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    Olá e-amigos,
    acendeu-me a luz do motor na transit connect e comecei a ouvir uma especie de assobio ou fuga de ar quando acelero a fundo. A luz do motor mantêm-se acesa, e quando acelero a fundo acende outra luz por cima com uma engrenagem e um ponto de exclamação no meio. Isto aconteceu agora de noite por isso não deu para ver nada ainda.

    A carrinha puxa bem e está a andar normalmente. Fiz um scan e tenho estes 2 erros gravados:

    P0299 - Turbocharger / Supercharger Underboost
    P010F - Mass or Volume Air Flow Sensor A/B Correlation
    Video:


    Alguem tem a bola de cristal a jeito?
    Editado pela última vez por blakke; 15 November 2016, 18:20.

    #2
    Originalmente Colocado por blakke Ver Post
    Olá e-amigos,
    acendeu-me a luz do motor na transit connect e comecei a ouvir uma especie de assobio ou fuga de ar quando acelero a fundo. A luz do motor mantêm-se acesa, e quando acelero a fundo acende outra luz por cima com uma engrenagem e um ponto de exclamação no meio. Isto aconteceu agora de noite por isso não deu para ver nada ainda.

    A carrinha puxa bem e está a andar normalmente. Fiz um scan e tenho estes 2 erros gravados:

    P0299 - Turbocharger / Supercharger Underboost
    P010F - Mass or Volume Air Flow Sensor A/B Correlation
    Video:

    Alguem tem a bola de cristal a jeito?

    Boas

    O mais provável é teres uma fuga de ar na admissão, mais propriamente na parte pressurizada desta.

    O assobio é uma característica típica deste problema.

    O P0299 corrobora a hipótese, pois se a admissão está comprometida, não é possível obter o valor de pressurização esperado pelo computador, sendo este mais baixo que o normal.
    O P010F também está em concordância e em principio estará também relacionado. O computador, com base na rotação do motor e pressão do coletor, verifica que a quantidade de ar medida pelo sensor (em principio superior ao normal) não faz sentido. Isto acontece porque o ar que deveria ficar no coletor de admissão, e gerar a pressão devida, está a ser expelido para o exterior. Não deverá estar relacionado com uma falha no sensor em si.

    O facto da carrinha puxar bem, deverá está relacionado com o facto de a massa de ar ler, para além do ar que efetivamente está a entrar no motor, o ar que está a sair para o exterior. Assim vai ter um limite superior de combustível máximo a injetar por ciclo de combustão. Pode até em certos casos não extremos aumentar a performance, mas o fumo preto também...

    Apesar de tudo fazer sentido, é preciso validar em todo o caso esta hipótese.

    Comentário


      #3
      verifica os tubos do intercooler... gostam muito de fazer fissuras parecem porreiros mas têm grandes bocados abertos!

      Comentário


        #4
        Como referido, espreita os tubos.

        Não admiraria que aparentemente estejam bem, mas ao apertar os ditos, verás fissura/rachadela.

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