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É possível devolver um pouco de vida à bateria ?

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    É possível devolver um pouco de vida à bateria ?

    Bom dia a todos.

    Sei que uma bateria velha nunca poderá ficar nova...
    A questão que coloco, é se há alguma forma que tenha alguma eficácia comprovada em devolver um pouco de vida a uma bateria que apresenta já sintomas de estar a chegar ao fim.
    O carro é uma megane de 2008 e a bateria ainda é a que veio de fábrica. Ainda funciona, mas depois de uma paragem de 4 ou 5 dias, já custa a pegar e nota-se alguma dificuldade em rodar o motor de arranque, (uns 4/5 segundos)... E roda o motor de arranque com esforço e não com a genica de antes.

    Ou seja..., a bateria não está morta. O que queria saber é se devo já começar em pensar abrir os cordões à bolsa, ou se há alguma forma como por exemplo mudar a água ( ou será ácido ??) da bateria e aplicar uma carga?

    Comprei o outro dia um carregador auto no lidl e dizem muito bem daquilo. Ainda não o usei porque penso que é para baterias descarregadas e que não arrancam. Esta está apenas desgastada. Não sei e confesso que se tenho noção de alguns princípios elétricos, não percebo nada de baterias de carros.

    Obrigado e cumprimentos.

    #2
    Antes a bateria e atestas com água destilada. Mesmo as de sem manutenção precisam sempre de manutenção. Depois metes o carregador umas 48h e pronto. O carregador não serve só para baterias mortas, serve também para carregar as baterias ao máximo. Tal como também podes carregar o telemóvel com 80% de bateria.

    Comentário


      #3
      Originalmente Colocado por zed Ver Post
      Bom dia a todos.

      Sei que uma bateria velha nunca poderá ficar nova...
      A questão que coloco, é se há alguma forma que tenha alguma eficácia comprovada em devolver um pouco de vida a uma bateria que apresenta já sintomas de estar a chegar ao fim.
      O carro é uma megane de 2008 e a bateria ainda é a que veio de fábrica. Ainda funciona, mas depois de uma paragem de 4 ou 5 dias, já custa a pegar e nota-se alguma dificuldade em rodar o motor de arranque, (uns 4/5 segundos)... E roda o motor de arranque com esforço e não com a genica de antes.

      Ou seja..., a bateria não está morta. O que queria saber é se devo já começar em pensar abrir os cordões à bolsa, ou se há alguma forma como por exemplo mudar a água ( ou será ácido ??) da bateria e aplicar uma carga?

      Comprei o outro dia um carregador auto no lidl e dizem muito bem daquilo. Ainda não o usei porque penso que é para baterias descarregadas e que não arrancam. Esta está apenas desgastada. Não sei e confesso que se tenho noção de alguns princípios elétricos, não percebo nada de baterias de carros.

      Obrigado e cumprimentos.
      Este ano troquei a bateria de um Megane II de 2009. Não tinha recuperação..

      Era Renault by Tudor/Exide

      Comentário


        #4
        Conheço um gajo "maluco" que substitui as baterias ao fim de 6 anos, será por isso que ele nunca se queixou nem nunca ficou pendurado?

        Comentário


          #5
          Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
          Conheço um gajo "maluco" que substitui as baterias ao fim de 6 anos, será por isso que ele nunca se queixou nem nunca ficou pendurado?
          Se esse seu conhecido as substitui só porque lhe apetece, ou é mesmo maluco ou tem muito dinheiro.
          Eu como sou maluco para ter feito 3 filhos, não tenho muito dinheiro, por isso sou maluco para tentar prolongar a vida ao máximo que a bateria aguentar.
          Devo ser mesmo maluco!!!

          p.s. - Obrigado pela resposta que foi mesmo, mas mesmo muito útil....

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por zed Ver Post
            Bom dia a todos.

            Sei que uma bateria velha nunca poderá ficar nova...
            A questão que coloco, é se há alguma forma que tenha alguma eficácia comprovada em devolver um pouco de vida a uma bateria que apresenta já sintomas de estar a chegar ao fim.
            O carro é uma megane de 2008 e a bateria ainda é a que veio de fábrica. Ainda funciona, mas depois de uma paragem de 4 ou 5 dias, já custa a pegar e nota-se alguma dificuldade em rodar o motor de arranque, (uns 4/5 segundos)... E roda o motor de arranque com esforço e não com a genica de antes.

            Ou seja..., a bateria não está morta. O que queria saber é se devo já começar em pensar abrir os cordões à bolsa, ou se há alguma forma como por exemplo mudar a água ( ou será ácido ??) da bateria e aplicar uma carga?

            Comprei o outro dia um carregador auto no lidl e dizem muito bem daquilo. Ainda não o usei porque penso que é para baterias descarregadas e que não arrancam. Esta está apenas desgastada. Não sei e confesso que se tenho noção de alguns princípios elétricos, não percebo nada de baterias de carros.

            Obrigado e cumprimentos.
            recuperar esquece lá isso, mesmo que se faça alguma manutenção, elas não são eternas, e depois duram perante o uso que o carro tem, e com o constante uso vão perdendo a capacidade de carga, por norma duram em media entre 6 a 8 anos sensivelmente, depois começam os sintomas como os que estas a ter, deixas o carro parado algum tempo ela já não sustenta a carga vai abaixo, ou outra situação muito comum é de um momento para o outro morrerem de vez, isso com o carro parado ainda é bom quando acontece em andamento é que não é nada bonito e depois derivado a maioria das tretas dependerem da bateria assim que deixa de haver alimentação para tudo, logo um stress...

            portanto essa bateria podes tentar como já foi dito meter água destilada, isto se for uma bateria com manutenção, pois há aquelas que não tem, e metes a dita a levar uma carga lenta durante um dia, e logo vês se ela se aguenta, se não tens de pensar em comprar uma nova, por isso não cries grandes expectativas em ela recuperar para aguentar mais uns anos...

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
              Antes a bateria e atestas com água destilada. Mesmo as de sem manutenção precisam sempre de manutenção. Depois metes o carregador umas 48h e pronto. O carregador não serve só para baterias mortas, serve também para carregar as baterias ao máximo. Tal como também podes carregar o telemóvel com 80% de bateria.
              Obrigado, vou tentar isso.
              Nunca percebi muito bem isso da água destilada e do ácido nas baterias. Para a mota já comprei uma ou duas baterias que vêm secas e com ácido à parte. Não é água destilada. É mesmo ácido e fazem avisos aos cuidados a ter com o manuseamento e os gases libertados. Isto numa bateria de 12v de mota. As dos carros pelo que sei tem água destilada e o funcionamento é diferente. Além da água destilada posso tentar aquelas pastilhas que se adicionam que pelo que entendo servem para limpar as placas metálicas que estão submersas.

              Obrigado mais uma vez pelo conselho. Vou experimentar. Se melhorar óptimo senão terá que ser uma nova. Não se perde nada por tentar...
              Cumprimentos a todos.

              Comentário


                #8
                eu geralmente é assim dou o beneficio da duvida, se ver que ela já não vai a lado nenhum reciclagem com ela e uma nova, a ultima que tive de comprar foram 140€ para substituir uma de origem com 7 anos, já não houve hipótese...

                Comentário


                  #9
                  Carbook, não tenho a espectativa que ela dure mais uma série de anos, mas se aguentar mais uns meses até por exemplo ao próximo verão já ficava feliz.
                  A perspectiva é mesmo essa, saber o que posso fazer e verificar se há algum beneficio ou não. Como disse é a bateria original por isso já cumpriu o objectivo.
                  Obrigado

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por zed Ver Post
                    Carbook, não tenho a espectativa que ela dure mais uma série de anos, mas se aguentar mais uns meses até por exemplo ao próximo verão já ficava feliz.
                    A perspectiva é mesmo essa, saber o que posso fazer e verificar se há algum beneficio ou não. Como disse é a bateria original por isso já cumpriu o objectivo.
                    Obrigado
                    eu compreendo. geralmente estas coisas não são baratas e é sempre em má altura que aparece este tipo de despesas, e uma pessoa tenta aguentar o máximo possível, mas não podemos fazer milagres temos de nos mentalizar que a realidade é outra...

                    Comentário


                      #11
                      Pões uma vez por semana a carregar com o carregador do lidl. Não é preciso ficar 48h. Quando a bateria estiver carregada o carregador avisa.
                      Ps: se o carro costuma ficar 4-5 dias sem ser usado, podes sempre pôr à carga na véspera do dia em que o vais usar.
                      Editado pela última vez por manelov; 20 November 2016, 11:48.

                      Comentário


                        #12
                        Ser o carregador do lidl for o que estou a pensar, tem um modo em que mantem sempre a bateria carregada. É bom para quando o carro esta parado mais dias.
                        Existe algures na net, um tutorial como recuperar baterias, mesmo as sem manutenção, tem uma tampa que se pode tirar, para ter acesso ao liquido das baterias.

                        Comentário


                          #13
                          Originalmente Colocado por zed Ver Post
                          Se esse seu conhecido as substitui só porque lhe apetece, ou é mesmo maluco ou tem muito dinheiro.
                          Eu como sou maluco para ter feito 3 filhos, não tenho muito dinheiro, por isso sou maluco para tentar prolongar a vida ao máximo que a bateria aguentar.
                          Devo ser mesmo maluco!!!

                          p.s. - Obrigado pela resposta que foi mesmo, mas mesmo muito útil....
                          Se isso é assim a nível de bateria, nem quero imaginar outros orgãos, como por exemplo pneus.

                          Comentário


                            #14
                            Com carros tão sensíveis na electrónica e estar a inventar na bateria, o barato pode sair caro..

                            Comentário


                              #15
                              Há uns produtos para diluir os cristais acumulados nas baterias que são responsáveis pela perda de capacidade, mas tenho ideia que ainda custa uns trocos e os resultados são muito variaveis.

                              O melhor é simplesmente atestar a água destiladar e dar-lhe uma boa carga, muito lenta até 100% e depois manter assim um ou dois dias. Água destilada é barata e um carregador dá sempre jeito, o pior que pode acontecer é ficar na mesma.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                Há uns produtos para diluir os cristais acumulados nas baterias que são responsáveis pela perda de capacidade, mas tenho ideia que ainda custa uns trocos e os resultados são muito variaveis.
                                já experimentei muitos desses produtos, mas são indicados para ir usando ao longo da vida da bateria como prevenção, e não quando a mesma já está prestes a entregar a alma ao criador, ai não há milagres, até densímetro tenho para ver como está cada vaso, mas quando elas estão em fim de vida, só estamos a adiar o inevitável...

                                Comentário


                                  #17
                                  Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                  Se isso é assim a nível de bateria, nem quero imaginar outros orgãos, como por exemplo pneus.
                                  Em cada caderneta há sempre um cromo raro... Enfim...

                                  Comentário


                                    #18
                                    Originalmente Colocado por carbookk Ver Post
                                    ...quando acontece em andamento é que não é nada bonito e depois derivado a maioria das tretas dependerem da bateria assim que deixa de haver alimentação para tudo, logo um stress...

                                    ...
                                    acontece com o carro em andamento ou percebi mal?

                                    Originalmente Colocado por zed Ver Post
                                    ...
                                    Nunca percebi muito bem isso da água destilada e do ácido nas baterias. Para a mota já comprei uma ou duas baterias que vêm secas e com ácido à parte. Não é água destilada. É mesmo ácido e fazem avisos aos cuidados a ter com o manuseamento e os gases libertados. Isto numa bateria de 12v de mota. As dos carros pelo que sei tem água destilada e o funcionamento é diferente...
                                    daquilo que sei e se estiver a dizer asneira alguém há-de corrigir, as baterias de carro e de mota têm igual funcionamento: placas de chumbo mergulhadas em eletrólito, que é ácido diluído em água, como o ácido não evapora, mas a água sim, quando o nível baixa deve acrescentar-se apenas água destilada.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                      acontece com o carro em andamento ou percebi mal?

                                      sim percebes-te bem, em andamento e a bateria dar o berro, já me aconteceu duas vezes, simplesmente morreram, automaticamente o carro foi logo abaixo, e uma pessoa fica sem direcção assistida e os travões como é de esperar rijos até não poder mais, por sorte em ambas as situações foi em locais de pouco movimento, e consegui parar em segurança, e as baterias não tiveram sequer recuperação, tiveram de ser substituídas, foi morte súbita...

                                      se nunca te aconteceu dá-te por muito contente, que uma pessoa ir andar na boa e de repente o carro deixa de responder como deve de ser, não é nada engraçado...

                                      há pala das baterias ao longo dos anos nos mais variados carros com que andei já tenho umas quantas histórias do arco da velha, esta de morrerem em andamento é uma delas... e o que não falta ai é situações dessas...

                                      Comentário


                                        #20
                                        Isso de morte súbita nas baterias, era em carros a gasolina ou a gasóleo?

                                        Comentário


                                          #21
                                          Caro "nathaniel", não acontece nada com o carro em andamento. Quem escreveu isso foi outro colega de fórum.
                                          Apenas lancei a pergunta aqui porque uma bateria é algo transversal a todos os carros e é informação que interessa a mim neste momento mas pode ser útil a qualquer outra pessoa.
                                          Apenas a bateria em causa é ainda a de origem do carro (de 2008) e apresenta sinais de cansaço no arranque a frio. Já não dá aquele start enérgico como antes. Só isso...
                                          Quanto à explicação sobre o ácido e a água destilada, confesso que não sei mesmo. Na bateria de mota que comprei não havia água diluída. Apenas porções de ácido pré embaladas e para colocar em cada "favo" da bateria.

                                          Obrigado.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                            Isso de morte súbita nas baterias, era em carros a gasolina ou a gasóleo?
                                            Creio que não tem nada a ver. Nem sequer faz sentido que tenha. Posso dizer o que aconteceu comigo à cerca de dois meses com outro carro. Cheguei a casa e duas ou três horas depois precisei de voltar a sair. A bateria não foi capaz de sequer girar o motor de arranque e antes não dava indicação de ter algum problema como por exemplo os médios de fraca intensidade. Consegui por o carro a trabalhar com a ajuda de cabos e fui a uma oficina de eletricidade auto próxima. Veredicto: Bateria morta.
                                            Uma bateria nova comprada e carro novo novamente...

                                            Comentário


                                              #23
                                              Não percebo a ideia de andar a tentar carregar baterias para durar mais um mês. Se a bateria apresenta desgaste devido à idade, é trocar e pronto. Se o problema dos automóveis hoje em dia fosse uma bateria a cada 5/6 anos, era óptimo.

                                              Comentário


                                                #24
                                                Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                Isso de morte súbita nas baterias, era em carros a gasolina ou a gasóleo?
                                                é em ambos os casos, não tem nada haver com o tipo de motorização, é algo que simplesmente pode acontecer quando menos se espera...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  Tenho ideia que em carros a gasoleo se a bateria falhar, não dá problemas. Nos carros a gasolina é diferente.

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por zed Ver Post
                                                    Bom dia a todos.

                                                    Sei que uma bateria velha nunca poderá ficar nova...
                                                    A questão que coloco, é se há alguma forma que tenha alguma eficácia comprovada em devolver um pouco de vida a uma bateria que apresenta já sintomas de estar a chegar ao fim.
                                                    O carro é uma megane de 2008 e a bateria ainda é a que veio de fábrica. Ainda funciona, mas depois de uma paragem de 4 ou 5 dias, já custa a pegar e nota-se alguma dificuldade em rodar o motor de arranque, (uns 4/5 segundos)... E roda o motor de arranque com esforço e não com a genica de antes.

                                                    Ou seja..., a bateria não está morta. O que queria saber é se devo já começar em pensar abrir os cordões à bolsa, ou se há alguma forma como por exemplo mudar a água ( ou será ácido ??) da bateria e aplicar uma carga?

                                                    Comprei o outro dia um carregador auto no lidl e dizem muito bem daquilo. Ainda não o usei porque penso que é para baterias descarregadas e que não arrancam. Esta está apenas desgastada. Não sei e confesso que se tenho noção de alguns princípios elétricos, não percebo nada de baterias de carros.

                                                    Obrigado e cumprimentos.
                                                    Podes usar o carregador na bateria sem problema quando quiseres, ela quando estiver carregada ele indica.
                                                    Se ela já não receber carga suficiente, então é porque as placas já estão cobertas de sulfato de chumbo e é isso que impede a acumulação de energia.
                                                    Para remover o sulfato de chumbo, tens de retirar todo o liquido existente dentro da bateria (cuidado porque trata-se de ácido) para de seguida colocar lá dentro sulfato de magnésio (Sal Epsom) misturado com alguma água destilada, agitar bem para lavar todas as placas de chumbo e remover assim o sulfato de chumbo. Deixas lá dentro a mistura umas 2h ou 3h depois retiras tudo, lavas de seguida o interior com apenas água destilada e retiras também a água destilada.
                                                    Depois disto e tendo em conta que as placas já estão livres do sulfato de chumbo, compras ácido de bateria (ou podes fazer tu a mistura, mas é mais fácil comprar, até porque manusear ácido sulfúrico é preciso cuidados) e metes o ácido novo dentro da bateria até ao nível indicado. Não metas logo à carga, deixa repousar 1 dia. Depois é só meter à carga e tens bateria nova (ou quase nova)
                                                    Editado pela última vez por SuiSSaS; 20 November 2016, 16:30.

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                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                      Conheço um gajo "maluco" que substitui as baterias ao fim de 6 anos, será por isso que ele nunca se queixou nem nunca ficou pendurado?
                                                      Originalmente Colocado por PEDROM Ver Post
                                                      Se isso é assim a nível de bateria, nem quero imaginar outros orgãos, como por exemplo pneus.
                                                      No meu anterior carro a bateria de origem durou mais de 8 anos sem manutenção e os pneus duraram 100 mil kms cada... E agora?! E nunca tive nenhum acidente ou despiste.
                                                      E não foi por falta de andamento porque vendi-o com 220 mil kms, no entanto há quem se despiste com pneus novos! Portanto o problema não está na duração mas sim no tipo de utilização que se dá e na falta de consciência de cada um.

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                                                        #28
                                                        Originalmente Colocado por Goncaloibiza Ver Post
                                                        Tenho ideia que em carros a gasoleo se a bateria falhar, não dá problemas. Nos carros a gasolina é diferente.
                                                        sim, tens razão num carro a gasóleo com 20 ou mais anos que não esteja dependente da electrónica como os mais recentes...

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                                                          #29
                                                          Há formas de prolongar um pouco mais a vida das baterias, mas sinceramente acho que mais vale comprar logo uma nova... não compensa...

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                                                            #30
                                                            "SuiSSaS", obrigado pela explicação detalhada. Nem sabia que se vendia "ácido de bateria" a vulso.
                                                            Entretanto acho que é demasiada intervenção para alguém que como eu nunca se meteu nessas andanças. Se vivesse numa moradia com espaço exterior, ainda podia tentar para ver o que dava. Num apartamento é tudo mais complicado...
                                                            Vou experimentar apenas aquelas pastilhas de limpeza e ver o nível da água destilada. Aplico a carga até o carregador indicar o OK e depois logo vejo. Entretanto desde já me comprometo a publicar o resultado a favor ou desfavor dos mais cépticos... ;)

                                                            Cumprimentos a todos!

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