Olá a todos!
Tentei encontrar outro tópico já existente onde pudesse incluir a minha questão, mas não encontrei nenhum adequado. Se algum moderador quiser mover o(s) post(s) para outro tópico pode estar à vontade que eu depois consigo encontrar através do perfil.
Tenho um Volvo v40 de 2012 que faz 4 anos em Dezembro e tem 120.000km, sendo eu o único proprietário até ao momento.
Quando novo, com poucos dias de uso (penso que 3 ou 4 dias depois de o estrear), fui comprar pão e a mulher ficou no carro à espera, pelo que o deixei em ponto morto em vez de desligar. Demorei uns 2 minutos. Outros 2 minutos depois ao chegar a casa começou a cheirar a queimado, muito. Entrámos em seguida na garagem fechada e o cheiro tornou o habitáculo quase irrespirável. Estacionei, saímos e toda a garagem (de 150m2) empestava a queimado.
Nos dias seguintes notei que o pedal de embraiagem ficava meio "colado" ou "preso" e algumas vezes nem sequer voltava cá para cima para a posição original depois de pisar nele. Normalmente quando se levanta o pé, sente-se o pedal a acompanhá-lo mas este algumas vezes ficava para trás e ia levantando mais lentamente. Concluí (por motivos óbvios) que quando fui comprar pão o pedal de embraiagem ficou em baixo (defeito de fabrico?) e que foi por isso que depois aquele cheiro a queimado invadiu o habitáculo e permaneceu durante 2 ou 3 dias a prevalecer na garagem do prédio.
Na altura, porque tive que ir fazer outra coisa qualquer ao stand da Volvo onde o comprei, mencionei o sucedido a um técnico, que reagiu com bastante estranheza e aparente preocupação. Inspeccionou o pedal para verificar se estava em condições e disse que não tinha encontrado nada de anormal. Para eu não o usar durante demasiado tempo, porque (nas palavras dele) hoje em dia quase toda a gente mora em prédios com garagens que obrigam a algumas manobras até se estacionar e que o percurso é quase todo feito com o pé na embraiagem.
Despreocupei-me e o carro deixou de fazer aquilo. Muito raramente ameaçava fazer, tipo o pedal não acompanhar o pé, parecendo subir mais lento que o suposto. Até ganhei um "tique" de de vez em quando meter o pé por baixo do pedal e puxá-lo para cima para confirmar que está onde deveria estar e que não ficou a meio. Também a referir que em termos de caixa de velocidades, a 2ª às vezes (em certas velocidades e passagens) custa muito ou recusa-se a entrar. Isto também desde novo, desde os primeiros 3 meses de vida. Mas acontece pouco e só em algumas situações, além de que aprendi a meter-lhe uma 1ª ou 3ª para normalizar e depois sim voltar à 2ª se for caso disso.
Fui passar este último fim semana fora, 500km para lá e outros 500km para cá. Aos 400km para lá o pedal começou a ficar em baixo cada vez que pisava nele. Um ou dois segundos depois soltava-se que nem uma mola, até se ouvia. Pior nas mudanças de 5ª para 6ª e vice-versa. Nas mudanças mais baixas não acontecia, ou não acontecia tanto. Em ponto morto também não acontecia. Consegui chegar bem. E durante o fim semana só o usei para percursos curtos (menos de 30km) e sem andar acima dos 100km/h pelo que a coisa não evoluiu e até parecia que podia ter passado.
No regresso, a partir dos primeiros 150km do percurso, começou a ficar preso. Isto sempre em auto-estrada, em que raramente é preciso mudar de 6ª para 5ª, mas as poucas vezes que o tentei fazer tive que ir la abaixo com o pé para soltar o pedal. Quando cheguei aos 250km da viagem, prendia cada vez com mais força, temi ficar parado numa zona de muito trânsito e sem via escapatória. Felizmente consegui atravessar essa zona...
Entre os 250km e os 450km, já ciente da situação e à espera de talvez não chegar a casa, esforcei-me e consegui fazer esses 200km sempre em 6ª, para não ter que mudar de velocidade. Aos 450km aparece a portagem e, apesar de ter via verde, tem que se reduzir para 40km/h ou 60km/h e foi quando pisei no pedal e ficou lá em baixo, sem subir mesmo puxando e as mudanças sem entrar, completamente bloqueadas, nenhum mudança entrava.
Parei no parque de estacionamento da portagem (ao menos no local onde tive que parar acabei por ter sorte) e veio o reboque e o taxi. O pedal com força lá se soltava mas as mudanças nenhuma entrava.
Hoje (segunda-feira) vai para a oficina da Volvo.
O que posso esperar? Trocar os discos de embraiagem?
As únicas vezes que eu ou familiares meus trocaram discos foi sempre em viaturas com mais de 220.000km. Será que o carro já trazer algum defeito de fabrico é uma possibilidade? Mas mesmo que assim seja não me safo de pagar a despesa, certo? (garantia de 2 anos...)
Ou será que pode haver sorte e ser apenas outra peça qualquer que se partiu ou saiu do sítio?
Eu há uns 15 anos atrás tive que substituir os discos de um Micra de 92 com 230.000km e foi muito diferente, cada vez puxava menos e a embraiagem cada vez mais "cá em cima", se bem que estes novos por serem embraiagem hidráulica acaba por ser diferente, ou não?
Obrigado desde já ;)
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Tentei encontrar outro tópico já existente onde pudesse incluir a minha questão, mas não encontrei nenhum adequado. Se algum moderador quiser mover o(s) post(s) para outro tópico pode estar à vontade que eu depois consigo encontrar através do perfil.
Tenho um Volvo v40 de 2012 que faz 4 anos em Dezembro e tem 120.000km, sendo eu o único proprietário até ao momento.
Quando novo, com poucos dias de uso (penso que 3 ou 4 dias depois de o estrear), fui comprar pão e a mulher ficou no carro à espera, pelo que o deixei em ponto morto em vez de desligar. Demorei uns 2 minutos. Outros 2 minutos depois ao chegar a casa começou a cheirar a queimado, muito. Entrámos em seguida na garagem fechada e o cheiro tornou o habitáculo quase irrespirável. Estacionei, saímos e toda a garagem (de 150m2) empestava a queimado.
Nos dias seguintes notei que o pedal de embraiagem ficava meio "colado" ou "preso" e algumas vezes nem sequer voltava cá para cima para a posição original depois de pisar nele. Normalmente quando se levanta o pé, sente-se o pedal a acompanhá-lo mas este algumas vezes ficava para trás e ia levantando mais lentamente. Concluí (por motivos óbvios) que quando fui comprar pão o pedal de embraiagem ficou em baixo (defeito de fabrico?) e que foi por isso que depois aquele cheiro a queimado invadiu o habitáculo e permaneceu durante 2 ou 3 dias a prevalecer na garagem do prédio.
Na altura, porque tive que ir fazer outra coisa qualquer ao stand da Volvo onde o comprei, mencionei o sucedido a um técnico, que reagiu com bastante estranheza e aparente preocupação. Inspeccionou o pedal para verificar se estava em condições e disse que não tinha encontrado nada de anormal. Para eu não o usar durante demasiado tempo, porque (nas palavras dele) hoje em dia quase toda a gente mora em prédios com garagens que obrigam a algumas manobras até se estacionar e que o percurso é quase todo feito com o pé na embraiagem.
Despreocupei-me e o carro deixou de fazer aquilo. Muito raramente ameaçava fazer, tipo o pedal não acompanhar o pé, parecendo subir mais lento que o suposto. Até ganhei um "tique" de de vez em quando meter o pé por baixo do pedal e puxá-lo para cima para confirmar que está onde deveria estar e que não ficou a meio. Também a referir que em termos de caixa de velocidades, a 2ª às vezes (em certas velocidades e passagens) custa muito ou recusa-se a entrar. Isto também desde novo, desde os primeiros 3 meses de vida. Mas acontece pouco e só em algumas situações, além de que aprendi a meter-lhe uma 1ª ou 3ª para normalizar e depois sim voltar à 2ª se for caso disso.
Fui passar este último fim semana fora, 500km para lá e outros 500km para cá. Aos 400km para lá o pedal começou a ficar em baixo cada vez que pisava nele. Um ou dois segundos depois soltava-se que nem uma mola, até se ouvia. Pior nas mudanças de 5ª para 6ª e vice-versa. Nas mudanças mais baixas não acontecia, ou não acontecia tanto. Em ponto morto também não acontecia. Consegui chegar bem. E durante o fim semana só o usei para percursos curtos (menos de 30km) e sem andar acima dos 100km/h pelo que a coisa não evoluiu e até parecia que podia ter passado.
No regresso, a partir dos primeiros 150km do percurso, começou a ficar preso. Isto sempre em auto-estrada, em que raramente é preciso mudar de 6ª para 5ª, mas as poucas vezes que o tentei fazer tive que ir la abaixo com o pé para soltar o pedal. Quando cheguei aos 250km da viagem, prendia cada vez com mais força, temi ficar parado numa zona de muito trânsito e sem via escapatória. Felizmente consegui atravessar essa zona...
Entre os 250km e os 450km, já ciente da situação e à espera de talvez não chegar a casa, esforcei-me e consegui fazer esses 200km sempre em 6ª, para não ter que mudar de velocidade. Aos 450km aparece a portagem e, apesar de ter via verde, tem que se reduzir para 40km/h ou 60km/h e foi quando pisei no pedal e ficou lá em baixo, sem subir mesmo puxando e as mudanças sem entrar, completamente bloqueadas, nenhum mudança entrava.
Parei no parque de estacionamento da portagem (ao menos no local onde tive que parar acabei por ter sorte) e veio o reboque e o taxi. O pedal com força lá se soltava mas as mudanças nenhuma entrava.
Hoje (segunda-feira) vai para a oficina da Volvo.
O que posso esperar? Trocar os discos de embraiagem?
As únicas vezes que eu ou familiares meus trocaram discos foi sempre em viaturas com mais de 220.000km. Será que o carro já trazer algum defeito de fabrico é uma possibilidade? Mas mesmo que assim seja não me safo de pagar a despesa, certo? (garantia de 2 anos...)
Ou será que pode haver sorte e ser apenas outra peça qualquer que se partiu ou saiu do sítio?
Eu há uns 15 anos atrás tive que substituir os discos de um Micra de 92 com 230.000km e foi muito diferente, cada vez puxava menos e a embraiagem cada vez mais "cá em cima", se bem que estes novos por serem embraiagem hidráulica acaba por ser diferente, ou não?
Obrigado desde já ;)
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