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Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

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    Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

    A partir de setembro de 2019, os automóveis elétricos e híbridos terão de, artificialmente, fazer barulho enquanto circulam a menos de 30 km/h. Medida visa garantir a segurança dos peões.

    Os Estados Unidos da América, por motivos de segurança, vai ser obrigatório que os carros elétricos e híbridos façam barulho. As autoridades norte-americanas aprovaram legislação que vai obrigar as fabricantes a incorporarem mecanismos nos automóveis para que emitam ruído enquanto circulam a baixa velocidade.

    De acordo com o site The Verge, os automóveis com mais de 4,5 toneladas terão de, artificialmente, produzir ruído até aos 30 quilómetros por hora. O objetivo é permitir que os peões se apercebam mais facilmente da presença do carro e esse limite é explicado com o facto de, a partir de uma certa velocidade, os pneus e o som do vento já “produzem um alerta suficientemente audível para os peões”.

    “Todos dependemos dos nossos sentidos para nos alertarem de possíveis perigos”, disse Anthony Foxx, secretário norte-americano dos transportes. “Com mais, e mais silenciosos, automóveis híbridos e elétricos nas estradas, a capacidade de os peões ouvirem e verem os carros torna-se um fator importante para reduzir o risco de possíveis acidentes e melhorar a segurança”, acrescentou num comunicado citado pelo mesmo site.

    No entanto, a lei protegerá, sobretudo, pessoas cegas, que dependem da audição para detetarem perigos. Responsáveis de várias instituições de defesa dos direitos dos invisuais já se mostraram satisfeitos com a nova regulação. As fabricantes de automóveis têm até 1 de setembro de 2019 para cumprirem a lei agora aprovada.

    Mas não será fácil. A regulação não especifica o tipo de ruído que os automóveis terão de emitir, nem como terão de o fazer. As próprias marcas têm-se debatido contra o facto de os carros elétricos serem demasiado silenciosos, procurando formas de simular o ronco típico dos motores de combustão. Não por causa da segurança, mas porque o ruído do motor é um atributo largamente apreciado pelos amantes de automóveis.

    #2
    Carros elétricos e híbridos vão ter de fazer barulho

    Nem quero imaginar o tuning do som dos carros!!!

    Comentário


      #3
      Se forem veículos com mais de 3,5 toneladas estamos a falar de camiões

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        #4
        "Automóveis com mais de 4,5 toneladas"...

        Comentário


          #5
          Ridículo. Agora que temos carros que podem melhorar a qualidade de vida nas cidades, reduzindo o ruído ambiente, vamos pô-los de novo a fazer barulho.

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            #6
            No meu entender, quanto menos ruído ambiente mais audíveis se tornam os elétricos e híbridos, tudo vai da nossa percepção.
            Não creio que chegue a ser realmente um problema, senão teremos de ver as bicicletas como um problema também, por exemplo...
            Dos que passaram por mim, é engraçado notar que o ruído é tão pouco, apenas fica abafado no meio da cidade e de dezenas de outros veículos a combustão. Acredito que o simples atrito das rodas com o piso já seria suficiente para os ouvir.
            Depois é engraçado que isto é só até 30km/h, quantos carros circulam abaixo dessa velocidade?

            Comentário


              #7
              O limite de 30 na Suica tem de ser rigorosamente cumprindo. Tens radares em todo o lado.

              Eu imagino que o ruido e por causa dos invisuais. Nao os ouvem. E depois?

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                #8
                Já estou mesmo a ver.

                Comentário


                  #9
                  Soundracer + Coluna exterior = Problema resolvido

                  Edit: Pensando melhor, se calhar até não. Não sei se o Soundracer funcionará em carros eléctricos.

                  Editado pela última vez por DoubleM101; 17 November 2016, 18:03.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por joaosousa91 Ver Post

                    (...)

                    Dos que passaram por mim, é engraçado notar que o ruído é tão pouco, apenas fica abafado no meio da cidade e de dezenas de outros veículos a combustão. Acredito que o simples atrito das rodas com o piso já seria suficiente para os ouvir.
                    Depois é engraçado que isto é só até 30km/h, quantos carros circulam abaixo dessa velocidade?
                    Ainda este fim-de-semana passei, a pé, por um i3 e não me pareceu que o Fiesta a gasolina que ia imediatamente atrás dele fizesse mais barulho.
                    Tal como dizes, os barulhos de rolamento tornam esses carros perfeitamente audíveis.

                    Comentário


                      #11
                      Originalmente Colocado por RLTsport Ver Post
                      Ridículo. Agora que temos carros que podem melhorar a qualidade de vida nas cidades, reduzindo o ruído ambiente, vamos pô-los de novo a fazer barulho.
                      a seguir vão ter de pô-los a deitar fumo

                      Comentário


                        #12
                        No meu dia a dia ando com um carro eléctrico que simula um ruído até aos 30 km/h e mesmo assim existem pessoas que não se apercebem que o mesmo vai a passar. Noto isto quando as pessoas estão a circular na mesma via e de costas para o veículo. Muitas das vezes obriga-me mesmo a buzinar ou a forçar a ligação do motor térmico ( trata-se um híbrido plug-in). Até a esta velocidade o ruído de rolamento não se ouve. É portanto no meu entender uma medida que faz todo o sentido.

                        Comentário


                          #13
                          Não ouvem porque não faz qualquer barulho, ou porque fica abafado no meio de tanto ruído citadino?
                          Não faz qualquer sentido forçar poluição sonora...pelo menos para mim.

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                            #14
                            Pode-se meter uma corda com latas de cerveja presa na traseira.
                            Resolve?

                            Comentário


                              #15
                              para mim também não faz sentido nenhum. Uma coisa que até é uma das bandeiras dos eléctricos. As pessoas têm é de se adaptar, quer quem os conduz, quer quem anda na rua.

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                                #16
                                Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver Post
                                Pode-se meter uma corda com latas de cerveja presa na traseira.
                                Resolve?
                                quem não gostar de cerveja em lata pode meter garrafas de vidro

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                                  #17
                                  tiram o som, metem o som. decidam-se! mas sem som era melhor, não chateava tanto.

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                                    #18
                                    Mais um titulo sensacionalista... é só para carros pesados, mesmo assim acho que é estúpido.
                                    Ainda se fosse só em caso de marcha-atrás.

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                                      #19
                                      Está visto que vocês nunca se assustaram por não ouvir um carro ou pregaram o susto a alguém que não ouviu o vosso carro com motor térmico. E não, não precisa de ir com a audição ocupada com aparelhos que a incapacitem...

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                                        #20
                                        Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                        Está visto que vocês nunca se assustaram por não ouvir um carro ou pregaram o susto a alguém que não ouviu o vosso carro com motor térmico. E não, não precisa de ir com a audição ocupada com aparelhos que a incapacitem...
                                        Pois não...só precisa de atravessar uma rua feito parvo sem fazer osso dos dois olhinhos de cima

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                                          #21
                                          osso ou uso?

                                          muitos nem olham para os dois lados da estrada, olham para o lado direito (o nosso cérebro já está formatado para isso) ou então para o lado mais próximo da estrada e já está. por acaso hoje numa rua sem saída, duas miuditas gémeas ficaram a olhar para os dois lados, todas curvaditas, enquanto o pai fumava um cigarro a uns metros, sem se aperceber de nada. tiveram mais juízo elas que o dito senhor.

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                                            #22
                                            Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                                            Pois não...só precisa de atravessar uma rua feito parvo sem fazer osso dos dois olhinhos de cima
                                            É... Tu andas sempre atento, está visto! Os outros, podem não andar tanto. E mais, em caso de sinistro, a coisa normalmente tende a ser pior (responsabilidade) para o lado de quem conduz, mesmo que o veículo tenha "toda e qualquer" prioridade...

                                            E qual é o problema em tornar o ambiente rodoviário mais seguro para todos? Nenhum... Da mesma forma que compras um carro artilhado em elementos de segurança, usando na esmagadora maioria das vezes o argumento de que não vais embater de propósito com o carro mas porque tens mais receio do resultado das asneiras dos outros...

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                                              #23
                                              - Setembro de 2019
                                              - Estados Unidos da América
                                              - Veículos acima de 4,5 toneladas

                                              Actualmente é raro ver veículos eléctricos ou híbridos com mais de 4,5 toneladas e matrícula americana nas ruas das cidades portuguesas e suspeito que em 2019 vai ser igual, portanto não percebo tanta preocupação.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Tenho uma ideia melhor: imponham limites de poluição sonora nos automóveis.

                                                O problema não é os eléctricos fazerem pouco barulho, é os outros fazerem demasiado.

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                                                  #25
                                                  Originalmente Colocado por fsx Ver Post
                                                  - Setembro de 2019
                                                  - Estados Unidos da América
                                                  - Veículos acima de 4,5 toneladas

                                                  Actualmente é raro ver veículos eléctricos ou híbridos com mais de 4,5 toneladas e matrícula americana nas ruas das cidades portuguesas e suspeito que em 2019 vai ser igual, portanto não percebo tanta preocupação.
                                                  Talvez naquelas aldeias com menos de 10 habitantes, perdidas no interior do país.

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                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por DeCeIi Ver Post
                                                    É... Tu andas sempre atento, está visto! Os outros, podem não andar tanto. E mais, em caso de sinistro, a coisa normalmente tende a ser pior (responsabilidade) para o lado de quem conduz, mesmo que o veículo tenha "toda e qualquer" prioridade...

                                                    E qual é o problema em tornar o ambiente rodoviário mais seguro para todos? Nenhum... Da mesma forma que compras um carro artilhado em elementos de segurança, usando na esmagadora maioria das vezes o argumento de que não vais embater de propósito com o carro mas porque tens mais receio do resultado das asneiras dos outros...
                                                    Está visto que em 33 anos nunca me assustei a passar fora ou dentro de uma passadeira sem semáforos...mas se calhar é porque não olho para os dois lados 1x mas normalmente 2x....também está visto e mais que visto que faço todos os dias entregas em meio urbano sem stress a atravessar ruas

                                                    O problema é que em ambiente urbano (e não só) existe uma coisa que certos ouvidos moucos já nem se apercebem que é poluição sonora. E portanto se um carro eléctrico circula sem emitir som, obrigá-lo a emitir é contribuir para o ruído....é esse o meu problema, mas como passo parte do dia a atravessar ruas a pé depois de olhar devidamente, se calhar é por isso que tenho esta opinião.

                                                    Quanto a responsabilidade em caso de acidente, normalmente é uma problemática para quem anda distraído. E portanto é para o lado que durmo melhor se atropelar uma "criancinha" que atravessa por exemplo um vermelho, com ou sem som no carro....e passo por 3 escolas todos os dias, várias vezes ao dia

                                                    Comentário

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