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Seat Ibiza Cupra vs Ford Fiesta ST vs Peugeot 208 GTI - 2016

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    Seat Ibiza Cupra vs Ford Fiesta ST vs Peugeot 208 GTI - 2016

    Como sugerido, crio assim este tópico para debater o Seat Ibiza Cupra vs Ford Fiesta ST

    O Fiesta ST ganha em termos de performance enquanto o Ibiza Cupra ganha em termos de usuabilidade sem perder muito a performance.
    O Ibiza tende a ser mais barato de manter e é mais barato (23/24k) vs 26k do ST
    O Polo GTI não entra nas contas porque sobe para 29k aqui em Portugal.

    Alguns comparativos:
    http://www.autoexpress.co.uk/seat/ibiza/62507/seat-ibiza-cupra-facelift
    http://www.topgear.com/car-reviews/ibiza/first-drive

    Segundo li não podemos ir para o Cupra sem considerar o Fiesta.
    Num ambiente "civilizado" (non-track), a escolha deverá ser o Cupra pela sua usuabilidade?

    Review:
    https://www.youtube.com/watch?v=s5E8FDsPAaI
    Editado pela última vez por Godinhovsky; 07 November 2016, 19:31.

    #2
    Em que é que o Cupra é mais usavel? Por ter caixa auto (presumo)?

    Tendo em conta que, a nivel de interior, o Fiesta ST so tem os bancos Recaro, manete em aluminio e os pedais em Aluminio, porque de resto é um Fiesta como qualquer outro, nao vejo como pode ser menos usavel que um Ibiza.

    O Fiesta é em tudo melhor carro, mais dinamico, mais divertido, apesar dos Ibizas actuais ja terem o 1.8 TFSI, a fiabilidade continuo a ser discutivel ao contrario dos Fiesta, os Fiestas têm varios kits de potencia seja da Mountune ou de outra marca que os mete acima dos 200cv sem problemas e a mesma fiabilidade (ate porque temos a versao ST200 do Fiesta ja com 200cv de origem).

    Nao vejo é grande argumento para se escolher o Ibiza ao Fiesta. E depois, dizer que tenho um Ibiza Cupra e ser automaticamente associado a fumarentos do street racing... not.



    A comprar um pequeno desportivo, so via seriamente entre o Fiesta ST e o Clio RS, o Ibiza é bom... mas para começar é logo um Ibiza...

    Comentário


      #3
      Eu preferia o Fiesta.
      O meu favorito é o 208 GTI by Peugeot Sport mas, o ST vem a seguir.

      Comentário


        #4
        Sò conduzindo é que poderia escolher mas sem olhar a preço iria para o fiesta.

        Comentário


          #5
          Mais um voto para o fiesta

          Ja foste algum concessionário ?

          Onde foste buscar esse valor do fiesta ?

          Com os descontos consegues o fiesta por 23/24

          Comentário


            #6
            Mais um que iria para o Fiesta... então e se pudesse ser o ST200... melhor.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Wannabe Ver Post
              Mais um voto para o fiesta

              Ja foste algum concessionário ?

              Onde foste buscar esse valor do fiesta ?

              Com os descontos consegues o fiesta por 23/24
              Não tenho qualquer proposta de venda mas pelos configuradores pensei que o fiesta fosse 1/2k mais caro que o Cupra.

              parece que o Fiesta é um carro mais pequeno e mais "caixote" do que o cupra.
              mas tb já vi e li que o Fiesta é o melhor hatchback que há em termos de performance.

              quando falei em usabilidade falava em andar num dia-a-dia etc..

              o Fiesta parece mais hardcore esteticamente tb.

              vou tentar fazer um testdrive aos 2 e respectivas propostas

              Comentário


                #8
                Mais um voto para o Fiesta.

                Cumps

                Comentário


                  #9
                  Comprei recentemente um 208 gti e naturalmente antes de o comprar andei a analisar a concorrência.

                  O Fiesta não foi opção essencialmente pelo seguinte:
                  - Na altura ainda só tinha 180cv
                  - Não gostei da estética nem da qualidade do interior
                  - Temi que fosse muito vocacionado para pista e demasiado desconfortável nas nossas estradas no dia a dia
                  - Consumo mais elevado que o 208 gti

                  O Ibiza foi quase opção, pois tinha um preço canhão de 21.000€ e uns trocos, mas não foi opção essencialmente por:
                  - Não se destacar claramente da gama FR
                  - Não gostei particularmente do interior ou do exterior
                  - O 1.8 Turbo iria pagar ~245€ de IUC, contra ~165€ do 1.6

                  Já agora, o Clio não foi opção por não gostar da qualidade/estética do interior, da caixa automática nem do preço. O Polo GTI é a meu ver o único que está ao nível da qualidade do interior do 208 GTI, mas as linhas exteriores não me convenceram e o preço deu-me vontade de fugir do stand!
                  O novo Corsa OPC na altura que andei a ver ainda não tinha saído mas também não o escolheria por o achar esteticamente inferior ao 208 GTI e por ter uma pior relação performance/consumo.

                  Na prática são todos muito idênticos e só pequenos detalhes irão convencer potenciais compradores a optarem por um ou por outro.

                  Comentário


                    #10
                    E fiabilidade ninguém fala???

                    https://s18.postimg.org/5fra0pnbt/fiesta.png
                    https://s18.postimg.org/g3v0zjxax/Ibiza.png

                    Comentário


                      #11
                      Isso vale o que vale principalmente quando falamos das versões desportivas pouco vendidas comparadas com as restantes gamas.

                      O 208 GTI é excelente sugestão. No que toca a divertimento e dinâmica, é unânime a superioridade do Fiesta em comparação a concorrência mas nem sempre isso é tudo?

                      Comentário


                        #12
                        Originalmente Colocado por Godinhovsky Ver Post
                        Não tenho qualquer proposta de venda mas pelos configuradores pensei que o fiesta fosse 1/2k mais caro que o Cupra.

                        parece que o Fiesta é um carro mais pequeno e mais "caixote" do que o cupra.
                        mas tb já vi e li que o Fiesta é o melhor hatchback que há em termos de performance.

                        quando falei em usabilidade falava em andar num dia-a-dia etc..

                        o Fiesta parece mais hardcore esteticamente tb.

                        vou tentar fazer um testdrive aos 2 e respectivas propostas
                        Eu tive o fiesta ecoboost 140 cv, só posso dizer que o carro tem um chassis fabuloso, um comportamento formidável, para o uso do dia a dia um excelente carro, mesmo sabendo que perde em linha recta contra alguns rivais, mas as estradas tem curvas, e dai a verdadeira essência do fiesta, se não fosse a caixa de velocidades me ter traído duas vezes, teria continuado com o carro.
                        Uma pequena observação, os interiores são um bocado ultrapassado e plásticos a mais, acabamentos em termos de qualidade abaixo da concorrência actual, visto ser um modelo em fim de vida, mas um prazer de conduzir todos os dias.

                        Comentário


                          #13
                          O 208 gti devia entrar nesse comparativo. Nas curvas não será tão bom como o Fiesta mas os interiores do 208 estão milhas à frente do Fiesta ou do Ibiza. Outra desvantagem do Ibiza é o IUC mais alto, se não estou em erro tem mais de 1750cm3 de cilindrada.

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                            O 208 gti devia entrar nesse comparativo. Nas curvas não será tão bom como o Fiesta mas os interiores do 208 estão milhas à frente do Fiesta ou do Ibiza. Outra desvantagem do Ibiza é o IUC mais alto, se não estou em erro tem mais de 1750cm3 de cilindrada.
                            Sim. Como alguém já referiu, o Cupra paga 233€ vs 164€ todos os outros

                            O Fiesta ST200 já está disponivel cá?

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Godinhovsky Ver Post
                              Sim. Como alguém já referiu, o Cupra paga 233€ vs 164€ todos os outros

                              O Fiesta ST200 já está disponivel cá?
                              No configurador ainda está o 182. Sendo que o 200 já tem uns meses se não estou em erro, é estranho ainda não estar lá disponível.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                Que site é esse?

                                Comentário


                                  #17
                                  Desses 2?

                                  Escolhia um 208 GTI! O então um KIA Ceed GT...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                    No configurador ainda está o 182. Sendo que o 200 já tem uns meses se não estou em erro, é estranho ainda não estar lá disponível.
                                    A versão do fiesta ST 200 aqui não está disponível, só por encomenda, nem vem no site da ford, só tem o ST normal.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                      No configurador ainda está o 182. Sendo que o 200 já tem uns meses se não estou em erro, é estranho ainda não estar lá disponível.


                                      A versão do Fiesta ST200 é limitada, e não veio nenhum para portugal, todos os ST200 já foram vendidos


                                      Por isso para comprar só consegues mesmo o de 182cv

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Godinhovsky Ver Post
                                        Sim. Como alguém já referiu, o Cupra paga 233€ vs 164€ todos os outros

                                        O Fiesta ST200 já está disponivel cá?
                                        Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                        No configurador ainda está o 182. Sendo que o 200 já tem uns meses se não estou em erro, é estranho ainda não estar lá disponível.



                                        Como indicado, a versão ST200 só a colocaram disponível em certos mercados e Portugal, é um dos que não teve direito.

                                        Comentário


                                          #21
                                          Pensei que o ST200 viesse substituir o 182?

                                          Comentário


                                            #22
                                            Tirando a reprogramação do motor (disponível numa oficina Ford, mas só as que trabalhem com a Mountune) , o ST normal também sofreu as mesmas alterações do ST 200.

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por sgtscales Ver Post
                                              Pensei que o ST200 viesse substituir o 182?
                                              3 comentários acima do teu respondem à tua pergunta, como sempre.

                                              Quanto aos hatchbacks, tambem já tive o meu tempo de longa pesquisa, o Fiesta ST é sem duvida o favorito dos petrolheads em geral. Na minha lista a decisao final era entre ST, 208 GTI, Polo GTI e Ibiza Cupra.

                                              Fiesta ST tem boa performance mas velocidade max. de 220 km/h deixa muito a desejar para quem faz muita AE. Interior demasiado basico. No entanto pra uma conducao a serio, tenhamos cuidado com ele!
                                              O 208 GTI tem bom interior mas aquele infotainment em que o bluetooth tem lag de 10 segundos, o touch é um "eh... touch" e o ponteiro das rotacoes é meio abichanado estragam um bocado as coisas.
                                              O Polo é um bocado sério de mais para um hatchback, mas em performance de linha reta é capaz de ser dos melhores e em termos de practicalidade quase certamente será o melhor. O preco é que ja se sabe...
                                              O Ibiza é um carro basico, mas tem um bom preco e performance tipo o Polo.
                                              Clio RS so vem em automatico (nem vejo isso como mau) mas é horrivel (gostos sao gostos...) e tambem é caro.
                                              Cooper S o melhor pacote em geral e o mais caro tambem.
                                              Sem budget: JCW o melhor do segmento, com precos infelizmente do segmento acima, sem deixar hipoteses para qualquer concorrente.

                                              Nao há um carro que seja melhor em tudo, a nao ser o JCW. Excluindo este (como deve ser), vai depender da utilidade que vai ser dada ao carro.

                                              KiaCeed tem 240 cv e anda menos que todos os desta lista provavelmente, nao obrigado.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                3 comentários acima do teu respondem à tua pergunta, como sempre.

                                                Quanto aos hatchbacks, tambem já tive o meu tempo de longa pesquisa, o Fiesta ST é sem duvida o favorito dos petrolheads em geral. Na minha lista a decisao final era entre ST, 208 GTI, Polo GTI e Ibiza Cupra.

                                                Fiesta ST tem boa performance mas velocidade max. de 220 km/h deixa muito a desejar para quem faz muita AE. Interior demasiado basico. No entanto pra uma conducao a serio, tenhamos cuidado com ele!
                                                O 208 GTI tem bom interior mas aquele infotainment em que o bluetooth tem lag de 10 segundos, o touch é um "eh... touch" e o ponteiro das rotacoes é meio abichanado estragam um bocado as coisas.
                                                O Polo é um bocado sério de mais para um hatchback, mas em performance de linha reta é capaz de ser dos melhores e em termos de practicalidade quase certamente será o melhor. O preco é que ja se sabe...
                                                O Ibiza é um carro basico, mas tem um bom preco e performance tipo o Polo.
                                                Clio RS so vem em automatico (nem vejo isso como mau) mas é horrivel (gostos sao gostos...) e tambem é caro.
                                                Cooper S o melhor pacote em geral e o mais caro tambem.
                                                Sem budget: JCW o melhor do segmento, com precos infelizmente do segmento acima, sem deixar hipoteses para qualquer concorrente.

                                                Nao há um carro que seja melhor em tudo, a nao ser o JCW. Excluindo este (como deve ser), vai depender da utilidade que vai ser dada ao carro.

                                                KiaCeed tem 240 cv e anda menos que todos os desta lista provavelmente, nao obrigado.
                                                200cv.

                                                Para o user que criou o tópico:
                                                - Ibiza mais barato de manter que o fiesta porquê?
                                                - Dizer que o cupra é mais prático no dia-a-dia é um exagero, eles são praticamente iguais.

                                                - Experimenta os dois, só assim formarás as tuas próprias conclusões. Como já aqui disseram, dá uma espreita também ao Peugeot 208.

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por marelo Ver Post
                                                  200cv.

                                                  Para o user que criou o tópico:
                                                  - Ibiza mais barato de manter que o fiesta porquê?
                                                  - Dizer que o cupra é mais prático no dia-a-dia é um exagero, eles são praticamente iguais.

                                                  - Experimenta os dois, só assim formarás as tuas próprias conclusões. Como já aqui disseram, dá uma espreita também ao Peugeot 208.
                                                  Obrigado pela correcao. Pensei que havia um Kia Ceed com 240cv!

                                                  Edit: Fui ver e nao é 240 mesmo.. é 204 - papei-me
                                                  Editado pela última vez por Ratcher; 07 November 2016, 16:39.

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                                                    #26
                                                    Para o user que criou o tópico:
                                                    - Ibiza mais barato de manter que o fiesta porquê?
                                                    - Dizer que o cupra é mais prático no dia-a-dia é um exagero, eles são praticamente iguais.

                                                    Foi o que li que o Ibiza deveria ser mais barato manter.
                                                    O Fiesta parece + hardcore mas pelos vistos é o melhor em termos de performance.

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Godinhovsky Ver Post
                                                      Para o user que criou o tópico:
                                                      - Ibiza mais barato de manter que o fiesta porquê?
                                                      - Dizer que o cupra é mais prático no dia-a-dia é um exagero, eles são praticamente iguais.

                                                      Foi o que li que o Ibiza deveria ser mais barato manter.
                                                      O Fiesta parece + hardcore mas pelos vistos é o melhor em termos de performance.
                                                      Em pista! Em linha reta é capaz de ser o mais lento www.zeperfs.com

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        http://www.topgear.com/car-reviews/p...dr/first-drive


                                                        Para mim era mesmo este.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Atençao a uma coisa, apesar de concordar que o 208 GTI by PS, é de facto o melhor equilibrio no segmento, o preço tabelado fora descontos e coisas do genero, é de 29.000€.

                                                          Quando um Fiesta ST anda nos 26.000€ e com menos de 1000€ fica com a mesma potencia do 208... e nao esquecer que os actuais Fiestas ST ja trazem as diferenças dos ST200 tirando o motor, e o 208 GTI para um By PS, nao é bem o mesmo, ha diferenças claras no que toca a suspensao, diferencial etc.

                                                          O 208 normal, deve ser o que compromete menos numa utilizaçao diaria, em termos de conforto, qualidade, equipamento.
                                                          O Fiesta é que tem a melhor relaçao preço/dinamismo, porque pelo que custa, nao ha realmente melhor.
                                                          O 208 GTI by PS, ja entramos na parte de mais focado, menos conforto, mas qualidade e equipamento do 208 com dinamismo melhor que o Fiesta, mas isso paga-se, e nao é pouco...


                                                          O Clio, é um bocado a ovelha negra desta geraçao de Hot Hatch, mas nao deixa de ser um excelente B apimentado, se a caixa auto for aceitavel, era mais concorrente para se ter em conta.

                                                          Neste momento Clio so consigo pensar no RS16, aquilo deve estar uma coisa diabolica
                                                          Editado pela última vez por Carmaniaco90; 07 November 2016, 18:01.

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                                                            #30
                                                            Originalmente Colocado por Ratcher Ver Post
                                                            Em pista! Em linha reta é capaz de ser o mais lento www.zeperfs.com
                                                            Comprar um Hot Hatch destes para se estar preocupado com linhas rectas? Nao faz sentido... estes carros brilham sao nas estradas sinuosas. A generalidade de caixas curtas que têm, em recta, ate tem performance medianas.

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