas que o carro tem no dia-a-dia para o tornar ágil e directo em estrada, e uma das piores quando fazia 200kms ao fim da tarde de sexta, quando ia de fim de semana e já estava cansado. Em auto-estrada tornava-se irritante vir sempre a corrigir a trajectória pois falta um ponto central mais amorfo na direcção.

                    Independentemente disso, fazes bem em ir para o Clio principalmente se o 206 está nesse estado.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
                      O Clio é de que ano? É o de 60 cavalos ou o de 75. Se for o de 75 escolhe o Clio.
                      Mesmo o de 60cv eu prefiro o Clio.

                      Aliás, acho o 75cv do Clio muito amorfo em baixas, em cidade o acelerador é "esponjoso", enquanto o de 60 cv tem boas baixas e é bem mais espevitado em cidade. Os 75cv fazem vista às 5000 e tal rotações. Quantas vezes por dia lá vamos...?

                      Comentário


                        #12
                        Eu também iria para o Clio.De uma forma geral, o de 60cv é mais agradável de utilizar do que a versão de 75cv.

                        Comentário


                          #13
                          É verdade. O meu clio aguenta-se bem em baixas rotações. Não morre facilmente.
                          Mas como não conheço o desempenho do 206, quis vir aqui saber com quem sabe, pois eu não sou muito dado a carros. Tenho de ir pescando.

                          O facto de de passar de 14'' para 13'' é benéfico? Já li que reduz muito ligeiramente o consumo, mas que em termos de segurança piora.
                          Se quiser alterar, qual o custo, em termos de livrete? (não me parece que o vá fazer, mas só por curiosidade)
                          EDIT: Já encontrei no site do IMTT.

                          Obrigado a todos!
                          Editado pela última vez por RM10; 04 November 2016, 15:00.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por RM10 Ver Post
                            É verdade. O meu clio aguenta-se bem em baixas rotações. Não morre facilmente.
                            Mas como não conheço o desempenho do 206, quis vir aqui saber com quem sabe, pois eu não sou muito dado a carros. Tenho de ir pescando.

                            O facto de de passar de 14'' para 13'' é benéfico? Já li que reduz muito ligeiramente o consumo, mas que em termos de segurança piora.
                            Se quiser alterar, qual o custo, em termos de livrete? (não me parece que o vá fazer, mas só por curiosidade)

                            Obrigado a todos!
                            A segurança depende de quanto tu abusas nas curvas e na travagem!

                            Com jante de 13" eu metia pneus de boa marca (Firestone, Michelin...) a menos de 50€/unid já com montagem.

                            Comentário


                              #15
                              eu tenho jante 13' e dunlop.

                              o 206 tem um aspeto mais robusto e apesar de nunca ter andado em nenhum clio, pelo que dizem aqui há anos, é melhor construído. só posso comparar com um 206 a diesel. mas esse motor do 1.1 conheço-o muito bem e é sempre preferível o 1400 nesse carro. se fosse num mais antigo, o factor peso não se sentiria tanto. se o clio tem esses kms e está muito novo, troca e não penses duas vezes. ou então tentas encontrar um punto 2 anitos mais novo e poucos mais kms.

                              Comentário


                                #16
                                Mais um voto no clio, melhor conforto de condução.

                                Comentário


                                  #17
                                  Clio sem dúvida. O 206 1.1 a junta da cabeça costuma dar problemas e é mais barulhento.

                                  Enviado do meu GT-I9060 através de Tapatalk

                                  Comentário


                                    #18
                                    Mais um voto para o clio tivemos um de 2004 cá por casa e nada a relatar é uma compra segura

                                    Comentário


                                      #19
                                      Com o que tens para gastar consegues comprar coisas bem melhores, e não falo de outros carros, já consegues apanhar as versões 1.4 do Clio e do 206 e com alguma sorte o Clio 1.6.

                                      Comentário


                                        #20
                                        com 1000€???

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por caditonuno Ver Post
                                          com 1000€???
                                          Ve melhor.
                                          1000 euros + o carro dele, que foi o que ele disse, sendo que o Clio, disse ele custa 1400 e o 206 1800 euros.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Eu nao apostaria do clio porque é mais do mesmo , pois é igual ao que tu já tens , e se o teu está a morrer o outro tambem irá morrer um dia como todos os carros .

                                            Eu nao apostaria nessas cilindradas e pouca potencia porque como já sabem o motor entra facilmente em esforço e com isto vai beber bem e andar .... nada .

                                            É sempre preferivel cilindradas superiores com potencia pois teem pulmao para superar as lides diarias e com isto fazer consumos iguais ou até inferiores ao 1.1 !

                                            Exemplo pratico o focus 1.4 vs focus 1.6 , o 1.6 bebe a mesma coisa que o 1.4 e anda bem melhor !


                                            E se queres economia o melhor é mesmo GPL e nao diesel !

                                            Um civic 1.5 , 1.6 a GPL era um must

                                            Comentário


                                              #23
                                              Eu só tenho mesmo 1000€ disponíveis (tinha) e isso em stands é quase nada.
                                              Não dão muito valor pelo meu. 300€

                                              Hoje fui ao stand buscar o tal CLIO, e parece que em quente ele custa a meter a 2ª e a 3ª e passar de 3ª para 2ª..
                                              Amanhã vou novamente ao stand por causa desta situação..

                                              O que poderá ser?

                                              De resto o motor responde bem e ta tudo okay, mas isto das mudanças não pode ser e já estou a pensar em desfazer este negócio e ir arranjar o meu, ao qual tenho algum apego emocional ainda..

                                              EDIT: Já liguei e ele vai ver o que pode ser. Também tive a pesquisar na DECO(ARTIGO DE 2015) e aparentemente por lei os stands são obrigados a dar garantia a carros usados, e qualquer documento que inventem e assinemos é nulo e ilegal.. Alguem sabe disto?
                                              Editado pela última vez por RM10; 10 November 2016, 10:31.

                                              Comentário

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