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Problema caixa de velocidades / embraiagem em Volvo v40 2012

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    Problema caixa de velocidades / embraiagem em Volvo v40 2012

    Olá a todos!

    Tentei encontrar outro tópico já existente onde pudesse incluir a minha questão, mas não encontrei nenhum adequado. Se algum moderador quiser mover o(s) post(s) para outro tópico pode estar à vontade que eu depois consigo encontrar através do perfil.

    Tenho um Volvo v40 de 2012 que faz 4 anos em Dezembro e tem 120.000km, sendo eu o único proprietário até ao momento.

    Quando novo, com poucos dias de uso (penso que 3 ou 4 dias depois de o estrear), fui comprar pão e a mulher ficou no carro à espera, pelo que o deixei em ponto morto em vez de desligar. Demorei uns 2 minutos. Outros 2 minutos depois ao chegar a casa começou a cheirar a queimado, muito. Entrámos em seguida na garagem fechada e o cheiro tornou o habitáculo quase irrespirável. Estacionei, saímos e toda a garagem (de 150m2) empestava a queimado.

    Nos dias seguintes notei que o pedal de embraiagem ficava meio "colado" ou "preso" e algumas vezes nem sequer voltava cá para cima para a posição original depois de pisar nele. Normalmente quando se levanta o pé, sente-se o pedal a acompanhá-lo mas este algumas vezes ficava para trás e ia levantando mais lentamente. Concluí (por motivos óbvios) que quando fui comprar pão o pedal de embraiagem ficou em baixo (defeito de fabrico?) e que foi por isso que depois aquele cheiro a queimado invadiu o habitáculo e permaneceu durante 2 ou 3 dias a prevalecer na garagem do prédio.

    Na altura, porque tive que ir fazer outra coisa qualquer ao stand da Volvo onde o comprei, mencionei o sucedido a um técnico, que reagiu com bastante estranheza e aparente preocupação. Inspeccionou o pedal para verificar se estava em condições e disse que não tinha encontrado nada de anormal. Para eu não o usar durante demasiado tempo, porque (nas palavras dele) hoje em dia quase toda a gente mora em prédios com garagens que obrigam a algumas manobras até se estacionar e que o percurso é quase todo feito com o pé na embraiagem.

    Despreocupei-me e o carro deixou de fazer aquilo. Muito raramente ameaçava fazer, tipo o pedal não acompanhar o pé, parecendo subir mais lento que o suposto. Até ganhei um "tique" de de vez em quando meter o pé por baixo do pedal e puxá-lo para cima para confirmar que está onde deveria estar e que não ficou a meio. Também a referir que em termos de caixa de velocidades, a 2ª às vezes (em certas velocidades e passagens) custa muito ou recusa-se a entrar. Isto também desde novo, desde os primeiros 3 meses de vida. Mas acontece pouco e só em algumas situações, além de que aprendi a meter-lhe uma 1ª ou 3ª para normalizar e depois sim voltar à 2ª se for caso disso.

    Fui passar este último fim semana fora, 500km para lá e outros 500km para cá. Aos 400km para lá o pedal começou a ficar em baixo cada vez que pisava nele. Um ou dois segundos depois soltava-se que nem uma mola, até se ouvia. Pior nas mudanças de 5ª para 6ª e vice-versa. Nas mudanças mais baixas não acontecia, ou não acontecia tanto. Em ponto morto também não acontecia. Consegui chegar bem. E durante o fim semana só o usei para percursos curtos (menos de 30km) e sem andar acima dos 100km/h pelo que a coisa não evoluiu e até parecia que podia ter passado.

    No regresso, a partir dos primeiros 150km do percurso, começou a ficar preso. Isto sempre em auto-estrada, em que raramente é preciso mudar de 6ª para 5ª, mas as poucas vezes que o tentei fazer tive que ir la abaixo com o pé para soltar o pedal. Quando cheguei aos 250km da viagem, prendia cada vez com mais força, temi ficar parado numa zona de muito trânsito e sem via escapatória. Felizmente consegui atravessar essa zona...

    Entre os 250km e os 450km, já ciente da situação e à espera de talvez não chegar a casa, esforcei-me e consegui fazer esses 200km sempre em 6ª, para não ter que mudar de velocidade. Aos 450km aparece a portagem e, apesar de ter via verde, tem que se reduzir para 40km/h ou 60km/h e foi quando pisei no pedal e ficou lá em baixo, sem subir mesmo puxando e as mudanças sem entrar, completamente bloqueadas, nenhum mudança entrava.

    Parei no parque de estacionamento da portagem (ao menos no local onde tive que parar acabei por ter sorte) e veio o reboque e o taxi. O pedal com força lá se soltava mas as mudanças nenhuma entrava.

    Hoje (segunda-feira) vai para a oficina da Volvo.

    O que posso esperar? Trocar os discos de embraiagem?

    As únicas vezes que eu ou familiares meus trocaram discos foi sempre em viaturas com mais de 220.000km. Será que o carro já trazer algum defeito de fabrico é uma possibilidade? Mas mesmo que assim seja não me safo de pagar a despesa, certo? (garantia de 2 anos...)

    Ou será que pode haver sorte e ser apenas outra peça qualquer que se partiu ou saiu do sítio?

    Eu há uns 15 anos atrás tive que substituir os discos de um Micra de 92 com 230.000km e foi muito diferente, cada vez puxava menos e a embraiagem cada vez mais "cá em cima", se bem que estes novos por serem embraiagem hidráulica acaba por ser diferente, ou não?

    Obrigado desde já ;)

    .
    Editado pela última vez por Zemet; 07 November 2016, 03:26.

    #2
    Boas, lamento que tenhas problemas desse tipo com um carro ainda recente.
    Acho que o teu pior erro foi teres deixado andar assim o carro logo que começaram os problemas, há quem se queixe por coisas bem menores para resolver em garantia, devias ter exigido por parte da marca uma reparação, o problema do pedal parece que tinha desaparecido mas as mudanças (2ª) custarem a entrar não é normal num carro novo.

    Como o teu carro já tem 4 anos e já alguns kms, o mais certo é não teres nenhuma comparticipação pela marca, no entanto acho que deves referir essas coisas e mostrar algum desagrado com a situação. ( quem não chora não mama )

    Quanto ao teu problema uma vez que a embraiagem é hidráulica possivelmente pode ser algum problema com o pedal (ficar preso) ou mesmo algum problema no rolamento hidráulico mas penso que neste caso o pedal ficaria apenas solto e não bloqueado.
    Dado os kms o mais certo é desmontarem tudo e trocarem o kit da embraiagem sempre descartam possíveis problemas e aproveitam para fazer algum lucro, ou seja possivelmente vai-te doer na carteira.
    Mas o melhor é esperar pelo veredicto da oficina.

    Comentário


      #3
      Zemet, não ficaste com nenhum documento dessa ida à oficina? Nunca mais reportaste este problema à marca?

      Comentário


        #4
        Boas Ecoflex e joliveira33! Obrigado aos dois

        Pois é, eu quando escrevi o post já esperava esta mesma pergunta, mas efectivamente não fiquei com nenhum documento dessa ida à oficina. Se bem me lembro o carro nessa altura (1 semana depois de o ter nas mãos) foi à oficina para instalar luzes led dianteiras que não trazia de origem. Depois a conversa que relato com o técnico penso que foi informal, sendo que depois o carro ficou lá, eles terão verificado o pedal (e quem sabe algo mais, eu não sei) mas suponho que não terá ficado nada registado pela forma também informal como ele falou depois comigo.

        Faltou relatar no meu anterior post que o técnico concordou que cheirava muito a queimado naquela zona (zona do condutor/volante/pedais), mesmo já se tendo passado 2 ou 3 dias desde a ocorrência. Eu não tenho nenhum documento e penso que na oficina (na minha ficha) também não terá ficado nada. Quanto à 2ª não entrar bem em algumas ocasiões isso eu nunca referi a eles.

        Acho que não fiz mais por que ficasse registo de tudo isto antes de terminar a garantia porque intimamente sei que o mais certo é que mesmo existindo um registo eles acabassem por se escapar à responsabilidade e, isso sim, deixar-me-ia um bocadinho mais nervoso com a situação. Se calhar mais vale assim, o desfecho é o mesmo (pago eu a despesa) mas em última análise poderá dizer-se que a responsabilidade é minha por não ter reportado a situação e pedido registo disso mesmo em tempo útil.

        Como ainda não me contactaram eu penso ir lá pessoalmente agora dentro de uma hora quando tiver o carro da minha mulher disponível para me deslocar. Vamos ver no que dá.

        O "doer na carteira", se implicar substituição dos discos, será entre os 500 e os 800 euros, correcto?

        E seja qual for o problema e seja qual for a despesa, em principio ficará como novo? Ou pode dar-se o caso de ficar com algum problema daqui para a frente?

        Qual é a kilometragem útil de vida média de uma embraiagem? Será qualquer coisa entre os 250 e os 350 mil kms, certo?

        Isto sendo algo totalmente improvável (em função da suposta resposta afirmativa à anterior questão) e não tendo nada a ver com má utilização da minha parte, não valerá a pena tentar envolver o seguro que tenho contra todos os riscos?

        Obrigado uma vez mais.

        Comentário


          #5
          Desculpas pelo duplo post e pelo semi-offtopic, mas já agora num aparte (e podem responder também como um aparte), estive na oficina da Volvo há 6 meses para a última revisão (a dos 100.000km) e o carro estava a fazer um barulho (tipo tilintar) entre os 80km/h e os 120km/h, parece tipo qualquer coisa solta. Não é muito incomodativo mas até saber o que sería preocupava-me por questões de segurança, pois pensei que pudesse ser algum problema no eixo dianteiro.

          Verificaram e concluíram que era o apoio do motor partido. Substituíram (até nem foi muito caro, uns 170 euros) e o barulho permaneceu. Voltaram a verificar e concluíram então que era a caixa de direcção partida. Foi-me dito que a reparação é opcional, que muitas pessoas optam por não reparar uma vez que não tem qualquer problema em termos de segurança e que nunca evolui para uma situação pior, apenas o barulho é que pode aumentar de volume. E que o arranjo ficaria em 1500 euros mais mão de obra, uns 1700 euros portanto.

          Não haverá outra forma de atenuar o barulho ou acabar mesmo com ele sem ter que proceder a esta reparação?

          Tendo em conta que essa ocorrência se deveu (e aqui tenho a certeza) ao facto de o carro ter raspado por baixo numa estrada com alcatrão empolado em função de raízes de árvores que tem por baixo (uma batida, portanto), será que nesse caso não poderia eu então recorrer ao seguro contra todos os riscos para que me paguem essa reparação?

          Por outro lado, há 3 semanas tinha estado também na oficina da Volvo porque o carro estava a fazer um barulho tipo chiadeira que acompanhava o acelerar. Além do barulho do motor, ouvia-se aquela barulho a chiar, ao mesmo ritmo. Mesmo em ponto morto. Inspeccionaram e concluíram que era a bomba de água, que tinha que ser substituida e que como para lá chegar tinham que "desmontar" a correia de distribuição e que normalmente a correia se substitui aos 140.000km e ele já tinha 117.000km, propunham que se fizesse logo tudo de uma só vez.

          Como o barulho desapareceu quando saí da oficina (provavelmente ao verificar deram algum ajuste que o fez desaparecer), cancelei a intervenção para aproveitar e fazer tudo junto aquando da revisão dos 120.000km, que sería agora nas próximas semanas. O carro desde então não voltou a fazer essa chiadeira. Acham que mesmo assim devo optar por tratar já disso? Ou pode dar-se o caso de aquilo ser derivado a outra situação (de afinação ou ajuste) que eles no próprio dia solucionaram e talvez já não volte a suceder?

          Como podem ver, se avançasse para todas estas reparações, a despesa iria para cima dos 3 mil euros.

          Muito satisfeito com a viatura, mas para ser sincero cada vez que vai à revisão desembolso uma média de 700-900 euros. As últimas duas revisões, uma ficou em 900 e picos e outra em 1100 e picos. Sempre aceitar pagar por à partida ser eu o responsável, mas esta da embraiagem já sai um bocado fora dessa perspectiva...

          .

          Comentário


            #6
            Não sei se já disseste, mas de que motor ser trata? O preço dessas revisões é assustador...houve mais alguma intervenção sem ser a revisão programada?

            Em relação às questões de seguro, quer-me parecer que não poderás activar o seguro nessas situações. Mas não serei a pessoa mais entendida para falar disso.

            Quanto à duração da embraiagem, depende da utilização. É muito variável. Tal como o custo varia entre a marca e na concorrência, além da óbvia diferença de preços entre as marcas disponíveis no mercado para o kit de embraiagem.

            Depois ainda tens a questão do volante do motor, que é provável que queiram substituir também, o que leva a aumentar umas centenas de € a esse orçamento.

            Se fica bom, e não volta o problema, é uma questão que ninguém aqui te saberá responder. Aquela situação da caixa de direcção é outra que me deixaria aborrecido. Pagar e não resolver, por falha no diagnóstico é aquela base...

            O outro barulho, infelizmente também não te poderei ajudar.

            Comentário


              #7
              A duração da embraiagem é relativo, podem durar muitos KM's como podem durar pouco mais de 100.000 KM's. A minha com 145.000 KM partiu-se o afinador e teve de levar uma nova. Ainda tinha disco de embraiagem para mais 20.000/30.000 KM's, mas como o afinador se partiu, o pedal ficou duro e o carro "patinava".

              Essa situação que referiste logo ao início quando compraste o carro é grave. Devias ter exigido a reparação, não é normal um carro com poucos dias já andar a cheirar a embraiagem queimada.

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                Não sei se já disseste, mas de que motor ser trata? O preço dessas revisões é assustador...houve mais alguma intervenção sem ser a revisão programada?

                Em relação às questões de seguro, quer-me parecer que não poderás activar o seguro nessas situações. Mas não serei a pessoa mais entendida para falar disso.

                Quanto à duração da embraiagem, depende da utilização. É muito variável. Tal como o custo varia entre a marca e na concorrência, além da óbvia diferença de preços entre as marcas disponíveis no mercado para o kit de embraiagem.

                Depois ainda tens a questão do volante do motor, que é provável que queiram substituir também, o que leva a aumentar umas centenas de € a esse orçamento.

                Se fica bom, e não volta o problema, é uma questão que ninguém aqui te saberá responder. Aquela situação da caixa de direcção é outra que me deixaria aborrecido. Pagar e não resolver, por falha no diagnóstico é aquela base...

                O outro barulho, infelizmente também não te poderei ajudar.
                Boas!

                Já lá estive na oficina e apesar de ainda não terem o diagnóstico final, o técnico disse que provavelmente não será tão grave como se poderia pensar. Não me pode ainda confirmar (só amanhã à tarde) mas talvez seja um problema na "bomba hidráulica" (se é que percebi bem) e não nos discos. Pode ser que em vez de 500-800 euros me fique entre os 100 e os 300...

                Ecoflex: o motor é o 1.6 diesel de 115cv.

                O preço das revisões apesar de nunca ter conseguido perceber bem quanto é por sempre ter tido outras despesas associadas, penso que seja entre os 200 e os 300 euros. Mas logo desde a segunda, a dos 40.00km, tive que mudar as pastilhas de travão e isso foi logo para os 500 euros no total. Portanto os preços de que falei foi sempre com outras intervenções além da manutenção programada. Mas quase sempre pastilhas, pneus, uma pintura de pára-choque traseiro e coisas do género.

                VMPM: pois é, devia ter ficado com um registo. Já pedir a reparação era difícil pois segundo eles não havia nada a reparar e eu acreditei que tivesse sido uma situação isolada de um pedal que veio "meio colado" de fábrica, pelo que tive fé na auto-resolução do problema que originou isso do cheiro a queimado.

                Depois dou noticias, amanhã por esta hora já devo saber como vai ficar.

                Obrigado mais uma vez.

                Comentário


                  #9
                  Vamos torcer que seja mesmo só isso e que a embraiagem não tenha sido muito afectada.
                  Se for só isso não te esqueças de guardar as facturas para um caso de poderes vir a precisar depois (esperemos que não)
                  Já agora na altura de pagares a conta não te esqueças de "mandar o chá" de que estás a pagar uma coisa que eles deviam ter resolvido há 4 anos atrás.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                    Já agora na altura de pagares a conta não te esqueças de "mandar o chá" de que estás a pagar uma coisa que eles deviam ter resolvido há 4 anos atrás.
                    Ele não se queixou eles iam resolver o que?! Iam a casa perguntar se estava tudo bem ou se precisava de alguma coisa?!
                    Não percebo como é que ele achou normal um carro novo (com garantia) fazer o que fazia e deixou andar...

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por Erbium Ver Post
                      Ele não se queixou eles iam resolver o que?! Iam a casa perguntar se estava tudo bem ou se precisava de alguma coisa?!
                      Não percebo como é que ele achou normal um carro novo (com garantia) fazer o que fazia e deixou andar...
                      Também não é bem assim inclusive segundo o user o carro ficou lá para averiguar o sucedido.

                      Originalmente Colocado por Zemet Ver Post
                      ... Depois a conversa que relato com o técnico penso que foi informal, sendo que depois o carro ficou lá, eles terão verificado o pedal (e quem sabe algo mais, eu não sei) mas suponho que não terá ficado nada registado pela forma também informal como ele falou depois comigo.

                      ...Faltou relatar no meu anterior post que o técnico concordou que cheirava muito a queimado naquela zona (zona do condutor/volante/pedais), mesmo já se tendo passado 2 ou 3 dias desde a ocorrência....
                      Devemos concordar que o proprietário devia ter pressionado mais, mas também seria de ver que algum não estava bem.

                      Comentário


                        #12
                        Não tinha ideia que o 1.6 na volvo tinha como plano a troca da distribuição aos 140 mil kms (daí a minha pergunta de qual o motor).

                        Quanto ao caso em si, e se se confirmar que será "só" isso, são notícias menos más. Pena é não teres chateado o concessionário em garantia.

                        Boa sorte com a resolução do caso.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por joliveira33 Ver Post
                          Também não é bem assim inclusive segundo o user o carro ficou lá para averiguar o sucedido.
                          Originalmente Colocado por Zemet Ver Post
                          Na altura, porque tive que ir fazer outra coisa qualquer ao stand da Volvo onde o comprei, mencionei o sucedido a um técnico, que reagiu com bastante estranheza e aparente preocupação. Inspeccionou o pedal para verificar se estava em condições e disse que não tinha encontrado nada de anormal.
                          Falou com um técnico e ele "deu uma vista de olhos", registado ficou 0 e mesmo o problema mantendo-se a solução dele foi puxar o pedal com o pé e não voltar lá!?

                          Comentário


                            #14
                            Boas!

                            Estou de acordo com o Erbium e é precisamente por isso que a minha postura neste tópico tem sempre sido a de não ter motivos para exigir o que quer que seja. Em todo o tópico tenho referido que a negligência foi minha e que, por isso, a responsabilidade também o é. Em função disto apenas não entendo os modos, o Erbium está a dar-me respostas que apenas seriam adequadas se eu estivesse aqui a queixar-me dizendo que estou convencido de que não deveria pagar nada, quando a minha posição é precisamente a contrária.

                            Se lerem bem tudo o que escrevi dão-se conta de que abri o tópico em primeiro lugar para escutar opiniões sobre qual poderá ser o problema e o custo associado à sua resolução. Que fui ingénuo ou otario já o admiti, pelo que agradeço mas dispenso que me venham demonstra-lo com os mesmos argumentos que eu próprio utilizei.

                            Se calhar nessa altura em que a viatura era nova e devia ter exigido que ficasse registo da ocorrência estava com outros problemas pessoais (de saúde) e tive que dar prioridade ao corpo em detrimento do carro, pelo que optei conscientemente por não me chatear com o segundo e fiz fé que não fosse nada concordando com a palavra do técnico.

                            Obrigado de todas as formas.

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
                              Não tinha ideia que o 1.6 na volvo tinha como plano a troca da distribuição aos 140 mil kms (daí a minha pergunta de qual o motor).

                              Quanto ao caso em si, e se se confirmar que será "só" isso, são notícias menos más. Pena é não teres chateado o concessionário em garantia.

                              Boa sorte com a resolução do caso.
                              Tenho ideia que a troca da distribuição é apenas aos 240k ou 180k em condições adversas...

                              Comentário


                                #16
                                Boas!

                                Então já lá estive na oficina. Em principio é uma peça que ele me mostrou que não deve estar boa, lá numa roda que não sei o nome. Tem que mandar vir uma nova (chega amanhã) e vai ser paga ao abrigo da garantia, portanto pagam eles.

                                Perguntei se o facto de pagarem eles ao abrigo da garantia mesmo já não estando na garantia se deve a ser uma peça que supostamente não deveria avariar tão cedo e ele disse que sim. Ou então lembra-se de eu lá estar há 4 anos com o carro a cheirar a queimado, uma vez que foi este mesmo técnico que me atendeu nessa vez.

                                Apesar de tudo não me pode ainda garantir a 100% que seja isso, pois só quando a peça chegar amanhã e a montar é que pode confirmar se está ou não resolvido o problema. Se não estiver resolvido tem que abrir a caixa da embraiagem mas também pelo que me mostrou aquilo já está ao alcance e é só desaparafusar meia dúzia de parafusos.

                                Quanto ao outro tema paralelo, relativo à troca da bomba de água e eventual troca da correia de distribuição, estou com muitas dúvidas. O carro desde que me fizeram esse diagnóstico nunca mais voltou a dar indicações de o problema (barulho tipo chiadeira) estar a voltar, pelo que até pode ser que o jeito que eles deram tenha resolvido o problema (por algum tempo ou até mesmo definitivamente). O que acham? Digo para avançarem para essa reparação? Não digo nada e deixo andar até que volte o barulho? Ou levo a outra oficina para me darem uma segunda opinião?

                                Obrigado e cumprimentos.

                                Comentário


                                  #17
                                  Boa atitude da concessão.

                                  No que diz respeito à segunda questão, já reportaste que o barulho desapareceu?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Sim, reportei porque cheguei a ter marcada uma intervenção. Estive na oficina numa sexta-feira (para o diagnóstico) e ficou marcado para a quinta-feira seguinte. Mas durante o fim de semana o barulho desapareceu completamente e como faltavam 3 mil kms para a manutenção programada, passei lá na segunda-feira a dizer que queria cancelar a intervenção pois o barulho tinha desaparecido completamente e queria tentar ver se dava para fazer mais 2 ou 3 milhares de kms e assim juntar as duas coisas.

                                    O recepcionista apesar de concordar com a minha decisão disse-me que o barulho ia voltar quase de certeza e talvez antes desses 3 mil kms. Até agora fiz 3800km e não voltou, nem perto disso, está com o som normal.

                                    Ou seja, da parte da oficina o barulho deverá voltar e depois há que "desmontar" várias coisas incluindo a correia de distribuição para poderem mudar a bomba de água.

                                    Como também me disseram que não é um problema que me possa fazer ficar parado na estrada, se calhar vou mesmo esperar até voltar a ouvir o barulho e depois logo trato disso. A única situação que me deixa de pé atrás é que a meados de Dezembro vou a uma zona de Espanha já perto da França e são 1000km para lá e outros 1000km para cá, pelo que gostava de ir com mais certezas de que a viatura não me vai falhar. Mas mesmo assim acho que vou deixar para depois.

                                    Amanhã quando tiver a confirmação final (ou não) passo por cá a dar noticias. Obrigado

                                    .

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                                      #19
                                      Boas, parece que em relação á embraiagem as coisas vão no bom caminho ainda bem, e que secalhar aquela abordagem que fizeste inicialmente mesmo que informal ás tantas não caiu em saco roto, pode ser o motivo (ou ajuda) a cobrir a peça em garantia.

                                      Agora quanto ao barulho a que os mecânicos atribuem à bomba de agua a ser correcto o diagnostico (supondo que sim) é preciso ter algum cuidado, pelo menos estar atento ao aparecimento de novo do barulho.
                                      Pois isso pode ser sinal de que a bomba possa estar a gripar devido por exemplo algum defeito talvez, e as consequências de uma bomba de agua gripar e prender podem ser desastrosas pois dá origem à correia da distribuição partir e por sua vez "parte" o motor.

                                      Espero que compreendas o meu ponto de vista apenas me baseio nos teus relatos.
                                      Não quero de forma alguma estar a meter-te medo mas isso é um assunto que deves dar mais atenção, quanto mais não seja pedir uma segunda opinião e se a coisa pode ser grave.

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por Zemet Ver Post
                                        Em função disto apenas não entendo os modos, o Erbium está a dar-me respostas que apenas seriam adequadas se eu estivesse aqui a queixar-me dizendo que estou convencido de que não deveria pagar nada, quando a minha posição é precisamente a contrária.
                                        Estava a responder ao joliveira33 que disse que o carro tinha lá ficado para ser averiguado o problema e que devias mandar a boca quando fosses pagar uma coisa que avariou em garantia...

                                        Originalmente Colocado por Zemet Ver Post
                                        Se lerem bem tudo o que escrevi dão-se conta de que abri o tópico em primeiro lugar para escutar opiniões sobre qual poderá ser o problema e o custo associado à sua resolução.
                                        Pois mas por vezes esquecemos que "adivinhar é proibido", o problema que descreves é difícil "diagnosticar pela internet", tanto é que o mecânico da marca com acesso ao carro ainda não tem a certeza da causa! Não é anormal teres poucas ou nenhumas respostas a dizer que é o problema tal e custa tanto...

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