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Remover Ferrugem no interior do carro

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    Remover Ferrugem no interior do carro

    Boas,

    Comprei um carro usado recentemente e, ontem lembrei-me de ir limpar a zona do pneu suplente.

    O que encontrei por baixo do pneu posso descrever como sendo entulho de obras, enfim... E por baixo disso ferrugem.
    Uma camada de tinta do carro tinha já desaparecido.

    Preciso de ajuda para resolver isto. Como posso remover a ferrugem? Com lixa?
    Depois de remover a ferrugem volto a pintar? Que tipo de tinta uso? Dado o sitio que é nem tenho preocupações que fique da mesma cor.

    Deixo aqui uma foto, pode ver-se alguma ferrugem, alguma terra que ainda não limpei, e o que acho que é partes sem tinta, e partes com cola do revestimento que fica em baixo do pneu. Não sei porque é que a FIAT usa aquele revestimento, aquilo é sólido, e estou a ter uma trabalheira para tirar tudo.
    Pode, também ver aquele buraco, aquilo estava tapado com um autocolante, não sei para que sirva.

    http://imgur.com/a/HuP8C

    http://imgur.com/a/DQG8g

    #2
    o buraco deve ser para escoamento de água se necessário, mas deveria ter ai uma tampa de borracha, para evitar no inverno deixar entrar água do exterior...

    isso ainda não é critico, é ferrugem superficial, portanto para minimizar o esforço, arranjas uma escova de aço para berbequim e um berbequim, e passas nas zonas de ferrugem até a mesma desaparecer e veres o capa cinzenta limpinha, depois usas uma lixa mais abrasiva 400 e depois uma menos 800 ou 1000 só para dar um acabamento, isolas tudo muito bem em redor do buraco com jornais ou revistas, e compras uma lata de primário, aplicas duas ou 3 camadas, e depois aplicas cor com um spray da mesma cor do carro , neste caso branco também 2 ou 3 camadas, deixas secar, e tenta ver o que arranjas em borracha para servir de tampa para o buraco que tens aberto de modo a que fique tapado e problema resolvido...

    agora claro isso vai dar um pouco de trabalho, e sem grandes pressas és capas de perder 1 dia nisso...

    Comentário


      #3
      Obrigado pela resposta detalhada

      Podes dar-me um exemplo de um primário? Não entendo assim muito de pinturas.

      Duas camadas. É dar uma primeira camada, esperar que seque, e depois dar outra?

      Comentário


        #4
        Originalmente Colocado por sethy Ver Post
        Obrigado pela resposta detalhada

        Podes dar-me um exemplo de um primário? Não entendo assim muito de pinturas.

        Duas camadas. É dar uma primeira camada, esperar que seque, e depois dar outra?
        vais a uma loja de ferragens ou tipo aki ou bricoumaché encontras lá tudo o que te indiquei, tanto o primário como a cor não tem que ser de marca nenhuma especifica, basta arranjares, na loja se não te safares pedes lá ajuda que te indicam, não é caro...

        aplicares tanto o primário como a tinta, as camadas é aplicas a 1ª a cerca de 20\30cm da esquerda para a direita com calma, até preencheres a zona toda, esperas ai 5m, voltas e aplicas novamente 2ª camada, esperas ai 1h para o primário secar, e depois vens aplicas a cor branca mesmo método, e ai esperas depois 2h para ficar seco, e no no final um rolhão em borracha para tapar o buraco e pronto é meter lá o pneu e feito...

        isso no sitio onde é não é preciso ficar uma perfeição como se fosse um painel exterior, fazes as coisas com calma, que pelo menos há de ficar melhor que o que está...

        Comentário


          #5
          tens aqui um video de como pintar uma jante de ferro, o procedimento é identico ao que tens de fazer ai para remover a ferrugem e pintar...

          já dá para ficares com uma ideia de como proceder...

          Comentário


            #6
            Boa explicação! Vinha cá dizer o mesmo, mas aqui está com mais pormenores!

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por sethy Ver Post
              Boas,

              Comprei um carro usado recentemente e, ontem lembrei-me de ir limpar a zona do pneu suplente.

              O que encontrei por baixo do pneu posso descrever como sendo entulho de obras, enfim... E por baixo disso ferrugem.
              Uma camada de tinta do carro tinha já desaparecido.

              Preciso de ajuda para resolver isto. Como posso remover a ferrugem? Com lixa?
              Depois de remover a ferrugem volto a pintar? Que tipo de tinta uso? Dado o sitio que é nem tenho preocupações que fique da mesma cor.

              Deixo aqui uma foto, pode ver-se alguma ferrugem, alguma terra que ainda não limpei, e o que acho que é partes sem tinta, e partes com cola do revestimento que fica em baixo do pneu. Não sei porque é que a FIAT usa aquele revestimento, aquilo é sólido, e estou a ter uma trabalheira para tirar tudo.
              Pode, também ver aquele buraco, aquilo estava tapado com um autocolante, não sei para que sirva.

              http://imgur.com/a/HuP8C

              http://imgur.com/a/DQG8g
              Se não queres gastar muito guito, queres ter pouco trabalho e o resultado final não precisa ficar perfeito então a solução mais fácil é aquelas tintas que se podem pintar directamente sobre a ferrugem. Essas tintas fazem tudo (primário, acabamento, etc).

              Há várias cores, escolhe a mais parecida.

              Primeiro tira-se as partículas soltas por exemplo com uma escova de arame, depois lixa-se um bocado, no final limpa-se bem para tirar todo o pó e lixo que por lá tenha ficado e, muito importante, é preciso desengordurar bem a superfície a pintar.

              Uma latinha de 0,25litros chega e sobra, custa praí 9euros (por exemplo da marca hammerite) no AKI/LEROY (em drogarias deverá ser mais barato), um pincelinho, diluente para lavar o pincelinho no final e para desengordurar a superfície a pintar (antes de pintar), um bocado de lixa, a tal escova para dar uma escovadela e acho que é tudo.

              Se fores ao AKI/LEROY então há uma marca mais barata desse tipo de tinta (para pintar sobre a ferrugem) que custa praí 4 ou 5 euros a lata de 0,25litros.

              Como exemplo fica imagem da hammerite

              Comentário


                #8
                Boas,

                Obrigado a todos pela ajuda

                Deixo aqui algum progresso.
                Removi aquela borracha/plástico preto que estava lá colado. Ainda perdi umas horas nisso, aquilo estava bem agarrado.
                Limpei tudo, e agora tenho vou usar uma escova de metal para remover a ferrugem.


                Vou ver se durante o fim de semana consigo acabar isto.
                O primário que comprei é cinzento e em spray.
                Será que arranjo um cinzento da côr do carro?

                Comentário


                  #9
                  Originalmente Colocado por sethy Ver Post
                  Boas,

                  Obrigado a todos pela ajuda

                  Deixo aqui algum progresso.
                  Removi aquela borracha/plástico preto que estava lá colado. Ainda perdi umas horas nisso, aquilo estava bem agarrado.
                  Limpei tudo, e agora tenho vou usar uma escova de metal para remover a ferrugem.


                  Vou ver se durante o fim de semana consigo acabar isto.
                  O primário que comprei é cinzento e em spray.
                  Será que arranjo um cinzento da côr do carro?
                  Igual igual, dificilmente. Mas para o que é, pouco importa a cor.

                  Comentário


                    #10
                    Sim isso é verdade.

                    Comentário


                      #11
                      Bem depois de mais algum trabalho está assim: http://imgur.com/a/OaSlo

                      Usei uma escova de metal com o berbequim. A tinta antiga saiu toda, mas as marcas da ferrugem ainda aí estão. Embora mais limpas, continua-se a ver aquele tom castanho.

                      Tenho de alisar a superficie completamente? Se calhar não vai lá com a escova de metal?

                      Posso pintar com o primário que comprei sobre tinta antiga que não tenha ferrugem? Ou tenho de a remover primeiro? -- O primário é em spray.

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                        #12
                        isso já está mais que bom, aplica o primário e depois a tinta, e tapa o buraco e está bom, no sitio onde é isso não tem de ficar uma perfeição...

                        Comentário


                          #13
                          Eu é que não percebo muito dispo, e pensei que desde que ficasse com algum tom castanho ainda tinha ferrugem e a corrosão ia continua por baixo da tinta.

                          Posso pintar com o spray de primário por cima da tinta antiga sem a tirar?

                          Comentário


                            #14
                            sim podes aplicar o primário por cima da tinta antiga não há stress com isso e depois pintar...

                            para ficares com isso mesmo a 100% uma vez que a dada altura com a escova do berbequim já se torna complicado, só usando uma rebarbadora e uns discos próprios para o efeito ai saia tudo, mas não te preocupes muito com isso, já está melhor que o que estava, depois de pintares e tapares o buraco nunca mais te chateias com isso...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por sethy Ver Post
                              Boas,

                              Obrigado a todos pela ajuda

                              Deixo aqui algum progresso.
                              Removi aquela borracha/plástico preto que estava lá colado. Ainda perdi umas horas nisso, aquilo estava bem agarrado.
                              Limpei tudo, e agora tenho vou usar uma escova de metal para remover a ferrugem.


                              Vou ver se durante o fim de semana consigo acabar isto.
                              O primário que comprei é cinzento e em spray.
                              Será que arranjo um cinzento da côr do carro?
                              Aquela coisa preta que removeste é um pedaço de tela asfáltica. Podias ter deixado e pintado por cima. Serve para absorver algumas vibrações e para a jante do pneu suplente não esmurrar o carro e vice versa. Agora deixa lá, não vem daí mal ao mundo.

                              Comentário


                                #16
                                Ah. Eu vou pôr um bocado de lã rocha para absorver as vibrações.
                                O problema é que havia ferrugem por baixo de algumas partes da tela asfáltica.

                                Comentário


                                  #17
                                  Não ponhas lã de rocha. Quando muito manta de desperdícios. Lã de rocha solta partículas no ar que não convém serem inaladas.

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                                    #18
                                    Originalmente Colocado por sethy Ver Post
                                    Ah. Eu vou pôr um bocado de lã rocha para absorver as vibrações.
                                    O problema é que havia ferrugem por baixo de algumas partes da tela asfáltica.
                                    se conseguires cortiça em placa fina , é bom , hà em 2 mm e 4 mm

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                                      #19
                                      Boas,

                                      Estive a ver e vendem no Leroy Merlin placas de cortiça enrolada. Ainda fica por 20€ e é mais cortiça do que vou precisar, mas deve resolver as vibrações

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