Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Limpeza do Motor

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Limpeza do Motor

    Boa tarde pessoal, conhecem algum sitio na zona de Porto e arredores que limpe o interior de motores e preços? obigado cumprimentos

    #2
    Limpar o quê? Onde o óleo circula porque tem borra preta? Limpar as válvulas? Limpar a admissão? Outras zonas?

    Comentário


      #3
      desculpa não ter sido especifico. sim limpar onde o oleo circula, ontem dei uma olhadela no separador de oleo e esta em crosta, o motor não deve de estar muito bem.
      Editado pela última vez por idu14; 12 November 2016, 16:53.

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por idu14 Ver Post
        desculpa não ter sido especifico. sim limpar onde o oleo circula, ontem dei uma olhadela no separador de oleo e esta em crosta, o motor não deve de estra muito bem.
        Espreita pelo local por onde se introduz o óleo novo, de preferência de noite e com uma lanterna branca, para verificares se existe borra preta espalhada por todo o lado e depois diz o que viste.

        O óleo actual é recente ou tem tipo 300 anos? E é adequado (normas e viscosidade) ao motor?

        A luz do óleo já acendeu? Tens o nível do óleo correcto (visto pela vareta)?

        Existem produtos próprios para limpar a borra preta interna do motor (ver exemplo no link e imagem abaixo) mas o importante é saber o real estado/dimensão do problema para tentar adoptar a melhor solução.

        Por exemplo se tiveres o chupador completamente entupido então o ideal deverá ser desmontar o cárter e limpar manualmente porque numa situação dessas o óleo não consegue ser bombeado.

        Meteres o carro numa oficina para desmontarem tudo e limparem manualmente tudo e mais alguma coisa poderá ficar caro. Convém pedir orçamento primeiro.

        Se o carro está muito entupido por causa desse problema então convém ficar parado até resolver. Caso contrário há o risco de gripar o motor.

        Quando a borra é ligeira consegue-se ir limpando aos poucos fazendo mudas de óleo e filtro mais frequentes (por exemplo em metade dos kms normais ou ainda mais cedo) porque o próprio óleo faz limpeza interna.

        http://www.liqui-moly.com/liquimoly/...oiladb=web.nsf

        https://pim.liqui-moly.de/pidoc/P000...oiladb=web.nsf

        Comentário


          #5
          Muito obrigado pela resposta rápida fulltrhottle, deixo aqui uma foto da boca do separador de oleo para teres uma noção , não estava totalmente entupida mas sim parcialmente. As minhas mudanças de óleo são anuais e sempre pelas normas de fábrica, 10w-40 nunca oleo dos hipers ou norauto, sempre de marca, o nivel do óleo está na medida certa. Noto um pouquinho de borra onde se poe o oleo novo, hoje à noite vou tirar foto e posto aqui.

          Mas realmente estou a pensar em fazer mudanças de oleo 2 vezes por ano, o meu carro faz curtas distancias a maior parte das vezes e isso prejudica mais o motor.

          Sim já vi esse produto e parece-me ser muito bom, mas queria compreender o real tamanho do problema para saber o que fazer. Desculpa a minha ignorância mas quando te referes ao chupador referes ao que concretamente?

          Já agora o veiculo é um Skoda Fabia 1.4 16v 100cv de 2000

          Mais uma vez Obrigado
          Ficheiros anexados
          Editado pela última vez por idu14; 12 November 2016, 17:48.

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por idu14 Ver Post
            Muito obrigado pela resposta rápida fulltrhottle, deixo aqui uma foto da boca do separador de oleo para teres uma noção [ATTACH]138918[/ATTACH], não estava totalmente entupida mas sim parcialmente. As minhas mudanças de óleo são anuais e sempre pelas normas de fábrica, 10w-40 nunca oleo dos hipers ou norauto, sempre de marca, o nivel do óleo está na medida certa. Noto um pouquinho de borra onde se poe o oleo novo, hoje à noite vou tirar foto e posto aqui.

            Mas realmente estou a pensar em fazer mudanças de oleo 2 vezes por ano, o meu carro faz curtas distancias a maior parte das vezes e isso prejudica mais o motor.

            Sim já vi esse produto e parece-me ser muito bom, mas queria compreender o real tamanho do problema para saber o que fazer. Desculpa a minha ignorância mas quando te referes ao chupador referes ao que concretamente?

            Já agora o veiculo é um Skoda Fabia 1.4 16v 100cv de 2000

            Mais uma vez Obrigado
            Tem vários nomes: chupador, pescador, etc

            No video abaixo vês bem o que é. É o que vai chupar o óleo que está no cárter para ser bombeado para as várias partes do motor. Se isso estiver entupido (como o do vídeo) o óleo não consegue ser bombeado e pode gripar o motor.

            Para ver o estado do chupador só tirando o cárter fora ou colocando uma mini-câmera pelo buraco do bujão do óleo.

            Se o termostato (do liquido refrigeração) estiver pifado na posição aberta o motor dificilmente atinge a temperatura ideal de funcionamento e por causa disso o óleo degrada-se mais rapidamente. É como o problema dos trajectos curtos (não atingir temperatura ideal).

            Se conheces o historial verdadeiro das manutenções, principalmente mudanças de óleo e filtro, é mais fácil teres uma ideia se o problema pode ser grave ou ligeiro.

            O óleo que vem na vareta está preto como a noite ou vem castanho?

            Se a luz do óleo costuma acender e tens o nível correcto então o problema pode ser grande. O ideal é tirar a tampa das válvulas para ver como aquilo está (olhando pelo buraco com a lanterna branca dá para ter uma ideia e evitar isso) e também tirar o cárter (ou meter a mini-câmera no buraco do bujão) para ver como está o chupador (costuma ter uma rede, se não se conseguir ver por estar tudo preto/tapado então está mal).

            Esse aditivo (liquimoly 5200) indica ser específico para problemas de borra e o seu efeito vai ser de forma lenta para ir dissolvendo a porcaria aos poucos, por isso nas instruções fala em circular entre 100km a 300km a rotações baixas/médias e depois trocar óleo e filtro.

            Há outros aditivos (engine flush, motor clean, etc) que têm outras finalidades diferentes e são muito agressivos. A sua utilização costuma ser: adicionar ao óleo do motor, deixar trabalhar só durante 10/15 minutos e sempre ao relantim e tem que sair logo do interior do motor mudando o óleo e filtro.

            Utilizar engine flush/motor clean num motor cheio de borra pode ser trágico porque toda a porcaria vai-se soltar ao mesmo tempo e pode entupir a bomba de óleo, canais por onde o óleo passa, etc.

            Regra geral, os aditivos devem ser utilizados para a finalidade prevista e as suas instruções devem ser respeitadas.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
              Tem vários nomes: chupador, pescador, etc

              No video abaixo vês bem o que é. É o que vai chupar o óleo que está no cárter para ser bombeado para as várias partes do motor. Se isso estiver entupido (como o do vídeo) o óleo não consegue ser bombeado e pode gripar o motor.

              Para ver o estado do chupador só tirando o cárter fora ou colocando uma mini-câmera pelo buraco do bujão do óleo.

              Se o termostato (do liquido refrigeração) estiver pifado na posição aberta o motor dificilmente atinge a temperatura ideal de funcionamento e por causa disso o óleo degrada-se mais rapidamente. É como o problema dos trajectos curtos (não atingir temperatura ideal).

              Se conheces o historial verdadeiro das manutenções, principalmente mudanças de óleo e filtro, é mais fácil teres uma ideia se o problema pode ser grave ou ligeiro.

              O óleo que vem na vareta está preto como a noite ou vem castanho?

              Se a luz do óleo costuma acender e tens o nível correcto então o problema pode ser grande. O ideal é tirar a tampa das válvulas para ver como aquilo está (olhando pelo buraco com a lanterna branca dá para ter uma ideia e evitar isso) e também tirar o cárter (ou meter a mini-câmera no buraco do bujão) para ver como está o chupador (costuma ter uma rede, se não se conseguir ver por estar tudo preto/tapado então está mal).

              Esse aditivo (liquimoly 5200) indica ser específico para problemas de borra e o seu efeito vai ser de forma lenta para ir dissolvendo a porcaria aos poucos, por isso nas instruções fala em circular entre 100km a 300km a rotações baixas/médias e depois trocar óleo e filtro.

              Há outros aditivos (engine flush, motor clean, etc) que têm outras finalidades diferentes e são muito agressivos. A sua utilização costuma ser: adicionar ao óleo do motor, deixar trabalhar só durante 10/15 minutos e sempre ao relantim e tem que sair logo do interior do motor mudando o óleo e filtro.

              Utilizar engine flush/motor clean num motor cheio de borra pode ser trágico porque toda a porcaria vai-se soltar ao mesmo tempo e pode entupir a bomba de óleo, canais por onde o óleo passa, etc.

              Regra geral, os aditivos devem ser utilizados para a finalidade prevista e as suas instruções devem ser respeitadas.

              Haaa sim sei o que é , sim o meu medo é que o sistema esteja entupido.

              Desde que adquiri o carro em 2009 já fiz muitos arranjos mesmo no motor, 2 meses depois tive de comprar uma egr nova, ano depois tive um problema nos segmentos dos pistões e tive de trocar aquilo tudo lá por dentro mesmo os proprios pistões motor retificado e tudo, agora à um mes atras descobri que os artistas vedaram mal a cabeça do motor, estava a verter oleo para as velas, tive de retificar a cabeca e por uma vedação em condiçoes já noutro mecânico, um autentico filme, mais valia ter vendido mas pronto...

              Com tantas mexidas no interior do motor acredito que não esteja assim tão sujo por dentro, como o separador do oleo ainda é peça original e nunca foi mudada levou com todo o mau trato que os antigos donos lhe deram e está naquele estado.

              Ontem vi o oleo e esta castanho e não negro e só ja falta 2 meses para a mudança anual , espreitei por onde se poe o oleo novo e não notei assim nenhuma borra com tamanho mais ou menos.

              O que acho que vou fazer e diz-me se concordas, vou tirar o separador do óleo limpá-lo ou substituí-lo se necessário, já tenho um tubo novo de separador para trocar, limpar a tampa do motor onde está o filtro de ar e por onde passa o mesmo, pôr esse tal liquimoly engineflush, trocar o oleo e pedir ao meu mecanico para me tirar o carter e limpa-lo (também o pescador) antes de por oleo novo (pedir orçamento para isso), e encurtar os periodos de troca de óleo para metade repetindo o processo do liquimoly uma vez por ano também sem tirar o carter claro, que achas?

              Obrigado pela tua disponibilidade para me ajudar FullThrottle, cumprimentos pessoal.
              Ficheiros anexados

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por idu14 Ver Post
                Haaa sim sei o que é , sim o meu medo é que o sistema esteja entupido.

                Desde que adquiri o carro em 2009 já fiz muitos arranjos mesmo no motor, 2 meses depois tive de comprar uma egr nova, ano depois tive um problema nos segmentos dos pistões e tive de trocar aquilo tudo lá por dentro mesmo os proprios pistões motor retificado e tudo, agora à um mes atras descobri que os artistas vedaram mal a cabeça do motor, estava a verter oleo para as velas, tive de retificar a cabeca e por uma vedação em condiçoes já noutro mecânico, um autentico filme, mais valia ter vendido mas pronto...

                Com tantas mexidas no interior do motor acredito que não esteja assim tão sujo por dentro, como o separador do oleo ainda é peça original e nunca foi mudada levou com todo o mau trato que os antigos donos lhe deram e está naquele estado.

                Ontem vi o oleo e esta castanho e não negro e só ja falta 2 meses para a mudança anual , espreitei por onde se poe o oleo novo e não notei assim nenhuma borra com tamanho mais ou menos.

                O que acho que vou fazer e diz-me se concordas, vou tirar o separador do óleo limpá-lo ou substituí-lo se necessário, já tenho um tubo novo de separador para trocar, limpar a tampa do motor onde está o filtro de ar e por onde passa o mesmo, pôr esse tal liquimoly engineflush, trocar o oleo e pedir ao meu mecanico para me tirar o carter e limpa-lo (também o pescador) antes de por oleo novo (pedir orçamento para isso), e encurtar os periodos de troca de óleo para metade repetindo o processo do liquimoly uma vez por ano também sem tirar o carter claro, que achas?

                Obrigado pela tua disponibilidade para me ajudar FullThrottle, cumprimentos pessoal.
                Na foto por onde se coloca o óleo não dá para ver grande coisa por causa do flash e de não ter focado bem. Como viste ao vivo deves conseguir avaliar se pelo menos essa zona está completamente limpa ou se está meio tapada de preto.

                Se o separador de óleo está sujo e o consegues desmontar e limpar sem estragar nada (seja a montar/desmontar seja não utilizando produtos agressivos que danificam) então parece boa ideia. Não utilizes produtos agressivos/impróprios que possam danificar na limpeza.

                Em relação ao liquimoly dizes "esse tal liquimoly engineflush". O liquimoly que coloquei na foto é diferente dos normais "engineflush".

                Aquele da foto (liquimoly ol-schlamm spulung referência 5200) é próprio para problemas de borra e vai dissolvendo lentamente ao longo de 100km a 300km (ver instruções).

                Os engineflush são produtos de rápida actuação e agressivos. Mistura-se com o óleo, deixa-se trabalhar apenas 10/15 minutos ao relantim e tem que sair logo do motor. Em situações de borra os engineflush podem ser perigosos pelos motivos que já coloquei no post anterior.

                Tenta usar o aditivo correcto para a finalidade que pretendes para que o resultado obtido seja o desejado e além disso convém seguir as instruções do produto.

                A solução a adoptar pode depender do valor que estejas disposto a gastar.

                Se for o caso de fazeres tu as mudas de óleo/filtro em casa todo o processo fica muito mais barato, vais fazendo mudas de óleo e filtro antes do tempo e isso vai melhorando.

                Se as mudas são no mecânico e cada muda é uma pipa de massa então no final dá uma conta grande.

                Não acho necessário andar a repetir a utilização dos aditivos. Na fase inicial pode ser bom utilizar aquele para dissolver as borras (ao longo de 100 a 300km) e depois as trocas de óleo vão fazendo o resto da limpeza.

                Tudo isto (e os posts anteriores) são opiniões pessoais e não são nenhum tipo de recomendação. Vendo ao vivo, tendo em conta o historial de manutenções anteriores e de utilização do veiculo, desmontando algumas coisas em caso de dúvida (por exemplo cárter ou tampa das válvulas), etc é que se pode avaliar melhor e adoptar o tratamento adequado.

                Se as revisões (incluindo mudas de óleo) são feitas no mecânico que já "conhece" o carro experimenta falar com ele sobre isso para ver o que diz.

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por idu14 Ver Post

                  Já agora o veiculo é um Skoda Fabia 1.4 16v 100cv de 2000


                  Só como indicação, que esse motor foi conhecido, por ter um certo "apetite", por consumo de óleo.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por nto Ver Post
                    Só como indicação, que esse motor foi conhecido, por ter um certo "apetite", por consumo de óleo.
                    Sim eu sei, mas sabes que depois do arranjo nos segmentos não me tem dado muitas dores de cabeça nesse aspeto. Ando sempre em cima dele, as vezes o segredo da coisa está aí, temos que os estimar ;)

                    Obrigado, cumprimentos

                    Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                    Na foto por onde se coloca o óleo não dá para ver grande coisa por causa do flash e de não ter focado bem. Como viste ao vivo deves conseguir avaliar se pelo menos essa zona está completamente limpa ou se está meio tapada de preto.

                    Se o separador de óleo está sujo e o consegues desmontar e limpar sem estragar nada (seja a montar/desmontar seja não utilizando produtos agressivos que danificam) então parece boa ideia. Não utilizes produtos agressivos/impróprios que possam danificar na limpeza.

                    Em relação ao liquimoly dizes "esse tal liquimoly engineflush". O liquimoly que coloquei na foto é diferente dos normais "engineflush".

                    Aquele da foto (liquimoly ol-schlamm spulung referência 5200) é próprio para problemas de borra e vai dissolvendo lentamente ao longo de 100km a 300km (ver instruções).

                    Os engineflush são produtos de rápida actuação e agressivos. Mistura-se com o óleo, deixa-se trabalhar apenas 10/15 minutos ao relantim e tem que sair logo do motor. Em situações de borra os engineflush podem ser perigosos pelos motivos que já coloquei no post anterior.

                    Tenta usar o aditivo correcto para a finalidade que pretendes para que o resultado obtido seja o desejado e além disso convém seguir as instruções do produto.

                    A solução a adoptar pode depender do valor que estejas disposto a gastar.

                    Se for o caso de fazeres tu as mudas de óleo/filtro em casa todo o processo fica muito mais barato, vais fazendo mudas de óleo e filtro antes do tempo e isso vai melhorando.

                    Se as mudas são no mecânico e cada muda é uma pipa de massa então no final dá uma conta grande.

                    Não acho necessário andar a repetir a utilização dos aditivos. Na fase inicial pode ser bom utilizar aquele para dissolver as borras (ao longo de 100 a 300km) e depois as trocas de óleo vão fazendo o resto da limpeza.

                    Tudo isto (e os posts anteriores) são opiniões pessoais e não são nenhum tipo de recomendação. Vendo ao vivo, tendo em conta o historial de manutenções anteriores e de utilização do veiculo, desmontando algumas coisas em caso de dúvida (por exemplo cárter ou tampa das válvulas), etc é que se pode avaliar melhor e adoptar o tratamento adequado.

                    Se as revisões (incluindo mudas de óleo) são feitas no mecânico que já "conhece" o carro experimenta falar com ele sobre isso para ver o que diz.
                    Sim eu sei a foto do orifício do oleo não saiu muito bem , mas deu para ver que não havia pedaços de borra significativa. Acho que amanha vou limpar o separador mas antes disso vou passar na vap para ver quanto custa a original ou então lavo a que tenho e renovo as anilhas de isolamento se venderem em separado. Que tipo de produto me aconselhas para limpeza? já vi no youtube com gasolina ou detergente da louça o que me recomendas? aquilo é uma peça de plástico integral.

                    Sim eu reparei que é um produto muito específico para a situação, sabes onde o vendem na Norauto ou algo assim? ou alguma loja online? já tive a dar uma vista de olhos nas instruções e mesmo nas opniões, muito positivas de facto.

                    Estou a pensar em fazer eu as mudanças de óleo, gosto de ser eu a escolher o óleo segundo as normas da volkswagen. Nunca me descuidei até hoje nas mudanças anuais do carro sempre direitinho. E sim antes de fazer este processo todo vou falar com o meu mecânico ele saberá melhor que eu o estado do motor, como abriu a cabeça das valvulas deve ter dado uma espreitadela.

                    Obrigado pelas tuas recomendações são muito uteis sem dúvida Fullthrottel.

                    Cumprimentos
                    Editado pela última vez por idu14; 13 November 2016, 22:59.

                    Comentário

                    AD fim dos posts Desktop

                    Collapse

                    Ad Fim dos Posts Mobile

                    Collapse
                    Working...
                    X